Fim do CB?????

Instalar o Rádio CB? Medir estacionárias? Tudo o que precisas aqui!

Registado: 09 out 2005, 20:13

Fim do CB?????

Mensagem por Fernando » 11 nov 2006, 00:57

Foi bom enquanto durou, parece q agora as coisas vão apertar....
Vejam esta noticia...

Afinal o "verdadeiro CB" vai mesmo acabar no último dia deste ano !

As antigas licenças de CB, que permitiam 4W em AM/FM e 12W em LSB/USB, vão mesmo acabar no dia 31 de Dezembro deste ano.

A partir de 1 de Janeiro de 2007 todos os rádios das antigas licenças não poderão emitir mais (exemplo: Cobra 148GTL). O mesmo, como já devem imaginar, também se aplica a rádios que nunca foram homologados, como é óbvio.

A partir de 1 de Janeiro de 2007 só poderão emitir os rádios que já vêm de fábrica com as características técnicas de acordo com a nova legislação portuguesa. Esses rádios têm 1W em AM, 4W em FM e 4W de pico em Banda Lateral (LSB/USB). Com estas potências vão acabar os contactos para longas distâncias, o CB passa assim a ser uma banda de pequena potência, o alcance de uma estação de CB passa a ser meramente local. A piorar mais ainda a situação é o facto de esta banda ter fortes níveis de ruído, é a banda mais ruidosa do espectro radioeléctrico. Quando se tem uma banda ruidosa, só se consegue vencer o ruído com potências altas, mas ao contrário disso o CB passará a ser utilizado unicamente com rádios de fraca potência. Para piorar mais a situação, a potência aparente radiada pela antena terá que ter no máximo 4W em FM e LSB/USB, em AM 1W, portanto o ganho da antena terá que ser zero.

Quem não cumprir as normas que foram descritas neste texto ficará sujeito a uma coima (multa) que poderá atingir os 500 Euros e apreensão dos equipamentos a favor do estado. E segundo dizem os funcionários do ICP-ANACOM, há a promessa de a fiscalização agora passar a ser muito mais rigorosa. E nem será muito difícil de apanhar rádios com mais potência que a autorizada, isto porque actualmente há muito poucas estações de CB e quanto menos estações houver, mais fácil será de eles detectarem as potências superiores a 4W. Se fosse como antigamente, com muitas estações, eles nem saberiam por onde começar, mas agora a situação é bem diferente.

Para as pessoas que queiram agora entrar para o CB têm que pagar 75 Euros para terem direito a um rádio de fraca potência com uma banda de frequências cheia de ruído. Ainda por cima os rádios para a nova legislação custam cerca de 300 Euros, 30 Euros para a Fonte de Alimentação, mais de 60 Euros para a antena e o cabo coaxial a um Euro e meio o metro.

Na minha opinião, é muito melhor fazer o exame para a Categoria C de Radioamador e ter direito a usar VHF e UHF. Um radioamador da categoria C pode usar até 150W de potência de emissão. Os rádios de VHF ou VHF/UHF costumam ter normalmente 50W de potência. As bandas de VHF e UHF não tem ruído e as comunicações são feitas com muita qualidade de áudio. As antenas são mais pequenas que as do CB e com melhor rendimento. Os rádios de VHF são muito mais baratos que os de CB. Portanto em VHF consegue ter-se uma estação de grande potência, fazem-se contactos para grande parte do país e está tudo legal, por apenas 9 Euros por ano de taxa de utilização. O exame para a Categoria C é muito simples, basta saber a legislação que o próprio ICP envia pelos CTT gratuitamente, em 20 perguntas, tem que se acertar 10 respostas, o exame é tipo americano, é só pôr a cruzinha na resposta certa.

Tabela de Comparação
CB - Banda do Cidadão - Potência máxima de emissão - 1.4 Watts
VHF de Radioamador - Potência máxima de emissão - 150 Watts
CB - Banda do Cidadão - Alcance médio de uma Estação Base 10 Km(3 Km com obstáculos)
VHF de Radioamador - Alcance médio de uma Estação Base 100 a 300 Km ou mais... (30 Km com obstáculos)
CB - Banda do Cidadão - Preço do radio - 300 Euros
VHF de Radioamador - Preço do radio - 175 Euros em Espanha 250 Euros em Portugal
CB - Banda do Cidadão - Ruído em frequência - muito forte
VHF de Radioamador - Ruído em frequência - não há ruído
CB - Banda do Cidadão - Tamanho de uma antena vertical de meia onda 5,5 metros
VHF de Radioamador - Tamanho de uma antena vertical de meia onda 1 metro
CB - Banda do Cidadão - taxa de utilização - 75 Euros (vitalícia)
VHF de Radioamador - taxa de utilização - 9 Euros (anual)

É triste para mim, que sempre fui doido pelo CB, ter que chegar a estas conclusões, mas é a realidade no nosso país.

Abraços
Fernando

Mensagem por Fernando » 17 nov 2006, 12:24

Afinal parece que as coisas não são bem o q parecem e passo a citar....

Nota:Tanto este como o anterior artigo foram redigidos pelo Sr.Miguel Silva

Correcção de erro

Eu escrevi num artigo anteriormente publicado nesta página que haveria vantagens em desistir do CB e fazer o exame para a Categoria C de radioamador, para terem a possibilidade de operar em VHF e UHF, fiz essas afirmações baseando-me na teoria e experiência de alguns radioamadores que conheço. Mas decidi eu mesmo fazer a experiência para ver se era verdade: montei uma antena X200 de VHF e UHF no telhado do meu prédio e fiz vários testes: Percorri a banda de VHF durante muitas horas, em vários dias e apercebi-me que afinal as afirmações dos tais radioamadores não passam de uma ilusão ! Pois é, tentei fazer contactos para grandes distancias e não consegui. Nem aos repetidores do centro do país consegui chegar, muito menos aos do Norte. Para Sul, o máximo que consegui foi chegar ao repetidor da Serra da Arrábida (Setúbal). Fiz muita escuta e os radioamadores que consegui captar eram todos da Área Metropolitana de Lisboa. Então onde estão os DX em VHF ? Pois é, fui enganado ! E por confiar nos tais radioamadores, que afinal estavam a tentar promover a sua banda de VHF, induzi-vos a erro no artigo anterior, assim sendo apresento-vos as minhas sinceras desculpas.
Quanto à banda de UHF, é ainda muito pior que VHF, é muito mais difícil de obter bons resultados, essas frequências só se propagam em linha de vista e nada mais.

Também há casos de amadores que dizem fazer maravilhas em VHF, mas pelo que me informei, esses amadores emitem com potências fortíssimas e possuem sistemas bem complexos, e muito caros, de antenas direccionais de alto ganho e mastros bem altos com rotores para direccionar as antenas para a zona onde pretendem fazer o DX. Tudo isso custa bastante dinheiro e muita mão de obra.

No ano passado no Verão, em dias extremamente quentes, consegui realmente fazer alguns contactos para longas distâncias em VHF e UHF mas tive que ir para o cimo de algumas serras nos arredores de Lisboa. Portanto o VHF e UHF fazem boas distâncias mas tem que ser em sítios muito elevados ou em zonas completamente planas, em campo aberto ou até mesmo para sítios onde a nossa vista alcança. Se estivermos num vale, como é o sítio onde está o prédio onde moro, os resultados em VHF/UHF são muitíssimo inferiores aos que conseguimos no CB. Em 27 MHz contornam-se muito mais facilmente as serras e outros obstáculos que estão à nossa volta.

Mais um erro que cometi nas comparações que fiz no artigo anterior, os rádios de VHF são baratos os que só têm FM, porque fui saber o preço dos de AM e SSB e andam na ordem dos 1200 Euros.

Pelos vistos não devemos acreditar em certos radioamadores que apenas tentam promover o seu hobby. Ainda bem que eu fui experimentar para agora vos poder informar sobre a realidade.

Vou finalizar com mais um aspecto que tenho notado nas bandas de amador: nós nessas bandas não podemos dizer que somos ou já fomos CB-istas, porque se dissermos, somos tratados da pior maneira que possam imaginar. Isso é um aspecto muito negativo.

Miguel Silva (radioamador e utente do CB)
Odivelas, 16 de Novembro de 2006

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 17 nov 2006, 12:37

já á muitos anos que é assim
e fiz CB desde 83

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 17 nov 2006, 13:01

é coisa k nao me akece nem me arrefece. o meu cb e vhf/uhf continuaram la no meu tablier. o resto ... logo se ve.

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 17 nov 2006, 17:01

Mas se não quiserem problemas tirem a licença vitalicia para os geninhos não implicarem :)

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 17 nov 2006, 17:09

o jorge
o que se está a falar não tem nada a ver com licenças ou com os jeninhos

Mensagem por Fernando » 17 nov 2006, 18:24

Boas,

O que aqui se está a falar não é tanto sobre a licença, mas sim sobre as novas(velhas) normas que admitem apenas 1W AM e 4W FM e SSB(LSB,USB). Pelos vistos vão entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2007, se a fiscalização vai ou não apertar, não sei, esperemos que não compliquem demasiado.

Na boa verdade e apesar do ppl quer sempre mais um pouco; contra mim falo, mas tb acho saudável o querer ir mais alem; o uso que no TT damos aos rádios não irá alterar em nada pq estas potências chegam perfeitamente, penso eu....

Vejam aqui:
www.radiocb.com/main/menus_main/banda_d ... efault.htm

Abraços
Fernando

Registado: 08 mar 2007, 15:06

Resposta

Mensagem por pjgarcia » 15 mar 2007, 02:31

Caros PaTToleiros, há muita confusão sobre este tema.
A legislação actual da CB é de 2000. O que acabou foi a atribuição de licenças, não da utilização da CB. Aliás, vistas as coisas, ficou melhor, salvo algumas reivindicações feitas pela comunidade de cibistas desde à longa data...
Aconselho a leitura para melhor esclarecimento:

http://forumcbnoar.blogspot.com/2007/01/1-edio-8-de-dezembro-de-2006.html
e
http://forumcbnoar.blogspot.com/2007/01/2-emisso-15-de-dezembro-de-2006.html

ForTTe Abraço a TTodos.

Resposta

Mensagem por pjgarcia » 15 mar 2007, 02:39

E discordo complemente...
A CB tem mais vantagens que o VHF/UHF, e fica mais barato...
Já reparei que por aqui os CB's de eleição são os ALAN, mas nos sites de TT de produtos, estão muito caros... Pelo mesmo preço que eles apresentam, compro um CB com AM/FM/USB/LSB, com bem mais potencia, qualidade, e fiabilidade, numa loja da especialidade.

ForTTe Abraço a TTodos

Registado: 12 ago 2005, 11:50

Mensagem por loucao_jr » 15 mar 2007, 10:56

Segundo o que me disseram a cerca de duas semanas atras nas instalacoes da Anacom, é que nao houve alteracao nenhuma ao regulamento, apenas esta a acabou o prazo de adptacao/transicao dado por eles,que foi de 7 anos. A ultima alteracao que houve ao regulamento foi em 2000 se a memoria nao me falha, que apenas punha um fim as Homologacoes via anacom dos aparelhos que se podiam usar e podia-se passar a usar todo e qualquer aparelho que apresente a inscricao/simbolo da CE no aparelho, ou seja, passamo-nos a reger pelas regras em vigor na CE.Tanto que ja nao e necessario realizar, alem do registo de utilizador, a dita licenca, o registo de estacao. Este prazo que foi dado era para dar tempo aos utilizadores que nao tinham aparelhos da CE tivessem tempo de comprar novos baseando-se na desactualizacao dos aparelhos... mas realmente estes aparelhos pouco evoluiram continuando hj em dia perfeitamente funcionais!

@braços
Imagem
Imagem
Imagem

Resposta

Mensagem por pjgarcia » 15 mar 2007, 13:33

Exactamente.
Ficou mais facil operar, porque ja nao é preciso estar a tirar licencas de estacão nem de equipamento.
Agora é só um Certificado de Registo, onde nem sequer vem o equipamento, nem há indicativo de chamada, custa €75, pagamento unico, pois é uma taxa para toda a vida...

ForTTe abraço

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 15 mar 2007, 20:30

Óh pessoal afinal em que ficamos??? Para quem já tem a tal licença (75 euros) e um Alan78Plus (rádio nova geração), está ou não ilegal, a partir do dia 31 de Dezembro de 2007????

...fiquei sem perceber.

Resposta

Mensagem por pjgarcia » 15 mar 2007, 20:48

Foi a partir de 31 de Dezembro de 2006 que terminaram a emissão de licenças de estação. Ou seja, ja ninguem tem indicativos de chamada. Mas pode-se continuar a usar CB à mesma.
Todavia, o equipamento tem de ter um documento intitulado "Declaração de Conformidade", para que se possa usar esse equipamento.
O Alan 78 plus não é de nova geração, eu já tenho o meu à 6 anos...
A partir de 2000 os produtores foram obrigados a passar uma "Declaração de Conformidade" dos equipamentos de CB, para ser mostrada às autoridades sempre que solicitados os documentos do equipamento, juntamente com o "Certificado de Registo", o tal dos €75.
Ou seja, se tiver o certificado de registo de CB e a declaração de conformidade do equipamento, está tudo bem, se não tiver, é melhor comprar outro equipamento, ou como alguns fazem, tirar uma fotocopia de alguem que tenha... :unibrow:
Esta legislação está em vigor desde o ano 2000.

ForTTe Abraço

Registado: 12 ago 2005, 11:50

Mensagem por loucao_jr » 16 mar 2007, 01:27

Boas
Simplificando, se tens lincenca e o teu CB tem o E ou CE na parte de tras estas a vontade, tal como ja tinha dito no post anterior, no caso do Alan78 tem o tal sinal da Uniao Europeia. ( o meu tem...) :D

@braços
Imagem
Imagem
Imagem

Registado: 03 mai 2007, 11:07

Loja da especialidade

Mensagem por palf78 » 14 mai 2007, 14:13

Onde poderei encontrar uma loja da especialidade que me informe qual o radio adequado para por no meu jipe.

alguem sabe contactos ou moradas

cumprimentos TT

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 14 mai 2007, 14:24

Podes encomendar pela net demora 2 dias e é o mais barato.
Penso que a maioria usa Alan
www.radiocenter.es

Registado: 09 jan 2007, 00:20

Mensagem por PMS » 21 mai 2007, 22:36

Jorge Ramos Escreveu:Podes encomendar pela net demora 2 dias e é o mais barato.
Penso que a maioria usa Alan
www.radiocenter.es

Boas

Conheço o site. Funciona bem.

Mas acabei por escolher o PRESIDENT HARRY II.
Barato, fácil, e para o uso que se quer poupa-se milhões.

Claro que comprei uma SANTIAGO 1200.

Cumps TT

Voltar para Comunicações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes