Massa ou valvulina? como se lubrifica? alguem sabe?

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Massa ou valvulina? como se lubrifica? alguem sabe?

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 20 dez 2005, 21:13

Alguem sabe se a lubrificacao dentro da esfera é feita com valvulina do diferencial ou se é feita com massa consistente? como lubrificar isso? tirando a tampa de afinacao do rolamento? estava com ideia de abrir um orificio para colocar um "gresso" para lubrificacao caso seja com massa consistente, pois a homocinetica é lubrificada com massa. e como tenho a minha a cantar :)

aceitam se opinioes :)

Imagem

Registado: 12 ago 2005, 21:12

Mensagem por Gordazana » 20 dez 2005, 21:51

Boas noites!

Nunca o fiz num Patrol, mas noutra marca uso só valvulina.
Deve ser idêntico, até pq a Nissan tem menos fugas q a tal marca ...

G

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 20 dez 2005, 21:59

entao a esfera por dentro e lubrificada pela valvulina do proprio diferencial? e a homocinetica? como se lubrifica sem desmontar?

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 21 dez 2005, 01:10

Normalmente nós usamos massa grafitada, existe um retentor que impede a passagem da valvulina do diferencial para a zona da homocinética. Quanto a lubrificares sem retirar a homocinética a única maneira que poderá dar é retirando a tampa superior que segura o rolamento do cavilhão principal com muito "jeitinho" retirar o rolamento e pôr massa por ai. Atenção estou a dizer isto sem ter experimentado, mas se fosse eu tentava fazer dessa maneira. Quanto á massa provávelmente a Nissan tem uma apropriada, mas penso que a grafitada é boa para esse efeito. :)

Registado: 30 out 2005, 14:37

Mensagem por R.viola » 21 dez 2005, 02:46

no meu existe um "piclete"sitio por onde ponho massa concistente...mas o meu é um 33 de 88..uma kadinho mais antigo... :rolleyes:
espero ter ajudado. :thumbsup:

Registado: 16 ago 2005, 15:17

Mensagem por Luis Afonso » 21 dez 2005, 08:14

Procura pois deve haver por ai um copo de massa, o meu rd 28 de 92 tem um vou tentar ver aonde. depois indico mas isso é massa consistente, se for grafitada melhor ainda, não se liquefaz quando atinge maiores temperaturas.
Viriato = Nissan Patrol 92 2.8D

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 21 dez 2005, 09:00

eu sei k os patrois "normais" teem. mas os GR's nao teem esse copo de lubrificacao. a minha ideia era abrir um para esse efeito mesmo.
nao dara na tampa de afinacao do rolamento?

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 dez 2005, 09:56

Ora vê la se isto ajuda :

http://www.patrol-gr.net/trucs55.php
Curte o Passeio !

Mensagem por Luis Afonso » 21 dez 2005, 10:01

Provavelmente vais ter de segui o conselho Gameiruz... abrir a tal tampinha maravilha

Mensagem por Luis Afonso » 21 dez 2005, 10:12

Este Site Frances é um espectaculo, provavelmente deveriam ensinar uma ou outra coisita aos engenheiros da Nissan... :unibrow:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 21 dez 2005, 11:41

Manwell_Mayraids Escreveu:Ora vê la se isto ajuda :

http://www.patrol-gr.net/trucs55.php

na foto ve-se akilo a k eu me referia a colocar o copo de lubrificacao na tal tampa. o minha duvida é se lubrificando por ai, se chega a homocinetica :)

hoje a noite ja vou averiguar. ou entao vou ver nos do faria pois ele vai tirar os eixos do GR dele para colocar outros mais fortes, assim ja tenho cobaia :) [clap] [clap]

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 22 dez 2005, 09:52

Estou exactamente com o mesmo problema, tenho as homocinéticas secas e gostava de saber se realmente um grasser funciona no GR. Tinha no Vitara e deu resultado, neste ainda não fiz nenhuma experiência.
Entretanto o meu mecânico diz que são lubrificadas pela valvulina do diferencial, mas estão com muitas dúvidas. Se me poderem ajudar agradecia.
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 17 out 2005, 14:16

Mensagem por Freitas » 22 dez 2005, 19:18

O que costumo fazer em qualquer jipe é tirar um dos parafusos da tampa, tirar o bico da pistola de massa e encher até derramar pela "bola".

Com o bico de massa/copo de lubrificação leva uma eternidade, entra muito pouco de cada vez.

Na minha opinião se estiver cheio de massa não entra agua.

+rapido
-trabalho

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 22 dez 2005, 22:00

R.viola Escreveu:no meu existe um "piclete"sitio por onde ponho massa concistente...mas o meu é um 33 de 88..uma kadinho mais antigo... :rolleyes:
espero ter ajudado. :thumbsup:

no meu tb...
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 22 dez 2005, 22:08

Nos GR's nao sei pk motivo nao tem o copo de lubrificacao. de kk maneira soube hoje k a bola é lubrificada por massa e nao valvulina, logo vou adaptar um copo de lubrificacao. amanha ja trato disso pois tenho k ir ao torneiro prolongar em 22cm o tubo dos travoes trazeiros. de uma so mato 2 coelhos :)

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 25 dez 2005, 18:06

já agora, alguem sabe qto é que costumam levar de massa? Eu despejei uma botija de 400g em cada uma e ainda está a pedir mais... não transbordou...
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 26 dez 2005, 01:41

nao me parece k isso seja de estar xeio. :(

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 26 dez 2005, 09:10

Cuidado que massa em excesso pode ser muito mau .

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 27 dez 2005, 19:49

Bem ou mal fiz a alteracao. o local do copo de lubrificacao nao é o melhor, pois a massa tem k passar pelo interior do rolamento k acerta o camber da roda, mas sem desmontar tudo é a unica hipotese :)
meti 200 gr de cada lado. vamos ver como ficam as esferas e a homocinetica :)

Imagem

Mensagem por Paulo Lança » 28 dez 2005, 09:42

Miguel , mas porque esta alteração ? Lembraste-te ou sentis-te algum sintoma ?

Não vejo necessidade de copo

Mensagem por Freitas » 28 dez 2005, 09:50

Não vejo necessidade de fazer essa alteração.
Basta retirar um dos 4 parafusos que se ve na foto e deitar massa, é muito mais rapido que através de um copo de lubrificação.

Re: Não vejo necessidade de copo

Mensagem por Paulo Lança » 28 dez 2005, 09:59

Freitas Escreveu:Não vejo necessidade de fazer essa alteração.
Basta retirar um dos 4 parafusos que se ve na foto e deitar massa, é muito mais rapido que através de um copo de lubrificação.

mais rápido ? enquanto desapertas um parafuso , enche ele aquilo de massa [wink]

Re: Não vejo necessidade de copo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 28 dez 2005, 10:14

Freitas Escreveu:Não vejo necessidade de fazer essa alteração.

freitas entao tira la os 4 parafusos e espreita la pra dentro... isto ta tapado :) . pois so vez a capa do rolamento. com a tampa metida a massa tem k descer para a homocinetica pelo interior do rolamento, pois entra a pressao, coisa k sem tampa nao acontece. paulo vi necessidade disso pois na australia os GR veem com copos de lubrificacao, assim como ca os 260. imagina massa com 10 anos, dentro de uma homocinetica. dp sem lubrificacao ficas com os vedantes das esferas ressekidos. so por curiosidade kuando veres um range dos antigo repara na esfera dele... dp repara na tua :) eu inicialmente pesei k era lubrificado pela valvulina, mas nao é de todo. alem do k vi antes confirmei na nissan. portanto fica ao criterio de cada um.

Já tirei

Mensagem por Freitas » 28 dez 2005, 10:38

Tive que desmontar a minha manga da frente pois o GR que comprei além de ter a junta da cabeça queimada, tinha a manga empenada, O semi-eixo estava a roçar na parede do diferencial.

O rolamento fica praticamente entre os 4 parafusos, se tirares os parafusos junto à "bola do diferencial" a massa cai em cima desta.

A massa para passar no copo de lubrificação precisa de alguma pressão e passa em pouca quantidade. Pelo parafuso é um canal completamente aberto e mais largo, a pistola de lubrificação sem o bico, tem o diametro exacto para entrar no orificio do parafuso.

O meu diferencial da frente levou 3/4 de um balde massa nos dois lados e acredita que não levou muito tempo.

Se preferem montar o copo de lubrificação, tudo bem. Façam o furo e abram rosca com a peça fora do diferencial, para não deitar particulas de metal no diferencial (pode estar alguém com ideias que é tudo feito no local, sem ter de desmontar nada).

Re: Já tirei

Mensagem por Paulo Lança » 28 dez 2005, 10:43

Freitas Escreveu: Façam o furo e abram rosca com a peça fora do diferencial, para não deitar particulas de metal no diferencial (pode estar alguém com ideias que é tudo feito no local, sem ter de desmontar nada).

Bem observado [wink]

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes