Cubos manuais 260 turbo

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Cubos manuais 260 turbo

Mensagem por CrazzyMax » 06 ago 2009, 21:03

Boas, tenho um eixo de um 260 turbo, que um dos cubos, o selector roda livre, nao engata, ainda nao desmontei, ja alguem reparou um cubo manual destes?
O funcionamento é diferente dos AVM nao é?
Vpeliculas , Instalação de peliculas homologadas para automóveis e residencias
Orçamentos e marcações para tlm 91 427 01 56
Mail : sacavem@valdemarpeliculas.pt
http://vpeliculassjt.blogspot.com/

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Re: Cubos manuais 260 turbo

Mensagem por CrazzyMax » 12 ago 2009, 22:15

Up
Vpeliculas , Instalação de peliculas homologadas para automóveis e residencias
Orçamentos e marcações para tlm 91 427 01 56
Mail : sacavem@valdemarpeliculas.pt
http://vpeliculassjt.blogspot.com/

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 31 ago 2009, 11:14

Boas amigo!

Tens que tirar fora e ver. Nem precisa sair a jante, basta desapertar aqueles 6 parafusos de umbrak.

No cubo propriamente dito, dá para lhe dar mais alguma força e inclusivamente alterar a relação. Se afinando de forma X, o que liga o cubo ao resto da transmissão pode entrar na totalidade ou só o que pretenderes. Aqui não vejo grande interesse em mexer, visto que ele deve entrar até ao próprio limite, mas em todo o caso e como já desmontei um, fica o feedback.

Se vires que o cubo está janado, tens ai malTTa que os vende a bom preço, tipo o pepo29 ou o father.

Mas é conforme te disse, vais ter que tirar para ver...

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 21 set 2009, 22:24

Mensagem por PIPELINE » 03 mai 2010, 21:35

Boas pessoal!

Antes de mais, lamento estar a desenterrar este tópico mas ando aqui a criar cabelos brancos se calhar com uma coisa tola...

Tenho um cubo do Troll lixado e queria desmontar aquilo para ver que raio se passa.

O problema é que não consigo descubrir como sacar a engrenagem de dentro do cubo propriamente dito para aceder á parte do selector do LOCK ou FREE! :stupid:

Desconfio que tenha que sacar aqueles 5 ou 6 pernos laterais para depois poder rodar a engrenagem até a desengatar mas... não tenho a certeza! Se assim for, como é que saco o raio dos pernes?

Alguém tem alguma luz sobre o assunto? Coyote?

Um abraço e obrigado de antemão!

Paulo
Face your fears, live your dreams!!!

Mensagem por Coyotte » 03 mai 2010, 22:21

Boas!

Amigo, isso sai assim mesmo.

Do lado de dentro do cubo tens que meter uma chave de fenda (fininha) ir rodando e puxando. Isso sai mesmo assim.

É extremamente simples, explicar por escrito é que fica complicado.

Não tens que desapertar nada. Limpa bem a massa do cubo e tenta soltar a parte de dentro com um "jeitinho".

Abraço,

Ricardo

Mensagem por PIPELINE » 03 mai 2010, 22:25

Agora é que me entalaste... lol

Tou parvo!

Acho que vou perder uma noite de roda do cubo depois de ler isso! ehehehe

Quanto referes meter uma chave de fendas fininha, está a falar em que zona propriamente? Entre o Selector de LOCK/FREE e a chapinha redonda que gira á sua volta? :ups:

Obrigado pela ajuda e paciencia Ricardo!

Abraço

Paulo

Mensagem por Coyotte » 03 mai 2010, 23:12

Boas Pipeline!

Eu já desmontei isso há bastante tempo. A chave de fenda (ou algo similar pois é apenas para soltar o material) entra do lado de dentro do cubo (onde leva a massa).

No interior tem uma mola que é o que faz a pressão para que quando rodas o cubo este engrene sem dificuldade.

Se não fosse essa mola, quando rodasses o cubo para engrenar, as estrias teriam que estar alinhadas, o que seria uma grande dor de cabeça.

Conforme te disse, não tens que desapertar nenhum parafuso, é uma questão de jeito.

Abraço e boa sorte.

Ricardo

Mensagem por PIPELINE » 03 mai 2010, 23:16

Ok Ricardo, vou ver o que se faz com isto amanhã então!!!

Caso contrario não durmo esta noite! ehehe [bigsmile]

Obrigado pela ajuda! :okkk:

Abraço

Paulo

Mensagem por Coyotte » 03 mai 2010, 23:27

Ok Paulo!

Se amanhã ainda tiveres dificuldade avisa a ver se se consegue explicar de outra forma.

Abraço,

Ricardo

Mensagem por PIPELINE » 04 mai 2010, 11:53

Viva!!!

Eh pá, ontem acabei por andar a fuçar naquilo e o mais logico que me pareceu foi levantar aquelas chavetas que ficam trancadas entre os dentes do carreto e rodar aquela treta... ainda começei mas com medo de fazer asneira deixei para hoje (para quem realmente percebe do assunto! LOL)!

Já fui á garagem de um amigo e foi exactamente o que ele fez! Levantou-se as chavetas, rodou-se a peça que engata no selector de LOCK/FREE e aquela treta saiu toda! Aquela treta roda no sentido contrario ao normal... ao invés de desenroscar para tirar, é no sentido de enroscar que saí!

Para montar, tem que se endireitar as chavetas (se formos reutilizar aquele carreto), limpar o mecanismo todo e tirar mesmo os 5 ou 6 pernes laterais, caso contrário aquela treta fica sempre a 4mm ou 5mm da posição onde devia estar e ao colocarmos em LOCK, salta fora e tranca! Nem para baixo nem para cima e lá se tem que voltar ao inicio (desmontar etc...). Pelo menos foi o que aprendi com o meu cubo f*did*... este já mo arranjaram para de 2 fazer um!

Portanto o procedimente vai ser o mesmo que usamos para montar o meu cubo lixado...

De qualquer modo, hoje á noite se tudo corre bem, vou até á garagem e vamos montar aquilo! Depois posto umas fotos para alguém que precise!

Abraço e obrigado pela ajuda!!

Paulo

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes