TURBO com 1,6bar!!!!!!!!!!!!

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 06 fev 2007, 17:16

TURBO com 1,6bar!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Rui Jesus » 13 mar 2009, 18:09

Boas pessoal,

Preciso aqui dumas dicas.
A válvula de segurança do meu Y60 começou a bufar sempre que lhe dava mais um bocado de gás então decidi retirar a dita cuja e no seu local meti uma adaptação para um manómetro de pressão. E como quando comprei o magano a dois anos e tal, ele já vinha com uns truques na bomba e no turbo fui ver a pressão que ele tinha e 1,6bar , FOOOODDDDD..........

Ora digam lá, como é que se vê a pressão? É que eu vi a prego a fundo em quarta ou quinta, será que é a melhor maneira de ver a pressão ou é a X rotações.

Há dois anos pelo menos que anda assim e até hoje nenhum problema e o gajo pucha muito bem parece um trator, só que nunca ando prego a fundo excepto quando é preciso dar uma gazada para passar um obstáculo qualquer.

Cumprimentos
Rui Jesus

Registado: 12 jun 2006, 20:00

Re: TURBO com 1,6bar!!!!!!!!!!!!

Mensagem por diogo sousa » 14 mar 2009, 09:08

bem....se for 1.6bar no turbo de origem é melhor teres cuidado n é la muito aconselhavel :thumbsup: mas canhão deve tar de certerza :unibrow:
Madeiraoffroad.com

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 15 mar 2009, 15:31

em 5 ª velocidade é a aconsehavel para se ver a pressao maxima do turbo...mas no de origem....jazuz deve tar pistola...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Rui Jesus » 18 mar 2009, 10:59

Depois demais uns testes ainda me assustei mais ainda, levei o "trator" em quinta a fundo e não estou a gozar mas chegou aos 1,7bar e fiquei com a ideia mas se tivesse ensistido ainda ia mais qualquer coisinha. :confused:
Até já estou com os olhos em bico :eek: .

Mas agora ponho a questão: O patrol já está assim a mais de dois anos e problemas ZERO, uma vez que no dia a dia ando a baixa rotação e sem esforço para o motor valerá apena reduzir a pressão?
Acabo só por levar a pressão a estes valores de vez em quando e por breves segundos quando vou para fora de estrada.

Digam lá as vossas opiniões e se existe mais alguém com esta situação e como se tem safado.

:cool:
Rui

Registado: 04 fev 2009, 19:41

Mensagem por Francisco » 18 mar 2009, 11:42

diogo sousa Escreveu:bem....se for 1.6bar no turbo de origem é melhor teres cuidado n é la muito aconselhavel :thumbsup: mas canhão deve tar de certerza :unibrow:

Tenho um amigo que comprou agora na semana passada um 260 turbo, que faz 1,4 de pressão e penso que é o turbo de origem. Há crise ter esta pressão toda? Ele tá a puxar muito bem, lá isso tá.

Mensagem por cristiano » 18 mar 2009, 12:22

pois de origem vem entre 0.6 e 0.8 agora ve a diferença...

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 12 jun 2006, 20:00

Mensagem por diogo sousa » 18 mar 2009, 14:44

Francisco Escreveu:
diogo sousa Escreveu:bem....se for 1.6bar no turbo de origem é melhor teres cuidado n é la muito aconselhavel :thumbsup: mas canhão deve tar de certerza :unibrow:

Tenho um amigo que comprou agora na semana passada um 260 turbo, que faz 1,4 de pressão e penso que é o turbo de origem. Há crise ter esta pressão toda? Ele tá a puxar muito bem, lá isso tá.

maximo aconselhado é de 1bar para nao haver stresse de partir :thumbsup: o meu y61 ta com
essa pressão e estou satisfeito.
Madeiraoffroad.com

Mensagem por Francisco » 18 mar 2009, 17:13

diogo sousa Escreveu:
Francisco Escreveu:

maximo aconselhado é de 1bar para nao haver stresse de partir :thumbsup: o meu y61 ta com
essa pressão e estou satisfeito.

Para não partir o quê? o turbo ou o motor?

Mensagem por cristiano » 18 mar 2009, 17:26

turbo e com azar o motor...

Mensagem por Francisco » 18 mar 2009, 17:29

Ok, obrigado a todos :okkk: :okkk: :okkk:

Registado: 14 out 2008, 19:42

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 21 mar 2009, 08:42

Boas.
Eu tambem achava que o meu 3.0di tinha um comportamento esquesito, so começava a disparar as 3000 rpm, mas aí parecia uma pistola :unibrow: , fui ver isso e o sr da oficina foi comigo exprimentar o bicho.
2 situaçoes:
1ª-turbo estava com um pico de 1.6 e estabilizava a 1.5 bars.
2ªturbo com a geometria presa..
Tambem andava com pressão a mais o meu...vou na segunda feira colocar um manometro..
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Registado: 29 mai 2009, 21:52

Mensagem por nmhc » 14 ago 2009, 00:40

Olá,

O meu é de 12/2000 (3.0Di) e hoje fui fazer a revisão dos 105.000 mas até chegar à oficina andei cerca de 01H30 entre os 120 e 140km/h. O turbo entrava entre as 1800 até às 2200 r.p.m. antes de chegar à oficina. Na oficina pedi para limparemn o sensor de massa de ar (foi limpo com liquido de limpeza dos travoes, um solvente) e a partir dessa altura o motor só responde a partir das 3000r.p.m.. :crybaby: :crybaby: Fiquei na duvida se teve que ver com a rotação do motor durante a viagem até à ofocina ou a limpeza do sensor... Favor ajudem com a vossa experência de forma a tentar identificar a origem do problema e decidir se devo adquirir um novo sensor de massa de ar realizar outros testes. Como posso medir a pressão do turbo ou verificar o seu funcionamento (geometria a funcionar ok ou nao)?
Obrigado, abraço.

Registado: 09 nov 2007, 22:32

Mensagem por rafael » 14 ago 2009, 08:23

boas a todos,

o turbo de geometria variavel tem maior pressão que os normais,pois quando instalar um de geometria a pressão varia entre 1.5 e 1.6.
quanto aos de origem estarem com essa pressão tb me parece muito mas no meu depois de alterada a bomba vai ficar a 1.4.

os tgv em qualquer carro normal ja faz de origem perto dos 2.0.
tudo isto dito por quem esta farto de fazer estas alterações, mas tb espero que não parta.

abraço,
victor rafael

Registado: 09 mai 2006, 23:08

Mensagem por P. P. » 14 ago 2009, 12:52

Rui Jesus Escreveu:Depois demais uns testes ainda me assustei mais ainda, levei o "trator" em quinta a fundo e não estou a gozar mas chegou aos 1,7bar e fiquei com a ideia mas se tivesse ensistido ainda ia mais qualquer coisinha. :confused:
Até já estou com os olhos em bico :eek: .

Mas agora ponho a questão: O patrol já está assim a mais de dois anos e problemas ZERO, uma vez que no dia a dia ando a baixa rotação e sem esforço para o motor valerá apena reduzir a pressão?
Acabo só por levar a pressão a estes valores de vez em quando e por breves segundos quando vou para fora de estrada.

Digam lá as vossas opiniões e se existe mais alguém com esta situação e como se tem safado.

:cool:
Rui

Boas..
1.7??!!!!
isso nao é muito pra um turbo original??
o manometro deve tar avariado... :D
CmpTTs

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 17 ago 2009, 15:42

Oh meu, dá-lhe gáz nisso pá!! :dance:

Aqui o EriceiraTT é sempre a 1,5/1,7 MÍNIMO!! Não podes é andar à bruta senão ESTOIRA. Isso é para o momento.. aquele especial..... :leiam:

Pézinho e cabeçinha :sabe:

:thumbsup:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 18 ago 2009, 01:22

nmhc Escreveu:Olá,

O meu é de 12/2000 (3.0Di) e hoje fui fazer a revisão dos 105.000 mas até chegar à oficina andei cerca de 01H30 entre os 120 e 140km/h. O turbo entrava entre as 1800 até às 2200 r.p.m. antes de chegar à oficina. Na oficina pedi para limparemn o sensor de massa de ar (foi limpo com liquido de limpeza dos travoes, um solvente) e a partir dessa altura o motor só responde a partir das 3000r.p.m.. :crybaby: :crybaby: Fiquei na duvida se teve que ver com a rotação do motor durante a viagem até à ofocina ou a limpeza do sensor... Favor ajudem com a vossa experência de forma a tentar identificar a origem do problema e decidir se devo adquirir um novo sensor de massa de ar realizar outros testes. Como posso medir a pressão do turbo ou verificar o seu funcionamento (geometria a funcionar ok ou nao)?
Obrigado, abraço.

Boas, penso que o seu problema é mesmo o MAF, pois não se limpa com "liquido de limpeza dos travoes", mas sim com spray de limpeza de componentes electrónicos, de qualquer forma como cada um tem a sua teoria (esta é a minha) aconselho-o a passar na NISSAN dizer que necessita limpar o MAF e tente saber que produto eles utilizam.

Outra nota, se por acaso foi mesmo o sensor MAF que foi para a "sucata" e o Turbo só está a entrar as 3000 RPM, atenção pois está a disparar o EGT e posteriormente a isso o motor vai entrar em colapso.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 02 set 2009, 09:10

O MEU TEM UM TGV E ESTA SO COM 1 BAR DE PRESSAO MAXIMA.... AXO QUE TB VOU AUMENTAR MAIS UM BOCADINHO, SE BEM QUE ELE ASSIM JA ESTA EXCELENTE....;)

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 02 set 2009, 10:35

Esse manómetro que lê 1,6bar, já desconta a pressão atmosférica??

(não estaremos a "falar", na verdade, de 0,6bar? :rolleyes:....não era o primeiro.... [:p] )

:thumbsup: [wink]

Mensagem por Rui Jesus » 04 set 2009, 23:59

Desculpem lá tanto tempo sem responder mas estive fora e para dizer a verdade até já vendi o y60 e agora tenho o Y61.
Mas a verdade e que o y60 realmente tinha 1,7bar no turbo e posso dizer uma coisa, aquilo puchava que se fartava e ainda por cima com a bomba no maximo Ui Ui Ui.....
Só o vendi porque não tinha A/C e agora com o miudo pequeno é preciso outras comodidades. Mas que existe diferença lá isso existe e muita mesmo, até para dizer a verdade fiquei um bocado desiludido mas como este ainda está de origem ainda há esperança.....

Rui

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 10 set 2009, 14:22

Rui Jesus Escreveu:Desculpem lá tanto tempo sem responder mas estive fora e para dizer a verdade até já vendi o y60 e agora tenho o Y61.
Mas a verdade e que o y60 realmente tinha 1,7bar no turbo e posso dizer uma coisa, aquilo puchava que se fartava e ainda por cima com a bomba no maximo Ui Ui Ui.....
Só o vendi porque não tinha A/C e agora com o miudo pequeno é preciso outras comodidades. Mas que existe diferença lá isso existe e muita mesmo, até para dizer a verdade fiquei um bocado desiludido mas como este ainda está de origem ainda há esperança.....

Rui

Sim sim... [bigsmile]
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Mensagem por ruidesousa » 10 set 2009, 14:59

Pode ser ..........esperança de trocar por um y60 com a/c............................... :D

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 10 set 2009, 16:09

Mauzinhos.... :D :unibrow: :okkk:

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 17 set 2009, 08:46

Esta resposta já vai tarde, mas vai na mesma..
Acho que não faz sentido andar sempre com o turbo com tanta pressão.
Porque não instalar o botãozinho que limita a pressão?
Normalmente anda com a pressão de origem 0.6 a 0.8 Bar, e quando é preciso ligo o botão e fica com 1,5 Bar.
É fácil, barato e pode poupar milhões... [wink]
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 16 out 2008, 19:31

Mensagem por Cruiser_29 » 07 out 2009, 18:59

boas
qualquer oficina que faça reparação de turbos, e montagem, consegue alterar a pressão do turbo ?? basta colocar o jipe na máquina e ligar ao computador ??

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 08 out 2009, 07:20

Olá Hugo.
Eu não sou o tipo com mais competências na área da mecânica, mas a questão dos nossos turbos resolve-se "manualmente", nada de máquinas e PCs. O mechanic pega na ferramenta e aperta aqui e desaperta acoli e vai-se afinando.
Convém que seja um mecânico ou uma oficina já com alguma experiência a afinar jipes.
Se tiver dito alguma asneirada, por favor corrijam-me para não induzir o Hugo em erro.

[wink] :thumbsup:

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes