por jorgenog » 03 jan 2010, 04:16
Boas amigo Carlos, Tenho um ZD30 longo à um ano, que já tinha 170.000 Km qd o comprei. Quando fiz o "trabalho de casa" antes de o comprar apurei que já tinha levado o 2º motor (evolução/correcção) aos 50.000 Km. Até ver não posso estar mais satisfeito com a maquina, embora se diga "alhos e bogalhos" deste motor tenho um GR que me faz consumos de 10/11l aos 100Km/h a puxar/empurrar 33x12.5 e tem um binario invejavél.
Caso pense em investir num 3.0 DI deixo-lhe alguns conselhos para antes e depois da compra:
Antes:
Historial do Jipe, principalmente se for dos do ano 2000 se já levou o 2º motor, de todos os proprietarios com quem falei (e não foram poucos) todos eles já tinham partido pelo menos um motor, excepto um que curiosamente já contava com 150.000 Km e até ver nada, talvez por ser cx. autom., quem sabe...
Caixa de Veloc. (se manual) ver folgas e barunhos pois o veio primario das primeiras cx. tinham o passo de estria do carreto da 5ª muito curto o que leva trancar/partir a cx.
Ver se o Jipe desenvolve bem em todas as velocidades principalmente 4ª e 5ª acima das 3000 RPM, pois este menino tambem sofre de um mal crónico chamado MAF, que se não for detectado pode levar ao colapso do motor, isto acontece qd o Jipe não perde potencia e nós pensamos que está tudo bem e no entanto temos a Bomb. Injectora a debitar gasoleo em excesso o que leva a perfuração dos pistons por aquecimento excessivo.
Depois
Tapar EGR, remover catalizador, instalar manometro de pressão de turbo, pressão de oleo, temp. de oleo, e o mais importante man. de EGT
Lavar o circuito de rifregeração e ver estado do radiador
Verificar se o radiador do intercooler não tem fugas, é muito frequente neste Jipe.
Espero ter ajudado e como disse em cima é um excelente jipe, mas requer algumas cautelas.
Cumps.
Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER