AJUDA - Consumos

Registado: 30 jan 2006, 11:30

AJUDA - Consumos

Mensagem por Carlos Novo » 02 jan 2010, 16:44

Coloquei este tópico ontem de madrugada mas infelizmente perdeu-se.. Vinha eu agora já todo contente à espera de algumas respostas...

Bem, o que desejava saber era se algum de vocês me sabe dizer que consumos faz um GR com o Cabstar montado... e já agora para quem tenha, um Y61 3.0Di de preferência o longo...

Quero começar a aproveitar mais e melhor o meu jipito, a minha intenção é fazer uns passeios TT mais "soft" e uns passeios de muitos kms por este nosso Portugal e alguns ao estrangeiro... daí a minha questão, quero continuar com um PURO E DURO com o mínimo 7 lugares e que consuma o menos possível.
Ajudem lá aqui o rapazito para ver se não passo para os membros sem Patrol... não me obriguem a mudar para um Defender ou Discovery TD5... :crybaby: :D

Cumprimentos,

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Re: AJUDA - Consumos

Mensagem por TiagoFerreira » 02 jan 2010, 17:19

TCHIIIII....OUTRO.... ai jasuse.... [bigsmile] :lotlol:

Qualquer dia já sou o único querem ver... [:p] [wink]
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por Carlos Novo » 02 jan 2010, 18:58

Oh companheiro... sabes bem o quanto adoro o 6cilindros... e aquele barulhinho... Mas o meu ordenado está a ficar curto para o sustento do animal !!! Se for só para curtir de vez em quando estava impecável mas quero goza-lo um bocado mais do que o que tenho feito! Está a deixar de compensar ter um jipe só para ir para o monte! :(

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 02 jan 2010, 20:56

Boas Carlos,

Já sei que se calhar vai já aparecer pessoal a dizer que faz 10l/100, mas olha a experiencia que tenho desses modelos diz-me que rondam os 13l para o 3.0 Di longo e penso que o Cabstar n ficará por menos, é claro que se andares a 80 Km/h bebem todos 10 ou 11 [wink] , mas olha que o Disco TD5 n anda longe disso e em auto-estrada a fundo parece um Patrol.

Abraço :thumbsup:

PR

Registado: 17 out 2009, 21:13

Mensagem por botafumo » 03 jan 2010, 01:55

Boas amigo,eu sou petroleiro de pouco tempo,mas ando todos os dias de patrol,apesar de fazer poucos Km,acho que todos nós por vezes temos que nos conter,com o pedal da direita.Mas tambem acho que concordam comigo,que de patrol estamos sempre prontos pra tudo.Não se pode é desanimar,em vez saírmos duas vezes,saímos só uma,em vez de irmos a cem vamos a oitenta,mas lindo mesmo é irmos de patrol.Isto a minha opinião,não se pode é desanimar.Abraço. :okkk.

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 03 jan 2010, 04:16

Boas amigo Carlos, Tenho um ZD30 longo à um ano, que já tinha 170.000 Km qd o comprei. Quando fiz o "trabalho de casa" antes de o comprar apurei que já tinha levado o 2º motor (evolução/correcção) aos 50.000 Km. Até ver não posso estar mais satisfeito com a maquina, embora se diga "alhos e bogalhos" deste motor tenho um GR que me faz consumos de 10/11l aos 100Km/h a puxar/empurrar 33x12.5 e tem um binario invejavél.

Caso pense em investir num 3.0 DI deixo-lhe alguns conselhos para antes e depois da compra:

Antes:
Historial do Jipe, principalmente se for dos do ano 2000 se já levou o 2º motor, de todos os proprietarios com quem falei (e não foram poucos) todos eles já tinham partido pelo menos um motor, excepto um que curiosamente já contava com 150.000 Km e até ver nada, talvez por ser cx. autom., quem sabe...

Caixa de Veloc. (se manual) ver folgas e barunhos pois o veio primario das primeiras cx. tinham o passo de estria do carreto da 5ª muito curto o que leva trancar/partir a cx.

Ver se o Jipe desenvolve bem em todas as velocidades principalmente 4ª e 5ª acima das 3000 RPM, pois este menino tambem sofre de um mal crónico chamado MAF, que se não for detectado pode levar ao colapso do motor, isto acontece qd o Jipe não perde potencia e nós pensamos que está tudo bem e no entanto temos a Bomb. Injectora a debitar gasoleo em excesso o que leva a perfuração dos pistons por aquecimento excessivo.

Depois

Tapar EGR, remover catalizador, instalar manometro de pressão de turbo, pressão de oleo, temp. de oleo, e o mais importante man. de EGT

Lavar o circuito de rifregeração e ver estado do radiador

Verificar se o radiador do intercooler não tem fugas, é muito frequente neste Jipe.

Espero ter ajudado e como disse em cima é um excelente jipe, mas requer algumas cautelas.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por Carlos Novo » 03 jan 2010, 14:46

Pedrowolf Escreveu:Boas Carlos,

Já sei que se calhar vai já aparecer pessoal a dizer que faz 10l/100, mas olha a experiencia que tenho desses modelos diz-me que rondam os 13l para o 3.0 Di longo e penso que o Cabstar n ficará por menos, é claro que se andares a 80 Km/h bebem todos 10 ou 11 [wink] , mas olha que o Disco TD5 n anda longe disso e em auto-estrada a fundo parece um Patrol.

PR

Obrigado pela dica amigo Pedro... estou a ver que tenho mesmo de me "aguentar" à bronca! Isto com os aumentos do gasóleo, começa a notar-se bastante agora que tenho feito do GR carro de dia a dia!!!

GRande abraço,

Carlos Novo

Mensagem por Carlos Novo » 03 jan 2010, 14:48

botafumo Escreveu:Boas amigo,eu sou petroleiro de pouco tempo,mas ando todos os dias de patrol,apesar de fazer poucos Km,acho que todos nós por vezes temos que nos conter,com o pedal da direita.Mas tambem acho que concordam comigo,que de patrol estamos sempre prontos pra tudo.Não se pode é desanimar,em vez saírmos duas vezes,saímos só uma,em vez de irmos a cem vamos a oitenta,mas lindo mesmo é irmos de patrol.Isto a minha opinião,não se pode é desanimar.Abraço. :okkk.

Boas companheiro botafumo, eu também andei muitos anos de GR diariamente e na altura pouca diferença me fazia mas o preço do "ouro negro" era mais simpático!!! Aqui não convém esquecer que o meu é um GR Y60 LONGO com borrachas 35"... tudo tem os seus aspectos positivos e negativos!!! A ver vamos !

Cumprimentos,

Carlos Novo

Mensagem por Carlos Novo » 03 jan 2010, 14:52

Amigo JorgeNog...

Obrigado, muito obrigado pelas dicas e conselhos! É sempre bom ouvir a opinião de quem tem e usa a máquina... Eu sempre tive uma ideia de que o 3.0Di é um bom motor após as resoluções dos problemas com o motor até ao ano de 2003... mas como deve ver por aí, não se encontram muitos Y61 3.0Di sem ser do ano 2000.... ainda não entendi bem porquê... parece que só se venderam até esse ano!!! A compensar o negócio, é muito provável que faça a troca, para o TT que faço hoje em dia, não preciso de grandes pneus nem preparações muito arrojadas!

Cumprimentos,

Carlos Novo

Mensagem por Pedrowolf » 03 jan 2010, 21:33

Carlos Novo Escreveu:... mas como deve ver por aí, não se encontram muitos Y61 3.0Di sem ser do ano 2000.... ainda não entendi bem porquê... parece que só se venderam até esse ano!!! A compensar o negócio, é muito provável que faça a troca, para o TT que faço hoje em dia, não preciso de grandes pneus nem preparações muito arrojadas!

Cumprimentos,

Carlos Novo

É facil Carlos, em Janeiro 2001 foi quando houve aquele aumento de preço enorme [wink] , se bem me lembro um GR 3.0 Di matriculado até Dezembro/2000 custava +/- 30000€ em Janiero 2001 passou a custar para aí 50000€ ou + :nod: ...

Mensagem por jorgenog » 04 jan 2010, 02:47

Pedrowolf Escreveu:
Carlos Novo Escreveu:... mas como deve ver por aí, não se encontram muitos Y61 3.0Di sem ser do ano 2000.... ainda não entendi bem porquê... parece que só se venderam até esse ano!!! A compensar o negócio, é muito provável que faça a troca, para o TT que faço hoje em dia, não preciso de grandes pneus nem preparações muito arrojadas!

Cumprimentos,

Carlos Novo

É facil Carlos, em Janeiro 2001 foi quando houve aquele aumento de preço enorme [wink] , se bem me lembro um GR 3.0 Di matriculado até Dezembro/2000 custava +/- 30000€ em Janiero 2001 passou a custar para aí 50000€ ou + :nod: ...

Boas, concordo com o que diz o Pedro, alias não só com a Nissan mas pasou-se o mesmo com Toyota, Mitsubishi, etc., quase todas as marcas de TT's de referencia, exceptuando aqui as Pick-up que mantiveram o IA a 50% e o defender,este passou a ser vendido quase só em comercial pelo mesmo motivo das Pick-up.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Carlos Novo » 04 jan 2010, 15:24

Boas... Tens razão amigo Pedro... nem me lembrava disso!

Estou a ver que a melhor hipótese para se gastar dinheiro e ficar satisfeito (perco é os 7 lugares... mas não se pode ter tudo) é comprar um Wrangler CRD... Pelo menos são tabelados como pick up... o que faz o preço final ser muito atractivo e claro o antigo imposto municipal serem 48€...

Vou-me informar mais sobre esta máquina e ver se justifica o investimento!

Obrigado a todos! :nod: :thumbsup:

Cumprimentos,

Carlos Novo

P.S.: Só precisava mesmo era de saber o consumo de um GR com o motor Cabstar montado, acho que no resto estou bastante esclarecido!

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 04 jan 2010, 21:12

Carlos Novo Escreveu:
P.S.: Só precisava mesmo era de saber o consumo de um GR com o motor Cabstar montado, acho que no resto estou bastante esclarecido!

nao te aconselhava muito esta ultima opçao visto andares ilegal na estrada com um motor de 3000 cc qd o livrete pagou 2800 cc...esse motor nao +e muito rotativo em condiçoes normais , barulhento e nao é motor para grandes viagens em AE etc....para outras situaçoes trial etc ai sim é um animal...

boa sortte em relaçao ao CRD ficas bem servido a nivel de consumos, mas para mim ficam ao nivel dum td5....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jan 2010, 13:04

cristiano Escreveu:(...)nao te aconselhava muito esta ultima opçao visto andares ilegal(...)

Aconselhas e muito bem... pois para stresses já o Carlos teve que chegue viewtopic.php?f=28&t=13401

:)

Registado: 15 jan 2008, 17:15

Mensagem por JOSE M. JESUS » 05 jan 2010, 19:58

Antes:
Historial do Jipe, principalmente se for dos do ano 2000 se já levou o 2º motor, de todos os proprietarios com quem falei (e não foram poucos) todos eles já tinham partido pelo menos um motor, excepto um que curiosamente já contava com 150.000 Km e até ver nada, talvez por ser cx. autom., quem sabe... eu tenho um y61 3.0 di de 2001 com 170.000 km e ate hoje numca tive probelemas e mais o jipe nao passa frio na minha mao :thumbsup:

Mensagem por Pedrowolf » 05 jan 2010, 23:45

Carlos Novo Escreveu:P.S.: Só precisava mesmo era de saber o consumo de um GR com o motor Cabstar montado, acho que no resto estou bastante esclarecido!

Para mim não é solução, não é que me importasse de ter um motor desses montado [wink] , mas para andar no dia-a-dia é complicado, olha o Miguel Leal faz montes de Km com o Cabstar dele e n se queixa e muita auto-estrada, agora quanto aos consumos não é nenhum exemplo de economia, deve andar sempre na ordem dos 13l/100 e se calcares tb. bebe bem mas uma coisa é certa nos mesmos regimes que um 6 cil. bebe sempre muito menos... vê-se tb. o caso do Biclas anda com o jipe fora das provas em estrada e nas n/ voltinhas e pelo que vejo é económico [wink] ...

Percebo-te perfeitamente :nod: , quando andei no meu ex-61 Longo uns dias seguidos vi bem o que gastei em gasóleo :eek: ... pondera bem isso, se queres jipe económico tens que comprar um Disco 300 TDI :sabe:

PR

Mensagem por jorgenog » 06 jan 2010, 02:53

JOSE M. JESUS Escreveu:Antes:
Historial do Jipe, principalmente se for dos do ano 2000 se já levou o 2º motor, de todos os proprietarios com quem falei (e não foram poucos) todos eles já tinham partido pelo menos um motor, excepto um que curiosamente já contava com 150.000 Km e até ver nada, talvez por ser cx. autom., quem sabe...
eu tenho um y61 3.0 di de 2001 com 170.000 km e ate hoje numca tive probelemas e mais o jipe nao passa frio na minha mao :thumbsup:

Boas, quando me referi no paragrafo que transcreveu, " principalmente se for dos do ano 2000 se já levou o 2º motor, de todos os proprietarios com quem falei (e não foram poucos) todos eles já tinham partido pelo menos um motor, excepto um que curiosamente já contava com 150.000 Km e até ver nada, talvez por ser cx. autom., quem sabe... ", referia-me aos primeiros motores que sairam a equipar o 3.0 DI em meados de 2000, pois de muitos erros de concepção deste motor (não os vou inumerar todos pois não tenho agora tempo para isso [bigsmile]) , o principal era a capacidade do carter que era de 5.6 litros e derivado a um circuito longo e canais estreitos a bomba de oleo chegava mesmo a trabalhar em seco isso levava a sobreaquecimento do motor, nomedamente pistons que acabavam por ser perfurados pela pressão dos injectores tal não era a cor "vermelhinha" que atingiam.

No seu caso ( GR de 2001) e actualmente no meu (por ter levado motor novo em meados de 2001) o carter já tem uma capacidade de 8.2 litros, a bomba injectora e injectores foram recalibrados para pressões diferentes e o circuito de oleo foi ligeiramente alterado/atamancado, pois o problema de fiabilidade do ZD30 só foi totalmente corrigido em 2005.

Espero ter esclarecido alguma duvida que tenha ficado no meu post.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes