provabelmente impossivel , bloqueio de caixa patrol 2,8td

Registado: 15 jun 2007, 19:23

provabelmente impossivel , bloqueio de caixa patrol 2,8td

Mensagem por jorge gonçalves » 04 ago 2007, 01:21

Boas pessoal
tenho o meu bicho a arranjar os estragos existentes e a preparar para nova epoca de desgracas .
estou a por rolbar , interiores de aluminio , rodas novas , e revisao geral
e lavagem , reduz muito o peso :D .

e neste intermeio andei com um discoveri , e aquela coisa tem um bloqueio de caixa que destribui a potencia igual para traz e para a frente e funciona bem em algumas situacoes

eu tenho autoblocante a traz e arb a frente e por vezes tenho o problema que as rodas da frente giram muito menos que as de traz en especial quando ligo o arb em situacoes dificeis quando estou parado e tento arrancar em lama :crybaby: e o bicho fica la

tem alguma forma de adaptar algo parecido no meu bicho , ele ficaria bastante contente :D e eu tambem

jg

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 04 ago 2007, 08:43

o bicho fica la mas e devido ao peso e a pneus. nao devido a caixa.

kuanto ao k te referes so em veiculos de tracao permanente e k encontras as caixas com blokeio.

abraço

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 04 ago 2007, 17:56

MIGUEL BRAGA Escreveu:kuanto ao k te referes so em veiculos de tracao permanente e k encontras as caixas com blokeio.

Oh Miguel estás-te a esquecer dos Pajero c/ caixa super select [wink] ou não? [:p]

Abraço :thumbsup:

PR

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Re: provabelmente impossivel , bloqueio de caixa patrol 2,8

Mensagem por Pedrowolf » 04 ago 2007, 18:00

jorge gonçalves Escreveu:eu tenho autoblocante a traz e arb a frente e por vezes tenho o problema que as rodas da frente giram muito menos que as de traz en especial quando ligo o arb em situacoes dificeis quando estou parado e tento arrancar em lama :crybaby: e o bicho fica la
tem alguma forma de adaptar algo parecido no meu bicho , ele ficaria bastante contente :D e eu tambem jg

Se calhar tiravas + partido dum ARB atrás e um autoblocante à frente, assim ficava 5*... quanto a ficares preso na lama certamente o problema é dos pneus, se os pneus limparem bem e os diferenciais não embarrarem no solo é sempre a abrir rego :D

PR

Registado: 27 nov 2005, 23:05

Mensagem por joao santos » 04 ago 2007, 19:57

exatamente pedro, os pajeros tambem tem bloqueio a caixa de origem. e não são de tração permanente.
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
[img]http://img848.imageshack.us/img848/5230/snorkelheader.jpg[/img]

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Re: provabelmente impossivel , bloqueio de caixa patrol 2,8

Mensagem por Gonçalo F. » 05 ago 2007, 11:49

jorge gonçalves Escreveu:Boas pessoal
tenho o meu bicho a arranjar os estragos existentes e a preparar para nova epoca de desgracas .
estou a por rolbar , interiores de aluminio , rodas novas , e revisao geral
e lavagem , reduz muito o peso :D .

e neste intermeio andei com um discoveri , e aquela coisa tem um bloqueio de caixa que destribui a potencia igual para traz e para a frente e funciona bem em algumas situacoes

eu tenho autoblocante a traz e arb a frente e por vezes tenho o problema que as rodas da frente giram muito menos que as de traz en especial quando ligo o arb em situacoes dificeis quando estou parado e tento arrancar em lama :crybaby: e o bicho fica la

tem alguma forma de adaptar algo parecido no meu bicho , ele ficaria bastante contente :D e eu tambem

jg

Caro Jorge,

Os nossos Patrol não têm Diferencial Central, portanto há, garantidamente, 50% de repartição de binário entre os dois eixos.

Apenas com os jipes com diferencial central e sem o bloqueio activo - Land Rover`s por exemplo, é que poderá acontecer o que julgas ter acontecido com o teu Patrol.

No Patrol, acontece é que, por não teres Bloqueio traseiro, nas alturas mais cumplicadas, quando o eixo de trás está cruzado e a está a acontecer "diferencial" - um roda parada e outra a andar - esta última roda com o dobro da velocidade que as duas rodas da frente - daí a precepção que tiveste :unibrow: - diferença de velocidades de rotação.

Essa é a base de fincionamento de um diferencial - toda a rotação recebida é SEMPRE distribuida pelas duas rodas, onde no limite, se uma parar a outra tem que absorver a rotação da outra - ficando com o dobro da rotação [wink] .

Por outro lado, sobre a eficácia de Bloqueio à frente e manter o Autoblocante atrás, tambem eu passeio por esse "dilema", mas julgo ter feito a melhor opção - montei ARB atrás.

Vê aqui:
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... hlight=arb

Mensagem por jorge gonçalves » 08 ago 2007, 20:21

boas

esta ultima explicacao ja da para entender oque me aconteceu , nesse caso continuamos a ter do melhorzinho para as passiatas

eu gosto bastante do autoblocante trazeiro , nunca pensei em por arb a traz , a diferenca e assim tao grande ??

Mensagem por jorge gonçalves » 08 ago 2007, 20:32

boas manda fotos e preco , estou interessado so nas jantes
jgoncalves.mail@hotmail.com

obrigado

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 09 ago 2007, 13:48

jorge gonçalves Escreveu:boas

esta ultima explicacao ja da para entender oque me aconteceu , nesse caso continuamos a ter do melhorzinho para as passiatas

eu gosto bastante do autoblocante trazeiro , nunca pensei em por arb a traz , a diferenca e assim tao grande ??

Diferenciais Autoblocantes, são excelentes, no entanto a sua eficácia fora de estrada, para o uso que pretendemos, fica muito aquém - logo que uma roda perca tracção e a velocidade do jipe seja baixa ou nenhuma, o Autoblocante, pura e simplesmente não tem capacidade de bloqueio que se pretende, comportando-se com um diferencial livre.

Ora, se em aceleração, a massa do jipe é transferida para trás, é no eixo de trás que temos maior capacidade de mobilidade da viatura, daí, a primeira escolha para montar bloqueio, seja no eixo traseiro.

Com toda a certeza, são muito mais as situações em que um Patrol com ARB à frente e AutoBloc. atrás, não consegue avançar, do que aqueles que têm apenas ARB atrás e dif. livre à frente.

No entanto poderão existir opiniões contrárias à minha.

De qualquer modo todos as viaturas TT, que trazem bloqueio de origem, é no dif. traseiro, com excepção daquelas que trazem nos dois eixos.
(Mas tambem há outras razões: conduzir com bloqueio à frente activo, não é para quem quer, é para quem sabe :nod: - mais perigoso e mais rude para as mecânicas)

Abraço. :thumbsup:

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes