Bomba injetora mecânica em y61

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Re: Bomba injetora mecânica em y61

Mensagem por José M Barateiro » 06 jan 2010, 13:59

cristiano Escreveu:
21510604 Escreveu:Boas pessoal, eu tb meti a bomba mecânica mas faz um bocado de fumo em baixas, eu cria dar mais pressão ao turbo, como faço? para passar dos 140km/h em recta é dificil. É normal?
cumprimentos

depende do jipe que tens, pneus etc...dar ao turbo e facil...mas para que dar a bomba sem mexer no turbo...tem de ser em simultane a bomba sozinha nao faz milagres...

correcto...é uma das situações em que só quem percebe do assunto deve mexer...digo eu...

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 07 jan 2010, 17:45

Tou a gostar deste tópico... ouço tanta história contraditória que quero chegar à verdade!

Registado: 23 out 2009, 23:37

Mensagem por sagostinho » 07 jan 2010, 23:19

Nao querendo entrar em conflito com as ideias de alguem..., devo dizer que fiquei muito satisfeito com duas alteraçoes que o meu mecanico me fez no TD6.

Eu ia meter a bomba mecanica do y60 com a cabeça da bomba do meu y61 e ficaria sim, como eu ja vi alguns, uma bomba. Mas depois de aplicar mais pressao no turbo e avançar a cabeça da minha bomba electrica ficou 110%!!!

Devo dizer que o relanti ficou inconstante mas nao me preocupa. Ainda nao medi em dyno mas vou faze-lo e postar os resultados neste post. Era bom que alguem que tivesse posto a bomba mecanica com a cabeça da electrica num td6 mostrasse um dyno tb para comparar se realmente vale a pena esse investimento ao invés do desapertar/apertar de uns parafusos no turbo e na bomba electrica.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 07 jan 2010, 23:32

era interessante sem duvida...mas aproveitar a cabeça do y61 resulta, mas melhor fica com a de 12mm e TGV....sem hipotese garantido...

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 06 fev 2007, 17:16

Mensagem por Rui Jesus » 08 jan 2010, 15:31

Bom dia pessoal e bom ano para todos.
Agora a questão que eu precisava de resposta. Apliquei no meu y61 a bomba de um Y60 (pelo menos foi o que o vendedor disse e como é membro deste forum eu acredito que seja). Acontece que agora não consigo por o conta rotações a trabalhar e como tenho visto aqui pessoal a dizer que liga ao captor de impulsos da bomba eu gostaria que me dissecem onde fica isso porque o mecâncico diz que esta bomba não o tem. Será que se pode ligar a outro sitio e ficar em condições.

Gostaria que alguém me desse uma ajuda porque preciso do carro para o dia a dia e a mulher também anda com ele de vez em quando.

Um abraço
Rui Jesus

Registado: 09 nov 2007, 22:32

Mensagem por rafael » 08 jan 2010, 16:26

boas,

olha o captor tens que o comprar ( ou entao já vinha com a bomba ). este é metido por tras da poli da bomba e então ja dapara ligar aos fios da antiga bomba para fazer a leitura. claro que não é só ligar, tem que ser alguem que entenda do assunto de electricista
no meu não foi preciso pois já existe uma alternativa mais simples. só não perguntei ao certo como é. o que te posso dizer é quem me fez, LM4.

abraço,
victor rafael

Mensagem por Rui Jesus » 08 jan 2010, 17:32

Pois é Rafael o problema é que a bomba não tem o orificio para por o captor pelo menos foi o que me disse o mecânico, agora pergunto se a bomba do y60 sempre foi igual ou existem diversos modelos, por exemplo a do 260 é igual a do y60 uma vez que o motor é basicamente o mesmo.

Abraço.
Rui

rafael Escreveu:boas,

olha o captor tens que o comprar ( ou entao já vinha com a bomba ). este é metido por tras da poli da bomba e então ja dapara ligar aos fios da antiga bomba para fazer a leitura. claro que não é só ligar, tem que ser alguem que entenda do assunto de electricista
no meu não foi preciso pois já existe uma alternativa mais simples. só não perguntei ao certo como é. o que te posso dizer é quem me fez, LM4.

abraço,
victor rafael

Mensagem por cristiano » 08 jan 2010, 19:13

Rui Jesus Escreveu:Pois é Rafael o problema é que a bomba não tem o orificio para por o captor pelo menos foi o que me disse o mecânico, agora pergunto se a bomba do y60 sempre foi igual ou existem diversos modelos, por exemplo a do 260 é igual a do y60 uma vez que o motor é basicamente o mesmo.

Abraço.
Rui

abraço,
victor rafael

a do 260 e diferente do y60

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 09 nov 2007, 22:32

Mensagem por rafael » 08 jan 2010, 20:38

boas,

perdoem a minha ignorancia mas acho que o captor não tem nada a ver com a bomba. o captor é colocado entre a tampa e a poli da bomba mas não fica em contacto,o orificio é preciso abrir para passar o cabo ( como o y61 é de bomba electrica a chapa da parte de tras nao tem o orificio ), e só se liga os fios do captor á ficha da bomba electrica. claro que têm que saber onde. na altura foi-me dito para ver qual as cores da bomba electrica onde liga a ficha para ligar igual no captor.
mas como tb disse agora já não se utiliza a captor, eu tenho bomba do y60 conta rotações a funcionar sem captor.
eu sou de famalicão, se precisarem de ver o meu carro estejam a vontade.

abraços,
victor rafael

Mensagem por Rui Jesus » 08 jan 2010, 21:48

perdoem a minha ignorancia mas acho que o captor não tem nada a ver com a bomba. o captor é colocado entre a tampa e a poli da bomba mas não fica em contacto,o orificio é preciso abrir para passar o cabo ( como o y61 é de bomba electrica a chapa da parte de tras nao tem o orificio ), e só se liga os fios do captor á ficha da bomba electrica. claro que têm que saber onde. na altura foi-me dito para ver qual as cores da bomba electrica onde liga a ficha para ligar igual no captor.
mas como tb disse agora já não se utiliza a captor, eu tenho bomba do y60 conta rotações a funcionar sem captor.
eu sou de famalicão, se precisarem de ver o meu carro estejam a vontade.

abraços,
victor rafael

Bem assim já começo a ficar mais animado. Dá para enviares umas fotos da bomba com a ligação feita, se possivel com o maior numero de pormenor possível.

Obrigado e abraço.
Rui

Mensagem por Rui Jesus » 09 jan 2010, 01:36

Já agora se puderes dizer qual é que é a outra alternativa mais simples de que falas que fazem na LM4 é que era porreiro, Eu Agradecia e de certeza que há mais pessoal a nora :stupid: :stupid: :stupid:

Mensagem por Rui Jesus » 12 jan 2010, 11:42

Então pessoal não há aqui ninguém que ponha umas fotos ou oriente uma maneira de ligar o conta rotações.

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 12 jan 2010, 13:54

Já agora... alguém tem ideia de quantos cavalos se ganhará mais ou menos com a bomba injectora mecânica e o acelerador do y60 no y61 TD6? Deve ser como os chips,não? Uns 20 ou 25 cvs... K me dizem?

Mensagem por Rui Jesus » 12 jan 2010, 17:29

Eu fiz essa modificação agora e posso adiantar que o carro fica a puchar bem melhor, fica com mais saida e pucha melhor em baixas. Em relação a velocidade maxima com pneus 33" e com a bomba elétrica custava a dar os 150Km/h e agora passa dos 160KM/h e acredito que ainda dê mais um bocado só que não insisti e nem sequer tenho interesse em andar a essa velocidade foi só para exprimentar. Não te esqueças que não chega só meter a bomba e o pedal, é conveniente afinar os injectores e se possível dar-lhes mais pressão, também modificar a bomba e dar um toque no turbo(o meu está com 1.1bar).
Agora o problema é que perdes o conta rotações e estou a espera que alguém se chegue a frente e dê uma solução para by-passar essa situação. Em relação a cavalagem só no banco de ensaios é que dá para ver mas penso que andará pelos 25-30 cavalos.

Abraço
Rui

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 29 jan 2010, 20:37

Fui hoje buscar o meu :D :D :D :unibrow: quem fez a alteração e diz que não nota nada, algo se passa, porque o meu ficou muito bom mesmo :clapp: :clapp:

Registado: 11 mai 2008, 22:56

Mensagem por sergio matias » 30 jan 2010, 00:50

o rui ve as PMs

Registado: 28 jun 2007, 10:18

Mensagem por P.A » 02 fev 2010, 17:45

Boas
Uma das soluções para ligar o conta rotações é a um diodo do alternador, tal como nos 260, mas isso é trabalho para electricistas.
Já agora uma pergunta aos companheiros que já têm bomba mecanica:
com o jipe numa subida se pararem a meio ele fica com ralentim, ou vai-se abaixo?

Mensagem por cristiano » 02 fev 2010, 18:10

P.A Escreveu:Boas
Uma das soluções para ligar o conta rotações é a um diodo do alternador, tal como nos 260, mas isso é trabalho para electricistas.
Já agora uma pergunta aos companheiros que já têm bomba mecanica:
com o jipe numa subida se pararem a meio ele fica com ralentim, ou vai-se abaixo?

boas pelo que sei com embolo de 11mm vai abaixo com o embolo de 12mm fica na mesma... :okkk:

Mensagem por P.A » 03 fev 2010, 08:56

Para o pessoal que já tem bomba mecanica:
Meteram a bomba original do Y60, ou fizeram a alteração na mesma para o embolo de 12 mm?
como ficaram as maquinas em ambas as cituações?

Pois eu tenho uma mecanica no 61 mas sofre do problema de se ir abaixo quando ao ralentim (não faço ideia se tem embolo de 9, 11 ou 12 mm), dai ter que resoçlver esta situação ou não.
Meter embolo de 12 mm está fora de questão pois pedem 800 euros, se com a bomba original (Y60) ficar certinho é mesmo essa que leva, em ultima alternativa fica como está.

Mensagem por P.A » 03 fev 2010, 08:58

:unibrow: Situações

Mensagem por Rui Jesus » 03 fev 2010, 09:50

O meu Y61 está com a bomba do y60 de origem tendo sido apenas toda revisionada e levado algumas alterações que sinceramente não sei deizer quais foram, posso apenas dizer que a cabeça é a de origem.
Não tenho qualquer problema com o relantim estando o carro parado na horizontal ou inclinado ou até com o A/C ligado, penso que o teu problema passa pelo acerto do nº de rotações que tens ao relantim, exprimenta subir ai umas 100 ou 150rpm para ver como fica. Eu dizia quanto é que o meu tem mas ainda não tenho o conta rotações a funcionar.

Espero que tenha ajudado

Rui

Mensagem por cristiano » 03 fev 2010, 12:18

Rui Jesus Escreveu:O meu Y61 está com a bomba do y60 de origem tendo sido apenas toda revisionada e levado algumas alterações que sinceramente não sei deizer quais foram, posso apenas dizer que a cabeça é a de origem.
Não tenho qualquer problema com o relantim estando o carro parado na horizontal ou inclinado ou até com o A/C ligado, penso que o teu problema passa pelo acerto do nº de rotações que tens ao relantim, exprimenta subir ai umas 100 ou 150rpm para ver como fica. Eu dizia quanto é que o meu tem mas ainda não tenho o conta rotações a funcionar.

Espero que tenha ajudado

Rui

perdeste debito visto o embolo do y61 ser de 11 mm e o do y60 de 9mm....mas ganhas-te pressao de combustivel.... :okkk:

Mensagem por cristiano » 03 fev 2010, 12:21

P.A Escreveu:Para o pessoal que já tem bomba mecanica:
Meteram a bomba original do Y60, ou fizeram a alteração na mesma para o embolo de 12 mm?
como ficaram as maquinas em ambas as cituações?

Pois eu tenho uma mecanica no 61 mas sofre do problema de se ir abaixo quando ao ralentim (não faço ideia se tem embolo de 9, 11 ou 12 mm), dai ter que resoçlver esta situação ou não.
Meter embolo de 12 mm está fora de questão pois pedem 800 euros, se com a bomba original (Y60) ficar certinho é mesmo essa que leva, em ultima alternativa fica como está.

ja tens a bomba injectora do y60?? e para te botar pistao de 12 mm nessa bomba pedem 800 €€€ consigo mais barato.... :okkk:

Mensagem por Rui Jesus » 03 fev 2010, 13:09

Não vejo necessidade de por a de 12mm uma vez que a de origem já consegue ter débito suficiente, pelo menos se puser o débito ao máximo faz bastante fumo. Agora se for para por um turbo de maior capacidade pode ou não já compensar, depende de quanto se pode gastar..... :D

Mensagem por P.A » 03 fev 2010, 14:30

Pois é Cristiano isso mesmo 800 euros
Mas manda-me MP com o preço que arranjas e onde

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes