Sacaram-me o temporizador secundário

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 18 out 2006, 08:59

Sacaram-me o temporizador secundário

Mensagem por guinas » 25 jul 2007, 17:12

Tenho um patrol 260, mais uma vez deu-lhe para ali um curto circuito qualquer que deu cabo dos 2 temporizadores, motor de arranque e de tudo o resto.

Extraordinário é que o fui buscar, e reparei que a luz amarela se mantinha acesa mesmo depois de o carro a trabalhar (pessoal o carro pega direitinho), perguntei ao mecânico, o que ele me diz

"Isso é porque o seu temporizador secundário está avariado, um novo custa mais de 500Euros", ao que eu perguntei-"Mas sem esse temporizador, não me vai dar cabo de nada no carro", resposta extraordinária do Mec. não tem problema pode andar assim.

Para mim porreiraço poupei 500 euros, agora alguém me sabe explicar para que raio serve este temporizador secundário, se o carro pode andar sem ele.

O mec não sabe para que serve, ficou de perguntar ao electricista (Tou fod... penso eu de que...)

Um Abraço

Registado: 02 fev 2006, 18:44

Mensagem por santanatt » 26 jul 2007, 00:03

temporizador secundario? nunca ouvi falar :confused:
tanto o 260 como o gr so gasta um temporizador ?
mas o melhor e pedires uma segunda opiniao a outro mecanico ou esperares q alguem aqui do forum q tenha mesmo a certeza diga alguma coisa. agora tambem, tou curioso

de qualquer das maneiras se comprares um temporizador sem ser na origem (concorrençia) nunca vai para esses preços nem nada q se pareça
cumps [wink]

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 26 jul 2007, 00:30

Não estou a ver nada que possa ser considerado temporizador secundário... mas 500€ um temporizador???? Put* que pariu.... amigo informa-te num electricista Auto e vais ver que isso é coisa para 10€...

Boa sorte!
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 26 jul 2007, 08:22

pessoal o carro pega direitinho

lá para dezembro vais andar por aqui a perguntar á malta porque é que de manhã treme pa car**** e faz fumo depois estabiliza e o resto do dia pega e anda sempre bacano.......estranho o que será?
o coço-os ou vou pós foruns

Registado: 18 out 2006, 08:59

Mensagem por guinas » 26 jul 2007, 11:06

Mr Guerra.

Esses eram os sintomas dele antes de ir ao arranjo, não foi preciso chegar a dezembro. Por isso é que ainda percebo menos, o facto é que veio de lá a pegar direitinho, só continua a acender é o raio da luz!!!

Abraço

Guinas

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 26 jul 2007, 12:07

boas... para mim td estranho ate agora..

mas ja agora podes colocar fotos do dito temporizador

abraço

Mensagem por Mr Guerra » 26 jul 2007, 15:07

veio de lá a pegar direitinho é porque podia vir de lá a pegar direitinhozinho ou seja, faltou ou bocadinho assim Imagem..... :D :D :D :D :D :D :D

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 27 jul 2007, 08:23

Guinas,
Eu no teu lugar deixava andar assim, se lá para o Inverno ele se queixar então lê este tópico:
https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... ador#79897

Bons TTrilhos
Manel

Registado: 22 jan 2007, 12:50

Mensagem por guvarela » 27 jul 2007, 12:27

Existen 2 temporizadores, uno que activa y desactiva el relé que envía corriente a los calentadores (aprox 30 segundos), que vendría a ser el "primario", y otro temporizador, que controla el tiempo de encendido de la lampara del tablero, el "secundario", este temporizador secundario de aprox (10 a 15 segundos), depende de si el motor está caliente, de ser así el tiempo se acorta, puesto que como el motor ya está caliente, no presisa de los calentadores y se puede poner a andar enseguida.

Si bien no es extremadamente necesario este temporizador, si es muy importante respetar los tiempos (ej 15 seg), para poner en marcha el vehículo.
Se supone que en cuanto apaga la luz testigo, se debe dar arranque, en ese momento los inyectores tiran gas oil sobre los calentadores, favoreciendo el arranque y favoreciendo también la duración de los calentadores, puesto que los "enfría" y no se dañan por exeso de temperatura. De hecho los calentadores continuan encendidos (pero mojados por el gas oil que ingresa), durante el tiempo que marca el otro temporizador (el primario).
Lo muy malo es dejar los calentadores encendidos durante más tiempo (10 a 15 seg), ya que se sobrecalientan y rompen.

Espero haberme hecho entender (ya que no domino el portugués), pero maq 260, lo podrá escribir en vuesto idioma para así ser mejor entendido por todos.

Saludos y abraço :thumbsup:

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 27 jul 2007, 13:54

Guvarela, excelente explicação [clap]

Lo muy malo es dejar los calentadores encendidos durante más tiempo (10 a 15 seg), ya que se sobrecalientan y rompen.

Isto é importante, posso dizer-te que tive um Pajero que levava velas de 3 em 3 meses porque o temporizador deixava as velas acesas durante 5 minutos :D

Bom fim de semana!
Manuel

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 27 jul 2007, 16:51

guvarela Escreveu:Existen 2 temporizadores, ...

Não tenho nenhum 260, mas gostei desta explicação pormenorizada, complementada com as consequencias em ter ou não ter o "segundo" temporizador.

Precisavamos de mais alguns como tu guvarela. :nod: [clap]

Abraço,

MM
Curte o Passeio !

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Mensagem por pauloribeiro » 30 jul 2007, 20:45

Olá Guvarela é bom ver que ainda continuas por cá.

Tenho uma pergunta para te fazer.
Tive uma vela que se queimou e substitui-a, passado uma semana queimou-se outra no mesmo cilindro, pensei que talvez fosse uma grande coincidência, mas qual o meu espanto quando se queima uma terceira no mesmo cilindro.
Penso que a causa poderá ser injecção de combustível a menos pela explicação que já destes, mas penso que injecção de combustível a mais também pode queimar as velas, porque este cilindro fica com mais combustível e aquece mais, podendo ultrapassar a temperatura máxima de trabalho da vela. Concordas com esta ideia?
No meu caso penso que a solução é mandar afinar os injectores. E se algum injector estiver já sem afinação tem que substituir por um novo e afinado.
Concordas com tudo o que disse?

Cumprimentos
(Vindos do outro lado do Oceano)

Mensagem por guvarela » 31 jul 2007, 12:16

pauloribeiro: Amigo, si bien no sé mucho de mecánica , sino solo algo de electricidad, pienso que si que debes tener ese inyector mal, con lo cual en lugar de tirar una lluvia fina tipo spray, debe estar tirando un chorro "grueso" de gas oil, con lo cual le produce un choque térmico bastante malo (el calentador a 1000º)(equivaldría a mojar una bombilla (lámpara) de luz cuando está caliente).
Yo que tú lo primero sería poner en condiciones ese y de paso todos los inyectores y de cambiar los calentadores, siempre es mejor cambiarlos todos, puesto que los usados cambian su resistencia y conducción de corriente, justamente por el uso, conviene todos nuevos (aunque eso a veces depende del amio Eurelio).
Es mi humilde opinión.

Imagem

Saludos y abraço :thumbsup:

Mensagem por Mr Guerra » 31 jul 2007, 15:12

Oh Paulo exculpa lá não te ofendas mas mete velas todas novas e destas

Imagem

Mensagem por guvarela » 31 jul 2007, 15:15

:thumbsup:

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Mensagem por pauloribeiro » 01 ago 2007, 20:53

Gracias Guvarela e Mr Guerra pelas vossas respostas. :thumbsup:
Mr. Guerra não tens que pedir desculpa, eu é que tenho que te agradecer por teres dado a tua opinião. :nod:
Amanhã vou de férias :D . Quando voltar vou tratar do meu bicho de estimação (Patrol).
O jipe está a arrancar, só fazendo o pré aquecimento de 3 velas (foi como ficou, quando eu tive o problema e tive que me desenrascar com um fio de corrente de 3mm, e fio de fusível calibrado de 30 Amperes, para arranjar os dois fusíveis de 60 Amperes que estão em paralelo para dar corrente ás velas).

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes