Conforto do Y61 comparado com o Y60... vem de onde?

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Conforto do Y61 comparado com o Y60... vem de onde?

Mensagem por Raul Costa » 30 out 2009, 11:36

Eduardo Escreveu:Boas

O Y61 do video tá fixe, quanto ao resto n vou comentar, excepto num ponto...toda a gente diz que o y61 é mais confortavél, ora, como acho que o sistema de suspenção é exactamente igual (tirando as estabilizadoras) de onde vem essa fantastica melhoria em conforto?? será dos bancos?? ou será "do barulho das luzes" :confused: :thumbsup:

Num outro tópico vi esta questão mas nunca foi respondida, a verdade é que na semana passada fui experimentar um y61 e fiquei estupefacto com o conforto do carro.

Apesar de na altura estar ainda muito mole, os buracos para ele era... buraquitos e para o meu Y60 eram "buracões".

A que se deve tal diferença se supostamente a suspensão é igual... ou não é????

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Conforto do Y61 comparado com o Y60... vem de onde?

Mensagem por cristiano » 30 out 2009, 12:15

suspensao de certeza, pressao pneus, e alguma insonorizaçao extra.....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 30 out 2009, 12:19

suspensoes mais duras menos conforto...

Re: EFS, ALGUEM CONHECE??
por Raul Costa em Sábado Mar 14, 2009 4:33 pm

Substitui uns OME pelos EFS e gosto mais, mas é tudo uma questão de gosto claro.

Para mim acho os OME muito moles, dá algum conforto isso dá, com os EFS o carro fica mais rijo, não adorna tanto e para uma condução mais "atrevida" parece-me bastante melhor, aliás, encosta os Bilstein a um canto
.
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 30 out 2009, 12:27

Nem quando tinha os OME o carro era assim, a diferença é mesmo muita, não se sente os buracos nem na direcção nem no próprio comportamento do carro, não quer dizer que seja uma mais valia, mas a verdade é que aquilo tem um poder de absorção fora do vulgar.

Registado: 14 out 2008, 19:42

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 30 out 2009, 17:45

Boas.
De facto noto isso no meu...é mesmo muito confortavel, mais até que o meu A3 e comparando então com o BJ73 que tinha ui ui, mas não tem aquile feeling de jipe se é que me faço entender... :unibrow:
Atenção que nao quer dizer que nao gosto, muito pelo contrário!
Quanto á comparação com o y60, atenção que só os modelos do y60 de 97 é que sao iguais aos td6 em termos de braços e suspenção, pelo menos foi o que o mecanico me disse :rolleyes:
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 30 out 2009, 21:01

Ora viva companheiros..

Para quem não me conheçe.. [:p]

..o meu penúltimo jipe, foi um Y61de 98 durante 4 anos. Actualmente tenho à 2 anos um Y60 de 96.

É verdade.. o Y61 é MUITO mais confortavel!!! ...mas tem MUITO mais inconvenientes.. [wink]

Montei no Y61 a mesmissíma suspenção que tenho agora no Y60. OME reforçada frente e trás...e.. o conforto de um não tem NADA a ver com outro. A carroçaria faz toda a diferença aliado também à insonorização!

E amortecedores EFS.. não se metam nisso. :flush: Uma prova carga máxima de navegação, passado umas horas.. ou páras um bocado, ou os EFS deixam de fazer o seu propósito. Experiência própria Sahara Aventura.

..do barato..OME ainda é o melhor. ProComp muito mole. :thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 31 out 2009, 01:35

A carroçaria faz toda a diferença aliado também à insonorização!

pois é .. nao é só a suspençao k faz 1 carro confortavel...passa por mtos pontos msm entre eles os referedos em cima pelo tiago..

alias o k s ker dizer com confortavel???

mas afinal praticamos o k?? todo-o-terreno ...... tudo bem k niguem gosta d chegar a casa com as costa a doer ,mas...
conforto? eu consigo isso com as molas d carroça.... [:p]

abraço..

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 31 out 2009, 21:16

Não é só os amortecedores que contam, se forem ver as referências os amortecedores são iguais por fora mas com referências diferentes, assim como as molas, e estas são muito importantes também para o conforto.
Se quiserem comprar por exemplo molas OME as referências são totalmente diferentes, inclusive do curto para o longo também mudam.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 01 nov 2009, 16:38

Tudo derivado a composição de materiais interiores, insonorização e peso do conjunto total... :nod:

Registado: 22 fev 2008, 13:02

Mensagem por nicmo » 04 nov 2009, 20:01

a insonorização deve ter um peso psicologico muito grande tambem, levando a crer que a transposição de buracos pareça mais dificil.

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 06 nov 2009, 14:02

Amigo Raúl, não posso ajudar muito por ser um leigo, mas partilho na mesma o meu bitaite, ok?

Já andaste nalgum GR de origem? Sem estar alterado em nada? É muito mais confortável do que os alterados, mesmo que a alteração seja apenas pôr um conjunto de amortecedores/molas melhores, mas com mais altura. Penso que basta subires a altura para poder comprometer o conforto, com maior adorno da carroçaria, etc. Ambos os meus GRs vieram para as minhas mãos de origem e eram muito mais confortáveis na altura mesmo com os amortecedores de origem com bastante idade e uso.

Os EFS devem ser mesmo duros, se achas os OME moles... Mole é Pro-Comp. E com Pro-Comp fica mais confortável, mas para mim, no mato têm que ser durinhos qb. Ou seja os EFS não devem ser muito confortáveis.

Para além disso há provavelmente a questão mais importante de todas: as molas...
O meu GR de Portugal tem umas molas +5 da OME das mais duras. O resto da altura é ganho com body-lift e tacos. Esquece o conforto.
O de Angola tem umas Mabilsa + 10 mais moles e que jogam mais... O jipe fica muito mais molinho e confortável, mas menos estável quanto a mim e com menos facilidade de se controlar...

O Y61 é também mais pesado, logo menos saltitão. É mais largo e se está de origem, deve ter um centro de gravidade mais baixo em relação ao teu Y60.

Talvez igualmente importante seja a questão dos pneus, mas isso é por demais óbvio que nem me vou alongar. :thumbsup:

A única maneira de se comparar é juntar os dois de origem, ou dois com a mesmíssima preparação em termos de suspensão e pneus, se é que é possível tal coisa.
[wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante