Trepidação

Registado: 16 ago 2005, 10:19

Trepidação

Mensagem por João Girão » 23 jan 2006, 10:08

Boas. Um amigo tem um problema muito estranho, e, além do mais parece grave. Ele já me tinha contado que o jipe se punha assim, e eu ria. Começa com trepidação no volante. vai aumentando e espalha-se para todo o eixo, e sempre num crescendo, parece que vai partir o jipe todo. Se não trava, aquilo parte de certeza. PF, preciso de ajuda. É um disco 200, mas o sogro tem o mesmo problema, ou semelhante no 260 longo que tem. Obrigado

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 23 jan 2006, 12:59

ja aconteceu isso com um dos nossos GR's tinha o amortecedor de direcao pifado, folga num dos rolamentos de afinacao do camber e uma punteira de direcao marada. acontecia a uma precisa velocidade. se fosse acima ou abaixo akilo passada. de kk maneira se mantivesse a velocidade parecia k se ia desmanchar todo.

Registado: 14 ago 2005, 14:21

Mensagem por MI » 23 jan 2006, 14:11

Eu apostava num problema de algum dos pneus. A descrição é praticamente igual ao que acontecia com o meu Patrol. Até cheguei a mudar de amortecedor de direcção mas o problema persistiu embora disfarçado. Aconselho primeiro a ir a uma loja de pneus e verificar a calibragem das jantes (duvido que seja o problema mas pelos menos tiras dúvidas), e tal como o Miguel Braga disse, verifica se há folga nos rolamentos, tenta abanar as rodas, track-bar etc. (todos os componentes que seguram os eixos. Se sentires folgas poder ter detectado o prob. Se estiver tudo ok o próximo passo será o rastreio dos pneus e aqui, por experiência própria, provavelmente detectas o problema. A olho nú é imperceptivel certos defeitos num pneu, que fazem que a certas velocidades ao passar por irregularidades provocam esse terramoto no jipe. Troca com o pneu suplelente ou outro bom um dos pneus que desconfies que esteja estragado. No meu caso acertei à primeira (frente esquerdo) mas pode variar: se sentes vibração na frente (muito vibração no volante que até faz toc-toc) ou atrás (os bancos até dançam). Espero que tenha sido útil.
Y61 3.0DI

Registado: 23 dez 2005, 18:08

Mensagem por Patrol_man » 23 jan 2006, 14:22

O meu 260 tem os mesmos sintomas apontados pelo João Girão, fico com dificuldade em segurar o volante aquilo trepida tudo, parece que o jipe se vai desintegrar completamente, levanto o pé e lá me tenho safo sem me despistar. Quando os pneus são novos não fica assim "louco". Já troquei o amortecedor de direcção e ficou na mesma.

Abraço patroleiro e pago um copo a quem conseguir solução.

Mensagem por Patrol_man » 23 jan 2006, 14:45

Bem, parece que estava a escrever em simultaneo com o MI.
Então é só para acrescentar que calibrei as rodas e ficou na mesma.

Abraço

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 23 jan 2006, 14:53

Patrol_man Escreveu:O meu 260 tem os mesmos sintomas apontados pelo João Girão, fico com dificuldade em segurar o volante aquilo trepida tudo, parece que o jipe se vai desintegrar completamente, levanto o pé e lá me tenho safo sem me despistar. Quando os pneus são novos não fica assim "louco". Já troquei o amortecedor de direcção e ficou na mesma.

Abraço patroleiro e pago um copo a quem conseguir solução.

isso também acontece com os cubos desligados ?

Mensagem por Patrol_man » 23 jan 2006, 14:58

Acontece-me sempre com os cubos desligados em asfalto. Em terra nunca me aconteceu, nem na posição "free" nem em "lock".

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 23 jan 2006, 15:23

Boas,

Já me apareceram alguns LR, na oficina, com esses sintomas, e depois de verificar que as rodas estavam calibradas, os espaçadores tambem estavam calibrados (caso os tenha) vimos que o problema estava na caixa de direcção, que com um ajuste foi ao sitio.

Cumprimentos
Luis Rocha

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 23 jan 2006, 15:38

Não podem ser os rolamentos da frente? Levanta uma das rodas e tenta mexer na vertical a ver se tens folga.
Os rolamento têm afinação.
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 02 jan 2006, 11:34

Mensagem por J Barros » 23 jan 2006, 17:01

Boas
Esses sintomas já me aconteceram à uns anos num GR de 97(sem qualquer alteração), que saudades :crybaby: a determinado momento, e só tinha 60 000Km a 80 Km o volante tremia, foi calibrar rodas alinhar direcção, troca de pneus eu sei lá mas ficava na mesma nunca consegui solucionar o problema a 100%.
No 2.8td com pneus de origem quando passo por um buraco a direcção treme mas treme só para quando travo. Felizmente só uso estes pneus para a inspecção, com os 33 não acontece este terramoto, a não ser uma constante correçao esquerda/direita no volante penso que poderá ser dos brincos maiores e o caster a 0º, vou tentar solucionar o problema se tiver novidades informo.
Cumprimenttos

Registado: 08 mar 2006, 14:47

Mensagem por Paulo_GR » 27 mar 2006, 14:44

Bem Pessoal parece que há aqui mais um GR com o mesmo sintoma parece que se desmonta todo e é quase impossivél agarrar o volante, já alguém conseguiu resolver o problema?! Do amortecedor de direção não é pois já troquei o meu cinoblocos são novos, também já troquei, epá não sei mais para onde me virar... cumprimentos...
Paulo Antunes

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 27 mar 2006, 17:25

No 260 que tinha fazia isso quando o cubo esquerdo começava a ficar sem massa consistente :confused:
bastava demonta-lo e por massa que passava a "bixose", no meu so acontecia quando ia a +/- 80km/h e passava por um buraco ou algo irregular.... :confused:
MJGuedes

Registado: 30 mar 2006, 12:22

Mensagem por Larmis » 30 mar 2006, 12:30

Olá a todos. Tive esse problema de trepidação. Quando começava só parava quando travava e para começar bastava passar num pequeno ressalto até em alcatrão. Mudei as ponteiras da direcção e até hoje (mais de 1 ano depois) não voltou a acontecer. Se esta info for util. :)

Registado: 27 abr 2006, 07:17

trpidação

Mensagem por mitraland » 27 abr 2006, 08:51

olá boas

só mais uma dica.em tempos tive um disco 300tdi e uma vez de um momento para o outro começou com uma vibraçáo no volante assustadora,pensei logo ,pneus descalibrados,atenção que não fazia tt com o disco,sempre estrada e com muito cuidado,adiante,na casa dos pneus disseram que não dava pa calibrar pq os pneus estavam ovalizados,nem kis acreditar ,os pneus estavam a meio piso,o que é certo é que meti 4 pneus novos e a vibração passou,ficou como novo.

Mensagem por Patrol_man » 27 abr 2006, 09:05

Mudei os amortetecedores da frente, mandei reparar as molas e pronto problema resolvido no 260.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 27 abr 2006, 11:23

Agora foi o meu k lhe deu a mesma macacoa... :)
vou lhe meter pneus novos, mudar as punteiras da direcao e amortecedor de direcao novo...
com isto espero resolver o problema :)
mas aponto mais para ponteiras de direcao ou pneus...
embora possa ser caixa de direcao, amortecedor de direcao, etc etc.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante