como afinar a valvula do turbo

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 21 set 2007, 16:49

como afinar a valvula do turbo

Mensagem por sotero » 20 mai 2008, 00:02

aquela coisa que no meu caso tem um afinador, que e uma asta que vem do colector do turbo ate aquela cena redonda que nao me lembra o nome ,e que seuundo entendi regula nao sei que...pois vejo uma pouca num veio roscado ,desaperto e...?nada,o que tenho de fazer para esperimentar regular aquilo?serve para que mesmo?dizem por ai que do coiso?sera? :D abraço Sotero
Editado pela última vez por sotero em 16 jun 2008, 11:46, num total de 1 vez.

Mensagem por sotero » 16 jun 2008, 11:44

...pois e melhor esperimentar assim e assado. :thumbsup: parece que ninguem quer responder... :D abraço :D

Registado: 14 abr 2008, 21:07

..

Mensagem por hmoreira » 16 jun 2008, 12:13

Com esse Portugues....não será faci lresponder-te ao quer que seja...coiso e tal, não sei o quê...

Mensagem por sotero » 16 jun 2008, 13:48

desculpa la,pa. e que anda por ai a censura atras de mim... :rolleyes: e eu ja nem sei como disfarçar...:D dizem por ai que para bom entendedor meia palavra basta,e eu ainda estou a aprender essa meia palavra. :D se eu conseguice fazer alguma coisa com a porra do computador punha aqui a foto :thumbsup:vou tentar saber o nome daquilo,diz que regula a entrada do turbo,tipo abrir ou fechar mais tarde.sera a wastegage...? :confused: e que o meu abre logo que das a chve...quase :D :D :D abraço

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 16 jun 2008, 14:44

sotero Escreveu:desculpa la,pa. e que anda por ai a censura atras de mim... :rolleyes: e eu ja nem sei como disfarçar...:D dizem por ai que para bom entendedor meia palavra basta,e eu ainda estou a aprender essa meia palavra. :D se eu conseguice fazer alguma coisa com a porra do computador punha aqui a foto :thumbsup:vou tentar saber o nome daquilo,diz que regula a entrada do turbo,tipo abrir ou fechar mais tarde.sera a wastegage...? :confused: e que o meu abre logo que das a chve...quase :D :D :D abraço

procure no forum a muita informaçao sobre isso.... faço minhas as suas palavras..... [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por sotero » 16 jun 2008, 15:47

....estava a ver que nao...boas Cristiano :D e tu que nao viesses logo cençurar :thumbsup: .eu ja la fui,ja li o que la vem por isso quis mexer,mas nao sei como... :rolleyes: aquilo nao mexe e eu sou um pouco bruto e começo logo a martelada...,etc.ainda a dias arranquei o viscoso,ou centrifugo,ou coiso...,a martelada,saiu mas em varios pedaços,e como normalmente e assim perguntei-como se afina-tipo,estica ou encolhe,e o que faz abrir ou fechar... :D co,me?sabis?abraço Sotero :D ps-nem devia estar aqui eu... :confused: :rolleyes: :eek: :D

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 16 jun 2008, 17:24

começa por montar um manometro de pressao do turbo. essencial.
depois digo-te como afinas a valvula (watesgate)
por acaso tens a valvula de segurança na admiçao ou ja saio?
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Registado: 19 fev 2007, 21:05

Mensagem por stonebumble*rider » 16 jun 2008, 17:29

Viva amigo sotero...

Aquilo a que ser refere chama-se "wastegate" tambem conhecido com actuador de pressao do turbo.É uma peça que controla a pressao do turbo, deixando o mesmo fazer mais ou menos pressao...
Se o veio do actuador tiver regulaçao atravez de uma rosca, tem que apertar, ou seja, fazer com que o braço se aproxime da wastegate...
Se nao tiver regulador tem que colocar umas anilhas entre a wastegate e o seu apoio...

Aconselho-o a utilizar um manometro para que fique elucidado das pressoes que o turbo faz, dado que este mesmo regulador é bastante sensivel!

Um abraço,

Alexandre Leite
há os 4x4 e dpois há os 2x1, de futuro um 4x4 ;)

Mensagem por sotero » 16 jun 2008, 17:54

e isso mesmo estamos em sintonia :D Vendaval,tenho ainda aquela...sera dump-valve?aquela da admissao,que dizem por ai que deve descarregar,quando o motor esta muito tempo a fundo,mas nunca ouvi nada.devo tapa-la??? :eek: vou arranjar um manometro para o Boost,e depois vou la mexer,mas parece que o meu puxa muito cedo,tipo mil e pouco. :puke: sera que o antigo dono montou aquilo e esmifrou ao max?segundo entendo,quando abrir mais cedo,vai fechar mais cedo .nao?amigos como e ?quanto maior o comprimento do afinador maior pressao,nao tem nada a ver com a entrada em funcionamento?que grande comfusao que eu faço? :D abraço Sotero

Mensagem por cristiano » 16 jun 2008, 18:25

qt mais botas mais cedo ele puxa... no meu ta 1 bar, a watesgate fica bem onde esta.... qt a dump valve é qd aceleras e ao tirares gaz ela deixa sair a pressao do turbo ....

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 16 jun 2008, 22:00

:D

Mensagem por Vendaval R Pereira » 16 jun 2008, 22:44

que ganda confuzao que ai vai :sabe:

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
mete la o manometro e depois vemos o que isso da.
que carro é o teu um gr ou um 260.
o 260 não tem egr. pesa muito. [:p]
e depois o carro não anda. [bigsmile]
a watesgate regula a pressao masima que o turbo atinge.
se encurtares a guia dá X, se alongares dá Y.
:sabe:

a rotaçao a que começa a produzir pressao so se pode alterar se a geometria do turbo for modificada. ou se aumentares o gasoleo, ja que assim o motor vai criar pressao no escape mais cedo . a pressao no escape é que fas rodar o turbo. :nod:
a watesgate é uma valvula que abre uma janela que desvia a pressao do motor para o escape sem passar pelo turbo. funciona com a pressao que o turbo esta a produzir. quanto mais pressao o turbo produs mais a janela abre e assim deixa de produzir pressao porque os gazes estao a passar ao lado da turbina. tas a ver? :rolleyes: cria um equilibrio . ora se a tal janela não abrir para desviar os gases de escape o turbo pode entrar em excesso de rotaçao e pressao. nessa altura funciona a tal valvula de segurança na admiçao , que abre e liberta a pressao o que leva o turbo a abrandar ja que a pressao nas cameras não passa daquele valor e o turbo não ssobe mais que aquela conta. tas a ver ou quê?

o que a malta fas é assim. mete um tampao de 1" no lugar da valvula de segurança. depois encurta a aste da watesgate para que só abra com mais pressao, pois ao encurtar a aste , a valvula tem que receber mais pressao para poder abrir a janela.
e ja ta.

so que :sabe:
se a watesgate avariar o turbo entra em orbita :crybaby:
dai a tal nessesidade do manometro. não só para regular a nova pressao , mas tambem para o vigiar durante os picanços.
uma boa soluçao é ires reduzindo a aste ate a valvula de segurança descarregar. depois reduzes um pouco e fica ali quase a abrir. mas isso da pouco. no meu a valvula abria a 0.8. agora sem ela anda a 0.9. no pico. mais não quero. mas dizem prai que pode chegar a 1.0 com segurança.e mesmo a 1.2 por breves momentos. mas ai deve ter final triste.

so com o carro em movimento é que se conssegue pressao no circuito.
se acelerares no vazio a pressao não sobe.
Saudaçoes TT...

Mensagem por sotero » 17 jun 2008, 10:12

Vendaval,obrigado pela esplicaçao,e que de tanto se falar,compliquei tudo.e isso mesmo,vou montar o manometro e depois logo vou la mexer :D abraço :D

Mensagem por cristiano » 17 jun 2008, 10:46

Vendaval R Pereira Escreveu:que ganda confuzao que ai vai :sabe:

a rotaçao a que começa a produzir pressao so se pode alterar se a geometria do turbo for modificada. ou se aumentares o gasoleo, ja que assim o motor vai criar pressao no escape mais cedo . a pressao no escape é que fas rodar o turbo. :nod:
a watesgate é uma valvula que abre uma janela que desvia a pressao do motor para o escape sem passar pelo turbo. funciona com a pressao que o turbo esta a produzir. quanto mais pressao o turbo produs mais a janela abre e assim deixa de produzir pressao porque os gazes estao a passar ao lado da turbina. tas a ver? :rolleyes: cria um equilibrio . ora se a tal janela não abrir para desviar os gases de escape o turbo pode entrar em excesso de rotaçao e pressao. nessa altura funciona a tal valvula de segurança na admiçao , que abre e liberta a pressao o que leva o turbo a abrandar ja que a pressao nas cameras não passa daquele valor e o turbo não ssobe mais que aquela conta. tas a ver ou quê?

o que a malta fas é assim. mete um tampao de 1" no lugar da valvula de segurança. depois encurta a aste da watesgate para que só abra com mais pressao, pois ao encurtar a aste , a valvula tem que receber mais pressao para poder abrir a janela.
e ja ta.

dai a tal nessesidade do manometro. não só para regular a nova pressao , mas tambem para o vigiar durante os picanços.
uma boa soluçao é ires reduzindo a aste ate a valvula de segurança descarregar. depois reduzes um pouco e fica ali quase a abrir. mas isso da pouco. no meu a valvula abria a 0.8. agora sem ela anda a 0.9. no pico. mais não quero. mas dizem prai que pode chegar a 1.0 com segurança.e mesmo a 1.2 por breves momentos. mas ai deve ter final triste.

a pressao correcta e mais fiavel nao é em 5ª velocidade que se mede????

Mensagem por sotero » 18 jun 2008, 19:35

depois de tanta imfo e mais alguma,mas nao a suficiente...fui la ver aquilo.com o motor desligado...retirei a anilha de mola e soltei a aste da wastegate,logo que saiu de la andou quase 1 cm para tras :eek: nao sei o que quer isso dizer...verifiquei que a portinhola abre toda(sem a aste)e fecha :thumbsup: nao tem porcaria atapar nada.agora ,vou arranjar um compressor com manometro ,para ver a wastegate a abrir a x...se tudo estiver bem ,penso que deve ser as 0.8 :confused: + ou -x psi :confused:...adiante...depois de testar isso monto o manometro do turbo,e volto a pedir a vossa ajuda para afinar-mos aquilo... :D p.s-vou tentar tirar fotos...

Registado: 18 jun 2008, 13:24

Mensagem por terranouk » 19 jun 2008, 23:10

esse tal dito afinador tb tem no terranoll? axo k ja vi para la qualker coisa mas tou com medo de estragar :confused:

sabem onde posso comprar o manometro para o turbo na zona do porto ou viana?:thumbsup:
tou a pensar comprar um quando for a portugal e se tiver algumas dicas era otimo, o tempo é sempre pouco :D
vou tirar umas fotos a esse tal dito k penso ser o afinador :rolleyes:

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 30 jul 2008, 13:24

Vendaval R Pereira Escreveu:que ganda confuzao que ai vai :sabe:

e ja ta.

caro Sotero, depois da explicação do "nosso" alentajano e amigo Vendaval, não vale a pena leres mais nada.

A explicação está sublime.

Já vi o motor do 260 do Vendaval e esta apliação está muito bem feita.

Ele ainda se esqueceu de falar no Intercooler.... mas deverá ser noutro tópico [wink]

Abraço :thumbsup:

Mensagem por Vendaval R Pereira » 30 jul 2008, 13:34

quanto ao IC, vejam o topico do Tiago Ferreira , que para mim é o melhor sistema que anda ai pelo forun. :thumbsup:
Saudaçoes TT...

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante