Advinha - Vibração

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Advinha - Vibração

Mensagem por Raul Costa » 14 set 2009, 22:46

Ora pois bem, o meu charuto está nos cuidados intensivos com um historial clínico impressionante :stupid:

Há muito que sentia uma vibração bem conhecida do pessoal dos GR's, a vibração da transmissão, mesmo com o Kit para rebaixar a caixa.

Procurei por diversas vezes solucionar o problema começando por mudar a transmissão para uma de cruzeta dupla e o resultado foi o mesmo, voltei a colocar outra transmissão igual à de origem... manteve-se o problema, mandei fazer uma bolacha em alumínio e o resultado foi o mesmo.

Ora, para cortar o mal pela raiz e seguindo o exemplo de vários amigos que fizeram o mesmo com sucesso, optei por rodar o eixo traseiro, em todos os outros ficou resolvido e no meu... não, ficou na mesma.

Ora ora... mais umas pesquisas e o barulho vem do diferencial, descarta-se a hipótese da transmissão, assim sendo, troca-se o diferencial e o resultado ficou à vista... o mesmo barulho :crybaby:

Mais umas experiências para ter e a certeza, retirou-se os dois semi-eixos e colocou-se o carro a rodar até a tingir a velocidade problemática, os 120km/h e o barulho desapareceu, mas, como o carro não anda sem os semi-eixos, colocou-se só o direito e o barulho / vibração voltou, retirou-se o direito e colocou-se o esquerdo e o resultado foi o mesmo, aquela vibração / barulho irritante aos 120km/h.

Conclusão... não está concluído, o que vos parece???

Abro aqui várias hipóteses:
1. - Rolamentos dos semi-eixos (pouco provável, logo os dois)
2. - Mangas de eixo empenadas (as duas ou dobradas pelo diferencial, também não me parece muito aceitável, o carro fez pouco mato com pneus 33 e nunca levou mais que isso.)

Mais hipóteses, há????

Re: Advinha - Vibração

Mensagem por Raul Costa » 15 set 2009, 15:12

Então, não aconteceu esta coisa a mais ninguém??????... há sugestões?????

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 15 set 2009, 19:06

Boas, de uma volta sem o veio de transmiçao de tras....!!!

e se continuar veja os rolamentos da manga de eixo como já falou, mas nao me parece !!! depois é abrir a caixa de vl e ver rolamentos...

outra coisa, será mesmo do eixo de tras ?!! :unibrow: rolamentos gripados na manga de eixo nao trazem assim tanta vibraçao

nao sei digo eu :cool: . apenas zoada..etc isto é mera expeculaçao ....as vezes... :thumbsup:

abraço lenhador

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 16 set 2009, 02:57

Boas, no meu Y61 longo depois de lhe colocar o Kit +2" comecei a ter tambem alguns problemas com vibrações (no meu caso entre os 90 e 100 Km/h), rebaichei a cx 10mm e ficou na mesma, comecei a analisar e pesquisar e cheguei (penso eu) à conclusão que o problema é o veio de transmissão com um ligeiro empeno que transforma-se em vibração depois de se mexer nos angulos do eixo, veio e alinhamento de panhard.

Solução (possivel) é exprimentar a desapertar a veio nas duas cruzetas e onde estava fixo em cima passa a ficar fixo em baixo, se não resultar aconselho a arranjar ferramenta especifica para poder medir o veio no sentido de rotação e ver se existe empeno ou não.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por Raul Costa » 16 set 2009, 09:07

Bom, pelos testes feitos tudo indica que é para trás da transmissão... hoje vai ser mudado os 2 semi-eixos com rolamentos para ver o que vai dar.

Mensagem por Raul Costa » 16 set 2009, 15:56

Alteração de planos, acho que nunca vou saber o problema... comprei o diferencial traseiro com mangas de eixo, tudo completo com bloqueio de origem e tudo, então, vou já dar o pulo, troco tudo e não há hipótese de não resolver... digo eu

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 20 set 2009, 18:51

Amigo Raul, infelizmente não percebo puto de mecânica.
Infelizmente convivo há muito com vibrações e ressonâncias, mas o meu já levou muita porrada. O teu Y60 acho que ainda não... :confused:
Enfim... Manias das máquinas. :stupid:
Desejo-te boa sorte para as reparações e não desanimes. Um Y60 normalmente dá muitas alegrias. :sabe:
Pode ser só uma maré de azar...
:thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 20 set 2009, 19:04

nao sera da cx??? empenar a ponte pouco provavel....discos de travoes???veio de transmissao a precisar de calibrar??? tantas hipoteses...folgas nas cruzetas...etc etc boa sortte
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 20 set 2009, 21:14

boas raul...

mas o k sentes ao certo é zuada ou vibraçao??? e a k velocidade?

abraço

Mensagem por Raul Costa » 06 out 2009, 09:55

Esta situação foi resolvida, comprei um eixo inteiro já com bloqueio e tudo, problema resolvido sem saber bem qual era [clap] [clap] [clap]

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Mensagem por ruidesousa » 06 out 2009, 10:34

Raul Costa Escreveu:Esta situação foi resolvida, comprei um eixo inteiro já com bloqueio e tudo, problema resolvido sem saber bem qual era [clap] [clap] [clap]

Era problema de junta!............. :D ..... [}:)] .......junta tudo e deita fora......... [:p]

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Mensagem por Raul Costa » 06 out 2009, 10:35

Agrafado Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Esta situação foi resolvida, comprei um eixo inteiro já com bloqueio e tudo, problema resolvido sem saber bem qual era [clap] [clap] [clap]

Era problema de junta!............. :D ..... [}:)] .......junta tudo e deita fora......... [:p]

Abraço
Rui de Sousa

Yap, é verdade, é quase tão mau quanto o toy :nhnhn:

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 06 out 2009, 10:45

:nod: :thumbsup:
Mai nada!
:D

Já sei a quem NÃO comprar um eixo!!! :nhnhn:
Então quer dizer que agora já tens bloqueio, certo? :dance:
O teu não tinha de origem, pois não?

:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 06 out 2009, 13:07

É o que se pode chamar "cortar o mal pela raiz" :unibrow:

Mensagem por Raul Costa » 22 out 2009, 10:06

PJHO, o meu era autoblocante... também dava o seu jeito :D

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante