Vibração forte Y61

Registado: 20 fev 2014, 10:24

Vibração forte Y61

Mensagem por PuroeDuroy61 » 17 mai 2014, 00:42

Comprei um Y61 e já vinha com suspensão levantada e pneus 35. Fui buscá-lo, andei 2 dias nele e reparei que a cerca de 80 km/h fazia uma vibração, nada de muito forte mas sentia-se bem, principalmente ao desacelerar. (notei que as rodas já tinham sido anteriormente calibradas pois tinha os pesos nas jantes). Para tentar diminuir ao máximo aconselharam-me a calibrar os pneus com pó. Assim o fiz, retiraram os pesos que tavam nas jantes, fui dar uma volta nele, em aceleração estava igual mas ao desacelerar o carro tremia por todo o lado, muito mais do que estava anteriormente. Voltei á casa de pneus, e voltaram a calibrar na máquina desta vez acrescentando os tais pesos, mas mantendo o pó. Acontece que o comportamento do carro estava exactamente igual, ao desacelerar abanava-se todo. Parto do princípio que o problema não são dos pneus, pois se fossem antes de colocar o pó o carro também devia vibrar por todo o lado, o que não acontecia. O que poderá ser? Será mesmo o pó que não aprova nestes casos? Pelo que sei, só é usado na calibragem de camiões. Em princípio vou voltar a retirar o pó e deixar só os pesos, a vibração tá lá mas ao menos não se abana todo.... Os pneus em questão desconhecia-os, são uns interco trxus. De resto em termos de sticks e barras o jipe está todo de origem. Quanto aos casquilhos não sei se já tão descentrados. De qualquer das formas, o que me aconselham para reduzir ao máximo as vibrações?
CmpTTs

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Re: Vibração forte Y61

Mensagem por andremota77 » 17 mai 2014, 10:39

troca de pneus e jantes com um amigo que te possa emprestar e vais ver se o problema se mantem.

para mim é dos pneus :cool:

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 17 mai 2014, 15:17

Boas

Monta uma transmissão de cruzeta dupla e ficas com o problema resolvido.

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 17 mai 2014, 22:02

Se for dos pneus não sentirias só ao desacelerar... acho eu!

Mensagem por PuroeDuroy61 » 18 mai 2014, 21:57

Eu também penso que só dos pneus não pode ser, pois antes de ter colocado o pó o jipe não tremia todo como agora. Ainda ontem voltei a andar nele e reparei que vou entre 60-70 km/h, desacelero e o charuto abana-se todo, a direção treme toda... Em princípio amanhã vou retirar o pó, ao menos fica como antes uma ligeira vibração apenas...

Mensagem por PuroeDuroy61 » 18 mai 2014, 22:05

Para o carro ficar impecável tive a fazer uma pesquisa aqui no fórum e vi pessoal que diz que tirou o eixo fora rodou-o 180º e as vibrações desapareceram. Isto ou cruzeta dupla? ou as 2 coisas?

Registado: 27 jul 2009, 20:36

Mensagem por mariorfc » 19 mai 2014, 09:05

Boas,

Eu tinha o mesmo problema e cada vez aumentava mais a vibraçäo, era entre os 60 e os 80 e depois começou a ser entre os 50 e os 100. Levei-o a oficina de pneus, calibraram e alinharam, meteram os chumbos, ha uma roda que até tem 3 bem grandes e ficou quase novo, só n ficou novo porque tenho uma jante um pouco empenada que estava a frente e colocou-se atrás, por isso vibra uma coisica de nada.

Abraço.

Mensagem por andremota77 » 19 mai 2014, 10:42

PuroeDuroy61 Escreveu:Eu também penso que só dos pneus não pode ser, pois antes de ter colocado o pó o jipe não tremia todo como agora. Ainda ontem voltei a andar nele e reparei que vou entre 60-70 km/h, desacelero e o charuto abana-se todo, a direção treme toda... Em princípio amanhã vou retirar o pó, ao menos fica como antes uma ligeira vibração apenas...

esta solução que apresentei é a mais rápida e barata e só depois deves partir para outras, folgas na direcção, transmissões, eixo . etc ....

Registado: 18 mar 2013, 15:48

Mensagem por PETT » 19 mai 2014, 11:44

Recomendo vivamente tirar o "pó"... eu cheguei a ter e é uma treta. Vibrava como tu dizes.

Depois há a questão das vibrações devido à transmissão simples, mas essas são diferentes. Pelo menos no meu, noto na altura em que nem vou a acelerar nem a travar com o motor, ou seja, quando a transmissão não tem qualquer força aplicada. Aí vibra e já me falaram que resolvia com a transmissão de cruzeta dupla. Só não sei onde se arranja uma dessas transmissões e se consegue colocar no Y61... é que a transmissão traseira é muito curta e nunca vi uma com cruzeta dupla que coubesse! Eu ando para lhe colocar uns sticks reguláveis para conseguir alinhar mais o eixo e a transmissão não ficar tanto em esforço mas estou com problemas com os casquilhos dos sticks que comprei. São muito moles e vibra por causa disso.

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 19 mai 2014, 21:52

Sugiro uma investigação ao problema com uma abordagem ponderada e de espírito aberto.

Se pensares no que o carro costuma fazer, poderás ter uma ideia do tipo de avaria a corrigir. Também, vendo como o levantaram, poderás ver que tipo de material (€) foi usado.

Sugiro que comeces por uma ponta e acabes na outra:
- calibrar pneus (há mais de 50 anos que se calibram rodas... não é uma ciência do outro mundo). na aba da jante fixam-se uns pesos para corrigir o desiquilíbrio do conjunto pneu+jante.
- levantas uma roda e apalpas a folga do rolamento (na vertical) e a (imensa) folga que terás na horizontal _corriges estes dois pontos e ficas com o problema 75% resolvido
- depois corriges a folga da caixa de velocidades (verifica se ainda podes ajustar o pinhão - se ainda tens curso no parafuso que está fixo com uma porca)... e melhoras.

Espero ter ajudado.

Abraços
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por PuroeDuroy61 » 19 mai 2014, 22:45

Os pneus foram calibrados na nortenha, por norma o pessoal que la tá sabe o que faz. Sempre cheguei a retirar o pó e realmente aquela tremideira maluca desapareceu, apenas sinto a tal vibração mais leve aos 80 km/h. Em princípio são os casquilhos traseiros com folga. Se não for, leva dupla cruzeta e assunto arrumado.
CmpTTs

Mensagem por PETT » 20 mai 2014, 09:05

O GR é curto ou longo?... Se for um curto e lhe conseguires meter uma cruzeta dupla gostava de saber onde e qual a cruzeta que arranjaste [wink]

Mensagem por bnascimentomelo » 20 mai 2014, 09:09

PuroeDuroy61 Escreveu:Os pneus foram calibrados na nortenha, por norma o pessoal que la tá sabe o que faz. Sempre cheguei a retirar o pó e realmente aquela tremideira maluca desapareceu, apenas sinto a tal vibração mais leve aos 80 km/h. Em princípio são os casquilhos traseiros com folga. Se não for, leva dupla cruzeta e assunto arrumado.
CmpTTs

e fica na mesma...
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por PuroeDuroy61 » 20 mai 2014, 09:58

PETT Escreveu:O GR é curto ou longo?... Se for um curto e lhe conseguires meter uma cruzeta dupla gostava de saber onde e qual a cruzeta que arranjaste [wink]

O GR é curto. Já falei com 2 ou 3 mecânicos que percebem do assunto e dizem que em princípio são os casquilhos. Pelo menos começar por aí... Quanto a cruzeta dupla, o bruno coelho tb tem um 61 curto e respondeu aqui no tópico para a colocar, é porque ele a tem ou sabe quem a tenha num curto.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 23 mai 2014, 07:39

Queres ficar com o problema resolvido,

Eu no meu quando subi a suspensão tive de:

Rebaixar a caixa de velocidades,

Comprar sticks ajustáveis,

Alterar todos os tubos de travões, vacuo e barras estabilizadoras

E coloquei uma transmissão de cardan duplo que comprei de um 260, mas para aplicar tive colocar flanges da caixa e transmissão e cortar a de origem e soldar a de cardan duplo.

Mas aqui no forum a quem venda já preparadas para aplicar.

Mensagem por PETT » 23 mai 2014, 09:24

Bruno Coelho Escreveu:Queres ficar com o problema resolvido,

Eu no meu quando subi a suspensão tive de:

Rebaixar a caixa de velocidades,

Comprar sticks ajustáveis,

Alterar todos os tubos de travões, vacuo e barras estabilizadoras

E coloquei uma transmissão de cardan duplo que comprei de um 260, mas para aplicar tive colocar flanges da caixa e transmissão e cortar a de origem e soldar a de cardan duplo.

Mas aqui no forum a quem venda já preparadas para aplicar.

Humm, assim já percebo como se consegue aplicar a transmissão [wink]
Pensei é que bastaria por sticks ajustáveis :puke:

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 25 mai 2014, 08:35

Pneus mamados. :sabe:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por andremota77 » 25 mai 2014, 17:57

TiagoFerreira Escreveu:Pneus mamados. :sabe:

x2 .... quase de certeza :nod:

Mensagem por PuroeDuroy61 » 25 mai 2014, 19:29

Os pneus estão bons, até porque já retirei o pó e deixou logo de fazer aquela situação que parecia que se desmontava todo. Agora sinto apenas a vibração ligeira apenas entre os 60-80 km/h que tinha antes. Já tive a pesquisar sobre estes pneus que tenho (interco trxxus) num forum americano e a generalidade das opiniões é que são uns pneus que fazem alguma vibração em estrada. Vou substituir também o casquilho traseiro e as ponteiras de direção pois já estão com alguma fadiga. Tenho lá uns general grabber 35 encostados, ou os vendo, ou coloco-os no jipe, pois parece-me ser um pneu superior aos interco trxxus.

Mensagem por bnascimentomelo » 25 mai 2014, 22:56

PuroeDuroy61 Escreveu:Os pneus estão bons, até porque já retirei o pó e deixou logo de fazer aquela situação que parecia que se desmontava todo. Agora sinto apenas a vibração ligeira apenas entre os 60-80 km/h que tinha antes. Já tive a pesquisar sobre estes pneus que tenho (interco trxxus) num forum americano e a generalidade das opiniões é que são uns pneus que fazem alguma vibração em estrada. Vou substituir também o casquilho traseiro e as ponteiras de direção pois já estão com alguma fadiga. Tenho lá uns general grabber 35 encostados, ou os vendo, ou coloco-os no jipe, pois parece-me ser um pneu superior aos interco trxxus.

Podes substituir tudo mas, para mim, só as rotulas (ponteiras) das barras de direcção é que fazem sentido numa primeira abordagem. De resto, já indiquei os motivos da tua vibração!

Abraços
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por bnascimentomelo » 25 mai 2014, 22:58

bnascimentomelo Escreveu:Sugiro uma investigação ao problema com uma abordagem ponderada e de espírito aberto.

Se pensares no que o carro costuma fazer, poderás ter uma ideia do tipo de avaria a corrigir. Também, vendo como o levantaram, poderás ver que tipo de material (€) foi usado.

Sugiro que comeces por uma ponta e acabes na outra:
- calibrar pneus (há mais de 50 anos que se calibram rodas... não é uma ciência do outro mundo). na aba da jante fixam-se uns pesos para corrigir o desiquilíbrio do conjunto pneu+jante.
- levantas uma roda e apalpas a folga do rolamento (na vertical) e a (imensa) folga que terás na horizontal _corriges estes dois pontos e ficas com o problema 75% resolvido
- depois corriges a folga da caixa de velocidades (verifica se ainda podes ajustar o pinhão - se ainda tens curso no parafuso que está fixo com uma porca)... e melhoras.

Espero ter ajudado.

Abraços
Bruno

Aqui, pretendia ter escrito caixa de direcção e não caixa de velocidades... ups!
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 16 jun 2014, 22:48

Boas,

pesquise e leia um pouco que já existe por aqui uns Km's sobre esse tema, depois sugiro que coloque em pratica algumas soluções, da mais simples até à mais complexa.

Por exemplo, um simples rebaixamento de cx. pode só por si resolver esse problema, se já tem talvez não seja suficiente a espessura da chapa, poderá necessitar de mais alguns mm, eu resolvi o meu problema com a rotação do veio 180º, de não ficasse bom de seguida seria a sua calibração..., por ai a diante, sempre a poupar €.

Boa sorte.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes