Y61 3.0Di - Fumo branco arranque a frio e bloqueio motor

Registado: 05 jul 2006, 13:47

Y61 3.0Di - Fumo branco arranque a frio e bloqueio motor

Mensagem por jorgenegrao » 05 jul 2006, 14:04

Caros senhores;

Há dois anos que sou possuídor de um nissan patrol GR 3.0 Di de 2000, que comprei em "aparentemente" excelente estado de conservação, com cerca de 46000Kms. Até hoje já fiz cerca de 30000kms e nunca tive problema absolutamente nenhum com o jipe. Já fez uma vez marrocos e apenas levou filtros de ar e dois filtros de gasóleo. Nestes dois anos fiz as mudanças de óleo normais, assim como a substituição dos filtros.
Há duas semanas para cá, tenho vindo a notar que quando ligo o carro de manhã para ir trabalhar, por vezes trepida bastante nos primeiros segundos e faz bastante fumo branco, que não era costume. Pensei que poderia ter alguma coisa a ver com o filtro do combustível e aproveitei substituí-o assim como o filtro de ar, que não estava muito sujo.
No dia seguinte o problema parecia ter desparecido, não fez o tal fumo branco e arrancou normalmente.
Levei o carro para o emprego e no fim do dia quando fui pegar nele, tive uma surpresa. Assim que tentei ligar o carro, o motor de arranque não tinha força para rodar o motor, ou seja, tinha bateria, ouvia o motor de arranque a atracar, mas parecia que o motor estava agarrado e não rodava. Como o carro estava num pequeno declive, deixei o mesmo descair um pouco com a segunda engatada. Larguei o pedal da embraiagem lentamente, para tentar rodar um pouco o motor. Depois disso, dei à chave e o motor já rodou e pegou, largando desta vez uma grande fumarada branca e trepidando imenso, normalizando assim que fiz uns 100 metros. este problema manifestou-se ontem ao fim do dia outra vez, pelo que deixei o carro em casa não vá ser uma coisa grave e danificar o motor. Mais uma coisa: O motor tem óleo no nível, os níveis de refrigerante estão todos nos níveis correctos e o comportamento do carro depois de aquecer ligeiramente, é perfeitamente normal, não ouvindo qualquer barulho anormal vindo do motor. Peço ajuda a alguém que perceba mais disto que eu, porque não me está a apetecer meter já o carro no concessionário nissan aqui em setubal e eles começarem para lá a desmontr o motor todo para ver o que se passa. Obrigado e um abraço a todos!!!

Jorge Negrão

Registado: 28 nov 2005, 13:02

Mensagem por neves » 05 jul 2006, 14:10

Não conhecendo o motor, mas tive um problema parecido, em alguns aspectos, na minha viatura, e a solução foi mudar as "velas".

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 05 jul 2006, 15:25

Boas Jorge,
Testa as velas, pois pode e deve ser daí… é muito facil...
Dado que esse motor só tem 4 cilindros, se falhar um fica tipo malhadeira, faz cá uma trepidação…e para pegar é um castigo!
Se precisares de velas, apita que eu tenho 4 em bom estado que saíram do meu rodinhas…
Cumprimentos Patroleiros
gnasGR

Mensagem por jorgenegrao » 06 jul 2006, 09:08

neves Escreveu:Não conhecendo o motor, mas tive um problema parecido, em alguns aspectos, na minha viatura, e a solução foi mudar as "velas".

Quando tiveste esse problema no teu carro, também houve alguma ocasião em que o motor tivesse bloqueado, sem que o motor de arranque o conseguisse movimentar?

Cumps
Jorge Negrão

Mensagem por neves » 06 jul 2006, 11:53

Segundo me lembro, sim. Embora ache que são dois problemas diferentes, Pois tenho tido problemas constantes com o motor de arranque.
Se exprimentares a comprar as "velas", arranja uma de boa qualidade. Eu comprei umas medianas e o carro esteve seis meses sem me dar problemas. Quando comprei umas boas, à um ano, e não tenho razões para me queixar.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 06 jul 2006, 13:12

Boas

Espero estar enganado mas isso s sintomas de junta danificada ou cabeça estalada, é agua nos cilindros, n o forçes, quando está a trabalhar n pinga pelo escape?

Manda ver isso, (mas nunca na nissan) n andes com ele assim.

Digo isto porque o meu fez isso exactamente, do agarrar etc... e era a cabeça estalada.

BoaSorTTe

Mensagem por gnasGR » 06 jul 2006, 14:15

Atenção que as velas para este motor são muito especificas,
Atravessam a cabeça do motor e são banhadas pelo óleo do mesmo. No topo levam um vedante para o óleo não sair…
Não sei se haverá outras que não as de origem!

Mas não custa nada testar isso… meia hora de trabalho e ta feito
Desmontas a tampa do motor, tiras o intercooler fora, desapertas a chapa que liga as velas umas às outras…
Pegas num fio ligas na bateria lado positivo; a outra ponta encostas levemente no topo de cada vela (Uma de cada vez) se fizer chispa, a vela esta boa, se não fizer trata de a substituir.

Mensagem por jorgenegrao » 06 jul 2006, 17:26

Meus caros;

Já coloquei o meu querido jipe num mecanico da minha confiança. Ele esteve a ver o carro e realmente tb é da opinião que tenho a cabeça estalada. Eu sempre tive cuidado com os níveis de refrigerante, mas o problema é que eu só via o nível nos depósitos de anticongelante, assim como no depósito que faz de vaso de expansão, nunca vi foi o nível de água no radiador frontal principal. (BURRO) Pois é, quando o meu amigo mecanico abriu a tampa do radiador, até tinha pressão de ar lá dentro. Lá se atestou o radiador de água para ele levar o carro para a oficina, mas a fumarada branca que fez desta vez, nunca tinha visto. Até água saía do escape... :crybaby:
Estou lixado!!!
Se for mesmo a cabeça estalada, posso preparar quantos euros mais ou menos para o pôr a andar novamente???

Abraço e obrigado pelas dicas

Jorge Negrão

Mensagem por neves » 06 jul 2006, 17:34

Muitos, certamente. Depende do tempo que levar a arranjar e do estiver danificado por dentro. Podes ter sorte e não estar muito danificado por dentro.

Mensagem por jorgenegrao » 06 jul 2006, 18:01

neves Escreveu:Muitos, certamente. Depende do tempo que levar a arranjar e do estiver danificado por dentro. Podes ter sorte e não estar muito danificado por dentro.

Bom, pelo menos foi a trabalhar até à oficina, e até que o barulho do motor não era mau, o pior era a fumarada branca... Parecia que estava a fumar charutos cubanos...

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 06 jul 2006, 22:20

jorgenegrao Escreveu:
neves Escreveu:Muitos, certamente. Depende do tempo que levar a arranjar e do estiver danificado por dentro. Podes ter sorte e não estar muito danificado por dentro.

Bom, pelo menos foi a trabalhar até à oficina, e até que o barulho do motor não era mau, o pior era a fumarada branca... Parecia que estava a fumar charutos cubanos...
No meu GR 3.0 tb tive fumo branco, mas foi o turbo q se partiu em plena viagem
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Mensagem por jorgenegrao » 07 jul 2006, 08:21

tuaregue Escreveu:
jorgenegrao Escreveu:

No meu GR 3.0 tb tive fumo branco, mas foi o turbo q se partiu em plena viagem

Enfim, bem, vamos a ver o que o mecanico diz da máquina... Depois do fim de semana já devo ter uma estimativa de quantos euros irei que ter desembolsar...

Mensagem por gnasGR » 20 jul 2006, 15:01

Boas companheiro,
Já tens novidades da máquina, ou ainda esta no hotel da seringa?

Registado: 14 jul 2006, 21:07

Mensagem por raul silva » 21 jul 2006, 22:03

Quando o turbo apresenta problemas relaicionados com a passagem
de óleo para a admissão pode acontecer haver fumo esbranquiçado,
o que normalmente acontece estando o motor frio ou quente.
Uma junta queimada ou cabeça estalada pode dar origem a fumo
esbranquiçado, especialmente quando se coloca a trabalhar de manhã.
Como o motor especificado é um motor de injecção directa, não dependendo tanto das velas de incandescência, pode não ser devido
a velas de incandescência, como parece ser o caso.
Cumpts.
raul

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 22 jul 2006, 01:54

...Uma junta queimada ou cabeça estalada pode dar origem a fumo

"Engraçado", acho que o meu faz isso quando o ligo. E está a aquecer muito em estrada, mesmo a 110 km/h, basta ir com o pé a fundo.
Será uma dessas maravilhas da mecânica, uma junta ou "melhor".

Obrigado pela dor de cabeça, se for caso disso.
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 22 jul 2006, 09:40

"bruno queiros"
...Uma junta queimada ou cabeça estalada pode dar origem a fumo

"Engraçado", acho que o meu faz isso quando o ligo. E está a aquecer muito em estrada, mesmo a 110 km/h, basta ir com o pé a fundo.
Será uma dessas maravilhas da mecânica, uma junta ou "melhor".

Obrigado pela dor de cabeça, se for caso disso.

pois pode muito bem ser a junta

Registado: 24 nov 2005, 23:09

Mensagem por paulo » 22 jul 2006, 13:23

o fumo esbranquiçado quando ligo o meu não faz.

Mas o ponteiro da temperatura acima dos 120-130, em esforço, subia logo. levantava o pé e baixava logo ao normal.

levei esta semana o carro ao mecanico, tirou o radiador e limpou os canais por dentro.
depois de colocar o radiador, ele achou estranho a temp.subir muito rapidamente ao normal. e principalmente o radiador tar quente em cima e frio em baixo.tirou o termostato (que custou a sair, parecia que estava preso). ensaiou o termostato e ele estava bom, mas só abriu aos 94ºc. ( no termostato está indicado 82º ou 84ºc )
a seguir pegou num brebequim e fez uns furos no termostato, e montou aquilo.

fui experimentar o jipe..... :D não aquece mais!!! andei mesmo um bocado a 170kmh :unibrow: ...e ponteiro sempre abaixo de meio (no sitio do costume) :D :D

agora, demora é mais tempo a aquecer!
o mecanico até acha que o problema era mesmo o termostato que estava "preso"

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 22 jul 2006, 14:41

se o termostato é para abrir aos 80 e se abre aos 90 não está bom.

não se pode andar sem termostato.

em vez de abrir um buraco se o tirasse era a mesma coisa

o que vai acontecer é um desgaste maior no motor, principalmente nas camisas.

os motores mais modernos são feitos para trabalhar a temperaturas mais altas, baixando a temperatura só se está a estragar o que outros levaram anos a fazer

Registado: 14 jul 2006, 21:07

Mensagem por raul silva » 26 ago 2006, 19:52

Realmente o termostato, sendo uma peça barata deve ser mudado.
Os furos no termostato, por exemplo, 3 furos de 3mm cada, ajudam
a evitar prisões de gás atrás do termostato, resultantes por vezes
de pequenas fugas na junta da cabeça e e que são muitas vezes causa
de sobreaquecimento, embora não haja grande perca de fluido.
Cumpts.
raul

Mensagem por jorgenegrao » 01 set 2006, 11:26

Bom, meus caros amigos, já sei o que se passa com o meu patrol, e segunda feira já o devo ter para dar ums voltas.
Resumindo: Cabeça estalada, polimento de cilindros, que segundo o entendido estava em excelentes condições, apenas alguma sujidade e indicios de querer agarrar devido à quantidade de água que entrou para dentro do 3ºcilindro, segmentos novos, capas de bielas, rectificação de válvulas, para permitir maior compressão e melhor ajuste nas suas sedes, disco de embraiagem novo, pois aquele já estava quase a entregar a alma ao criador, uma vela de incandescencia, correia do alternador e penso que é tudo. É claro que com tudo isto teve que se colocar todas as juntas, e uma data de vedantes e orings. Bom, não faço ideia de quanto é que me vai custar, mas sei que vai ser bem caro e que espero que não me aconteça nada do género tão cedo. Com tudo isto vou ter que fazer rodagem como se fosse um carro novo disse-me o meu mecãnico. 1000km nas calmas sem passar muito das 2500rpm e levar lá para reapertos, depois é sempre a andar... Espero eu...:)

Jorge Negrão

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes