Velas Patrol 3.0Di: origem/marca ou piratas? $?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Velas Patrol 3.0Di: origem/marca ou piratas? $?

Mensagem por rs2 » 12 jan 2010, 14:36

Boas
Quem já aqui mudou de velas no 3.0Di?
Estou com 180mil kms no meu GR, e parece-me q as velas estao a precisar de mudar. A bateria é nova, o alternador idem, mas de manha quando esta frio o carro custa a pegar. Nessa altura vejo q faz um fumito azulado q desaparece logo.
Depois de "quente" pega como sempre pegou normalmente, tipo a segunda volta da cambota fica logo a trabalhar.
Mas nao seria de esperar que acendesse uma luz no tablier ou parecido, a avisar de vela defeituosa?

No meu mercedes C220cdi mudei uma apenas, pq lá o mecanico pelo que me explicou dá para ver qual precisa de ser mudada e mudaram so uma; no GR, nao sei como se vê, acho que vou mudar as 4.

Agora velas na nissan já vi: 30euros+IVA cada, haverá ou valerá apena procurar equivalentes tipo na Valeo ou assim?
Sabem de que marca sao as da nissa? Bosch?...

obrigado.
Vitor

Registado: 08 set 2008, 12:37

Re: Velas Patrol 3.0Di: origem/marca ou piratas? $?

Mensagem por jorgenog » 13 jan 2010, 02:29

Boas, de origem e porque?... já deves saber que o ZD30 é "muito sensivel" e não gosta de grandes invenções.
O unico Jipe que coloquei velas da concorrencia foi um Range DSE e ao fim de um mes estava a pedir reembolso para ir comprar as de origem. Penso que com um gasto (mesmo que seja na ordem dos 30% mais caro) no material certo não existem chatices nos proximos tempos.

Já agora nunca mais tivestes "stess's" com o Jipe??, estou para colocar uma Rapid no meu, sempre chipaste o teu??, depois coloco feedback do resultado.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 13 jan 2010, 11:17

jorgenog Escreveu:Boas, de origem e porque?... já deves saber que o ZD30 é "muito sensivel" e não gosta de grandes invenções.
O unico Jipe que coloquei velas da concorrencia foi um Range DSE e ao fim de um mes estava a pedir reembolso para ir comprar as de origem. Penso que com um gasto (mesmo que seja na ordem dos 30% mais caro) no material certo não existem chatices nos proximos tempos.

Já agora nunca mais tivestes "stess's" com o Jipe??, estou para colocar uma Rapid no meu, sempre chipaste o teu??, depois coloco feedback do resultado.

Cumps.

Jorge Nogueira.

boas
tenho optado agora por coisas de origem, pelo menos as mais importantes. a correia foi de origem, a bateria - gaguei - e la gastei 200 euros! sim 200... mas é igual a que vinha. é q tive um problema q afinal era no alternador e agora tenho la encostada uma bateria da Spark de 95amp boa para vender.
filtro de gasoleo compro na nissa. o de oleo e de ar com mudo sempre de 10 em 10mil, compro na Valeo.
acho q as velas vao por ai tmb, vou busca-as a nissan.

o carro agora esta ok, um das tretas era a MAF q avariou com menos de 1 ano e como nao queria duvidar dela ninguem a testou e andar meses com o carro q ate para levar uma bomba injectora nova esteve. testei 2 centralinas (uma de terrano 3.0Di - curioso este - e outra de outro GR) etc... grandes filmes.
mas de facto chateia a moleza as vezes dele, tenho o manometro do turbo e irrita-me a maneira como controla o turbo sozinho. por exemplo com a centralina do Terrano 3.0Di a pressao do turbo é toda linear a medida q aceleras evolui e nao tem flutuacoes bizzaras.
pelo que li tem a ver com o 3.0Di do terrano q tem uma EGR difrente, de ON/OFF. o 3.0Di no Gr tem uma EGR que abre e fecha progressivamente com fluxos diferentes.

so me resta testar um sensor, que é aquele q esta no intercooler o MAP (sensor de pressao de ar q da o mapeamento para a centralina)... ora se por acaso alguem tiver um a mao com a referencia q la esta escrito ainda hoje ia a net procurar. no ebay ha varios e na Nissan custa quase 200 euros.

quanto a chipar se o fizesse era com uma box que ja postaram por aqui uma vez q parece porreiro (acho q se chama TBOX), da par ligar e desligar. pois nem sempre quererei andar com pószinhos.
Essa de que falas nao conheco. é boa?

abraco
Vitor

bom bom era comecar definitivamente a ir a passeios, este carro esta com 9 anos e de TT deve ter feito uns 5 passeios de "senhora" - nao desfazendo claro.

Registado: 05 mar 2006, 08:51

Mensagem por Navegador » 29 jan 2010, 22:38

rs2 Escreveu:Boas
Quem já aqui mudou de velas no 3.0Di?
Estou com 180mil kms no meu GR, e parece-me q as velas estao a precisar de mudar. A bateria é nova, o alternador idem, mas de manha quando esta frio o carro custa a pegar. Nessa altura vejo q faz um fumito azulado q desaparece logo.
Depois de "quente" pega como sempre pegou normalmente, tipo a segunda volta da cambota fica logo a trabalhar.
Mas nao seria de esperar que acendesse uma luz no tablier ou parecido, a avisar de vela defeituosa?

No meu mercedes C220cdi mudei uma apenas, pq lá o mecanico pelo que me explicou dá para ver qual precisa de ser mudada e mudaram so uma; no GR, nao sei como se vê, acho que vou mudar as 4.

Agora velas na nissan já vi: 30euros+IVA cada, haverá ou valerá apena procurar equivalentes tipo na Valeo ou assim?
Sabem de que marca sao as da nissa? Bosch?...

obrigado.
Vitor

O meu também andava a pegar mal e acabei por verificar que tinha 2 velas queimadas. Isso foi em Setembro e meti 4 velas novas da Nissan. No entanto, desde de Dezembro que está novamente a pegar mal, verifiquei as velas e estão boas. Só acontece de manhã pois depois de aquecer pega sempre bem. Alguém me sabe dizer o que poderá estar mal por ali...
Navegador / Luis Menezes

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 02 fev 2010, 02:35

Boas, experimenta dar corrente directa às velas demanhã e se pegar bem pensa em analisar a caixa de relés/temporizador, pois pode ser dai o problema; há e podes ir preparando Euritos se o problema for esse.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes