GPS para TT

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 27 mar 2007, 02:49

como não conheço nenhum dos dois que falas limitome a dizer o seguinte:

antes do investimento pensa bem, pois neste tipo de investimentos é muito facil ficar desiludido.
na minha modesta opinião, poderias ponderar a hipotese de montar um carpc. visto ser para o todo o terreno exclusivamente, por isso nao vais nessecitar de andar sempre a muda-lo de viatura. vais passar a ter N funções, bem como o melhor sistema de navegação offroad que há. não te esqueças que teras um grande ecrã, e que tão cedo não precisaras d fazer grandes investimento.
já agora um investimento destes pode ficar entre 1000 e 2000 €€€.
UM ABRAÇO

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 28 mar 2007, 02:40

Boas

antes do investimento pensa bem, pois neste tipo de investimentos é muito facil ficar desiludido
Pois...tens razão, é preçisamente por isso que antes de comprar uma coisa a sério vou investir num brinquedo destes, dá para aprender o básico ao mesmo tempo que vou tomando contacto com o meio vou desenvolvendo a minha opinião...
Como vês ainda nem tenho o GPS e já fiquei a saber que car pc's e tál é o melhor para OffRoad...nem sabia que havia disso, se tenho ido logo para o "melhor" que me indicaram na loja provavelmente tava a cometer um erro....deve existe muita opção por esses valores...o que eu quero custa cento e poucos € e é isto...

Imagem

BoaSorTTe

Mensagem por brunoftt » 28 mar 2007, 03:18

apenas posso dar a minha opinião sobre aquilo que uso.
então o meu começo foi com cartas militares em papel.
depois comprei um portatil e um receptor gps. instalei o compegps e arranjei as m888, recentemente adquiri um pda.
tendo em conta o que ja usei, posso dizer que tudo o que tenho um ecra abaixo de 8'' desilude no tt. pois eu mesmo com um ecra de 15.4 do meu portatil por veses ficava se saber quam o melhor caminho para me levar a um determinado waypoint. claro que se ja tiver um track marcadado a coisa muda de figura, mas isso ja não é navegação.
a desvantagem de um portatil é o facto de ser incomudo pois, ou se têm um copiloto para o levar ao colo ou se arranja um suporte.
os outros tipos de gps acho que têm os seguinte defeitos:
-tamanho do ecra pequeno, pois experimentei o meu pda e foi com a sensação que fiquei.
-dificuldade de actualização de software e mapas, bem como dos custos que isso acarreta.
-so dão para aquilo e aquilo mesmo.

nao creio que tenhas que começar a aprender com uma coisa ''fraca''.

podes dar uma olhadela aqui:
http://www.terra-a-terra.com/phpbb/viewtopic.php?t=372
http://www.terra-a-terra.com/phpbb/viewtopic.php?t=68
http://www.pc-car.net/

para teres uma ideia das potencialidades de um carpc.

nao quero com isto dizer que tenhas que comprar um carpc, apenas estou a expor o meu ponto de vista.
porque alias por cento e poucos €€, mesmo que fiques desiludido a p€rda nao é grande.
devo currigir um post anterior onde disse que um carpc ficaria entre os 1500 e 2000€, pois pode ter um desde 800€ :eek:
UM ABRAÇO

Registado: 24 ago 2006, 16:36

Mensagem por eFly » 04 abr 2007, 02:19

Boas mais lenha para a fogueira...

No meu ultimo raid em Marrocos utilizei um QteK S100, que até nem tem um processador por ai alem e funcionou muito bem com OziCE, levei farta cartografia em varias escalas (cerca de 600 mb de mapas) e uma antena GPS BT SF III.

Balanço:
Ozi uma excelente ferramenta de navegação, apesar de ainda não conhecer a totalidade do seu potencial. Para a minha utilização serviu perfeitamente.
Pude preparar e levar previamente rotas TT que queria fazer durante o raid.
Ecran: realmente um pouco pequeno e ao sol a visibilidade é reduzida. Resolvi o problema colocando o PDA junto ao retrovisor. O tamanho do ecran tambem é um handicap quando queremos durante a condução introduzir dados (tipo o nome do WP adicionado) a teclas no touchscreen são ridiculamente pequenas, resolve-se o assunto com a ajuda do co-piloto.
Questão robustez: No problem... O PDA ia com uma protecção de silicone e sobreviveu aos maus tratos de um Raid (atenção ele sofreu mesmo muito durante 17 dias). O facto de não haver disco duro, não há falhas.
Fiquei convencido. PDA é uma boa opção low cost.

Já experimentei um laptop normal, mas ocupa muito espaço e sofre imenso no fora de estrada o HD vai ao ar com alguma facilidade... O ecran tb sofre.

O must é ter um PC Car com ecran de 7-8' retractil. Mas para isso há que contar pelo menos com 1000€. Um PDA usado de ecran generoso mais uma antena GPS BT por 150-250 € consegue-se um dispositivo eficaz para navegar, preparar rotas, guardar percursos, partilha-los, etc... E dificilmente parte com maus tratos do TT.

Como alternativa há tabletpc's e laptop's "blindados" como os da Panasonic e afins... Mas é muito dinheiro para meter na lama e areia...

[wink]

Registado: 19 jul 2007, 13:13

Mensagem por NSF » 22 set 2007, 21:42

E em relação ao Streetpilot 2610, é bom para o monte?
O que me dizem desta pequena maravilha :D .

Mensagem por brunoftt » 22 set 2007, 22:06

Desconheço completamente esse GPS,
Eu se tive-se 700€ para gastar num gps, investia num pc-car, mas é a minha opinião.
UM ABRAÇO

Mensagem por NSF » 22 set 2007, 22:35

brunoftt Escreveu:Desconheço completamente esse GPS,
Eu se tive-se 700€ para gastar num gps, investia num pc-car, mas é a minha opinião.

Boas bruno, não vou investir. Já tenho o GPS há mais de dois anos, e que se diga de passagem que estou muito satisfeito com ele. Tou é a pensar em comprar um jipe e gostava de saber se estava bem servido.

Mensagem por brunoftt » 22 set 2007, 23:38

Então se já o tens penso, pelas caracteristicas que vi que estás bem servido.
UM ABRAÇO

Mensagem por NSF » 23 set 2007, 14:55

Obrigado bruno, precisava era de um curso intensivo para trabalhar com gps fora de estrada [bigsmile]

Registado: 01 mai 2006, 13:37

Mensagem por Nuno Pereira » 23 set 2007, 20:33

comman Escreveu:Um PDA com TOMTOM5 para estradas e GPSTUNER para ler cartografica é uma excelente escolha... para quem souber trabalhar e tirar partido dele!
E além do GPS temos sempre a possibilidade de usar o PDA...

É um bom investimento. Já uso PDA's à mais de 6 anos e continuo satisfeito. Actualmente tenho um QTEK 9090 com GPS, que também utilizo como telemóvel.

Companheiros

desculpem a minha ignorância, mas neste assunto não entendo nada.

A minha questão é:

Posso ter um PDA com um software "normal" para a estrada e ter outro software para mato???

Se sim, em todos os PDA's ou só em alguns?

Um abraço

Mensagem por brunoftt » 23 set 2007, 21:20

Podes ter sim dois softwares de navegaçõa no PDA, podes até ter mais.
Um PDA é como um computador só que com algumas limitações.
Por exemplo eu no meu PDA tenho o tomtom e o compegps pocket.
Á partida dá em todos os PDA, mas comvem que tenha o WM6, e quanto mais processador e ram tiverem mais facilmente trabalham com os softwares.
Se ainda não tens PDA e pensas em comprar o ideal é te informares sobre as potencialidades de cada um que estejas interessado.

Se ainda não ficas-te ilucidado faz mais perguntas...
UM ABRAÇO

Mensagem por brunoftt » 23 set 2007, 21:24

NSF Escreveu:Obrigado bruno, precisava era de um curso intensivo para trabalhar com gps fora de estrada [bigsmile]

O meu conçelho é que arranjes o manual do GPS que tens e uses e abuses... Só a mexer é que se aprende.
Se não tiveres nução nenhuma de navegação fora de estrada, posso arranjar uns texto para iniciar, depois cada GPS fonciona de maneira diferente, apesar de as bases serem as mesmas, depois de se ter as bases tem que se mexer muito no GPS para aprender como ele fonciona e as suas funcionalidades.
UM ABRAÇO

Registado: 01 mai 2006, 13:37

Mensagem por Nuno Pereira » 23 set 2007, 21:40

brunoftt Escreveu:Podes ter sim dois softwares de navegaçõa no PDA, podes até ter mais.
Um PDA é como um computador só que com algumas limitações.
Por exemplo eu no meu PDA tenho o tomtom e o compegps pocket.
Á partida dá em todos os PDA, mas comvem que tenha o WM6, e quanto mais processador e ram tiverem mais facilmente trabalham com os softwares.
Se ainda não tens PDA e pensas em comprar o ideal é te informares sobre as potencialidades de cada um que estejas interessado.

Se ainda não ficas-te ilucidado faz mais perguntas...

Obrigado Bruno

Já agora, que PDA aconselhas?

Baixo custo, de preferência.

Um abraço

Mensagem por brunoftt » 23 set 2007, 22:48

A escolha de um PDA é muito relativa, pois a oferta é muita.
A melhor maneira é ver o que há no mercado e ver qual nos agrada mais.
Depois deixo dois links onde se pode tirar todos as duvidas:
http://www.portalppc.com/
http://www.pocketpt.net/
[wink] :thumbsup:
UM ABRAÇO

Registado: 21 jun 2007, 11:11

Mensagem por aveisat » 04 out 2007, 19:00

GARMIN 276. Eu e quase todos os concorrentes usamo-lo no campeonato Nacional de Navegação, pelo facto de ser uma modalidade onde o uso de GPS é imprescindivel, acho que esta minha informação é de fiar...

Registado: 03 jan 2007, 19:45

duvida

Mensagem por JOÃO TOMENO » 11 out 2007, 14:46

agradecia que alguem entendido no assunto me indicasse um GPS para off-road que faça de TerraTrip tambem e de preferencia que seja bom em estrada tambem.... obrigado e GRande Abraço

Registado: 04 out 2006, 17:21

Mensagem por JMGS » 11 out 2007, 21:43

Segundo me informei o GARMIN 276 está descontinuado e foi substituído pelo 278, mas o preço é quase o dobro.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 11 out 2007, 22:18

comman Escreveu:Um PDA com TOMTOM5 para estradas e GPSTUNER para ler cartografica é uma excelente escolha... para quem souber trabalhar e tirar partido dele!
E além do GPS temos sempre a possibilidade de usar o PDA...

É um bom investimento. Já uso PDA's à mais de 6 anos e continuo satisfeito. Actualmente tenho um QTEK 9090 com GPS, que também utilizo como telemóvel.

boas tenho um calhao desses ia meter gps mas ja desesti e ja encomendei um tom tom, diz-me tives-te de comprar antena exterior?? onde arranjas-te o softwear??
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

duvida

Mensagem por JOÃO TOMENO » 11 out 2007, 22:33

Cristiano, pro meu caso aconselhas qual modelo TomTom?

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: duvida

Mensagem por cristiano » 11 out 2007, 22:45

miguelmoreira46 Escreveu:Cristiano, pro meu caso aconselhas qual modelo TomTom?
ja fizestes a apresentaçao do teu maquinao??? acho que nao tens de por umas fotos.... qt ao gps nao sou a melhor pessoa para te indicar...comprei o tom tom por ser bom na estrada essencialmente nao pensei muito off road, mas vem com cartao de memoria e acho que deve dar para meter cartas militares... :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

ok

Mensagem por JOÃO TOMENO » 11 out 2007, 22:49

obrigadao a mesma, o meu maquinao estou a tentar descobrir como e que ponho fotos na apresentaçao de viaturas mas nao esta facil tens alguma dica milagrosa...Abraço

mais uma duvida

Mensagem por JOÃO TOMENO » 12 out 2007, 09:48

que me dizem os entendidos da aquisição dum HTC TyTn II (P4550) ou de um HTC P3300, qual seria a melhor opçao pra TT e estrada tambem?

Mensagem por NSF » 12 out 2007, 14:08

Posso estar enganado mas penso que o Tom Tom não aceita cartas militares.
Acho que para off-road, no que diz respeito a gps dedicado a escolha deve recair, sem dúvida, na Garmin.

ok

Mensagem por JOÃO TOMENO » 12 out 2007, 14:54

NSF recomendas me algum modelo Garmin em especial e que depois pretendo usa lo em estrada tambem... obrigado

Mensagem por NSF » 12 out 2007, 17:32

Se calhar não sou a pessoa indicada para falar, pois o que percebo disto é do uso que tenho com o meu e do muito que tenho lido, ao longo dos anos, sobre GPS. É melhor esperar pela opinião dos peritos :nod: .
Contudo vou dar a minha opinião, que vale o que vale.
Quando comprei o meu, na altura sem pensar em TT, tive as mesmas dúvidas, mas a minha escolha acabou por recair na Garmin. Hoje não me arrependo (voltava a comprar) e aconselho-a a que quem quer GPS. Por muito bom que a Tom Tom seja, que não coloco isso em causa, a Garmin tem um know how deste mercado de dezenas de anos. Basta ver que está em todas as vertentes desde o TT, estrada, pedestre, aviação, marítimo, entre outros. Eu tenho um streetpilot 2610, na altura que o comprei disseram-me muito bem dele para estrada e TT, hoje está descontinuado, foi substituido por modelos que acho que perderam em relação a este, mas são opiniões.
Bem, voltando à questão. GPS para estrada e off road como já aqui disseram o 276 (acho que foi descontinuado e substituido pelo 278) é uma excelente opção, se calhar a melhor, deve fazer tudo e mais alguma coisa, menos tirar finos e cafés :crybaby: :unibrow: , mas o preço... não é para qualquer carteira. Um excelente equipamento também para off road e estrada penso ser o garmin quest, que se não me engano até é impermeável, não tem é ecrã táctil, não sei se isso é importante, mas o preço deve rondar os 450 a 600 euros (dependendo do modelo). No entanto tenho um cunhado que usa um garmin nuvi 200 e está bastante satisfeito, mesmo em off road, em estrada é excelente. Mas lá está é mais limitado que os outros mas também custa cerca de 200 euros.

Espero que tenha servido para alguma coisa, e desculpem o longo post [bigsmile] :grrr:

AnteriorPróximo

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes