Que alterações implica a colocação de um turbo g.v. GT2052v?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Que alterações implica a colocação de um turbo g.v. GT2052v?

Mensagem por PJHO » 13 jan 2010, 16:14

Olá a todos.

Gostaria de saber se entre os presentes há alguém que saiba quais as alterações necessárias para aplicar um turbo de geometria variável Garrett GT2052v (Audi 2.5 TDI, BMW 525d, Mercedes C220 e E220 (alguns), Nissan Patrol ZD30, etc...) num Nissan PAtrol GR Y60, com o motor de origem.

Agradeço também sugestões quanto a alterações/melhoramentos a realizar na sequência da aplicação de um turbo desta natureza.

Desde já agradeço a todos os que possam contribuir com informações pertinentes.

Obrigado.

:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Que alterações implica a colocação de um turbo g.v. GT2052v?

Mensagem por cristiano » 13 jan 2010, 18:21

para que jipe queres??? para o de ca ou o dai??? o que tens ai eu nao punha...punha o 22 ou o 23...depois tens diferenças...a maior parte dos turbos colocados sao colocados conforme vem de origem, por ex. na lM4 os turbos sao trabalhados....depois tens turbos que sao melhores em altas, melhores em baixas e que morrem em altas por ai...por ex. o 22 ataca mais cedo la para as 1500 a 1600 rpm mas la para as 4500 ja so faz barulho, por ex. no meu ataca la para as 1800 mas acaba perto das 6000 rpm com vontade....tens de alterar bomba tb visto se meteres alguma pressao no turbo ele tem de ter gota, e um IC depende dos trajectos que faças...existem muitso turbos, muitas maneiras de preparar etc....é tudo uma questao de €€€€€€

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 30 dez 2008, 03:45

Mensagem por Marko500 » 14 jan 2010, 19:01

A escolha mais correcta será um 23, tens boas baixas e o motor em altas é brutalissimo e como diz o cristiano com o turbo convém acompanhar com uma bomba bem mexida, a nível de ic, o ic do ibiza cupra é uma excelente opção :D

Mensagem por cristiano » 14 jan 2010, 20:55

Marko500 Escreveu:A escolha mais correcta será um 23, tens boas baixas e o motor em altas é brutalissimo e como diz o cristiano com o turbo convém acompanhar com uma bomba bem mexida, a nível de ic, o ic do ibiza cupra é uma excelente opção :D

é como o meu...mas o meu intercooler é o do leon cupra/ A3 S3....
mas melhores baixas é o 22..o ideal era um 22 xipado para 23....ja estou a falar de mais ...he he he

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 30 dez 2008, 03:45

Mensagem por Marko500 » 14 jan 2010, 23:01

Do s3 Cristiano?Esse ic é enorme :D :eek:

Mensagem por PJHO » 15 jan 2010, 08:09

Pois...
Eu por acaso tinha ideia de que o 20 era melhor em baixas e que os 22/23 com mais perfomance em altas, dando mais rotatividade ao motor. Ora rotatividade já ele tem, por isso prefiro mesmo mais resultados em baixas...

Em termos de alterações, o que há a fazer?
Colector, escape...???

Não percebo nada disso...
:ups:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por PJHO » 15 jan 2010, 10:04

Caros amigos, permitam-me ir mais além...
Por ser difícil encontrar alguém que já tenha experimentado no mesmo jipe os diferentes turbos, lembrei-me de procurar os gráficos de compressor e turbina dos turbos GT2052, GT2252 e GT2259.
(No site da Garrett não encontrei o GT2359, mas também não estou muito para aí virado...)

Ainda não analisei bem os gráficos em seguida, mas também não sou da área.
Agradeço aos entendidos que se pronunciem e com isso me ajudem a perceber qual destes será melhor para o monte, ou seja, com boas baixas disponíveis cedo. Para a estrada o turbo de origem basta-me, por isso acredito que qualquer um destes seja superior para o efeito.

Os ditos gráficos.
(Compressor Map e Turbine Map)
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Em termos práticos, o que eu procuro é boas baixas em TT. Na estrada não preciso, não quero e não devo andar a mais de 130/140 Km/h. Não estou interessado num carro de rally.
O que eu pretendo é ter boa resposta no mato, em baixas e a fluidez necessária em estrada para fazer viagens pontuais, especialmente quando vou TTzar com amigos de longe. Não mais do que isso. Não pretendo um carro como os da LM4, até porque não chego lá $$$$, nem estou interessado em "investir" tanto de uma vez, até porque a minha onda é outra.

Preciso apenas que me ajudem no seguinte:
- que alterações mecânicas efectivas podem ser necessárias para montar um turbo deste tipo (não me refiro a melhorias de performance, mas sim no que respeita à aplicação).
- a análise dos gráficos anteriores para saber, se possível, qual o melhor para o que necessito, conforme o que descrevi atrás.

Muito obrigado.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por PJHO » 15 jan 2010, 10:59

Nas minhas pesquisas deparei-me com um site interessante:
http://www.dieselevante.it/turbochargers.asp
Nele, podemos efectuar pesquisas e encontrar resultados do turbo que equipa determinado carro e vice versa...

Vejam lá se os resultados da tabela abaixo são ou não interessantes:
Imagem

Eu não sabia que alguns Nissan Patrol Y61, Cabstar e alguns Land Rover (incluindo o Defender TD5) usavam já o turbo GT2052, o tal que estou inclinado a montar!
E esta, hein?
[wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por cristiano » 15 jan 2010, 19:43

boas pedro...pelo que percebo dos graficos, é a admissao de ar versus pressao do turbo....qt maior o turbo maior capacidade de admissao de ar, e qt maior essa pressao maior a percentagem de ar a entrar como demonstra os graficos. de facto o que tu preferes tem a menos admissao de ar versus pressao, pelo que percebo é o que demora menos a "encher"logo devera ser mais forte em baixas, por nao ter tanto debito de ar vs gasoleo pode ate nem ser preciso trocares de pistao na bomba, mas nao deve ficar a mesma coisa digo eu....( atençao estou-me a guiar pelo que diz nas laterais dos graficos).se estiver enganado alguem corriga please...

GR abç

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 15 jan 2010, 20:38

boas fica aki a minha opiniao por experiencia propria..

antes de entrar nos campo dos turbos, bombas etc.. s keremos baixas a as coisas a fazer sao tirar o viscoso e meter vent. eletricas espape com 60mm, e tuxes mec.( as tuxes é o k m falta) e com o turbo e bomba de origem mexidos e apartir de 36 reduzir o carro, e se assim nao conseguirem obter mtas mais baixas ai sim metam turbos e bombas e mais nao sei o k....

kem anda cmg na bouça sabe do k falo... [wink]

abraço...

Mensagem por cristiano » 15 jan 2010, 20:42

por curiosidade ( por ser o trubo que tenho no meu GR) estive a ver o pq do 23 nao aparecer na garret, de facto ja nao esta no catalogo de 2009, uma caracteristica do meu turbo é que é menor que um 25 mas consegue ter maior caudal de ar....pelo que sei o mais actual e moderno é o 2060 dentro dos "pequenos" e que estao a sair nos bmw com controle mecanico e nos mercedes com controle electronico....

[wink]

abç

Registado: 07 out 2007, 18:13

Mensagem por scummy » 15 jan 2010, 21:14

Esses turbos recentes são os vk , nesse caso dos bmw novos , 2060vk.
A maior diferença que apresentam é ter wastegate electrónica , quem os adapta noutros carros "mais antigos" elimina esse sistema , solda uma wastegate normal em vez da electrónica , o que faz com que fiquem identicos aos que estamos acostumados .. [bigsmile]

Em relação á duvida do PHJO tambem gostaria de saber um pouco mais , pois quero meter aço no meu GR .

Queria ver como era feita a aplicaçao dum TGV nos Patrol , como fica a funcionar a electroválvula que controla a geometria , se é que é montada , ou se a geometria fica a funcionar com vácuo/pressão.

Os entendidos que se cheguem á frente .

Abraço

Mensagem por cristiano » 15 jan 2010, 21:21

scummy Escreveu:Esses turbos recentes são os vk , nesse caso dos bmw novos , 2060vk.
A maior diferença que apresentam é ter wastegate electrónica , quem os adapta noutros carros "mais antigos" elimina esse sistema , solda uma wastegate normal em vez da electrónica , o que faz com que fiquem identicos aos que estamos acostumados .. [bigsmile]

Em relação á duvida do PHJO tambem gostaria de saber um pouco mais , pois quero meter aço no meu GR .

Queria ver como era feita a aplicaçao dum TGV nos Patrol , como fica a funcionar a electroválvula que controla a geometria , se é que é montada , ou se a geometria fica a funcionar com vácuo/pressão.

Abraço

no meu tem uma valvula a controlar a pressao, podes por mais ou menos, mas nao sou eu que mexo lá...se amanha me lembrar posso tirar umas fotos visto que vou dar uma vista de olhos no turbo...andei com muito esterco, lama e areia no meu KN e quero ver o estado daquilo... :okkk:

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 15 jan 2010, 22:45

cristiano Escreveu:
scummy Escreveu:Esses turbos recentes são os vk , nesse caso dos bmw novos , 2060vk.

Abraço

no meu tem uma valvula a controlar a pressao, podes por mais ou menos, mas nao sou eu que mexo lá...se amanha me lembrar posso tirar umas fotos visto que vou dar uma vista de olhos no turbo...andei com muito esterco, lama e areia no meu KN e quero ver o estado daquilo... :okkk:

Topico intressante :D :clapp: :clapp: :clapp:
penso que a electrovalvula e susbstituida por uma valvula de vacuo... e que para ficar devidamente controlada deveria ser colocada tambem uma valvula de pressao igual a que controla a wastgate a trabalhar em sentido oposto [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Mensagem por PJHO » 16 jan 2010, 11:49

joao trapol Escreveu:boas fica aki a minha opiniao por experiencia propria..

antes de entrar nos campo dos turbos, bombas etc.. s keremos baixas a as coisas a fazer sao tirar o viscoso e meter vent. eletricas espape com 60mm, e tuxes mec.( as tuxes é o k m falta) e com o turbo e bomba de origem mexidos e apartir de 36 reduzir o carro, e se assim nao conseguirem obter mtas mais baixas ai sim metam turbos e bombas e mais nao sei o k....

kem anda cmg na bouça sabe do k falo... [wink]

abraço...

Concordo contigo companheiro.
Eu já tenho GC reduzidos e tuxes mecânicas...
Neste momento preciso mesmo de um turbo porque o meu já era...
Como tal quero arranjar um que me sirva bem para o monte!
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões...
Venham mais!
:nod:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 09 fev 2007, 15:53

Mensagem por MD TT » 16 jan 2010, 12:17

GatoYzf Escreveu:Topico intressante :D :clapp: :clapp: :clapp:
penso que a electrovalvula e susbstituida por uma valvula de vacuo... e que para ficar devidamente controlada deveria ser colocada tambem uma valvula de pressao igual a que controla a wastgate a trabalhar em sentido oposto [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Cabecinha pensadora.

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Tambem quero fazer isso.

:nhnhn: :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn:

MD TT

Registado: 02 dez 2007, 22:33

Mensagem por a c » 16 jan 2010, 12:39

MD TT Escreveu:

Cabecinha pensadora.

Tambem quero fazer isso.

MD TT

Vais te arrepender :crybaby: o turbito do kzt é muito bom, consegues 250cv com ct12
:grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:
:grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:

Mensagem por MD TT » 16 jan 2010, 16:51

a c Escreveu:Vais te arrepender :crybaby: o turbito do kzt é muito bom, consegues 250cv com ct12
:grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:
:grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:

Para já vai levar o original depois logo se vê.

:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

MD TT

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 17 jan 2010, 17:47

MD TT Escreveu:

Cabecinha pensadora.

Tambem quero fazer isso.

MD TT

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] acho que ja falei demais [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] a ti explico-te um dia todo o processo ai na oficina quando tiveres ai um bom frigorifico :lol lol: :lotlol: :lotlol: mas no teu caso podereia apenas mudar a compressora do teu turbo original..... :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn:

Mensagem por scummy » 17 jan 2010, 21:13

Bem , este tópico nao podia vir mais a calhar ..

Hoje foi tarde de ride , e o desgraçado do GR mamou me cerca de 1 litro de óleo ..
Portanto a ver vamos .. :D ou :crybaby: ?

Abraço

Mensagem por PJHO » 18 jan 2010, 07:58

Caros companheiros Patroleiros:
Vejo aqui bastantes linhas escritas, mas... e quanto ao pedido de ajuda que eu solicitei, alguém pode de facto acrescentar algo?
"Que alterações implica a colocação de um turbo g.v. GT2052v?"
Fico grato!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por MD TT » 18 jan 2010, 13:59

GatoYzf Escreveu: [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] acho que ja falei demais [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] a ti explico-te um dia todo o processo ai na oficina quando tiveres ai um bom frigorifico :lol lol: :lotlol: :lotlol: mas no teu caso podereia apenas mudar a compressora do teu turbo original..... :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn:

Quando quizeres.

MD TT

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 22 jan 2010, 21:24

PJHO Escreveu:Caros companheiros Patroleiros:
Vejo aqui bastantes linhas escritas, mas... e quanto ao pedido de ajuda que eu solicitei, alguém pode de facto acrescentar algo?
"Que alterações implica a colocação de um turbo g.v. GT2052v?"
Fico grato!

boas colega :okkk:

pretende saber como se aplica um turbo aqui no PA para depois explicar ao mecanico? :confused:
para poupar mos o motor dessa makina a soluçao seria perguntar apenas onde fazem essas alteraçoes :sabe: ...existem varias oficinas a fazer esse serviço com garantias...tem o Luis LM4 como exemplo (zona centro) :nod:

se ja tem touches mecanicas e como necessita de meter turbo no carro o ideal era dar um salto para meter esse motor XPTO [hum]
TGV,embraiagem reforçada,bomba de 12mm,IC...ficava uma makina fantastica :matrix:

ventuinhas electricas...esqueça :angry:
o trapol nao sabe o que diz :nhnhn: vamos ter k lhe cortar o cabelo pa ele poder refletir um pouco :nhnhn:
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 22 jan 2010, 21:27

scummy Escreveu:Bem , este tópico nao podia vir mais a calhar ..

Hoje foi tarde de ride , e o desgraçado do GR mamou me cerca de 1 litro de óleo ..
Portanto a ver vamos .. :D ou :crybaby: ?

Abraço

os turbos tambem partem no algarve? :D

oupa...TGV pra cima :matrix:
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por scummy » 22 jan 2010, 21:53

Turbos , cubos , caixas de velocidades , aqui parte se tudo :rolleyes:

Abraço

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes