motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

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motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Gil » 08 fev 2010, 12:53

boas...
ando na ideia de colocar um turbo na jipanga...
ouvi algumas opiniões do qual fiquei mais indeciso... :confused:

disseram-me que ao aplicar um turbo, e falando de material mais ou menos de origem, o jipe ganhava outa "alma" e os problemas de aquecimento não apareciam. mesmo com pneus um pouco de maior dimensão. claro está, desaconcelharam-me é a andar sempre a fundo com o pedal...

depois desaconcelharam-me de aplicar um turbo porque o bloco do motor do RD28D é diferente do RD28TD, no tamanho das valvulas, a nível de pistões etc... e que um turbo no meu motor seria para dar problemas...

numa ultima opinião, disseram-me que o bloco RD28D é igual ao RD28TD e aconselharam-me cautela na aplicação do turbo e do turbo que lá ia meter. se fosse um turbo já gasto, poderia vir a ter problemas...

pois bem, ia pedir opiniões e concelhos. e se alguem já fez algo do genero que me diga, as diferenças tanto para bem como para mal.


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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por cristiano » 08 fev 2010, 14:20

pois....eu nao conheço nenhum pessoalmente...ja sei quem os aplicou e ficaram top, devido ao facto de os 2.8 ja terem 5,14 de GC e mais pressao no bloco, Arvore aguçadas etc.....ou seja o motor atmosferico o bloco esta mais bem aproveitado a nivel de rendimento agora nao esta preparado para levar lenha a nao ser que seja bem feito...

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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por PIPELINE » 08 fev 2010, 15:00

Boas!

Por acaso é um assunto que me suscita algum interesse! Não pelo facto de estar descontente com o meu 2.8D, antes pelo contrario, mas por uma questão de informação...

Tenho lido atentamente todos os post de quem fez esta alteração, bem como alguns de mecanica relacionados com o tema!

De facto há quem diga que a nível de lubrificação o bloco do D peca em relação ao TD, daí termos em conta que poderão ocorrer problemas futuros com a colocação do turbo! Mas sei igualmente de malta que fez a transformação e encontram-se satisfeitos da vida!

Se calhar por uma questão de ordenamento de ideias, gostava (eu e concerteza demais utilizadores com as mesmas duvidas) de ver esclarecidos alguns pontos:

1. Há realmente diferença entre a lubrificação do bloco D para o TD, sendo assim um ponto negativo na colocação do turbo?

2. Confirmando-se o caso anterior, ao colocar o turbo e mantendo uns meros 0,5bars no turbo, o rendimento não será o mesmo que algo de origem obvio, mas iremos notar algumas diferenças?

3. Para além da lubrificação, existe mais alguns aspectos importantes a ponderar aquando da colocação do turbo?

3. Para os experientes na matéria, qual o turbo que recomendariam para aplicação o mais directa possível num motor D?

4. Diz-se que não é seguro a colocação do turbo no motor D mas:

4.1 Numa utilização da maquina em condições extremas, TT duro, trial, picadas;
4.2 Numa utilização moderada no dia a dia como veiculo principal sem "aventuras extremas off road"
4.3 Em ambas as situações anteriormente descritas
4.4 Principalmente na opção 4.1!


Concerteza não serei a pessoa mais indicada para de ajudar MAS, como curioso que sou, também me surgem algumas duvidas em relação ao assunto, duvidas essas que estão expressas no que escrevi anteriormente!


Abraços


Paulo









PS: Só escrevi este post para poder seguir o tópico.. ainda pensei em escrever uma anedota... eheheheh :D
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Gil » 08 fev 2010, 15:06

PIPELINE Escreveu:PS: Só escrevi este post para poder seguir o tópico.. ainda pensei em escrever uma anedota... eheheheh :D



[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Gil » 11 fev 2010, 11:36

77 exibições e nem meia duzia de posts... acho que sim!

já uma vez li por aqui alguem dizer que se fossem certos nicks as respostas eram mais que as mães.

por mim podem encerrar o topico. estou escalrecido. cumprimentos a todos.
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por nmsalves76 » 11 fev 2010, 11:53

Boas...

Bom vou tentar responder á tua duvida, que era tb a minha até á algum tempo.... Simples simples é comprar o patrol já com turbo, será a opinião unanime de todos...

Bom mas tu tal como eu já temos um patrol, mas sem turbo.... e até foi barato por isso bora lá meter o turbo...

O que precisas? um turbo de um patrol ( do gr ou mesmo do patrol turbo), a bomba injectora (do gr ou mesmo do patrol turbo) , mudar injectores e algumas afinações no turbo. Não é um processo simples,
mas por muito menos de 2000€ não creio que faças a festa. Fui falar com um especialista em turbos, que já o tem feito e se lhe arranjar o material, ele por 1200€ mete tudo a funcionar com afinação na bomba e revisão no turbo. Mas para tal a cabeça tem de estar em condições nada de rachas :D....
Outra coisa que ele falou foi que o ideal seria tb trocar as tuches, visto que são hidraulicas e umas de afinação manual... Zero Problemas...

Espero ter ajudado, mas não confundido ainda mais... quanto a temperaturas... a tal história do 6 cilindro, pode-se não fazer nada mas tem de se andar sempre de olho no sistema de refrigeração... limpinho e com bons fluidos....

Abraço

Nuno Alves

 
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por nmsalves76 » 11 fev 2010, 12:00

Gil Escreveu:77 exibições e nem meia duzia de posts... acho que sim!

já uma vez li por aqui alguem dizer que se fossem certos nicks as respostas eram mais que as mães.

por mim podem encerrar o topico. estou escalrecido. cumprimentos a todos.



Boas eu tb sou novo por aqui, mas não me parece que seja correcto dizeres isso... penso que não te respondem porque tal como tu muitos tb não têm a certeza... só o que se ouve falar e isso não trás certezas... espero já te ter ajudado pois só agora li este teu post... eu para já no meu não vou fazer nada de turbos.... vou deixar o bixo ir mexendo só sugando o ar.... mas podes sempre meter um filtro K&N que é o meu prox passo, bem como snorkel... aquilo acelera pouco é verdade, mas não falta força...fonix o meu meto em 5ª a 50km/h e só a tiro quando paro mesmo... hehehehhe claro que os de trás pedem a deus que eu meta a 4ª

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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por PIPELINE » 11 fev 2010, 12:34

Viva!

Relax Gil! :)

O pessoal está a preparar o carnaval logo, é normal que ande um pouco "a leste"!!! :D

Faz como eu quando me registei aqui, lê TODOS os post relacionados com turbos & aplicações de turbos no motor D. Existem até algumas apresentações de veiculos com descrições pormenorizadas de aplicações de turbos nos motores dos nossos "aspiradores"!

Tem imensa info no forum, é só ter tempinho para procurar por ela e filtrar o essencial! :thumbsup:

Eu pessoalmente, em vez de colocar um turbo prefiro dar um cheirinho na bomba, verificar, substituir e se necessario afinar injectores "á lá brum", meter um bom filtro de ar, "aligeirar" a maquina o mais possivel, seja por intermédio de jantes mais leves, pneus de marca (supostamente mais leves também que o os reconstruidos e afins). Ter um BOM sistema de refrigeração e SABER USAR A MAQUINA tendo em conta todas as alterações efectuadas!

Mas isso é a minha opinião!


Abraço e... relax! :nhnhn:
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Gil » 11 fev 2010, 12:39

alô amigos.
obrigado pela atenção.

Pipe eu sou um homem de relax. tenho muito estima por esta familia. acredita que sim...
mas acredita que na hora certa eu faço-te ver quem anda a leste ou a oeste. acredita :sabe:

um grande abraço e mais uma vez obrigado :thumbsup:
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Kangax » 11 fev 2010, 20:09

fazer essa aplicaçao "artesanal"...nao é assim tao cara...

estive para aplicar um turbo no meu 1º Patrol...e feitas as contas...

Turbo(a mim deram-mo)..mas por menos de 200 arranja-se...

fazer uma curva na emenda dos coletcores(quando o colector aperta no escape)...vira-se para cima o escape..para ligar os gazes ao turbo (nao deve passar dos 20€/30€)

num 260 ainda é mais facil fazer a ligaçao do filtro do ar...por isso gastos sao minimos...

furar o carter para entrar o oleo da refrigeraçao do turbo
ir buscar o oleo para turbo...fazendo um T no oleo do alternador(se nao estou enganado)

dar debito no parafuso milagroso

e isto...é uma explicaçao basica e simples...do que varios membros deste forum e nao só me explicaram :)

parece facil..ora se vale a pena? :rolleyes:

depois tambem se pode por numa oficina especializada...e pagar-se bem...mas para isso compra-se logo um motor!


espero ter ajudado algo
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Kangax » 11 fev 2010, 20:10

e ja agora...ao comprar motor...compra 3.3 turbo :nod:

(viana pegaste-me a doença) [bigsmile]
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Gil » 12 fev 2010, 09:46

a minha duvida continua. [bigsmile]

o motor atmosferico (bloco) é ou não igual ao motor (bloco) turbo? :confused:

:friends:
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Kangax » 12 fev 2010, 13:53

por geitos...a junta da colaça é mais baixa...

mas se tas com medo...mais vale comprares o motor inteiro :nod:

mas penso que para o que tu fazes...e maior parte da gente...turbo adaptado..sem gastar muito guito chega


e mesmo o atmosferico chega perfeitamente :nod:


manda PM ao father
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por PIPELINE » 12 fev 2010, 15:18

Kangax Escreveu:por geitos...a junta da colaça é mais baixa...

mas se tas com medo...mais vale comprares o motor inteiro :nod:

mas penso que para o que tu fazes...e maior parte da gente...turbo adaptado..sem gastar muito guito chega


e mesmo o atmosferico chega perfeitamente :nod:


manda PM ao father



Se for feito por quem sabe e usado com cabeça... sim! :thumbsup:


Para mim e para o que eu faço, excelente!! eheh :nhnhn:
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Gil » 15 fev 2010, 10:18

Pipe o meu tem o dobro do tamanho do teu e vai puxar 9 pessoas de vez enquando :D :nhnhn:
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Kangax » 15 fev 2010, 21:13

ainda nao mexese no parafuso milagroso? :rolleyes:


ou entao arranja um pequeno [wink]
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por pmarques » 16 fev 2010, 00:27

nao sou o mais indicado para falar mas em outros motores sempre me disseram nao, um motor atmosferico nao tem os injectores de olio, aos pistons como os motores turbo, nem camera de combustao para o aumento de ar, resultado, o motor ira ceder, ja fix a aplicaçao de um turbo num atmosferico, mas foi num motor toy 3b mas estes ja tem injectores de olio aos pistons, so pecando na falta de camera, mas nestes caso os 0.5bar eram suficientes para resolver esse problema, e notava se a diferença....no meu ver nada como um motor que ja nasça turbo..abraço

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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Mario Duarte » 16 fev 2010, 13:20

Boas, olha eu tenho conhecimento de dois casos que tinham o motor como o teu, fizeram ambos a aplicação do turbo do y60, uma aplicação normal de colectores e turbo e ficaram pistola, esses motores teem diferença na avore de cames para o TD mas não tem qualquer problema fazer essa aplicação, fica muito bom á e um deles anda sempre a abusar do pedal e nunca teve problemas. :thumbsup: :thumbsup:
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

 
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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por carlitux » 18 mar 2010, 13:00

boas,
o carro atmosferico depois de levar o turbo fica muito melhor de que um com turbo de origem. ficam com mais força porque são mais redizidos.
o meu ja levou e é impecavel e nao fica assim tao caro. tenho um turbo por estriar, ainda esta dentro do saco quem quiser posso vender.

cumps

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Re: motor rd28d VS rd28TD. aplicar um turbo?!

Mensagem por Santana do Mato » 08 abr 2010, 22:28

carlitux Escreveu:boas,
o carro atmosferico depois de levar o turbo fica muito melhor de que um com turbo de origem. ficam com mais força porque são mais redizidos.
o meu ja levou e é impecavel e nao fica assim tao caro. tenho um turbo por estriar, ainda esta dentro do saco quem quiser posso vender.

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