paulo rocha Escreveu:sr.cristiano que não comprendeu ou fez confusão até porque cada um tem o que quer ou pode...
o que tentei passar foi que a preocupação de meter potencia nos carros parece ser a unica forma de se conseguir subir esta ou aquela trialeira ou picada ... enquanto que se direcionar o investimento para outras áreas da maquina se calhar vão chegar á conclusão que afinal não precisam assim tanto de potencia para tornarem os suas máquinas eficazes...
Ora aí está um ponto interessante...
De facto, de que interessa a potência, se a não conseguimos rentabilizar no chão?
Esse é para mim o ponto fulcral... Sendo um leigo na matéria, fica a minha opinião que creio ter alguma pertinência...
Dependendo do destino que o jipe vai ter, ou daquilo que se pretende dele, assim será a preparação a realizar, digo eu...
Até se pode ter um jipe com 500 Cv que sobe as dunas dos árabes a rasgar, mas se chegamos a um trilho escorregadio, traiçoeiro em que precisamos de um tractor e não de um dragster, o que acontece?
Concordo que a potência não é tudo...
Tudo depende para que se quer o jipe...
Acho ainda que um jipe equilibrado faz de tudo um pouco... No entanto, acho que se começarmos, por exemplo, a montar grupos cónicos e caixas mais reduzidas que são óptimas para rock-crawling e trialadas mais técnicas e que se têm que abordar o mais devagar possível, não vamos conseguir ter um jipe que suba um poço do Inglês... Digo eu, não tenho a certeza.
Uma das pessoas que eu ouvi dizer que tinham subido o poço do Inglês, foi o Rui Querido, num Toyota, se não me engano... Ao que soube, esteve nas vésperas a brincar e a preparar o jipe especificamente para o efeito... Não me parece que logo a seguir a isso, pudesse fazer uma prova de Trial na perfeição...
Não sei me estou a explicar bem...
Quero dizer que se calhar um jipe daqueles mesmo sarda que parecem carros de rallye a bufar, eventualmente não serão os melhores para provas que requerem um jipe mais curto e que se agarre mais ao terreno... E vice-versa... Um jipe muito curtinho de relação de diferencial e de caixa, nunca poderá ser um carro de rallye. O meu caso, por exemplo: Inicialmente fazia tudo a dar gás, sempre aos saltos e a desbravar caminho. Depois que montei grupos mais curtos, bloqueio da frente, etc. tenho tentado progredir no terreno o mais calmamente possível. Faço quase tudo ao ralenti que até faz confusão... De certeza que o jipe já não dá 170-180 Km/h em estrada, mas também não me interessa isso... Não se pode ter tudo...
Uma pergunta que deixo no ar... Um puro e duro rock-crawler dará 180 Km/h? e será capaz de subir as dunas malucas dos árabes?
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