Travagem Desiquilibrada Urgente!!!

Registado: 17 dez 2009, 00:10

Travagem Desiquilibrada Urgente!!!

Mensagem por Fitipaldi » 02 mar 2010, 14:29

Boas,

Tenho um Patrol 3.3D de 1987 com problemas ao travar.... precisava alguem que me desse umas dicas como resolver a situaçao...

Ao travar ele foge para a esquerda e em certas manobras mais devagar ao parar bloqueia uma das rodas traseiras aos travar com o pé.(So em situaçoes que o jipe esta em desiquilibrio para um dos lados).

O pior e quando ao travar para uma curva ele foge e guina para o lado esquerdo.... Isto com alguma velocidade da arrepios na espinha.... Eh eh eh [bigsmile] [bigsmile]

Agradecia ajuda ai do pessoal para diagnosticar o problema e como resolver isso.... Isto se puder ser resolvido caseiramente....

Cumps

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Travagem Desiquilibrada Urgente!!!

Mensagem por cristiano » 02 mar 2010, 20:59

bombites atras....ve os tambores se nao tem sujidade e ve o repartidor de travagem a ver se esta em condiçoes... :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 17 dez 2009, 00:10

Mensagem por Fitipaldi » 02 mar 2010, 23:54

Ola

Destribuidor de travagem..... Onde posso encontrar isso?

Alguem me pode dar mais dicas.

obrigado em antecipado

cumps ppl

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 05 mar 2010, 08:30

O carro foge te para a esquerda kuando travas? desmonta e limpa a pinça da frente do lado direiro. tem o deslizador blokeado e é por isso. o carro nao esta a travar mais da eskerda... nao esta é a travar da direita, o k origina que o travao eskerdo "puxe" por ele.

Ja agora revisiona os travoes todos e lubrifica os deslizadores.
Abraço

Registado: 09 fev 2007, 15:53

Mensagem por MD TT » 05 mar 2010, 13:51

Fitipaldi Escreveu:
Agradecia ajuda ai do pessoal para diagnosticar o problema e como resolver isso.... Isto se puder ser resolvido caseiramente....

Cumps

É preciso ter atenção que nem sempre a mecanica parece tão facil como escrever aqui no teclado, ainda à dias soube de um rapaz com a mania de mecanico, andou a trocar os calços ao carro dele, sai de casa e logo em baixo da rua dele existe um tasco onde chegou lá armado em corredor de F1 puxa o travaõ de mão e depois travou para segurar o carro, o problema é que ele não tinha encostado os bombites aos calços e enfiou-se nuns bancos de cantaria. Imaginen que estavam lá pessoas sentadas, velhos, mulheres, crianças, etc., por vezes é melhor pagar e fazer as coisas com alguem que saiba.

MD TT

Registado: 07 dez 2007, 19:42

Mensagem por CunhadosTT » 18 mar 2010, 12:05

Boas.
Tou com um problema idêntico.
Tenho um patrol 260 2.8 turbo que no mês passado foi revisionado de travões, tendo inclusivamente sido colocado bombitos novos.
Foi à IPO passou sem qualquer problema tendo o inspector referido que os travões estavam impecáveis.
Acontece que quando travo, o jipe foge repentinamente para a direita, obrigando-me a segurar o volante com alguma força para o manter na estrada.
Já pensei se será das molas, visto que os feixes da frente apenas têm duas lâminas um pouco pasmadas e poderão estar com tensão diferente uma da outra.
Poderá ser daí o problema ou será melhorar optar por ver os deslizadores com já aqui foi referido?
Aguardo por conselhos.
Obrigado a todos e cumprimenTTos.
:thumbsup:

Registado: 03 set 2009, 22:59

Mensagem por serip » 18 mar 2010, 22:59

Boas

Ve tambem se ele esta a travar às rodas de trás, prk se nao estiver ele tem tendencia a atravessar.
Ve se as rodas ficam travadas após a travagem e se quando travas elas estão todas a travar, podes testar com o jipe no ar.
Caso esteja tudo bem, sangra bem isso, sangra todas as rodas e compensador injecta varias vezes de forma lenta e faz o sangramento varias vezes em todos os locais, não tenhas pena do oleo de travoes que gastares.
Eu no meu tive alguns problemas e era ar no circuito, só depois de bem sangrado é k ficou 5 estrelas,mas n ker dizer k seja o problema do teu.

cpts
Patrol é Patrol.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 18 mar 2010, 23:04

Boas!

Estava aqui a ler este tópico e fiquei com uma dúvida... mas afinal a que se referem quando dizem deslizadores? É que por mais que eu tente visualizar que peça será, menos percebo...

Ele tem a pinça, o suporte da pinça, os freios das pastilhas, as pastilhas, o pistão com o guarda-pó. Tirando isso não me lembro de mais nada sobretudo algo que necessite de lubrificação.

A respeito do compensador, no meu caso ficou melhor sem ele. As maxilas podem originar problemas mas aqui não parece ser o caso. Sou da mesma opinião de que o problema não vai estar na roda que trava mais mas sim na roda oposta.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 07 dez 2007, 19:42

Mensagem por CunhadosTT » 22 mar 2010, 22:42

serip Escreveu:Boas

Ve tambem se ele esta a travar às rodas de trás, prk se nao estiver ele tem tendencia a atravessar.
Ve se as rodas ficam travadas após a travagem e se quando travas elas estão todas a travar, podes testar com o jipe no ar.
Caso esteja tudo bem, sangra bem isso, sangra todas as rodas e compensador injecta varias vezes de forma lenta e faz o sangramento varias vezes em todos os locais, não tenhas pena do oleo de travoes que gastares.
Eu no meu tive alguns problemas e era ar no circuito, só depois de bem sangrado é k ficou 5 estrelas,mas n ker dizer k seja o problema do teu.

cpts

Boas.
No meu caso levou bombitos novos atrás, à frente não foi mexido porque o mecanico desmontou e disse que ainda estava tudo bom.
Na IPO o inspector também disse que a nivel de travoes estava tudo bem.
Sinceramente não sei qual o motivo que faz como que o jipe fuja para a direita.
CumprimenTos.

Mensagem por Coyotte » 22 mar 2010, 23:19

Amigo, embora seja uma hipotese remota e tirando discos empenados, etc.. etc.. eu há uns tempos tinha a máquina a travar mais de um lado do que do outro (à frente). desmontei a coisa e não vi nada fora do normal. Há que montar tudo e voltar a rolar para ver se alguma coisa "cantava". Para aí um mês depois e ao descer uma serra pelo alcatrão, começa a sair uma fumaça desgraçada da roda que menos travava. Parecia que o disco estava a arder mas só se via fumo, não se via chama [bigsmile] [bigsmile]

Conclusão, o retentor tinha ido à vida e deixava passar o lubrificante, que mal saia, espalhava-se logo pelo disco. Com o aquecimento da travagem, o fluído queimava e fazia a fumaça. Deduzi que logo no inicio o retentor já deixava passar mas não o suficiente para eu me aperceber disso. Existe para aqui um tópico meu sobre este assunto...

Depois disso já me aconteceu outra vez só que eu já estava preparado

:matrix: :matrix:

e há pouco tempo foi a mesma merd@ no eixo traseiro, se bem que a culpa não foi dos retentores; neste caso tive que queimar a gordura toda que se agarrou aos tambores e maxilas depois de lhe dar com diluente q.b.

Não sei se ajuda mas em todo o caso aqui fica mais uma consideração.

CumprimenTTos,

Ricardo

P.S. Continuo sem perceber a que se referem quando falam em deslizadores...

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 22 mar 2010, 23:22

Boas

Os "deslizadores" são os "veios" com guarda pós que ligam a pinça ao suporte (têm os parafusos por dentro) e sobre os quais a pinça se move quando se trava e "destrava"....
BoaSorTTe

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 22 mar 2010, 23:29

Boas

Talvez isto ajude...

O que está "limpo"
Imagem

Desliza dentro dos orifiçios para onde apontam as setas vermelhas...
Imagem

É isto que tem que ser lubrificado, já me aconteçeu exactamente o que referem e era daqui, no meu caso até tinha "calo" que teve que ser limpo...
BoaSorTTe

Mensagem por Coyotte » 23 mar 2010, 02:12

Eduardo Escreveu:Boas

Os "deslizadores" são os "veios" com guarda pós que ligam a pinça ao suporte (têm os parafusos por dentro) e sobre os quais a pinça se move quando se trava e "destrava"....

Eduardo, obrigado pelo esclarecimento 5 estrelas (aliás, como sempre) :okkk:

pois eu conheço isso mas com o nome de veios, apenas; nem tão pouco sabia que precisavam de uns "miminhos" de vez em quando. Já tirei fora várias vezes e nunca me lembrei de lubrificar. Um gajo por vezes anda preocupado com problemas maiores e esquece/desconhece estes pequenos detalhes que muitas vezes fazem a diferença no bom funcionamento da máquina. :nod:

Obrigado pelo trabalho que tiveste com as fotos.

Abraço :friends: :friends:

Ricardo

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 14 mai 2010, 15:51

MIGUEL BRAGA Escreveu:O carro foge te para a esquerda kuando travas? desmonta e limpa a pinça da frente do lado direiro. tem o deslizador blokeado e é por isso. o carro nao esta a travar mais da eskerda... nao esta é a travar da direita, o k origina que o travao eskerdo "puxe" por ele.

Ja agora revisiona os travoes todos e lubrifica os deslizadores.
Abraço

nem mais! já me aconteceu. e ainda bem. vi que tinha os calços ferro com ferro. alias mais meia duzia de travadelas, e la se iam os discos

:friends:
sou do Vitória até morrer!

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante