turbo 3.0 Di

Registado: 20 jan 2009, 23:25

turbo 3.0 Di

Mensagem por McM » 23 jun 2009, 19:39

Pessoal, o meu turbo está a guinchar tipo gato a berrar a partir das 3500. A minha 1ª impressão foi logo de achar algo tipo a gripar. Espreitei por algum tubo roto e não dei com nada assim á 1ª vista, o que notei foi que tenho marcas de escape na onde está assinalado na foto. Limpei, fiz 5 Km's e ficou assim.
Imagem

Algum palpite que poderá ser? E sugestões de quem possa mexer nisto, alguém competente e que não se estique no preço na zona de Lisboa?
Obrigado,
Devagar devagarinho, parado!

Re: turbo 3.0 Di

Mensagem por McM » 10 ago 2009, 23:38

Está cada vez pior. Agora á mínima carga começa logo a chiar.
Nota-se mais com o motor bem quente e principalmente nas subidas, provavelmente quando trabalha com mais pressão.
Podem ver aqui

Já me disseram que ter o óleo Mobil Super M 15W40 que a Nissan colocou pode ser disso.
Provavelmente tenho de mandar trocar os bronzes ou que é e gastar uma nota preta.

Alguma dica de quem saiba mexer bem nisto?

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 11 ago 2009, 01:19

McM Escreveu:Está cada vez pior. Agora á mínima carga começa logo a chiar.
Nota-se mais com o motor bem quente e principalmente nas subidas, provavelmente quando trabalha com mais pressão.
Podem ver aqui

Já me disseram que ter o óleo Mobil Super M 15W40 que a Nissan colocou pode ser disso.
Provavelmente tenho de mandar trocar os bronzes ou que é e gastar uma nota preta.

Alguma dica de quem saiba mexer bem nisto?

Boas, quem lhe disse que esse barulho é turbo???

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por McM » 11 ago 2009, 09:59

Assumi eu, pois só acontece com a rotação/esforço, é indeferente da velocidade e por exemplo á mesma rotação de for numa recta ou descida pode muito bem não fazer, mas numa subida ou andar na areia onde é preçiso força é que se nota.
Se não fôr do turbo, que será ?

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 11 ago 2009, 10:39

Lamento informar-te mas não me parece que seja o Turbo.....
Parece-me mais que seja o rolamento do veio primario da caixa de velocidades gripado.
O turbo está em plena carga logo por volta 1800 1900rpm e o Turbo assubia devido ás RPM serem muito elevadas, esse ruido parece mais caixa.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Mensagem por McM » 11 ago 2009, 11:03

Obrigado. Como confirmo isso?
Isto em velocidade também acontece quando se puxa.
É de mexer já antes que piore?
Muito caro/trabalhoso de se fazer?

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 11 ago 2009, 11:24

Acho que é melhor passares pela oficina, para ser feito um teste por quem está todos os dias a mexer nas máquinas, mas se for rolamento do veio primário, tem que sair a caixa e ser aberta, mas é verdade se for isso quanto mais tarde pior, o barulho vai sendo cada vês mais cedo, e mais intenso, para alem de começarem a andar limalhas misturadas no óleo da caixa.
Até lá tenta não dar muita rotação ao motor, quanto mais rotação se dá pior.

Vai dando novidades.

Abraço
Miguel Gomes

Mensagem por jorgenog » 11 ago 2009, 14:02

McM Escreveu:Assumi eu, pois só acontece com a rotação/esforço, é indeferente da velocidade e por exemplo á mesma rotação de for numa recta ou descida pode muito bem não fazer, mas numa subida ou andar na areia onde é preçiso força é que se nota.
Se não fôr do turbo, que será ?

Boas, fiz-lhe a pergunta porque não me parece problema de turbo, embora seja dificil fazer diagnosticos através de um um video visualizado no computador. A dica do Membro Miguel gomes é bastante válida, pois infelismente o ZD30 sofre de problemas de veio primário (o meu anda a bater ao relantim à 20.000 Km), para tentar dispistar o problema do veio primário aconselho-o a fazer o seguinte teste:
- motor quente, pois assim a valvulina tambem está no seu estado de trabalho;
- pé fora da embreagem ouve-se um ruido ao relanti de peças soltas proximo da manete da caixa;
- pé na embreagem (partindo do principio que o rolamento de encosto está bom) não se ouve ruido para além do trabalhar do motor.

O ZD30 sofre tambem de problemas de rolamentos gripados na zona da correia do alternador/ar cond., existe um tensor que mantem esta correia esticada que tem um rolamento que requer substituição periodica, para alem do rolamento da poli do alternador e ar condicionado (penso que o seu problema seja este).

Fale com alguem entendido afim de gastar dinheiro desnecessário e/ou arranjar problemas mais graves.

nota:
- O carvão que surge no caracol de escape do turbo está relacionado acomulação de carvão na geometria, o que faz com que esta quando deva fechar não fecha pois está muito suja. Quantos Km tem o Jipe??, se acima dos 150.000 aconselho uma revisão/descarbonização pois fica como novo.

Cumps.

jorge Nogueira.

Mensagem por McM » 11 ago 2009, 15:26

Obrigado pelas dicas.
Quanto ao tensor, é novo nem 3k tem. A tal peça que a Nissan da Abrunheira dizia estar ok, quando se tirou fora estava partida...
Quanto ao barulho em si, para mim sempre me aparentou ser um rolamento e conforme as ajudas que me dão tudo indica o mesmo.
O barulho da caixa fico na dúvida, pois ouve-se bem quando o motor está em carga, mas parado em ponto morto tenho a ligeira sensação de o ouvir ligeiramente.
Quanto aos km's tem 220k, mas levou o último motor com 110k na garantia da nissan.
Qual a maneira correcta para uma descarbonização ? De facto fuma um pouco preto demais a puxar.
Hoje ver se o consigo levar ao Dr.

Mensagem por McM » 11 ago 2009, 20:39

Bem tudo indica que é o turbo.
Agora é pensar se vai a reparar ou gasto mais 350€ e coloco um novo.

O que não se sai da cabeça e toda a gente me diz o mesmo é que ter o óleo 15W40 mineral naquele motor pode ter sido a origem do problema. Falta de lubrificação pode ter dado cabo do turbo e de facto, só apareceu o problema e começou a agravar desde que tenho aquele óleo que nem 4k km's tem.

Mensagem por jorgenog » 11 ago 2009, 23:23

McM Escreveu:Bem tudo indica que é o turbo.
Agora é pensar se vai a reparar ou gasto mais 350€ e coloco um novo.

O que não se sai da cabeça e toda a gente me diz o mesmo é que ter o óleo 15W40 mineral naquele motor pode ter sido a origem do problema. Falta de lubrificação pode ter dado cabo do turbo e de facto, só apareceu o problema e começou a agravar desde que tenho aquele óleo que nem 4k km's tem.

Boas, ok ainda bem (salvo seja, é sempre uma pena haver azares) que já tem diagnostico de entendidos, como lhe disse em cima não é facil analisar e dizer que é disto ou daquilo através de um video, tenta-se ajudar sim com alguns conhecimentos que se tenha mas certezas... cada macaco no seu galho.

Em relação ao oleo, tanto quanto sei, tambem existem oleos com essa viscozidade para motores turbo disel, (penso que não seja o caso do Super M) o que se passa e as suas suspeitas não são invalidas é que o carter do turbo do ZD30 é muito pequeno, ora com um oleo que só depois de bem quente é que tem boas caracteristicas lubrificantes, o turbo e os seus orgãos, no arranque, não são lubrificados em pleno o que faz com que venham a gripar por falta de lubrificação. O oleo acconselhado para esse motor (turbo) é o 10W40 com especificações SAE A3/B3 ou B4, se na embalagem diz que é para motores turbo isso é somente marketing, tambem é aconselhavél um bom aditivo de oleo pois isso faz com que o veio do turbo ( e não só) tenha alguma protecção para quando somos "brutinhos" e não "fumamos um cigarrito" depois de por o Jipe a trabalhar demanhã e é logo a dar gas "- que lindo assubiar este o do meu turbo, só respira saude..."

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 14 out 2008, 19:42

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 13 ago 2009, 10:43

Boas.
O meu fazia isso e nao era mais que a junta do colector...
Junta nova e tá ok.
Cumprimentos
Rui
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Mensagem por McM » 20 ago 2009, 21:47

Resolvido :D
Eram os pernos do turbo que ligam ao catalisador partidos, foram trocados e está ok.

Obrigado a todos pelas ajudas. :thumbsup:

Registado: 14 out 2008, 19:42

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 20 ago 2009, 22:53

Fuga como eu dizia...ainda bem.
Cumprimentos
Rui
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado: