Limpeza do Circuito de água de arrefecimento do motor.

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 05 out 2005, 18:55

Limpeza do Circuito de água de arrefecimento do motor.

Mensagem por CarlosRodrigues » 11 jan 2006, 01:14

A minha duvida é a seguinte eu tenho o jipe na oficina já a algum tempo +para dar um tratamento geral quer a nivel de mecanico quer de chaparia pintura e algumas altterações e gostava de saber que produto aconselham para limpar o circuito do radiador.

O Circuito como o jipe ja tem 14 anos aprensenta alguma ferrugem e a por dentro do motor as paredes onde passa a agua estão tipoferrugem barrenta.

Os tubos do radiador foram todos colocados nnovos visto os outros estarem ja ressequidos, e o radiador foi a uma casa especializada e completamente limpo quer por dentro quer por fora parecendo que está novo.

Agora gostaria de saber que prodto dev usar para limpar este circuito, ja ouvi falar que alguns sao demasiado acidos e limpam o que devem e nao devem e ate podem rebentar os tubos e outras partes mecanicas do carro .

Agora gostaria de saber a vossa opiniao ou se vou colocando agua destilada com o produto proprio para radiadores e deixa andar ate rebentar.
Imagem

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 11 jan 2006, 11:30

Água? Usa apenas liquido proprio para circuito de refrigeração.
os garrafoes de 5 L nos supermecados andam entre 2-4 euros

Mensagem por CarlosRodrigues » 11 jan 2006, 13:15

Sim eu sei, mas tambem se pode usar agua destilada com um aditivo proprio tipo mistura caseira. Mas a minha pergunta foi mais no sentido de limpar o circuito.
Imagem

Registado: 27 nov 2005, 14:37

Mensagem por yznogud » 11 jan 2006, 13:42

Num motor já com 14 anos não aconselho muito lavar o circuito com aqueles liquidos que lá se põe. Prefiro usar mangueira com água a entrar dum lado e sair do outro à pressão e com o motor a trabalhar, fazendo assim a água circular pelo circuito e lavá-lo. Os produtos que se usam limpam inclusive os resíduos e depósitos que ao saírem podem provocar pequenas fugas e consequente consumo de água.
Depois da lavagem enche-se o circuito com os tais liquidos azuis ou verdes das grandes superficies que servem prefeitamente para proteger

Digo isto porque ainda ontem estive a falar sobre isso com o mecanico que me aconselhou a não usar esses produtos tipo desincrustante em motores antigos ou com muitos Kms.

CumprimenTTos
Mário
O meu Samurai quando for grande quer ser um Patrol ;)

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 11 jan 2006, 21:14

boas
ja agora na questão de colocar liquido anti-congelante no radiador ...kuando compramos 5 litros colocamos esses 5 litros só???? ou é melhor misturar um pouco de agua destilada? disseram-me k convinha sempre misturar um pouco de agua para não ser tão activo.
Imagem
Junte o Prazer do TT com o melhor k a Natureza tem!!!

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 11 jan 2006, 21:24

eu uso anti congelante -20 puro .......... é o melhor que se pode utilizar .

quanto à lavagem com produtos , numa casa da especialidade desaconselharam-me vivamente , e ainda pior em motores mais antigos , pois a porcaria que começa a libertar do bloco , vai-se instalar nos canais finos dos radiadores que ficam entupidos !

ps: se ele foi lavado por dentro e por fora para que mais lavagens ?

Mensagem por CarlosRodrigues » 12 jan 2006, 00:58

Tal como eu estava a espera não vou lavar nada de especial apenas com uma mangueira de pressao e por antocongelante -20 visto o Paulo dizer que é o melhor que se pode por.
Imagem

Mensagem por Jorge Ramos » 12 jan 2006, 09:19

Um pequenino furinho consegues sempre tapar com pimenta dentro do circuito, sabias :unibrow:

Mensagem por CarlosRodrigues » 12 jan 2006, 12:26

Lol vcs arranjam cada uma. tambem ja me disseram para meter leite dentro do circuito que limpava aquilo. Prefiro nao ter furos para tapar.
Imagem

Registado: 07 set 2005, 11:13

Mensagem por nvilhena » 12 jan 2006, 14:41

ao vivo mesmo só vi com um ovo cru despejado para dentro do radiador.
esperar uns segundos e voilá fuga tapada...

Mensagem por Jorge Ramos » 12 jan 2006, 14:59

e não à 2 sem 3 [bigsmile]
qual é a proxima mezinha [clap]

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 12 jan 2006, 17:44

proxima mezinha??? isso e mas e um ganda pequeno almoço com ovos e pimenta e leite so falta dizerem q com a agua quentinha do radiador fazem um cha...
Pelo menos com vcs fome n se passa.

[}:)] [}:)] [bigsmile]
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Mensagem por Jorge Ramos » 12 jan 2006, 17:49

No meu E250TD o depósito do esguincho dos vidros está sempre com o liquido quente, já podemos fazer o cha... preferem tilia, cidreira,... [}:)]

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 12 jan 2006, 19:25

já só faltam as torradinhas [bigsmile]

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes