Circuito de travões 260-Posição dos o'rings

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Circuito de travões 260-Posição dos o'rings

Mensagem por Coyotte » 12 set 2009, 22:30

Boas!

Tenho um problema no travão e agradecia a ajuda de alguém que possa saber identifica-lo. :rolleyes:

Causa: Desmontou-se um tubo rígido do circuto de travão na roda traseira do lado do condutor para uma intervenção não relacionada. Montou-se tudo outra vez.

Problema: O travão só actua depois de injectar 2 ou três vezes seguidas.

Tentativas de resolução:
1-"sangramento" de todo o circuito. Sem resposta.
2-Troca de "vedantes" na bomba de travão. Quase não se notou a diferença, embora tenha melhorado muito ligeiramente.
3-Tamponou-se as saídas da bomba. Resposta ok. Não era da bomba.
4a- Tamponou-se a saída da bomba para as rodas traseiras. Resposta ok
4b-Tamponou-se a saída da bomba para as rodas dianteiras. Sem resposta.
5- Eliminou-se o compensador fazendo uma ligação directa, ficando um tubo rígido sem acção (penso que será algum tipo de retorno) Sem resposta.
6- Tamponou-se a roda traseira do lado do passageiro. Resposta ok.
7- Tamponou-se a roda traseira do lado do condutor. Sem resposta.

Depois disto tudo, diagnosticou-se que o problema está na roda traseira do lado do pendura. O tubo rígido está ok, o bombito ok, as maxilas ok, enfim, não se entende onde está a causa, mesmo que delimitada neste momento. o "sangrador" está ok e o DOT4 chega lá sem problemas, com uma pressão idêntica à da roda oposta.

O que poderá ser? :eek: :rolleyes: :rolleyes:

Agradecia alguma ajuda para esta situação.

Já agora se alguém me puder confirmar que o tubo rígido (que sai do compensador e que vai para a frente, ligando ao repartidor de travagen que está perto da bateria mas em baixo) é apenas um retorno de dot4 ou outra coisa qualquer, agradecia.

CumprimenTTos,

Ricardo
Editado pela última vez por Coyotte em 19 set 2009, 18:35, num total de 1 vez.

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Re: Circuito de travões 260

Mensagem por father » 13 set 2009, 13:05

iso e um prolema de juntas

junta tudo manda pro loxo e compra um land rover que deixas de ter problemas de travoes

começas a partir e o carro todo mas iso sao promenores lolololol

isso e ar numa das pinças deve tar montada ao contrario e o ar nao sai

Mensagem por father » 13 set 2009, 13:07

agora a serio troca o dot4 e mete dot 3 pode ser disso senao e ar no sistema que nao saiu

Mensagem por Coyotte » 13 set 2009, 14:04

father Escreveu:iso e um prolema de juntas

junta tudo manda pro loxo e compra um land rover que deixas de ter problemas de travoes

começas a partir e o carro todo mas iso sao promenores lolololol

isso e ar numa das pinças deve tar montada ao contrario e o ar nao sai

Boas father!

Se tenho problema de juntas, emto-lhe silicone 300 e resolvo a coisa. [clap]

Se num Land não terei problemas de travões, lá isso é verdade. Aquilo parte a tal ritmo que depois não sobra nada para travar [:p] [}:)] [}:)] [}:)]

O sistema foi sangrado, primeiro conforme manda o manual de serviço :leiam: e depois por tentativas, até isolar o problema. Essa das pinças nem sabia que davam para meter ao contrário; de qualquer forma não foram tiradas fora.

father Escreveu:agora a serio troca o dot4 e mete dot 3 pode ser disso senao e ar no sistema que nao saiu

O sistema aceita o DOT4. Na altura de fabrico é que recomendava DOT3 mas a evolução deu no que deu [bigsmile]

Ar no circuíto está fora de questão. Já foram efectuados todos os testes :nod:

Para a semana vou levar a máquina ao Carlos e ver o que se passa. Como se não bastasse, agora e depois de ter ido ao monte hoje de manhã, tenho o lado de dentro das rodas de trás todas cheias de óleo; ainda não consegui perceber se é DOT4 ou se ATF dos vedantes junto às maxilas...

Enfim, está tudo a correr mal.
:grrr: :grrr: :grrr:

Ainda da volta hoje de manhã, um amigo partiu um semi-eixo do Land, num obstáculo mínimo.

Como não há duas sem três, ainda espero mais uma desgraça... :rolleyes:

[bigsmile] [bigsmile]

Abraço,

Ricardo

Mensagem por father » 13 set 2009, 14:13

:)

epa ve o bombibo se nao tem defeito ou seja nao fica cheio.

faz uma coisa mete um gajo a injetar la dentro. quando o pedal nao der para ir mais para baixo ele fica a fazer força la em cima e tu vens ca a traz e abres o sangrador do bombito.

ou entao desmonta as cinta ele que entre la para dentro e tu ficas ca de fora a ver se o bombito abre ou fecha

Mensagem por Coyotte » 13 set 2009, 15:11

Boas father!

Isso já foi feito. O bombito funciona bem, o circuto foi várias vezes sangrado (incluindo o compensador) e não se detecta o problema. Por outro lado, em ambas as rodas de trás continua a escorrer óleo do lado de dentro das rodas que agora que fui ver novamente, penso que seja ATF do diferencial. Com este dado já estou a pensar numa hipótese que é:

o travão funcionava bem antes desta intervenção, logo...

Ao montar os semi-eixos de trás, os vedantes que lá têm e as juntas do lado das maxilas estão a deixar passar o fluído que escorre para fora (do lado de dentro das rodas) e caso as juntas também estejam danificadas, pode algum passar para dentro do tambor. Agora não tenho maneira de tirar fora mas Segunta com jeitinho já vejo isso.

Depois coloco aqui a/s causa/s do problema.

Uma coisa que já agora aproveito para te perguntar é se sabes se esta folga é normal; vê por favor este tópico.

viewtopic.php?f=33&t=16546

Abraço e obrigado :okkk:

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 13 set 2009, 15:52

Boas!

A bomba do travão...

Imagem

Imagem

Imagem

O compensador eliminado e o travão da roda direita eliminado...

Imagem

O fluído que escorre , mas que penso ser ATF, que no entanto pode alterar a acção do travão...
Penso que DOT4 não é pois o reservatório continua cheio.

uma roda...

Imagem

e a outra...

Imagem

Ajuda precisa-se :leiam: :sabe:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 11 mai 2008, 22:56

Mensagem por sergio matias » 13 set 2009, 23:40

companheiro nao desanimes

mas estou a ver que nao tens 1 problema no carro :sabe: :sabe: :sabe: :sabe: :sabe:

tens é 1 carro num grande problema :leiam: :leiam: :leiam: :leiam: :leiam:

ele temperatura
ele travoes

mau

se calhar tambem a peça que esta entre o banco e o volante [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Mensagem por Coyotte » 13 set 2009, 23:52

sergio matias Escreveu:companheiro nao desanimes

mas estou a ver que nao tens 1 problema no carro :sabe: :sabe: :sabe: :sabe: :sabe:

tens é 1 carro num grande problema :leiam: :leiam: :leiam: :leiam: :leiam:

ele temperatura
ele travoes

mau

se calhar tambem a peça que esta entre o banco e o volante [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

O teu "post" realmente diz tudo sobre nada.

Não tenho um carro mas sim um jipe.

as "peças" são diferentes...

Registado: 29 dez 2008, 22:16

Mensagem por Joaquim Cardoso » 18 set 2009, 23:10

Então ja resolveste o problema.
Joaquimcar

Mensagem por Coyotte » 18 set 2009, 23:37

Joaquim Cardoso Escreveu:Então ja resolveste o problema.

Boas!
Ainda não. Conseguiu-se isolar o problema à roda direira desde o repartidor que tem na ponte; colocou-se lá um taco/tampão.

Hoje tirou-se o tubo rígido, bombito, que tinha já muito lixo dentro e só expandia para um dos lados.

Verificou-se as maxilas, tambor e tudo relacionado.

Meteu-se ao sítio e está quase na mesma. Foi bem sangrado.

Trava, lá isso trava mas é com o pedal lá no fundo. Se o apertar 2 vezes seguidas ele fica a travar cá em cima (como é o normal dele). Agora se apertar uma vez, deixar passar 10 segundos e apertar outra vez, trava sempre com o pedal lá no fundo, quase a encostar em baixo.

Amanhã vão-se fazer mais uns testes a ver no que dá.

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 19 set 2009, 18:34

Boas!

Alguém me sabe dizer qual a posição dos o'rings (vedantes) dentro da bomba de travões?

Tem dois pistões lá dentro, o primário virado para o servo-freio e o secundário, virado para a frente do jipe.

ora esses o'rings tem uma posicão própria para que possam trabalhar. Na face de cada o'ring, uma ponta é mais alta que a outra. Precisava saber qual fica virado para qual, ou se é tudo para o mesmo lado.

Um esquema seria o ideal mas à falta disso, agradecia informações.

A minha urgência é que amanhã de manhã queria ir para o monTTe e ainda ando às voltas com isto.

Obrigado.

CumprimenTTos,

Ricardo

Re: Circuito de travões 260-Posição dos o'rings

Mensagem por Coyotte » 26 set 2009, 19:35

Ok, problema resolvido.

Levou bomba central de travões nova e eliminou-se o compensador.

A bomba antiga tinha um aro (cavado) de quase 1mm. Meteu-se vedantes novos e com meia duzia de travagens voltou ao mesmo, ou seja, parecia que os vedantes tinham sido ferrados :eek: [bigsmile]

Rectificar 1mm era tarefa para largas horas e ainda teria que arranjar vedantes para a nova medida. Encamisar estava fora de questão devido à perda de capacidade da bomba.

O compensador não estava a funcionar nos conformes impedindo ó óleo de chegar aos bombitos de trás. Fora com ele [bigsmile]

A coisa ainda está a acamar mas como o meu atrás ainda é de maxilas e tambor, travará sempre mais à frente, impedindo-me de atravessadelas menos desejadas... [}:)] digo eu... :rolleyes:

A ver se a coisa ficou 100% depois de rodar alguns Km's. :leiam:

De frisar que a bomba ainda era a de origem e já contava com mais de 400mkm's. :leiam:

CumprimenTTos e obrigado pela ajuda.

Ricardo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes