Montagem de OME em Y61

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 08 set 2008, 12:37

Montagem de OME em Y61

Mensagem por jorgenog » 08 dez 2009, 04:25

Boas a todos, não sei se este assunto já aqui foi falado, mas parece-me que não pois não encontrei nada relacionado.

- Estou para montar o kit mais 2" da OME no GR, acontece que quer no par da frente quer no par de trás uma das molas é 1 cm maior (ou mais pequena) que a outra, como montar??, à quem diga que são do lado do condutor, à quem diga que são cruzadas para dar equilibrio :confused: , ...

já alguem fez a montagem em "casa" que se tivesse apercebido desta situação? ou na oficina tivesse sido comentado?.

Caso possam ajudar agradecia pois tenho receio de comprometer a segurança com uma má montagem e o GR ficar desiquilibrado ou instavel.

cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 31 mai 2007, 19:51

Re: Montagem de OME em Y61

Mensagem por psikboy » 14 dez 2009, 19:48

Opa eu ja fiz essa montagem num Y61 mas so as de tras trazia uma maior que outra as da frente eram iguais e era o kit de +7.5cm e opa meti no lado direito e para ja nao vi ocarro desiquilibrado

Mensagem por jorgenog » 15 dez 2009, 02:19

Boas, agradeço a dica, no meu caso é o kit +5 cm, molas com carga STD atras e Medium Duty a frente por causa do guincho. Ambas eram 1 cm mais altas quer as de tras quer as da frente, acabei por montar as mais altas do lado esquerdo e "voilá" estava-se mesmo a ver, resultado final, GR em plano direito com +1 cm desse lado :confused: :angry: .
Agora estou na duvida se devo mexer (cruzar-las) ou não.

Mais ninguem se aprecebeu desta situação??

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 22 out 2006, 21:39

Mensagem por Vasco Pinto » 27 dez 2009, 16:38

jorgenog Escreveu:Boas, agradeço a dica, no meu caso é o kit +5 cm, molas com carga STD atras e Medium Duty a frente por causa do guincho. Ambas eram 1 cm mais altas quer as de tras quer as da frente, acabei por montar as mais altas do lado esquerdo e "voilá" estava-se mesmo a ver, resultado final, GR em plano direito com +1 cm desse lado :confused: :angry: .

Cumps.

Jorge Nogueira.

Amigo jorge, um pequeno á parte... acho que deves de trocar realmente as molas de uma lado para o outro e penso que terás o problema resolvido, digo isto porque ontem mesmo fui á inspeção com o meu jipe consoante está e no teste de amortecedores verifiquei uma coisa... eles medem o peso que está sobre cada roda e o que verifiquei é que de um lado para o outro principalmente á frente havia uma diferença de quase 75kg´s com um ocupante no lugar do volante para o lado contrario, ou seja... esse dito cm na mola pode ser o suficiente para equilibrar o carro!!

Abraço

VP
Rapiteste Rotações

Mensagem por jorgenog » 28 dez 2009, 18:51

Vasco Pinto Escreveu:
jorgenog Escreveu:Boas, agradeço a dica, no meu caso é o kit +5 cm, molas com carga STD atras e Medium Duty a frente por causa do guincho. Ambas eram 1 cm mais altas quer as de tras quer as da frente, acabei por montar as mais altas do lado esquerdo e "voilá" estava-se mesmo a ver, resultado final, GR em plano direito com +1 cm desse lado :confused: :angry: .

Cumps.

Jorge Nogueira.

Amigo jorge, um pequeno á parte... acho que deves de trocar realmente as molas de uma lado para o outro e penso que terás o problema resolvido, digo isto porque ontem mesmo fui á inspeção com o meu jipe consoante está e no teste de amortecedores verifiquei uma coisa... eles medem o peso que está sobre cada roda e o que verifiquei é que de um lado para o outro principalmente á frente havia uma diferença de quase 75kg´s com um ocupante no lugar do volante para o lado contrario, ou seja... esse dito cm na mola pode ser o suficiente para equilibrar o carro!!

Abraço

VP

Boas Vasco, quer então dizer que os eixos no lado do pendura, mesmo com o condutor sentado, soportam mais peso?? Penso que foi isso que quis dizer certo?? Agradecia confirmação.

Já agora li algures que vende "Rapid" agradecia que me envia-se por MP valores para Y61 3.0 DI longo ano 2000, e qual a sua opinião/experiencias/ensaios sobre essas Boxes.

Cumps. e BOM 2010.

Jorge Nogueira.

Registado: 22 out 2006, 21:39

Mensagem por Vasco Pinto » 29 dez 2009, 10:42

Amigo efectivamente se o meu raciocionio estiver correcto é essa mesma a situação e a solução passa por trocar as molas. Em minha opinião será disso ou caso não solucione o defeito estará nas molas e convém trocar. Este tema é sempre confuso porque á quem diga que são mais altas por causa dos jipes com volante á esquerda, á quem diga que é por causa do peso do condutor e que depois estabiliza o que é disparate em minha opinião ainda há quem diga que não está desiquilibrado e o pessoal a ver a olho nu e á aqueles que ficam bem á 1a!!! :D :D :D :D [:p]

Quanto as centralinas já vai MP.

grand abraço
VP
Rapiteste Rotações

Registado: 06 fev 2007, 17:16

Mensagem por Rui Jesus » 06 jan 2010, 22:52

Bom ano a todos,

Estava a dar aqui uma volta e fiquei curioso com este tema e lembrei-me de uma coisa que até pode ser a causa. Existe duas medidas para as molas OME para aplicar nos GR. Existem as de 4cm e as de 5cm sendo que as primeiras são para a versão de três portas e as de 5 para a versão de 5 portas. Penso que a diferença deve-se com a possíbilidade de aumentar a altura ao chão sem ter que alterar mais nada e manter as caracteristicas do carro.
Logo penso que uma possíbilidade para a solução do teu problema seja que tenhas 3 molas para o curto e uma para o longo.

Espero que tenha ajudado,

Um abraço
Rui Jesus

Mensagem por jorgenog » 08 jan 2010, 18:03

Rui Jesus Escreveu:Bom ano a todos,

Estava a dar aqui uma volta e fiquei curioso com este tema e lembrei-me de uma coisa que até pode ser a causa. Existe duas medidas para as molas OME para aplicar nos GR. Existem as de 4cm e as de 5cm sendo que as primeiras são para a versão de três portas e as de 5 para a versão de 5 portas. Penso que a diferença deve-se com a possíbilidade de aumentar a altura ao chão sem ter que alterar mais nada e manter as caracteristicas do carro.
Logo penso que uma possíbilidade para a solução do teu problema seja que tenhas 3 molas para o curto e uma para o longo.

Espero que tenha ajudado,

Um abraço
Rui Jesus

Boas Rui e um bom ano para ti tambem, agradeço desde já a disponibilidade e a ajuda é sempre bem vinda, mas em relação ao que escreves não se aplica no meu caso, pois antes de encomendar fiz pesquisa no google das fichas técnicas da OME e eu proprio retirei as referencias para o meu Jipe, pedi tambem apoio a quem mas vendeu e ambos constactamos que o "trabalho de casa" que fiz no google bateu certinho, parace-me mais provavel o que foi dito pelo Vasco (topico acima) quando diz que o GR Y61 tem mais peso no lado direito mesmo com o condutor sentado, o que faz todo o sentido pois um dos pontos de referencia para a montagem das OME era "- montar as molas mais altas do lado do condutor", mas acontece que na Australia eles conduzem à direita como na Inglaterra logo o problema pode ser esse. Quando for altura da proxima Inspecção Periodica vou tomar em atenção ao peso de cada lado e de cada eixo para depois meter mãos à obra se necessario.

Cumps. a todos e obrigado uma vez mais pelo apoio.

Jorge Nogueira.

Registado: 16 mar 2010, 21:04

Mensagem por petrovit » 16 mar 2010, 21:19

boas, sou novo nestas coisas e gostaria de saber se alguem pode ajudar, é o seguinte:
tenho um GR y61 3.0 longo, estou para montar molas e amortecedores com mais 10 cm, mas não sei se tenho que alterar mais alguma coisa. se puderem ajudar agradeço.

abraços
H. Melo

Mergulho vs 4x4...qual o melhor??????

Registado: 06 fev 2007, 17:16

Mensagem por Rui Jesus » 16 mar 2010, 23:46

petrovit Escreveu:boas, sou novo nestas coisas e gostaria de saber se alguem pode ajudar, é o seguinte:
tenho um GR y61 3.0 longo, estou para montar molas e amortecedores com mais 10 cm, mas não sei se tenho que alterar mais alguma coisa. se puderem ajudar agradeço.

abraços

Ainda não fiz essa alteração mas a partida tens de por barras Panhard com afinação, rebaixamento da caixa e corrector do Caster. Possívelmente tens que mecher também nos tubos de travão e respiros.
Mas se houver alguém que já tenha feito a alteração que se chegue a frente.

Abraço
Rui

Registado: 16 mar 2010, 21:04

Mensagem por petrovit » 17 mar 2010, 00:06

obrigado, se alguem puder ajudar ou acrescentar algo mais agradeço.

abraços
H. Melo

Mergulho vs 4x4...qual o melhor??????

Registado: 12 dez 2008, 15:10

Mensagem por HPedro » 27 mar 2010, 14:47

Boas,

Relativamente às molas serem maiores devem-se montar cruzadas, à frente a maior do lado do condutor, atraz do lado do pendura, isto para equilibrar por um lado o peso do condutor e o pneu subselente [wink]

Mensagem por jorgenog » 29 mar 2010, 01:30

HPedro Escreveu:Boas,

Relativamente às molas serem maiores devem-se montar cruzadas, à frente a maior do lado do condutor, atraz do lado do pendura, isto para equilibrar por um lado o peso do condutor e o pneu subselente [wink]

Boas, agradeço a dica, mas tenho duvidas em relação a essa teoria, pois se o condutor for daqueles de 150 Kg ...[bigsmile] . depois de analisar as tabelas da OME, conclui que as maiores são defacto de um só lado, agora resta-me saber qual. Em junho vou ao IPO e vou tomar atenção ao peso de cada lado de cada eixo e ai teiro as teimas.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 08 abr 2010, 22:00

Eu montei as molas OME e as molas da frente são as duas iguais e as de trás tambem, quero com isto dizer que não teêm posição de montagem é aliatorio, eu já as montei e o Gr está direitinho.

O que se pode comprar é as de frente mais reforçadas para +50 kg ou +75Kg, para compensar o peso do Guincho.

E podes escolher se queres médias ou duras.

Abraço
MiguelGomes

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 09 jun 2010, 11:23

Estou para montar umas molas dessas e quanto a essa questão disseram-me que as maiores são para ser colocadas do lado direito por causa do torque do motor.
Devagar devagarinho, parado!

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 09 jun 2010, 11:50

Mas as minha molas eram exactamente iguais, e tenho a certeza do que estou a dizer, porque fui eu que as montei, e não existe qualquer difrença.

Eu já tinha lido este topico e fiquei com essa duvida, mas quando as molas chegaram fui medilas e nada exactamente iguais.

Sei que outras marcas as molas têm posição mas quando isso acontece, estão marcadas, a malta não advinha.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 13 jul 2010, 17:21

A frente mola mais alta lado condutor, atraz mola mais alta lado direito...

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes