Amigo Raúl, não posso ajudar muito por ser um leigo, mas partilho na mesma o meu bitaite, ok?
Já andaste nalgum GR de origem? Sem estar alterado em nada? É muito mais confortável do que os alterados, mesmo que a alteração seja apenas pôr um conjunto de amortecedores/molas melhores, mas com mais altura. Penso que basta subires a altura para poder comprometer o conforto, com maior adorno da carroçaria, etc. Ambos os meus GRs vieram para as minhas mãos de origem e eram muito mais confortáveis na altura mesmo com os amortecedores de origem com bastante idade e uso.
Os EFS devem ser mesmo duros, se achas os OME moles... Mole é Pro-Comp. E com Pro-Comp fica mais confortável, mas para mim, no mato têm que ser durinhos qb. Ou seja os EFS não devem ser muito confortáveis.
Para além disso há provavelmente a questão mais importante de todas: as molas...
O meu GR de Portugal tem umas molas +5 da OME das mais duras. O resto da altura é ganho com body-lift e tacos. Esquece o conforto.
O de Angola tem umas Mabilsa + 10 mais moles e que jogam mais... O jipe fica muito mais molinho e confortável, mas menos estável quanto a mim e com menos facilidade de se controlar...
O Y61 é também mais pesado, logo menos saltitão. É mais largo e se está de origem, deve ter um centro de gravidade mais baixo em relação ao teu Y60.
Talvez igualmente importante seja a questão dos pneus, mas isso é por demais óbvio que nem me vou alongar.
A única maneira de se comparar é juntar os dois de origem, ou dois com a mesmíssima preparação em termos de suspensão e pneus, se é que é possível tal coisa.