bomba central de travões

Registado: 04 abr 2006, 11:18

bomba central de travões

Mensagem por ruisfilipe » 07 set 2007, 21:04

Olá pessoal ,

Cá venho eu com um assinto que tanto pesquisei e poucas soluções encontrei :grrr: .
Pois o problema que tenho é que o pedal do meu pequenino "Patrol 3.0 " so pega no fundo :( e so bloqueia as rodas de trás após intensa investigação e poucas conclusões , decidi por mãos á obra .... agora é que aprendo :unibrow:

Pois bem , desmontei rodas e afinei travões os quais estão como novos , sangrei todo o sistema 2 vezes e nada , tudo na mesma .

pensei na bomba central"Lucas" , ja que o servofreio está bom ou pelo menos faz bom vacuo , daí que desmontei a bomba toda ,poia esta menina nova ronda os 350 €, è de salientar qué é uma peça bastante sensivel , encontrei algumas borrachas laças mas o corpo interior da bomba esta excelente sem riscos nem desgastes , a parte melhor é que descobri quem vende as borrachas separadas da bomba aqui em Lisboa e pronto...já so falta montar .
Tirei fotos do corpo desmontado , algo que acredito que faça muita falta aqui para os Patrol´s coxos .

Assim que puder ponho-as aqui .
Amanhã irei montar e sangrar o sistema ...vamos ver no que deu ...se tudo correr bem , faço uma sequencia da reparação para os menos entendidos ....como eu [:p] .

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 08 set 2007, 07:52

xeira-me que não vais chegar á resolução do teu problem com a facilidez com que escreves, mas no entanto conselho de amigo embora desconhecido:

Boa Sorte!!!!!

PS: não te esqueças que esse livro já está escrito e por acaso é grande calhamaço :D :D :D :D :D :D :D :D
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por ruisfilipe » 08 set 2007, 22:18

Mr Guerra Escreveu:xeira-me que não vais chegar á resolução do teu problem com a facilidez com que escreves, mas no entanto conselho de amigo embora desconhecido:

Boa Sorte!!!!!

PS: não te esqueças que esse livro já está escrito e por acaso é grande calhamaço :D :D :D :D :D :D :D :D

Tenho que te dar razão no que respeita a resolver o probelma..... após montagem e a tradicional sangradela .... népias...esta na mesma , agora resta-me trocar as alimentações da bomba trás para frente , frente para trás , para ter a certeza de que é ou não da bomba.

Isto parece facil quando se lê mas estive 5 belas horas a montar a menina reapertar tudo e sangrar tudo ....não foi fácil :rolleyes:

veremos .

A malta queixa se no geral é da falta de travões atrás e eu é o contrario , pois o pedal no fundo bloqueia perfeitamente as rodas de trás ,e estão bem afinadas .
Enfim enquanto não chover dá para irmos tentand até chegarmos a uma conclusão ...pois apesar de ser Um super patrol...não é mais teimoso que eu.
:thumbsup:

Mensagem por ruisfilipe » 15 set 2007, 22:29

Cá estou como vencedor da velha Guerra Travões vs teimosia .

Aqui ficam as fotos da bomba central "lucas " desmontada e com seguimento da montagem ....Atenção aos Orings e vedantes , pois assim que se abre a bomba são lixo ,para fechar so com orings e vedantes novos , os meus encontrei na Rua Maria Pia em Lisboa .

http://img251.imageshack.us/img251/976/ ... 005yj9.jpg

sequencia de des/montagem

http://img407.imageshack.us/img407/3496/dscn1684ns1.jpg

verificar o corpo interior da bomba para certificar que não tem riscos ou está ovalizada .

substittuir orings e vedantes

http://img209.imageshack.us/img209/457/dscn1686sw1.jpg

http://img74.imageshack.us/img74/8562/dscn1688io5.jpg

http://img529.imageshack.us/img529/5301/dscn1691yk8.jpg

Atenção ao montar o corpo deve estar lubrifcado com o mesmo fluido de Trabalho Dot3 ou 4.

Mas claro se não houver vontade e paciência para fazer bem...não vale a pena tentar . o mecanico é sempre a melhor solução Haja "€" .

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 15 set 2007, 22:37

Cá estou como vencedor da velha Guerra Travões vs teimosia .

Aqui ficam as fotos da bomba central "lucas " desmontada e com seguimento da montagem ....Atenção aos Orings e vedantes , pois assim que se abre a bomba são lixo ,para fechar so com orings e vedantes novos , os meus encontrei na Rua Maria Pia em Lisboa .

Imagem

sequencia de des/montagem

Imagem

verificar o corpo interior da bomba para certificar que não tem riscos ou está ovalizada .

substittuir orings e vedantes

Imagem

Imagem

Imagem

Atenção ao montar o corpo deve estar lubrifcado com o mesmo fluido de Trabalho Dot3 ou 4.

Mas claro se não houver vontade e paciência para fazer bem...não vale a pena tentar . o mecanico é sempre a melhor solução Haja "€" .

Belo trabalho [wink] :thumbsup:
UM ABRAÇO

Mensagem por ruisfilipe » 15 set 2007, 22:51

Continuando ,uma vez que o problema não estava na bomba :D , mas sim nos embolos das pinças ....Oxidação :( , guardapós retrocidos ...e muita lama a "proteger" :D ....ok tambem as pastilhas que ja so tinham 4mm de ferodo , enfim o trabalho dos embolos era de 2 mm quando deveria ser de 6 ou 8 .
Tive plena certeza quando pressorizei hidraulicamente o sistema da frente a 4Bar sem pastilhas nas pinças e os embolos não mexiam .

Foi fácil ...bastou juntar 4 pastihas 10mm , 3 litros de fluido Dot4 alguma energia , paciência algum tempito ...muito esfrega esfrega e limpeza uns cuidados aqui e ali e voilá ....travões de luxo [:p] :D .

Para tirar o ar do sistema , fui facilitado por um aparelho simples montado por um inteligente amigo , o qual mo facultou . pois permitiu-me pressorizar hidraulicamente todo o sistema até 3 bars [wink] ...comprime o ar e obriga a expulsar tudo ate fluir apenas oleo no sistema .
Nao tive que dependente de ninguem para estar no carrega carrega ...abre e fecha purga, tão utilizado por todos nòs.

Tenho fotos do trabalho feito se desejarem posso posta-las.

Mensagem por ruisfilipe » 15 set 2007, 22:53

Obrigado BrunoFTT ...assim fica mais facil de perceber

:thumbsup:

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 15 set 2007, 23:07

Sempre ás ordens [wink]
Apenas citei a tua menssagem e selecionei os links das umagens uma um e fui carregando no comando Img por baixo do sitio onde se escreve o titulo da menssagem.

seria boa ideia postares o resto das imagem, pois posts de do it your self são sempre precisos e valiosos.
UM ABRAÇO

Registado: 26 jul 2006, 15:16

Mensagem por claudio marçalo » 16 set 2007, 00:03

:angry:
viva,

Os travoes são -especialmente hoje, e para mim- o pior problema de sempre!!!!!!
Não quero com a mensagem comentar o trabalho - que acho excelente-, mas sim partilhar convosco a tristeza, para nao dizer a m.... de dia que tive hoje.
Ao fim de diversos meses que estou sem andar no TERROR do asfalto, visto estar na oficina a alterar uma serie de coisas , entre as quais a passagem de molas de laminas para helicoidais - para alem de ser um autentico atrofio, quando estava quase concluido, chegou-se á conclusão que tinha uma ponte empenada, resumindo não fiz a aletração e voltou tudo ao estado em que estava..... uma parvoise se tivermos em causa o facto de não andar na maquina ao tempo... - , hje teria o patrol pronto (para tal estive as duas ultimas semanas a ajudar o meu amigo Speed - o meu mecanico em setubal- á noite e todo o dia de hoje. Isto porque amanha acontece o 1º passeio da epoca do clube TT pinhal novo , e como é logico, os proprietarios das verdadeiras maquinas(patrol, claro!!!) têm de estar presentes, senão quem é que desatascava os outros... Por este motivo teria de tê-lo pronto.
Imaginam o que aconteceu?
Só faltava mudar uma lampada e sangrar os travoes..... pois é, os travoes...
Então não é que tenho a bomba central na sucata!!!!!
conclusão: Não é ainda esta semana a estreia da epoca....... Só por causa dos travões.....
desculpem maça-los com o desabafo, mas teria de ser com pessoas que compreendesem o que estou a sentir.....

ABRAÇOS

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 16 set 2007, 01:12

amigo nao stresses.... e melhor por tudo fine e depois dar cabilha a vontade...boa sorTTe... :thumbsup: :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 26 jul 2006, 15:16

Mensagem por claudio marçalo » 16 set 2007, 01:26

cristiano Escreveu:amigo nao stresses.... e melhor por tudo fine e depois dar cabilha a vontade...boa sorTTe... :thumbsup: :thumbsup:

pois... tens razão, no entanto a pica de andar na maquina..

ando pra semana!!

abraço

Mensagem por ruisfilipe » 16 set 2007, 15:01

Claudio,

Mais vale ter a máquina em ordem do que a vida em desordem,
por isso nada de stress , ferro parafusos , borrachas e euros têm sempre solução ,nada de desanimar .

Registado: 30 jan 2008, 23:32

Mensagem por RUImeios » 24 fev 2008, 23:00

Boas pessoal
Rui obrigado pela dica.
No meu patrol já tinha mudado flexiveis e tubos e ia agora desmontar a bomba. sendo assim vou verificar as pinças.
So 1 pergunta. - desmontastes as pinças ( emblos e etc.)
Obrigado

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes