O RD28T do Y60 tem uma bomba injectora mecânica, com débito de gasóleo enviado aos injectores por efeito da pressão do turbo e com válvula de segurança de descarga para as pressões exageradas.
Ora no RD28Ti do Y61 a bomba injectora é controlada electronicamente, mas sem efeito da pressão do turbo, sem qq tipo de sensor da pressão do turbo e sem válvula de descarga de segurança.
Então como controla o excesso de pressão do turbo se existir ?
Penso que o faz de modo indirecto comparando os valores lidos de outros sensores tais como temperatura do liquido refrigerante, temperatura do ar na admissão, MAF, ... e comparando com os valores que tem em memoria, faz a gestão da "segurança" .
Bom e dizem vocês qual o interesse deste texto ?
É que no caso de optarem por meterem um kit de potência (centralina adicional) convém que esta faça a leitura da pressão do turbo (normalmente no colector de admissão) para melhor gestão do débito de gasóleo.
Alguns kits não medem os valores da pressão e baseiam-se apenas nas informações que a centralina de origem recebe, nomeadamente nos valores da MAF, pelo que existem em alguns momentos uma fumarada (gasóleo a mais/ar a menos) devido à diferença entre o caudal de ar medido e à pressão a que deveria corresponder e que por vezes não corresponde.
A DimSport tem um kit (Rapid) com um tubinho que vai ler directamente a pressão do turbo à admissão e corrige o débito de gasóleo assim sem interferir na centralina de origem. Já outras dão valores errados à centralina de origem dos valores da MAF para que esta aumente ao debito de gasóleo ou lêem os valores de origem da MAF e alteram o débito de gasóleo à posteriori, mas com umas fumaradas exageradas pelas razões atrás já explicadas.
Eh pá não pensem que sou agente da Rapid. Outras que meçam a pressão do turbo tb serão eficientes. Penso até que no 3.0Di, qq kit funcione bem, por este já ler de origem o valor da pressão do turbo.
Que pensam acerca disto ? Se estiver a dizer alguma asneira façam o favor de me corrigir.
Já agora alguém sabe se tem a centralina versão 1.1 de origem da Nissan com correcção do problema do binário a baixos regimes para o RD28Ti ?