Treme Treme

Registado: 25 mai 2007, 23:01

Treme Treme

Mensagem por Ninja260 » 28 fev 2009, 20:03

Boas....Será que alguem me pode ajudar!! lol.. passa se alguma coisa com o meu tratol, quendo passo dos "50,60" km começa a tremer a direcçao e quase e impossivel de a segurar, primeiro pensava ke era dos pneus 33 mas meti lhe os 235 e continua igual.. Tirei lhe a barra estabilizadora serà disso??? Ajudem me... Grande abraço e prego a fundo :D

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Re: Treme Treme

Mensagem por dartist » 28 fev 2009, 22:05

Junta-te ao "clube".
Procura em "vibrações" neste fórum que encontras as respostas que queres....

Abraço

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 28 fev 2009, 22:26

o meu só treme a partir dos 160 km/h
[:p]
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Mensagem por Ninja260 » 02 mar 2009, 14:35

Entao pessoal??? Ninguem sabe o que poderá ser??? Abraço :D

Mensagem por dartist » 02 mar 2009, 15:47

Ninja260 Escreveu:Entao pessoal??? Ninguem sabe o que poderá ser??? Abraço :D

Ainda não encontras-te? Deve ser o problema mais relatado neste fórum.
bem. aqui vai uma lista do que poderá ser:
- pneus com telas partidas
- pneus descalibrados
- jantes empenadas
- caixa de direcção
- ponteiras, pendulares, rotulas de direcção
- casquilhos da barra de direcção
- todos os casquilhos de suspensão
- rolamentos/folgas
- cubos/folgas/retentores/rolamentos cónicos/pretensão
- Brincos desapertados/folgas/casquilhos
- terminal da direcção
- direcção assistida
- sinoblocos
- borrachas da barra de torção
- amortecedor de direcção
- casquilhos das molas

Não percebo nada de mecânica pelo que se tiver escrito alguma asneira peço desculpa. acho que ainda pode ser de mais coisas, mas assim á prtida já tens com que te entreter [bigsmile]

abraço
Editado pela última vez por dartist em 04 mar 2009, 23:12, num total de 1 vez.

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 02 mar 2009, 22:17

Normalmente é o amortecedor de Direcção, que já teve melhores dias. :(
Quase de certeza que é isso.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Mensagem por Ninja260 » 04 mar 2009, 21:51

Boas....Desde já muito obrigado pelas respostas.Ainda nao foi ver o que se passa mas agora tambem nao tenho tempo para ir ver o que se passa, primeiro vou calibrar as rodas e depois por ai fora.. Muito obrigado e depois digo o que foi!!!!!! Abraço :)

Registado: 03 jan 2007, 11:53

Mensagem por carlostavares » 05 mar 2009, 09:17

Eu nunca calibrei uma roda e tenho maquina para isso, por isso não deve ser dai tenta o amortecedor da direcçºao
abraço :dance: :dance: :dance: :dance: :lotlol:

Mensagem por Ninja260 » 07 jun 2009, 17:26

Boas pessoal.. Já a muito.. lol. Pois é, e o problema continua, ja lhe troquei pneus e jantes, amortecedor de direcçao e esta igualzinho.... Ando me a passar. Ninguem sabe o que podera ser??? brincos?? abraço e agradeço qualquer ajuda :)

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 07 jun 2009, 21:51

Boas

Muda isto, que é quase garantidamente daqui....
- cubos/folgas/retentores/ rolamentos cónicos /pretensão
BoaSorTTe

Registado: 20 mai 2008, 16:06

Mensagem por dmendes » 07 jun 2009, 21:54

ando com o msm problema no meu GR

ja troquei:

amortecedor de direcçao
reapertei tudo o que podia ter alargado
troquei rolamentos conicos das rodas
calibrei as rodas
verifiquei as ponteiras,caixa de direcçao, terminais e subsitui um ou outro casquilho

e continou igual :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid:

amanha vou tirar os espaçadores e experimentar outras jantes...

...se isso nao adiantar em nada vou a bruxa :unibrow: :unibrow: :unibrow:

Mensagem por dartist » 08 jun 2009, 21:49

dmendes Escreveu:ando com o msm problema no meu GR

ja troquei:

amortecedor de direcçao
calibrei as rodas
verifiquei as ponteiras,caixa de direcçao, terminais e subsitui um ou outro casquilho

e continou igual :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid:

é isso muda os pneus. no meu caso resolveu :okkk:

Mensagem por Ninja260 » 09 jun 2009, 21:16

Tambem achava que poderia ser mas troquei jantes e pneus e nada... Igualzinho.. Estou tramado. Abraço

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 09 jun 2009, 21:33

cx direcçao...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 21 jun 2009, 23:48

Ninja260 Escreveu:Boas pessoal.. Já a muito.. lol. Pois é, e o problema continua, ja lhe troquei pneus e jantes, amortecedor de direcçao e esta igualzinho.... Ando me a passar. Ninguem sabe o que podera ser??? brincos?? abraço e agradeço qualquer ajuda :)

Se já fizes-te isso tudo que dizem aí e o teu problema continua podes ter a certeza que é as rotulas das barras "os terminais" tens de os trocar. :thumbsup: :thumbsup:
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Mensagem por Mario Duarte » 21 jun 2009, 23:56

dmendes Escreveu:ando com o msm problema no meu GR

ja troquei:

amortecedor de direcçao
calibrei as rodas

O meu aconteceu o mesmo já á algum tempo, vê as rotulas das barras lá é que está o prblema... :thumbsup: :thumbsup:

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 22 jun 2009, 21:25

Boas,
Já tive esse problema há uns 2 anos, era assustador :D , quando aquilo começava só parava quando reduzia a velocidade para os 40. Coloquei aqui o problema e lá vieram as sugestões pneus pneus pneus... mas nada disso! Só passou quando substituí as ponteiras/rotulas das barras, depois disso voltei a colocar os pneus mud sem calibragem, tirei o amortecedor de direcção só para ver o comportamento e apesar de tremer um pouco nunca mais voltou a fazer aquelas sacudidelas malucas.

Bons TTrilhos

Registado: 18 abr 2009, 02:28

Mensagem por joka » 06 ago 2009, 22:47

Ola pessoal tenho o mesmo problema no meu y61 quando chega +- 80 começa a tremer ligeiramente como se fosse descalibrado e de repente começa a tremer de tal forma forma que ate a carrossaria estremece toda, tenho que reduzir ate aos 60 km para deixar de tremer, amortecedor de direcção nao pode ser que e novo, e ja esperimentei com a de origem faz a mesma coisa mas isto tudo não é sempre so as veses ja calibrei as rodas ate ao milimetro mas não resolveu já nao sei que mais posso fazer agora só me falta experimentar montar outros pneus , mas alem disso noto uma ligeira folga na rotula dianteira direia aquela que esta presa a barra sera disso se for acho que tenho que substituir a rotula e a barra né porque só a rotula acho que nao dá se alguem tiver um problema destes por favor digam como resolver obrigado, abraço

Mensagem por maq260 » 07 ago 2009, 07:47

joka Escreveu:Ola pessoal tenho o mesmo problema no meu y61 quando chega +- 80 começa a tremer ligeiramente como se fosse descalibrado e de repente começa a tremer de tal forma forma que ate a carrossaria estremece toda, tenho que reduzir ate aos 60 km para deixar de tremer, amortecedor de direcção nao pode ser que e novo, e ja esperimentei com a de origem faz a mesma coisa mas isto tudo não é sempre so as veses ja calibrei as rodas ate ao milimetro mas não resolveu já nao sei que mais posso fazer agora só me falta experimentar montar outros pneus , mas alem disso noto uma ligeira folga na rotula dianteira direia aquela que esta presa a barra sera disso se for acho que tenho que substituir a rotula e a barra né porque só a rotula acho que nao dá se alguem tiver um problema destes por favor digam como resolver obrigado, abraço

Penso que seja essa ligeira folga que referes, não conheço o y61 mas deveria de dar para substituir a rótula ou pelo menos para rectificar num torneiro.

bons ttrilhos

Registado: 09 dez 2008, 12:50

Mensagem por 28team » 11 ago 2009, 10:50

boas pessoal

tou com o mesmo problema no meu 3.3 nem sei por onde me virar....
no meu caso tenho as rotulas todas novas.... a inici pensei que fosse algo mal montado pois tenho a alteraçao de molas helicuidais mas ja desfiz tudo e montei de novo e continua na mesma :grrr:

o k faço? pego fogo ao carro? :stupid:
é apenas um patrol

Mensagem por Mario Duarte » 11 ago 2009, 14:53

28team Escreveu:boas pessoal

no meu caso tenho as rotulas todas novas.... a inici pensei que fosse algo mal montado pois tenho a alteraçao de molas helicuidais mas ja desfiz tudo e montei de novo e continua na mesma :grrr:

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] fogo ao carro não, pois é um Patrol, Já viste se o amortecedor de direcção foi a vida??????
Editado pela última vez por Mario Duarte em 11 ago 2009, 18:49, num total de 2 vezes.

Mensagem por maq260 » 11 ago 2009, 15:22

Viva,
pela minha experiencia o amortecedor não provoca esse defeito. Quando tive esse problema montei um novo e ficou tudo na mesma. Depois de resolvido o problema das folgas tirei o amortecedor por uns tempos e a tremideira (aquela em que mais parece que o carro se vai partir todo) nunca mais apareceu

Acho que tem de haver por aí uma folga qualquer.

Registado: 09 dez 2008, 12:50

Mensagem por 28team » 13 ago 2009, 11:10

Mario Duarte Escreveu:
28team Escreveu:boas pessoal

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] fogo ao carro não, pois é um Patrol, Já viste se o amortecedor de direcção foi a vida??????

boas

sim ja vi e esta bom :crybaby:
é apenas um patrol

Registado: 16 nov 2006, 12:38

Mensagem por GHOSTRIDER » 17 ago 2009, 11:02

Viva

Eu também andava com o mesmo problema aqui há algum tempo, verfiquei o aperto de brincos (de origem) e de tudo o que se poderia eventualmente ir desapertando e nada...pensava que era do amortecedor de direcção mas o de origem ainda estava impek...mandei calibrar os pneus e melhorou bastante...e agora comprei um set de jantes liga leve com uns bf all terrain a meio uso 31x10,5x15 que foram calibrados como deve de ser (tipo ser chato com o gajo da casa de pneus pa pôr aquilo a 100%) e noto melhoras espectaculares.

Ou seja, concluo que a calibração dos pneus é de grande importância...e mesmo as jantes, segundo o mangas da casa de pneus, podem estar ligeiramente empenadas e se o peu estiver descalibrado é muito fácil aquilo começar a tremer nas horas do diabo. Assim a olho as ponteiras de direção não têem folga mas a caixa de direção já está afinada ao máximo e essa sim apresenta alguma folga, mas segundo o mecãnico o treme treme não é só causado por essa folga...é tipo um conjunto de pequenas folgas e "descalibranços" que fazem aquilo tremer como caneco.At+e me admira o meu nunca ter partido nada pois quando começa a abanar cuidado com aquilo...

No entanto, o carro agora anda bom mas numa estrada com alguma trepidação ontem voltou a fazer-me o mesmo... :stupid:

Por acaso pensava que este treme treme era mais dos 260 devido ao sistema de direção ser um pouco arcaico vá, e também de ser de molas de carroça, mas segundo parece vai dos 260 aos y61...

E normal/habitual os y60/61 fazerem isso? Melhoras para os vossos maquinões! :thumbsup:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 17 ago 2009, 22:11

Boas

Todos os jipes que forem de eixo rigido na frente, e não forem tipo Dana, mais cedo ou mais tarde fazem isso, em 90% das vezes que vi isso em jipes era dos rolamentos conicos das mangas de eixo / cubos(ou lá como raio se chama a aquilo...) são os rolamentos que permitem a articulação da peça que segura os discos, rodas, etc...
Tudo o resto, pneus, amorteçedores, etc... apenas "disfarçam" ou "revelam" o problema conforme estão em bom ou mau estado....

Mas atenção que estou a falar de veiculos que andam normalmente, sem tremuras, mas de repente devido a um resalto num buraco ou lomba começam com uma tremideira incontrolavel na direcção que só passa abrandando o jipe quase até parar, já vi jipes que até as rodas da frente levantavam do chão tal era a violençia da tremura :confused:
BoaSorTTe

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante