JANTES DE 15" ou 16"???????

Tudo sobre ....... ( Não é um tópico de VENDAS !!! )

Registado: 31 mar 2006, 10:23

JANTES DE 15" ou 16"???????

Mensagem por Baril » 05 abr 2006, 14:04

Olá Patroleiros,
qual a melhor medida para o mato, quero colocar ums pneus BF MT 33 ou 35, mas ainda não decidi em que jante se nas originais de 16" ou numas de 15".
Gostava de ler as vossas opiniões
Baril :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Registado: 29 set 2005, 14:40

Mensagem por MrGR » 05 abr 2006, 14:11

Boas...

Eu no meu Y61 tenho jante 15 com pneus 33 e para isso não tive k alterar mais nada.... :D ja para na mesma jante 15 mas com pneus
35 je tens k fazer algumas alterações a nivel da suspensão.

Então s for em jante 16..... :eek:

Eu ando com jante 15 e pneu 33 e no monte safo-me bem... Mas também depende do tipo de todo terreno k fazes!!!

Espero ter ajudado.

1GRabraço :thumbsup:
::.. LR Discovery 200tdi ..::
::.. Ex: Patrol GR Y61 ..::
::.. Ex: Toyota Bj73 3.5d ..::
::.. Ex: Lada Niva 1.6 ..::
::.. Ex: LR Freelander ..::

Registado: 09 mar 2006, 17:57

Re: JANTES DE 15" ou 16"???????

Mensagem por RESENDETT » 05 abr 2006, 15:36

Baril Escreveu:Olá Patroleiros,
qual a melhor medida para o mato, quero colocar ums pneus BF MT 33 ou 35, mas ainda não decidi em que jante se nas originais de 16" ou numas de 15".

BOAS. ATENÇÃO QUE COM JANTE 16" NEM TODOS OS PNEUS POSSUEM 35!, POR EXEMPLO OS GOODYEAR WRANGLER MTR PARA 16" SÓ HÁ OS 305/70/R16.... E BEM MAIS CAROS. EM JANTE 5" OS PNEUS SÃO UM POUCO MAIS BARATOS. CUMPRIMENTTOS

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 05 abr 2006, 16:04

Pelo que me têm dito, há mais variedade de pneus p/ jante 15". A questão do preço por acaso não sabia.

:thumbsup:
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 abr 2006, 17:15

Não há pneus 33" ou 35" para jante 16".

Se queres colocar pneus de 33" ou 35" (medidas "americanas") só mesmo com jante 15".

Com jante de 16" tens que ir para medidas metricas tipo LT 255/85R16, 285/75R16, 305/70R16, 315/75R16 .....

Vê tb : https://patrolaventura.pt/viewtopic ... 37&start=0

Na página 1 :

E na página 3 :
Imagem

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 06 abr 2006, 21:02

Boas ppl
Uma correcção; Existe medida 35” para jante 16”.
Nem todos os fabricante os disponibilizam, mas que existem, não haja duvidas, sendo a medida mais comum 35x13.5 R16.

Outra situação a ter em conta, será, como já aqui foi dito, o preço.
Quanto mais raro é um pneu mais caro se torna; Nunca esquecer que montar uma raridade pode tornar-se numa grande dor de cabeça se um dia precisarem de repor um pneu que se danificou.

Outro erro comum, é o de pensarem que 35” em jante 15” ou 16” têm tamanhos diferentes; 35” são sempre 35” independentemente da jante ser 15”, 16”, 17” ou maior. Neste tipo de medidas o que conta são as pulgadas do diâmetro.

Quanto a questão de teres de optar por jante 15” ou 16”, dever considerar:
Se estas satisfeito com o offset e gastas das que já tens, embora os pneus sejam ligeiramente mais caros, não troques.
Podes optar por montar 285/75R16 ou 305/70 R16 equivalente a 33” ou 315/75 R16 equivalente a 35”.
Se estiveres a pensar por exemplo montar uns espaçadores, ai, com o dinheiro que vais gastar, mais algum compra umas jantes 15” com offset negativo a teu gosto. Ficas muito mais bem servido, e podes sempre tentar vender as 16”.

Outra coisa a ter em atenção, e nunca é demais falar nisso, são as questões legais da alteração dos pneumáticos, que para alem da vulgar multa, dão apreensão do carro.
Cumprimentos
gnasGr

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 abr 2006, 22:24

Baril Escreveu:Olá Patroleiros,

Quando disse que não havia pneus 33" ou 35" para jante 16" estava-me a referir à pergunta do Baril ou seja para BFGoodrich MT.

http://www.bfgoodrichtires.com/assets/p ... _ta_km.pdf

Quanto a outras marcas existem também os 33x12.5R16, 33x13.5R16 e até maior com 38x14.5R16, mas com pouca saida, logo produções pequenas implica serem mais caros, como já foi dito. [wink]

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 abr 2006, 08:15

bom vou falar no terreno e nao em preços, pois isso cada um sabe facilmente.
eu pessoalmente prefiro jante 15" por diversas razoes. a principal pk tenho mais parede lateral em borracha. ou seja permite me esvaziar bastante o pneus e ainda ter bastante borracha na parede lateral, logo faz mais efeito bola. outra vantagem é o facto de kuando passamos por cima de pedras bicudas ou lascas, como temos mais pneus este molda-se mais, mantendo a pedra longe da jante. o ideial para mim seria jante 14 pois ficavamos com um pneus mt mais balao.
a jante 15 em casos extremos tb permite andar com mt menos ar, pois se formos a baixa velocidade o pneus "da-se" ao terreno e nao descola, numa jante 16" como tem menos parede lateral este descola mt mais facilmente.
k diga o nosso nuno com jante 16, rarissimo é o fds k nao descola um ou mais pneus.

isto é o k eu penso.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 abr 2006, 10:20

MIGUEL BRAGA Escreveu:..............
isto é o k eu penso.

E pensas muito bem.

Acrescento que para um mesmo diametro exterior de pneu , por exemplo 830/840 mm, tendo como aproximados em termos teóricos (ver as especificações de cada fabricante pois os valores variam) o pneu 285/75R16 (285x0,75x2+16x25,4=833,9 mm) ou o pneu 33" (polegadas=33x25.4 mm=838,2 mm), temos :

- Para TT, quanto menor a jante melhor, pelas razões referidas pelo Miguel.

- Em estrada e AE é ao contrario, quanto maior a jante melhor, pois menor parede lateral, menores oscilações do pneu e menor angulo de deriva, logo maior segurança, principalmente a alta velocidade e em curva.

- O ideal seria termos 2 jogos de pneus, um para TT com piso AT, com jante 14" ou 15" e outro de estrada piso (macadam, long trail) com jante 16" , não esquecendo que estamos sempre a falar do mesmo diametro exterior do pneu.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 07 abr 2006, 12:17

Aproveitando o tópico, e visto k não consta da tabela k o Manuel postou, alguem me sabe informar a k largura e altura corresponde o tamanho 900R16?

Já agora, alguem me sabe informar se os Pneus CAMAC são recauchutados ou não, e tb sobre a qualidade dos mesmos?

Obrigado

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 abr 2006, 13:40

Pois se até aqui só falamos no diametro da jante, também convem não esquecer a largura da jante.

Baril, se vais comprar pneus e ou jantes é aconselhavel a jante com menor largura (pois fica mais protegida), dentro dos limites de minimo e máximo aplicaveis para um determinado pneu.

Vê em : http://www.bfgoodrichtires.com/assets/p ... _ta_km.pdf a coluna de "Rim With Range".

Atenção também a jantes com offset muito negativos e pneus demasiado grandes, pois em cruzamento de eixos podem fazer com que os pneus batam nas cavas das rodas, obrigando em seguida a "subir" a suspensão ou carroçaria.

Bom Baril depois destas "injecções", vai com calma, pensa bem quais as necessidades de utilização do Patrol no dia a dia e em TT e os euros disponiveis .............

Registado: 31 mar 2006, 10:23

Mensagem por Baril » 07 abr 2006, 14:25

Desde já obrigado a todos.
Mas como no livrete marca jante 16", essas vou ter que ter sempre.
Por isso o melhor é ter um par de pneus para as inspecções e para andar no verão ou seja ums pneus BF AT com a medida do livrete.
e Outros para as brincadeiras, pelo que percebi em jante 15", mas não gosto de pneus muito largos gosto de estreito e alto, 33x11 R15 ou em 35 o que aconselham pessoal

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 abr 2006, 15:23

Filipe (rd28t) Escreveu:Aproveitando o tópico, e visto k não consta da tabela k o Manuel postou, alguem me sabe informar a k largura e altura corresponde o tamanho 900R16?

Já agora, alguem me sabe informar se os Pneus CAMAC são recauchutados ou não, e tb sobre a qualidade dos mesmos?

Obrigado

a medida mais aproximada é 37x13.5r16

de kk maneira eskece esse pneu... pois mesmo sem ar dentro, o pneu é simplesmente um pesadelo, pois é tao duro de parede lateral k nao se molda ao terreno nem vazio. isso é um pneu agricola, como tal foi feito a pensar nesse aspecto, ja para nao falar no tipo de borracha.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 07 abr 2006, 15:48

Obrigado, Manuel e Miguel :thumbsup:

37'' :eek: , parece-me ser demasiado,

Fiquei perfeitamente esclarecido,

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 25 abr 2006, 22:23

Boas

Fiquei com umas duvidas em relação a estas medidas todas
se 12,5 é a largura acho que 33 é pouco para ser o diametro total("circunfrençia") do pneu, não vos parece??

eu acho que, como uma vez me explicaram que a medida 33 (por exemplo)
corresponde a 33(arco do pneu de um lado da jante ao outro)-12,5(largura do rasto)-10,25(altura de cada uma das laterais) ou seja 12,5+10,25+10,25=33 . Se repararem nos valores a altura das laterais é quase do mesmo tamanho que o rasto, como me pareçe ser na realidade, o pneu 33 é quase quadrado, já o 35*10,5 aos 35 tira-se apenas 10,5 para o rasto sobram 12,25 para a altura de cada uma das laterais, um pneu mais esguio.

isto faz com que um 33 em jante 16 seja maior que em 15, mas apenas devido á jante ser maior porque a secção de pneu acima e abaixo da jante é igual. A medida da jante n altera a altura da lateral do pneu, isso calcula-se e escolhe-se uma medida adequada ao uso que se quer dar ao pneu.

penso que os camac não são recauchuetados(pelo menos os meu n eram, mas eram uns terra) nessa medida deves tar a falar daqueles tipo militar que a tifosy team usava esses n conheço, mas pareçem resistentes acho que a simex tinha ums co um rasto pareçido. essas medidas tipo 900R16 nunca percebi, se alguem quiser explicar...!

Baril tens muito mais combinações (e mais façeis de perceber/visualizar) em medidas europeias para jante 16, as medidas US são manhosas se n queres um pneu muito grande (se fosse este o caso então sim, onde é que já viste um pneu 380/80/15.) pra quê complicar.

Isto é aquilo que sei, pelo que me explicaram e pelo que vi, se não estiver correto digam como é que eu n gosto de andar enganado.

BoaSorTTe

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 26 abr 2006, 09:11

Boas,
Estas a confundir Diâmetro com Perímetro.
Nas medidas americanas, 33, 35, 37 ou outras, refere-se sempre a altura total do pneu, independentemente da largura do pneu ou da medida da jante.
Cumprimentos
gnasGR

Mensagem por Manwell_Mayraids » 26 abr 2006, 09:41

Leiam este post : PNEUS - Pressões e Medidas

https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... 37&start=0

onde diz CALCULO DE DIMENSOES ...........

Quanto à medida 900R16 não se aplica nenhum dos metodos referidos pois esta é uma daquelas medidas "malucas" e que não precisa de calculo pois o diametro é precisamente o referido ou seja 900 mm e que foi substituido na Michelin pelo 255/100R16 .

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 27 abr 2006, 14:23

Ei pa.. Mas que dôr de cabeça não acham... ?

Sinto-me encostado à parede pois passo pela "bófia" quase todos os dias e qq dia a sorte não me ajuda...

Tenho jantes de 16", originais nissan e ainda as de 15" que comprei para colocar os 33" . Chateia-me especialmente, na marca, o facto de que quando tentei legalizar os pneus, não me foi autorizado... E no meio disto tudo, concordo com a ideia de que a jante de 15" é a melhor para o TT e a de 16" para estrada mas... e para a carteira e sanidade mental de um tipo... ? eheheh

É que chegar a sexta para mudar jantes e pneus no jipe é dureza.. Será que existe alguma forma de se conseguir legalizar medidas americanas no livrete sem terde pagar absurdos ? Sem ter de entregar documentos ?

O verão está a porta e para já perspectivo o seguinte : Retiro os 33" e ponho os 205r16 ( [}:)] [}:)] ) (piado do car...) poupo algum e trato de criar sistema para troca de pneus na garagem . eheheh

Abraço
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 27 abr 2006, 15:14

Só tens é que legalizar os 33" e andar sempre com estes. [bigsmile]

Para o ppl que faz poucos kms em estrada, não precisa de andar sempre a mudar de pneus e ou jantes, pelo que podem andar sempre com as jantes de 15" com pneus 33", 35" ou equivalentes. Convem é legalizar a situação. :D

Se fazem muitos kms em estrada e "não podem" ter 2 jogos de pneus, escolham um pneu bom para TT, com piso MT (Mud Terrain) e com bom rolamento em estrada tipo um BFGoodricht ou Goodyear Wrangler, até um diâmetro máximo de 33" ou equivalente, caso contrario a altas velocidades a condução é um pouco problemática.

Não se esqueçam tb que quanto maior for o diametro exterior do pneu, menores serão as performances do Patrol :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... sc&start=0

A mesma coisa para a largura, pneu mais largo implica menores performances e maiores vibraçoes na direcção.

E para rematar pneu com diametro e largura maior = maior consumo de combustivel e maior desgaste para a "mecânica". :(

No meu caso fui para uma solução de compromisso, ando sempre com os BF MT 285/75R16 (33x11,22R16), pois ainda no fim de semana passado a Beja, só foram 1200 km. :unibrow:
Curte o Passeio !

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 05 mai 2006, 21:56

Jante 15" de ferro c off-set negativo p te ptroteger a chapa do jipe qd o roças de lado!! Tens mt mt mais medidas. Com jante 16" é frequente o pneu descolar da jante. E o pneu 15" p a areia é muito melhor, tem mais ar, podes baixar mais a pressão. Pneu jante 16", é mt mais caro. É o melhor a todos os niveis!

- É a minha experiência que já tive gastei mt pneu 15" e 16".

Tiago Ferreira [wink]

Dá-lhe gás!!
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Peço Desculpa...

Mensagem por Carlos Novo » 12 jun 2006, 10:16

Peço desculpa por utilizar este tópico mas assim evita-se criar outro mais ou menos com a mesma pergunta!

Quais as medidas melhores em JANTE 15 para o GR Y60???

Apenas conheço as 7x15" / 8,5x15" / 10x15"...
Quais as principais diferenças?
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 jun 2006, 10:32

... é aconselhavel a jante com menor largura (pois fica mais protegida), dentro dos limites de minimo e máximo aplicaveis para um determinado pneu.
....
e permite andar com pneu mais vazio sem descolar.
Curte o Passeio !

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 12 jun 2006, 10:38

Carlos novo: Aconselho-te a ires a uma casa de pneus para veres o que há para jante 15" e lá também te podem tirar essas dúvidas de medidas, contudo, convém ires a uma casa que realmente tenha este tipo de medidas, pois nem todas as casas os têm disponiveis na hora. Não percebi mt bem essas medidas que escreveste, mas para mim uso 35" 13,5. É um pneu um pouco grande, se calhar para ti, se tens jante 15" talvéz um 35" 12,5 ou um 33" 12,5. Na minha opinião, ou BF MUD ou Maxxis!

Espero ter ajudado e boa escolha! depois diz o que escolheste...
Tiago Ferreira :D :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 30 jan 2006, 11:30

...

Mensagem por Carlos Novo » 12 jun 2006, 10:41

Amigo Tiago, as medidas que escrevi, são as medidas da JANTE e não dos pneus. Quanto à tua sugestão, é optima mas aqui na minha zona, não conheço uma única casa com conhecimentos para me tirar esta duvida. Neste caso, o Manwell_Mayraids já me tirou mais duvidas que a maior parte dos "técnicos" das casa de pneus!!!!

Obrigado Manwell é sempre muito agradável ter-te como conselheiro! [wink]
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 jun 2006, 12:15

Pois se até aqui só falamos no diametro da jante, também convem não esquecer a largura da jante.

Baril, se vais comprar pneus e ou jantes é aconselhavel a jante com menor largura (pois fica mais protegida), dentro dos limites de minimo e máximo aplicaveis para um determinado pneu.

Vê em : http://www.bfgoodrichtires.com/assets/p ... _ta_km.pdf a coluna de "Rim With Range".

Atenção também a jantes com offset muito negativos e pneus demasiado grandes, pois em cruzamento de eixos podem fazer com que os pneus batam nas cavas das rodas, obrigando em seguida a "subir" a suspensão ou carroçaria.

Bom Baril depois destas "injecções", vai com calma, pensa bem quais as necessidades de utilização do Patrol no dia a dia e em TT e os euros disponiveis .............

O pessoal esquece-se que para um mesmo diametro de jante, existem varias larguras de jante e que cada fabricante de pneumáticos, aconselha para a utilização dos seus pneus uma largura minima e maxima de jante, para serem aplicados.

Por ex: a BF aconselha a que os pneus 33x12.5R15 MT, seja aplicado numa jante com largura entre 8.5" até 11.0" (com diametro 15" :D ) .

Próximo

Voltar para Pneus e Jantes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante