por Afonso LJ73 » 08 fev 2010, 21:02
Trial Perícia Tt Maia 2010
REGULAMENTO
1 PREÂMBULO
2.REGULAMENTO DE ORGANIZADOR
3.REGULAMENTO DE EVENTO
4.REGULAMENTO TÉCNICO VIATURA
5.CALENDÁRIO
1-PREÂMBULO
1.1. Descrição do Trial Perícia
O Trial Perícia é um desporto em franco desenvolvimento, o que é facilmente constatado pelo crescente número de entidades envolvidas, a nível nacional.
O Trial Perícia, continuará a revolucionar o panorama do Todo-o-Terreno nacional não só pela quantidade das equipas que se mostram interessados em o disputar, mas também pela espectacularidade que as diferentes viaturas admitidas lhe vão conferir. Elevados índices de espectáculo e competitividade é o que se continua a esperar desta iniciativa.
1.2. Responsabilidades dos organizadores
1.2.1.-O Trial Perícia Tt Maia será assegurado pela entidade responsável pelos eventos a realizar: Clube Tt Maia
1.2.2.-Elaborar e gerir resultados.
1.2.3.-Elaborar o calendário de provas.
1.2.4.-A promoção pré e pós evento é da responsabilidade do organizador.
1.3. Participantes
1.3.1. Podem participar no Trial Perícia Tt Maia pessoas idóneas que demonstrem o seu interesse através da inscrição antecipada junto do organizador.
1.3.2. O participante condutor terá de estar habilitado para conduzir a viatura na via pública.
1.3.3. Todos os participantes ficam, por sua inscrição, obrigados moralmente a desenvolver o Espírito TT que se caracteriza pela entreajuda, simpatia e bom companheirismo.
1.3.4. Todos os participantes, com a inscrição, obrigam-se a cumprir o presente Regulamento Desportivo.
1.3.5. Ao conjunto da viatura e dois ocupantes será dada a designação de equipa, à qual será atribuída um nome e um número, que os identificará ao longo do ano, facilitando assim o trabalho logístico da organização.
1.3.6. A manutenção do nome e número de equipa pressupõe que em cada prova será mantido o número mínimo de dois elementos da equipa inicialmente inscrita.
1.3.7.A identificação da equipa durante a temporada será o selo colocado no pára-brisas e o dístico numerado do evento.
1.3.8. O número de participantes será limitado e definido pela organização para cada evento. Será dada preferência aos participantes habituais (que participaram em todos os eventos anteriores) desde que procedam à sua inscrição até 2 semanas antes da data do evento. A aceitação da inscrição é da responsabilidade do organizador local.
1.3.9. O prazo limite de inscrições, por motivos logísticos, será de 5 dias úteis antes de cada evento (os eventos serão ao sábado, logo as inscrições terminam na segunda-feira anterior). A inscrição só é validada após pagamento.
2. REGULAMENTO DE ORGANIZADOR
2.1. Denominação
2.1.1. Cada evento será a cargo do Clube Tt Maia que assumirá todas as responsabilidades inerentes ao mesmo.
2.2. Considerações
2.2.1. O Trial Perícia Tt Maia é um conjunto elegente de eventos caracterizados pelo espírito TT e grau de dificuldade técnica que pretende apreciar o desempenho de cada equipa.
2.2.2.Os eventos terão em comum o regulamento, princípio de montagem de pistas e apreciação do desempenho das equipas.
2.2.3. Os eventos podem realizar-se num espaço único, que conterá a totalidade das pistas, ou em vários espaços com troços de ligação devidamente sinalizados.
2.2.4.Todas as pistas serão devidamente sinalizadas e acompanhadas pela organização, aumentando assim a segurança dos participantes e público.
2.2.5. O valor de Inscrição é de 100 €/Equipa por prova, para quem fizer todo o troféu. Neste caso, a inscrição para a primeira prova implica a inscrição simultânea para a última prova.
2.2.6. O valor da inscrição é de 130 €/Equipa por prova para quem se inscrever apenas numa.
2.3. Atribuições
2.3.1.Nomear o Director de evento que será o responsável pela montagem do evento, secretariado, toda a logística e relações públicas.
2.3.2.Criar as pistas e baliza-las de acordo com o Regulamento de evento (que lhe será atempadamente disponibilizado).
2.3.3.Disponibilizar um corpo de comissários locais em número suficiente, que assegurarão a vertente desportiva sob as instruções do Director dê evento.
2.3.3.1. Cada organizador deverá disponibilizar dois comissários credenciados que poderão ser solicitados pelo organizador local.
2.3.3.2. A credenciação dos comissários será feita em formação a efectuar antes do primeiro evento.
2.3.3.3. Todas as pistas deverão, sempre que possível, ter no mínimo um comissário credenciado.
2.3.4. Estabelecer parcerias com as entidades locais (GNR, PSP, BOMBEIROS, INEM, etc) que salvaguardem todas as condições de segurança e emergência exigidas para este tipo de evento.
2.3.4.1. As condições de segurança exigem a presença de um veículo de emergência (ambulância).
2.3.5.Promover e proporcionar o Programa Social adequado ao evento, que incluirá, no mínimo, o seguinte:
2.3.5.1. Jantar.
2.3.6.Distribuir aos participantes os autocolantes do evento.
2.3.7.Facultar a colocação de publicidade estática ou meios promocionais dos patrocinadores institucionais.
2.3.8.Garantir às autoridades oficiais, que exerçam jurisdição sobre a zona onde o evento decorra, as respectivas autorizações.
2.3.10. Contratar seguro para o evento.
2.3.11. Afixar em local visível aos participantes as autorizações e seguro do evento.
3. REGULAMENTO DE EVENTO
3.1. Montagem de pistas
3.1.1.Cada evento será composto por um mínimo de 5 e um máximo de 8 pistas diferentes por prova.
3.1.2.As pistas devem estar delimitadas em toda a sua extensão (de 50 m a 250 m)
-A delimitação para público deve existir sempre que não exista uma barreira natural e deve ser feita por intermédio de fita colocada entre 0,5m a 1 metro de altura.
-A delimitação do obstáculo deve existir sempre que não exista uma barreira natural e deve ser feita por intermédio de fita colocada no solo com estacas que não podem estar sobressaídas.
-A delimitação do obstáculo deve ser feita também por estacas com bolas as quais devem estar sinalizadas com uma fita a cerca de 5 cm do solo.
-O obstáculo tem de ter uma largura e ralo de curvatura com um mínimo de 3 metros.
-Deverá existir sempre uma distância de segurança entre a delimitação do público e a delimitação do obstáculo, excepto quando tal não se justifique.
-Os pontos preferenciais de ancoragem (para segurança ou guincho) devem estar dentro da delimitação para o público (podendo ou não estar identificados).
-Para a utilização de pontos de ancoragem exteriores às delimitações o tempo deve ser parado até que estejam reunidas todas as condições de segurança (público).
-Cada pista será composta por 4 obstáculos perfeitamente definidos.
-O início e fim da pista têm de estar perfeitamente referenciados de forma a controlar o tempo limite (deverão sempre que possível ser coincidentes).
-Cada pista terá um tempo limite até 30 minutos, de acordo com o seu grau de dificuldade, definido pelo organizador.
3.2. Normas de Segurança
3.2.1.Para efeitos de segurança, não poderá haver nenhum objecto dentro do habitáculo do veículo que não esteja devidamente fixo.
3.2.2.E obrigatório o uso de capacete homologado e devidamente colocado (por ambos os elementos sempre que estejam em pista).
3.2.3.E obrigatório o uso de cinto de segurança por cada ocupante da viatura, sempre que se encontrem no seu interior e em andamento, salvo indicação em contrário da organização.
3.2.4.E obrigatório o uso de luvas de trabalho pelos participantes sempre que em pista e fora da viatura.
3.2.5.As portas da viatura terão de prosseguir destrancáveis exteriormente no decorrer do evento.
3.2.6.No caso de recorrer ao uso de guincho, o cabo deste, quando em tensão, terá que ser protegido com uma cinta. No final da utilização tem de ser devidamente acondicionado.
3.2.6.1. A ancoragem tem de ser sempre feita recorrendo ao uso de uma cinta, excepto quando existir argola de ancoragem.
3.2.7.Qualquer informação de segurança dada pela organização tem carácter obrigatório.
3.2.8. Só é permitida a permanência dentro do perímetro das pistas a pessoal devidamente acreditado (comissários da pista, director de evento e elementos da equipa em pista), excepto se for solicitada ajuda exterior.
3.3. Penalizações
3.3.1 - Afim de se poder apreciar o desempenho de cada equipa serão penalizadas as seguintes situações:
1 Pt: -derrube de bola / uso de acessório;
2 Pts: -derrube de estaca de bola;
5 Pts: -derrube de estaca / pisar ou partir fita / ajuda exterior / uso de guincho;
10 Pts: -passagem por alternativa;
30 Pts: -não conclusão de pista no tempo limite (qualquer equipa que tente, no mínimo, executar o primeiro obstáculo de uma pista não poderá ser penalizada em mais de 30 pts por pista) / não comparecer na pista pela ordem que lhe foi atribuída (caso não tenha a inscrição feita não pode participar);
100 Pts: -recusa ou não comparência na pista ;
100 Pts: -contestar decisões dos comissários ou comportamento antidesportivo.
Particularidades:
-o derrube de bola deve ser considerado apenas se for provocado directamente pelo contacto da viatura ou de qualquer equipamento que lhe esteja ancorado/ pendura;
-deve ser considerado uso de acessório por cada acessório que seja utilizado num determinado obstáculo;
-se no mesmo obstáculo o mesmo acessório for mudado de sítio, deve ser considerado apenas um acessório;
-acessórios de segurança não contabilizam penalização;
-o derrube de estaca será considerado sempre que a viatura pise ou sobreponha a estaca na distância compreendida entre eixos;
-o pisar de fita deve ser multiplicado pelo n.º de rodas que a pisam, devendo a viatura reentrar no mesmo sítio;
-sempre que uma viatura ultrapasse na totalidade uma fita (4 rodas fora no mesmo local) é considerada uma não conclusão de pista;
-a ajuda exterior será considerada sempre que a equipa seja voluntariamente ajudada em cada obstáculo (se uma viatura for rebocada na totalidade do percurso de uma pista deve ser considerada não conclusão de pista);
-o uso de guincho deve ser considerado apenas uma vez por cada obstáculo, mesmo que nesse obstáculo a equipa mude o ponto de ancoragem;
-se a ajuda exterior consistir apenas no uso de guincho de outra equipa ou colocação de outra viatura para ancoragem de guincho deverá ser considerada apenas uma das penalizações;
-se uma equipa requisitar a presença ou colocação especifica de outra viatura para segurança, deverá ser considerada ajuda exterior;
-cada pista terá um tempo limite (inicia no minuto O);
-todos os obstáculos de grau de dificuldade elevado, ou onde seja susceptível de existirem danos para a viatura, têm de ter alternativa;
-sempre que uma equipa abandone a pista por avaria, deve ser anotada uma “não conclusão no tempo limite”;
-as reparações em pista só podem ser feitas com material e equipamento existente na viatura à entrada da pista;
-sempre que uma equipa não conclua dentro do tempo limite uma pista será considerada uma não conclusão. E necessário a equipa tentar executar o primeiro obstáculo para não ser considerada recusa;
-só é considerada a conclusão da pista quando o material utilizado estiver todo na zona de fim de pista;
-uma pista será encerrada quando a última viatura, do último grupo presente no início da pista, a terminar.
3.4. Classificação final
Para o desempenho final, todos os eventos, num número máximo de cinco, são válidos.
3.5. Ordem em Pista
3.5.1.Os grupos e a ordem de participação, é definida por sorteio a efectuar antes do inicio do evento.
3.5.2.A ordem das pistas seguintes será estipulada pelo comissário da pista, devendo sempre que possível ser utilizado o critério de rotação directa.
4. REGULAMENTO TÉCNICO DE VIATURA
4.1. Viaturas
4.1.1.Serão admitidos apenas veículos automóveis ligeiros com tracção integral.
4.1.2.Todas as viaturas participantes terão obrigatoriamente que ter montados pneus de tracção (70% fora de estrada).
4.1.3.Todas as viaturas terão que ter obrigatoriamente equipamento de auxilio ao resgate (2 cintas de reboque, 2 manilhas e 2 pontos de ancoragem, dianteiro e traseiro devidamente sinalizados).
4.1.4.Recomenda-se ainda o seguinte equipamento: estojo primeiros socorros, aparelho de grande capacidade de elevação (Hi-lift), pontos de ancoragem lateral, protecções de órgãos mecânicos e carroçaria, pranchas (max. 1,3m), extintor de pó químico e guincho.
5. CALENDÁRIO DE PROVAS
13 de Março de 2010 – Trial Perícia TT Maia;
10 de Julho de 2010 - Trial Perícia TT Maia;
06 de Novembro de 2010 – Trial Pericia TT Maia;
Possibilidade de mais provas.