ASSUSTADO... Y60 NÃO ANDA..

Registado: 30 nov 2005, 23:31

ASSUSTADO... Y60 NÃO ANDA..

Mensagem por bf_matias » 17 nov 2008, 22:33

Caros,

Para um quase leigo em mecânica, aconteceu-me a coisa mais assombrada que já ouvi...

Vou tentar explicar, a ver se me ajudam a perceber o que poderá ser este sinal! :(

Andava eu num belo passeio marcado por waypoints no nosso alentejo, quando paro o Y60 numa posição fotogénica junto a uma fonte, com uma inclinação ligeira a desde (o carro já tinha feito até este ponto, com deslocação e passeio, cerca de 30km nessa manhã)...

Imagem

... quando me meto dentro da viatura, para efectuar marcha atrás, de forma a prosseguir caminho, eis que o carro não anda. Ou seja, literalmente, não anda.

Factos:
- mudanças engrenam na perfeição; ( desde a 1ª à 5ª + R);
- o carro em ponto morto, descai normalmente, ou seja, roda para a frente;
- com a mudança engrenada (qualquer uma), a embraiagem funciona e desliga-me o motor (ou seja, vai a baixo);
- sente-se aquela sensação de travão de mão puxado, mas verifiquei e o mesmo não estava puxado;
- O comportamento é igual em redutoras ou em altas;

Resultado:
Após algumas tentativas de arrancar, várias verificações dos eixos, transmissões, cubos, subitamente, o carro começou a andar para tras (não sozinho, mas dentro das dezenas de tentativas com a mudança engrenada ).
Após esta situação, efectuou mais cerca de 200km (entre passeio e deslocações), sem dar qualquer sinal semelhante, ou ouvir-se qualquer barulho estranho.

Duvida:
O que poderá ter provocado tal paragem? E, como é que mecanicamente isto é explicavel?

Agradeço a todos as opiniões e, desculpem o longo texto... mas acho que mesmo assim, não fui claro! :ups:

NOTA - Eu não acredito em bruxas, mas que as há há--- :okkk:
Abraço,
Bruno Matias - 962311376

Registado: 27 abr 2008, 22:13

Re: ASSUSTADO... Y60 NÃO ANDA..

Mensagem por hortelao » 18 nov 2008, 12:35

boas bruxas nao existem mas podes ter o rulamento de encosta a dar o berro e pode nao desembriar ficar a embriagem sempre ligada parecedo ca fora que esta a funcionar na perfeiçao

Registado: 14 jan 2008, 18:06

Mensagem por Daniel Suzano » 18 nov 2008, 13:54

Por vezes acontece-me isso, mas é depois de lavar o carro ou passar dentro de água, e depois parar um bocado, o travão de mão cola, eu destravo, mas mecanicamente apenas alivio o cabo, pois os calços continuam a prender o tambor.

Mas com 1ª baixa descola que é um instante :D

Por acaso passaste dentro de água nesses 30 km antes da situação?

Poderá ser algo relacionado com um dos diferenciais, pois se levava o carro abaixo, da embraiagem e da caixa não seria.

Ou então o bicho queria beber um pouco de água da fonte [}:)] [}:)]

Mensagem por bf_matias » 19 nov 2008, 00:15

Obrigado pelas opiniões... o carro não passou por dentro de água nehuma ( o mais certo era estar com sede! :flush: )

Em realção à possibilidade do rolamento de encosto, sempre pensei qye fosse daquelas peças com ON/OFF, ou seja, ou trabalha, ou não! :confused:

Abraço,
Bruno Matias - 962311376
http://4wdline.blogspot.com

Registado: 26 jul 2006, 15:16

Mensagem por claudio marçalo » 22 nov 2008, 19:54

Viva,

O GR devia estar cansado..... e achou por bem descansar um pouco... :D :D :D

Afinal, estava no Alentejo..... :friends: :friends: :friends:

Abraços
Patrol 2.8 TD, O Tractor............

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Mensagem por father » 22 nov 2008, 21:03

isso e facil o rolamento do veio primario daq caixa berrou e ao fazeres força como fizeste varias tentativas so fod** isso ainda mais a valvulina comvem ser mudade ou vereficados os niveis
:matrix:

Mensagem por bf_matias » 22 nov 2008, 23:38

father Escreveu:isso e facil o rolamento do veio primario daq caixa berrou e ao fazeres força como fizeste varias tentativas so fod** isso ainda mais a valvulina comvem ser mudade ou vereficados os niveis
:matrix:

Mas se o veio berrou, o carro não deveria de mexer mais, certo? Ou estará em vias de berrar?
Acontece que depois das varias tentativas, o carro andou normalmente...

Abraço e obrigado,
Bruno Matias - 962311376

Mensagem por father » 23 nov 2008, 09:19

nao falei no veio mas sim no rolamento do veio primario que pode ter gripado, nao se da por nada so quando se para o carro e da proxima vez se vai para andar ele nao anda parece que tem o travao de mao puxado,

se fizeres forlça por vezes ele anda um bocadoou desprende mas tambem pode fazer com que parta o veio primario vistos que se nao rolar alguma coisa vai ter de ceber e melhor veres a valvulina se tem ou entao adicionar um bocado de FAHER para ver se isso deixa de bloquear

Mensagem por bf_matias » 23 nov 2008, 10:02

father Escreveu:nao falei no veio mas sim no rolamento do veio primario que pode ter gripado, nao se da por nada so quando se para o carro e da proxima vez se vai para andar ele nao anda parece que tem o travao de mao puxado,

se fizeres forlça por vezes ele anda um bocadoou desprende mas tambem pode fazer com que parta o veio primario vistos que se nao rolar alguma coisa vai ter de ceber e melhor veres a valvulina se tem ou entao adicionar um bocado de FAHER para ver se isso deixa de bloquear

Obrigado! :okkk:

Abraço,
Bruno Matias - 962311376

Mensagem por father » 23 nov 2008, 10:04

pode ser que nao seja bem lubrificado e origine isso ou seja quando aquece o ferro dilata fica mais preso e como ao fim de um tempo ja deu pode ter sido ele que arrefeceu e voltou a força original por isso ve a valvulina

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes