Pré aquecimento das velas

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Pré aquecimento das velas

Mensagem por Paulo Lança » 04 abr 2006, 21:16

Ando com um problema , de vez em quando queimo as 3 velas amarelas ( de 3 em 3 meses +- ) , e agora por último mesmo ouvindo os reles abrir ( o primeiro é ao fim de 2 segundos e o segundo leva entre 10 e 15 segundos ) quando está frio , e só depois pega .......... (pegava antes de ter as velas queimadas)
até aí tudo bem (acho , porque o de um amigo meu só dá um estalo e pega logo e o meu não ), mas agora mesmo depois de meter as velas novas a luz da resistencia continua a piscar ?!
O gajo diz-me que tem de levar a tal cx que comanda o pré aquecimento , mas isso custa 700 euros :eek:
entretanto falei com um electricista que diz resolver o problema lá á maneira dele e que o problema é só mesmo o transistor que comanda a luz que tá marado :rolleyes: .......... visto os reles abrirem e pegar bem !

o que vcs acham ? há alguma cx que se possa comprar mais barata e resolver o problema ?
ou fica assim ? não sei bem o que fazer ........

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Re: Pré aquecimento das velas

Mensagem por pauloribeiro » 04 abr 2006, 21:26

Boas Paulo o meu Jipe também tinha as velas todas boas e a luz da resistência ficava a piscar.

Eu penso, que o Seu problema é igual ao meu, ou seja têm um relé danificado (a bobine está boa por causa disso ouve ela a atracar) mas uma parte do relé, que dá a continuidade à electricidade, para ir para as velas não está boa.
Deve ter como eu os fios queimados dentro do relé, e não dá para soldar porque a corrente que passa neste é tanta que os fios aquecem e derretem a solda (não se esqueça que os fios que dão para o relé são muito grossos e os de dentro do relé são finos, logo é muita corrente a passar por uns fios finos e estes aquecem muito).
Desmanche o relé mais pequeno das velas, que está situado mais ao pé do farol. Para isso só precisa de retirar os dois parafusos que o seguram à carroçaria. O parafuso que está por debaixo do relé não o retire. A parte do invólucro do relé é só de encaixe, tire com cuidado para não dare uma facada no dedo como eu, com a chave de fendas. Observe se tem dois fios na vertical interrompidos, se tiverem bons limpe o contacto do relé com lixa fina de água (onde a palheta encosta quando o relé está armado).
Depois disto tudo só nos resta descobrir do porque do queimar de velas de 3 em 3 meses.
Algumas destas coisas aprendi com o Bruno Ferreira, leia o tópico “Centralina de comando de pré-aquecimento”.
Isto que lhe digo é valido para o Patrol 260 mas penso que para o Seu jipe o esquema é igual e que os relés estão no mesmo sítio.
Teste e diga qualquer coisa.
Por PM envio-lhe o meu telemóvel para qualquer esclarecimento adicional que necessite.

Cumprimentos

Paulo Ribeiro
Editado pela última vez por pauloribeiro em 04 abr 2006, 21:58, num total de 1 vez.

Mensagem por Paulo Lança » 04 abr 2006, 21:29

pauloribeiro Escreveu: mas agora mesmo depois de meter as velas novas a luz da resistencia continua a piscar ?!

sim :confused:

Mensagem por pauloribeiro » 04 abr 2006, 22:21

paulo_lanca Escreveu:
pauloribeiro Escreveu: mas agora mesmo depois de meter as velas novas a luz da resistencia continua a piscar ?!

sim :confused:

Ainda não tinha acabado de escrever, e submeti a resposta sem querer. :(
Depois voltei a edita-la para a acabar de escrever.
:D

Mensagem por pauloribeiro » 04 abr 2006, 22:30

Opps não tinha lido bem esta parte “.......... visto os reles abrirem e pegar bem !”
Se está a pegar bem esqueçam tudo o que escrevi.
Isto é resultado das noitadas mal dormidas, lê-se na diagonal e não se dá a devida atenção uma pequena parte da mensagem que altera tudo.

Mensagem por Paulo Lança » 05 abr 2006, 08:02

De qq maneira obrigado , sempre fiquei a saber mais umas coisinhas [wink]

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 abr 2006, 08:55

Boas Paulo,

Vê este tópico: https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=792

Espero que te ajude, é que se o problema for este fica bem mais em conta (€€€) [wink]

Registado: 22 dez 2005, 19:16

Mensagem por Matrix » 05 abr 2006, 21:42

Boas,
o meu é um 260 e a luz tb pisca....(há um ano...) por causa do fumo fui á Nissan comprar umas velitas novas e perguntei tb pelo preço dos relés...um é cerca de 100€ e o outro 140€...o fulano que me atendeu disse-me logo que quem põe velas costuma tb trocar os relés....
mas com a guita não chega pra tudo estou á espera de fazer mais esse teste para apagar o raio da luz....

:thumbsup:
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Mensagem por Paulo Lança » 05 abr 2006, 21:45

então acho que o meu fica mesmo assim .......... enquanto for pegando :rolleyes:

e tenho um vidro partido que custa 250 euros :eek: vou ver se arranjo um acrilico ou algo do genero .............

Registado: 19 ago 2005, 19:38

Mensagem por Gil-Gr » 06 abr 2006, 14:32

Paulo.

Quase de certeza que tens o gestor de preaquecimento de Velas meio avariado, o meu avariou a dois anos quando numa bela tarde decidi fazer do patrol um submarino..

As minhas relês nunca queimaram e os sintomas eram esses k falas

Imagem

Depois de acontecer ao meu já passei alguns gestor de preAquecimento de Velas mais para cima, pq no sitio de origem a água chega lá com muita facilidade.
Imagem

:crybaby: :crybaby: :crybaby: :crybaby:
O meu para aquecer as velas têm que se clicar num botão que aciona as velas manualmente.
:crybaby: :crybaby: :crybaby: :crybaby:

Mas para isto funcionar tive de colocar velas do terrano e desligar uma das barras no motor..
:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Cmp
Gil

Mensagem por Paulo Lança » 06 abr 2006, 18:19

Obrigado pela dica Gil , vou fazer isso mesmo !

Mas há coisas ......... mesmo depois das velas mudádas , o jipe a frio pega bem , mas depois de quente simplesmente não pega ...............

conclusão : tinha um rolamento gripado do motor de arranque que o prendia , ele aquecia dilatava e quase não deixava o motor rodar ......... aproveitei e meti logo escovas ...... agora pega bem demais :nod: :thumbsup: [clap]

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 06 abr 2006, 19:00

Então agora é só ....chegar-lhe gizzzzzzzz.... [wink]

Mensagem por Matrix » 09 abr 2006, 20:56

Paulo, o teu seguro não cobre quebra de vidros???????
quase todas as companhias têm isso...e olha que vale a pena....
a minha tem....AXA.....

Pedro Freire
Patrol 2.8D

Mensagem por Paulo Lança » 09 abr 2006, 21:05

Matrix Escreveu:Paulo, o teu seguro não cobre quebra de vidros???????
quase todas as companhias têm isso...e olha que vale a pena....
a minha tem....AXA.....

por acaso não fiz esse seguro , e o tipo da seguradora agora não facilita :angry:

Mensagem por Matrix » 09 abr 2006, 21:39

não facilita????????ehehehe

se precisares de alguma dica a nivel de seguros diz....a minha mulher é consultora de seguros...por acaso é na AXA.....

e pode esclarecer qq coisita....nem que seja para não seres tu a facilitar a vida do tipo que te trata do seguro...

:D
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Mensagem por Matrix » 09 abr 2006, 21:40

queria dizer "a não facilitar" a vida do tipo....

:rolleyes:
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Mensagem por Paulo Lança » 09 abr 2006, 21:43

por isto mesmo , vou tirar de lá os meus seguros todos ............
não se fica a rir de certeza ............ e não são poucos os seguros que lá tenho .

Registado: 09 jan 2006, 18:59

Mensagem por miguel » 26 abr 2006, 21:34

Visto ter tantos problemas com o aquecimento das velas um eletricista
que é artista anulou o sistema antigo,montou um novo que está a
trabalhar na perfeição :thumbsup:

Registado: 14 out 2005, 17:01

Mensagem por ferreirex » 11 jul 2006, 18:40

Agora foi a minha vez, e querem tambem os tais 700 €, mas acho que vou ficar pelo tal botãozinho "provisório" que o electricista colocou que liga directamente num sei onde.

Mas os sintomas do meu foram diferentes: ao ligar a ignição, dava a impressão que não tinha bateria, mas estava carregada...

Registado: 23 mar 2006, 22:07

Mensagem por Carlos Duro » 11 jul 2006, 21:16

Olá companheiro

As velas não são todas iguais tem valores diferentes.

Abraço

paulo_lanca Escreveu:Ando com um problema , de vez em quando queimo as 3 velas amarelas ( de 3 em 3 meses +- ) , e agora por último mesmo ouvindo os reles abrir ( o primeiro é ao fim de 2 segundos e o segundo leva entre 10 e 15 segundos ) quando está frio , e só depois pega .......... (pegava antes de ter as velas queimadas)
até aí tudo bem (acho , porque o de um amigo meu só dá um estalo e pega logo e o meu não ), mas agora mesmo depois de meter as velas novas a luz da resistencia continua a piscar ?!
O gajo diz-me que tem de levar a tal cx que comanda o pré aquecimento , mas isso custa 700 euros :eek:
entretanto falei com um electricista que diz resolver o problema lá á maneira dele e que o problema é só mesmo o transistor que comanda a luz que tá marado :rolleyes: .......... visto os reles abrirem e pegar bem !

o que vcs acham ? há alguma cx que se possa comprar mais barata e resolver o problema ?

Mensagem por Paulo Lança » 11 jul 2006, 21:22

Ando com um problema , de vez em quando queimo as 3 velas amarelas ( de 3 em 3 meses +- ) , e agora por último mesmo ouvindo os reles abrir ( o primeiro é ao fim de 2 segundos e o segundo leva entre 10 e 15 segundos ) quando está frio , e só depois pega .......... (pegava antes de ter as velas queimadas)

por alguma coisa tem cores diferentes [wink]

Registado: 09 jan 2006, 18:59

Mensagem por miguel » 12 jul 2006, 18:47

Se alguem precisar tenho um conjunto de 6 velas novas
originais nissan que vendo a bom preço :thumbsup:

Registado: 18 out 2006, 09:03

Mensagem por xabregas » 28 jul 2008, 11:23

Alguém me sabe dizer onde ficam situados os relés dum 3.3D respeitantes ao pré-aquecimento das velas - luz da resistência???

Serão só aqueles 2 que estão montados junto ao farol da direita (agarrados ao chassis por 2 parafusos) ???

:rolleyes:
Imagem

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 28 jul 2008, 12:05

amigo,da-me o teu mail,eu envio-te fotos,esses devem ser das luzes... :D

Registado: 18 out 2006, 09:03

Mensagem por xabregas » 28 jul 2008, 13:37

sotero Escreveu:amigo,da-me o teu mail,eu envio-te fotos,esses devem ser das luzes... :D

nunomendespinto@hotmail.com

obrigado desde já!

(não te esqueças que se trata dum 3.3D)

:unibrow:
Imagem

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes