por comman » 07 jan 2006, 11:33
Etapa 7
Curiosidades e pequenas notícias
Dunas não perdoam
Se é verdade que as etapas marroquinas deixaram a impressão, junto de muitos concorrentes, em como a organização tinha elaborado um programa duro logo para as primeiras etapas, as dunas da Mauritânia não deixaram de fazer várias vítimas… desde os primeiros quilómetros. Sejam erros de navegação, acidentes de percurso ou “atascansos” na areia, dos mais experientes aos “rookies”, muitos são os que ficam pelo caminho ou perdem imenso tempo.
A etapa de hoje é disso um excelente exemplo. Ao km 100, Jean-Louis Schlesser e Giniel De Villiers erraram na escolha da pista correcta a seguir, aí perdendo algum tempo… tal como Al Attiyah, Henrard, Mitsuhashi, Carlos Sousa, Servia e Gache, que optaram pelo mesmo percurso. Bruno Saby, vencedor em 1993, parou durante bastante tempo a 20 quilómetros de CP2 com problemas mecânicos e contou com a ajuda de Stéphane Henrard – ao volante de um VW Race Touareg de 2005 – para trabalho mecânico de recurso. O seu companheiro de equipa, Carlos Sainz, ficou “plantado” nas dunas antes de CP1 e aí perdeu cerca de meia hora, enquanto Mark Miller, também da VW, capotou ao km 399. Ainda nos carros, Kis Sandor e Paul Belmondo não evitaram uma colisão, tendo o navegador de Belmondo fracturado um dedo da mão, sendo transportado de helicóptero. Abandono confirmado para as duas equipas.
Nos camiões, o líder Vladimir Chagin está parado ao km 290, preso nas dunas há mais de uma hora e nas motos há a registar o abandono de Rodrigo Amaral, por queda na fase inicial, tendo sido transportado para o hospital de campanha da prova.
Dormir ou não dormir…
Esta é uma questão que muitos concorrentes, sobretudo de duas rodas, fazem uma vez chegados ao acampamento. É que os atrasos têm sido de tal ordem que passados alguns minutos após a sua chegada já estão de partida! Emmanuelle Jannon, a única concorrente feminina nos Quads, é apenas mais um exemplo. A francesa chegou à sua tenda, mas apenas com uma hora para descansar antes de partir. “Na ligação para a especial, optei por parar um pouco e descansar da etapa anterior. Resultado: cheguei tarde à minha hora de partida e andei o dia todo sozinha!”. Como um azar não vem só, Jannon esteve entre as primeiras a partir para a etapa de hoje (sexta-feira)… devido à largada invertida decidida pela organização. “Ela não queria ir, mas eu expliquei que não dormindo agora, fazia a etapa de dia e descansava quando chegasse”, explicou Antoine Morel, da organização.
Outro caso é o de Francesco Tarricone. O italiano chegou às 2h40 da madrugada de hoje e apenas dormiu duas horas nos dois últimos dias! “O meu depósito traseiro está partido e ainda vou demorar duas horas para conseguir recuperá-lo”, lamenta.
Fazer o boneco para a TV
Há quem queira chegar a Dakar são e salvo e há quem queira dar nas vistas para a família, lá em casa! Terá sido isto que passou pela cabeça de Alan Morel, quando decidiu brindar os espectadores do Euromilhões Lisboa-Dakar 2006 com um “boneco” captado pelo operador de imagem que seguia no helicóptero. Resultado: um capotanço em plena aceleração que deixou marcas no carro e destruiu os instrumentos de navegação, num episódio testemunhado pelo próprio pai! “Quando finalmente se imobilizou e vi que ele nada tinha, não deixei de lhe dar um valente raspanete”, confessou Antoine Morel.
O susto de uma vida
Por certo que Eric Vogouroux não irá esquecer esta edição do Dakar tão cedo! O piloto francês do Pro Tuck não evitou uma colisão com o motard Simon Droux, ainda que nada pudesse ter feito para evitar o acidente. “Tinha já começado a ultrapassá-lo e ele regressou à pista para se desviar de qualquer coisa na berma. Acertei-lhe em cheio de tal forma que o barulho foi impressionante e fiquei com a sensação de lhe ter esmagado os ossos todos! Parei logo o carro e sai, em pânico. Mas quando vi que ele nada tinha, abracei-o com tanta força… mesmo se ele me continuava a insultar!”.
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