Miguel Santos Escreveu:Que grande confusão !!
Se analisarmos a classificação com atenção nota-se que está uma grande salgalhada !!!
O concorrente que ficou em 7º, Ivo Mendes em Defender, a soma está mal, só dá 265 pontos!
50, 48, 45, 42, 40, 38, 35, 32, 30, 28, 25, 22, 20, 18, 15, 12, 10, 8, 5, … !!! porque salta de 2 em 2 e outras vezes de 3 em 3 ???
Esta classificação não tem nada que se aproveite !!!
Mais um Raid do Garrafão !!!
Apesar destas gafes todas nota-se uma grande supremacia dos 2 primeiros
classificados: Ladricolor e Emanuel Costa.
O velho EC quando aparece ainda dá cartas, foi desclassificado de uma pista (zero pontos) por ter
derrubado uma árvore onde todos colocavam o guincho, azar de campeão, em outra pista
avariou o guincho (5 pontos) e ainda assim ficou apenas a 9 pontos. Sorte de campeão para o Ladricolor.
Acho que é devido a estas confusões que o Troféu 4x4 tem tantos participantes e tanto público,
partida e quem chegar primeiro ao fim ganha.
As provas de pistas, Rainforest e Lousã Camp pecam por estas confusões de pontuação.
De facto os azares fazem parte das provas e nesta também o "velho" Emanuel teve
a sua quota-parte. Apesar de grande admirador do Emanuel, assim como de alguns
pilotos k disputam as provas k por cá se vão fazendo, ñ posso concordar com a
tese da sorte e do azar de campeão em relação às prestações do Emanuel e do Rui
neste Rainforest - Ponte de Lima 2008. Vou então relatar a situação k ocorreu c a
equipa Ladricolor e k permitiu assim a proximidade de pontos do EC em relação á
Ladricolor;
No sábado o Rui foi sancionado com 25 pontos de penalização " facto k só veio a
saber na 2ª feira" numa situação no mínimo ridícula; Então afinal o k é k se
passou? Numa das pistas os concorrentes tinham k atravessar uma linha de água c
algum risco e k se tornava por isso bastante perigosa em caso de acidente
nomeadamente de um capotanço, como todos devem calcular se já ñ é tarefa fácil
conseguir desapertar os cintos k apertam em baixo para se libertar de dentro da
viatura, quanto mais tirar os de cima também estando a mesma debaixo de água, já
para ñ falar k em percurso trialeiro como era o caso em k é necessário mtas
vezes colocar a cabeça de fora para obter a melhor visão de modo a fazer
determinadas manobras, por isso mesmo o Rui perguntou a vários comissários se
lhe davam penalização por isso, pois se fosse esse o caso utilizava antes o
cinto de origem do carro k lhe dava mto mais conforto na condução praticada ao
longo da prova, ao k lhe foi respondido k podia usar só a parte de baixo, no
entanto o facto de haver 1 Sr. comissário “mal informado” k teimou em afirmar
k o Rui ñ levava os quatro pontos do cinto colocado desencadeou uma discussão
com este mesmo elemento no dia de sábado e k levou o Rui e o seu navegador
Nuno a ficarem c/ os nervos á flor da pele, a perderem a calma e por sua vez
a razão pelo facto de falarem de uma forma pouco simpática para este Sr. k estava
a colocar em causa a palavra de ambos assim como a realidade dos factos uma vez k
o cinto estava colocado conforme foi autorizado e a testemunhar isso havia a Sra.
comissária k deu a partida, levando por isso a penalização não por falta de cinto uma
vez k excepto um todos os outros comissários votaram a favor da ñ penalização,
mas sim por falta de respeito ao dito Sr., ou seja, "foi pior a emenda k o soneto",
todos nós sabemos como é o ambiente dos participantes em prova em k a adrenalina
é mais k muita, por vezes mesmo os mais calmos e moderados é difícil controlarem
os seus instintos, mais a mais numa situação destas, enfim, pode ser k tenha servido
de emenda tanto para esta equipa como para todas as outras assim como para os Srs.
comissários nas suas avaliações.
No domingo como o Rui tinha sido informado k estava c uma vantagem, superior a
100 Pts, em relação ao segundo classificado "EC" " ñ contando levar a dita
penalização ", optou por arrancar para as pistas numa "toada" calma sem correr
grandes riscos, ñ fazendo sequer o reconhecimento das mesmas permitindo assim k
o EC recuperasse e bem o atraso k trazia desde o 1º dia de prova em relação ao
Rui.
Isto tudo para dizer k apesar de tudo esta foi uma prova bastante positiva para
a equipa "Ladricolor" c/ todos os seus percalços pelo meio, mas bastante suada
até alcançarem a vitoria, ou seja, se no domingo o Rui fosse para a pista com a
vontade de vencer tal como fez nos dias anteriores facilmente mantinha a
diferença de pontos alcançada ate então, como tal ñ concordo de forma alguma k
a vitoria tenha sido alcançada graças aos azares k infelizmente atingiram a
prestações do Emanuel Costa !!!
Estou a partilhar estes factos c todos vós, pois são situações k ocorrem durante
as provas e k muitas vezes desconhecemos, o k nos leva muitas vezes a fazer uma
avaliação pouco justa em relação á prestação das equipas...