Radiador Patrol Y260

 
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Radiador Patrol Y260

Mensagem por nunouau » 18 ago 2009, 09:24

Viva,

Tenho um Patrol Y260 que teima em perder água do vaso de expansão, à média de 1 litro por 300km. Não vejo fugas, o óleo do motor está impecável e com o motor ligado não vejo fugas.
Tenho a Bomba injectora e o Turbo alterados para dar mais power, mas até agora o ponteiro da temperatura nunca passa do meio em subidas ou areia (já fiz 20 km em areia a rasgar e o portou-se muito bem). O ano passado levou uma ventoinha nova para o radiador, com viscoso. porque o ponteiro da temperatura teimava em passar do meio, a questão ficou resolvida.
Nunca meti água, coloco sempre líquido anti congelante da marca Norauto. Nunca limpei o radiador.
Alguém tem dicas sobre como avaliar o que se pode estar a passar?

Um abraço a todos.

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Re: Radiador Patrol Y260

Mensagem por cristiano » 18 ago 2009, 09:42

mal sangrado, junta da colaça, etc....começa pelo mais barato.... :okkk:
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Re: Radiador Patrol Y260

Mensagem por Gonçalo F. » 18 ago 2009, 10:49

Podes, desde já, fazer um teste:

depois de uns bons km`s a "rasgar", já como motor à temperatura de funcionamento (bem "quentinho"), experienta abrir o vaso de expansão :eek:

Mesmo com o ponteiro perto do meio (que equivale, mais ou menos, a 93/95ºC), apenas deve existir um pequeno suspiro de pressão.

Obviamente deves ter todas as cautelas (com luvas e desperdícios em volta da tampa, para o caso de exitir pressão no circuito e a água "explodir").

Com ponteiro a meio, ou seja, menos de 100ºC, não pode existir essa pressão porque ainda estamos abaixo da temperatura de vaporização da água (só acima de 100ºC é que, para a água continuar no estado líquido, o circuito pressoriza. Se houver anti-congelante, a vaporização ainda será a temperaturas superiores). (Nota: Quando um motor está em perfeitas condições, pode andar sem a tampa do vaso expansor que, até aos 95ºC do motor (com ponteiro até meio), não perde a água [wink] )

Então, se ao abrir a tampa (do vaso) houver muita pressão e até saltar água, existe passagem de compressão-motor para o circuito de refrigeração. Poderá ser a junta de culassa queimada (mais provável), culassa estalada ou, no limite, bloco estalado :( (mas é mais difícil).

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Re: Radiador Patrol Y260

Mensagem por cristiano » 18 ago 2009, 15:04

pode ser mal sangrado se ultimamente trocaste o liquido.... :okkk:
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Re: Radiador Patrol Y260

Mensagem por patrolazul » 20 ago 2009, 22:11

Oi,

Isso de perder agua poderá ser normal, devido a pressão do circuito e como os nossos jipes se inclinam um pouco nas curvas o liquido poderá escapar pelo tubo dito ladrão.

Mas o liquido não deverá baixar do mínimo.

Exemplo
http://www.cbsonline.co.uk/ekmps/shops/carbulder/images/breather_tank_graphics.jpg


PS. Atenção quanto ao abrir o vaso de expansão. (Muito perigoso)

Esta é a minha opinião.

:)

 
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Re: Radiador Patrol Y260

Mensagem por Gonçalo F. » 20 ago 2009, 22:25

patrolazul Escreveu:Oi,

Isso de perder agua poderá ser normal, devido a pressão do circuito e como os nossos jipes se inclinam um pouco nas curvas o liquido poderá escapar pelo tubo dito ladrão.

Mas o liquido não deverá baixar do mínimo.

Exemplo
http://www.cbsonline.co.uk/ekmps/shops/carbulder/images/breather_tank_graphics.jpg


PS. Atenção quanto ao abrir o vaso de expansão. (Muito perigoso)

Esta é a minha opinião.

:)



Esse tubo "ladrão" só rouba líquido, se a tampa do vaso "deixar", ou melhor, se estiver estragada ou se o circuito atingir uma pressão acima de valores, que com o motor em boas condições, nunca atingiria - portanto, algum problema deve existir.

É tambem a minha opinião.


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