AJUDA A UM CALOIRO

Registado: 28 mar 2009, 11:48

AJUDA A UM CALOIRO

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 28 mar 2009, 12:18

Boas

Antes de mais os meus cumprimentos a todos os companheiros do forum e futuros amigos (espero eu...). Esta história de ser caloiro é muito complicada pois passamos a vida a chatear outros com perguntas estúpidas, de tótó, de xoné, enfim de gajo que não pesca nada disto. Mas como sei que já passaram por isto, penso que serei bem sucedido. Ainda hoje rogo pragas a um "sacana" de um amigo que me meteu o bicho do TT. No entanto nunca tive a conta bancária dele e como tal tenho que me aguentar à bronca. Mas o meu problema é outro:

- já tive 4 Land Rover, tenho amigos com Land Rover, tenho mecânicos com Land Rover e toda a gente me mói a cabeça porque comprei um Patrol 3.3TD de 89 (um bocado escafiado diga-se) é pá mas tem um motor daqueles... que só dá vontade de dar gazadas!!!.

Moral da história, gostava de provar à malta que me chateia que fiz uma boa compra, mas como sou virgem nestas coisas, contava com o vosso apoio para me tirar os três! ( atenção às ordinarices porque estive a ler o regulamento e o administrador não admite mensagens, entre outras, de cariz sexual. Enfim pode ser que esta escape).

Problema: não percebo de mecânica
Problema: graveto está escasso
Problema: não sei onde arranjar material para o Patrol
Problema: não sei que alterações fazer, sobretudo ao motor para lhe dar ganga

Com tantos problemas, faço-vos um pedido que um antigo chefe me fazia: não me traga problemas..arranje-me soluções.

Fico à espera das vossas dicas, sugestões, comentários, desabafos, falta de paciência...mas sobretudo da vossa ajuda.

Abraço

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Re: AJUDA A UM CALOIRO

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 28 mar 2009, 13:40

Depende do LR :) senao ate podes ter ido para pior na minha opiniao.

no entanto tens um carro praticamente indestrutivel com pneus ate 35". a partir dai a coisa ja muda e o motor escasseia.

primeiro dizes nos k tens um "motor dakeles", no entanto depois keres por isso a bufar mais?

vai dando uma vista de olhos pelo forum, lendo e selecionando kem sabe o k di e o k nem tem interesse. e ai iras pela tua cabeça tirar ilacoes, senao o "clubismo" pode torcer algumas nocoes.

a nivel de mecanica praticamente nao tens k te xatear mt se isso estiver em bom estado.

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 28 mar 2009, 16:34

Obrigado Miguel

Quanto aos LR tive 2 discovery 300, 1 RR 300 classic e 1 CANCRO chamado RR VM. De facto os motores 300 são muito bons em termos de fiabilidade/custos de manutenção, no entanto em estrada são muito lentos em baixas, precisando de ser apimentados. Num nível baixo em termos de custos, anulamos a EGR, avançamos a bomba, mexemos um pouco no turbo, e finalizamos com um KN e temos outro carro. Depois juntando algumas massas podemos sempre recorrer à Allisport montando um intercooler, mudando as tubagens para silicone e pouco mais. Aí sim ficamos com alma com um custo aproximado de 1.250€. Se tivermos 5.000€ para derreter só em motor compramos o 2.8TGV. Mas isto é o motor, e o resto? Pingo aqui, pingo ali, fuga acolá, caixas de direcção, veio primário, retentores com fartura... e mão de obra a corresponder.

O que eu queria era ter um 4x4 já com um bom motor de origem, ou seja um motor capaz de aguentar para além das especificações de série. E penso que consigo num Patrol 3.3TD, ou não? Apenas preciso que me ajudem a saber quais a alterações possíveis sem gastar muita massa, mas ter alma e não ter medo de trepar nenhum cabeço!

O carro que comprei não vê filtros há muito tempo, o do ar então... Ainda nem o experimentei devidamente pois está a ser feita a revisão. Por isso pergunto o seguinte.

- que alterações a nível de motor me aconselham a fazer?
- mexer no turbo? Até quantos bar se matém fiável?
- mexer na bomba?
- já li várias opiniões sobre a montagem de um intercooler, é pá mas são tão diversas e contrárias que um gajo fica sem saber. Para além disso para um puto com a minha carteira não me posso dar ao luxo de experimentar e logo se vê! è que se dá para o torto fico sem carro e sem guita e este será o meu carro do dia a dia.

Resta acrescentar que os 4x4 que tive pouco ou nada viram terra, pois gastava tudo na compra e ficava sem nada para os preparar. Por isso a minha experiência TT (6 passeios) é = 0.

O que precisava era daquela pancadinha nas costas a dizer fazes isto, fazes aquilo, gasta pouco e ficas com uma máquina do caraças!

Uma vez mais obrigado

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Mensagem por dartist » 29 mar 2009, 00:43

Boas. Agora sim, tens um jipão. Também gosto dos que tiveste, mas este agora... [clap]
Tens aqui no fórum mutia coisa para ler. Vai devagar. Experimenta bem o jipe que se calhar não vais sentir necessidade de mexer muito.
Não te esqueças é de por umas fotos da máquina e dos passeios que fizeres...
bem vindo a este cantinho

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 29 mar 2009, 03:22

boas nogueira antes de tudo parabens pela compra do melhor jipe do mundo :nod: :nod: :nod: :nod: :clapp: :clapp: :clapp:
da uma espreitadela no meu topico e tira algumas ideias baratas.
abraço :)

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 29 mar 2009, 10:09

Obrigado dartist e a.viana pela força. Espero vir a trocar muitas mais ideias convosco, no entanto a.viana preciso da sua ajuda: "quando me diz pesquise no meu tópico", como é que eu o faço, onde e como é que devo pesquisar? Desculpe lá a ignorância mas há sempre uma primeira vez... já agora vou começar a por também uns smilies e até já encontrei um para esta pergunta que lhe fiz :stupid: . Aplica-se ou não????

Abraço

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 29 mar 2009, 12:19

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 29 mar 2009, 20:01

Boas syxon e obrigado pelo tópico. De facto o Patrol do a.vieira está mesmo bruto [clap] , no entanto o meu orçamento são trocos. Assim vou-vos descrever o que está pensado fazer ao patrol e depois espero as vossas opiniões:

- primeiro que nada uma revisão a fundo, óleos, filtros de óleo, gasóleo, ar (já agora se souberem de algum filtro de ar de maior rendimento, por favor digam-me. Não sei se a KN terá algum...)
- muda de óleos de caixas, valvulinas, enfim toda a lubrificação...
- muda de todas as correias, distribuição, alternador, tensores, bomba de água...
- lavagem e parafinação integral de chassis e compartimento de motor
- esperto nas molas e casquilhos ás 4 ( agradeço a vossa opinião para outros brincos)
- precisa de 2 amortecedores à frente, no entanto já que é para pôr vai ás 4 ( agradeço opinião sobre a marca e o tipo, considerando que o jipe fará cerca e 70% alcatrão)
- revisão e avanço à bomba injectora
- revisão e aumento da pressão do turbo (agradeço que me indiquem valores sem por em causa a fiabilidade)
- 4 pneuzitos ( pelo que tenho lido talvez os 33. Aconselham alguma marca mais barata?)

Enfim vamos lá ver se há cheta para tudo. Ainda nem tenho orçamentos. Para já já está na pintura.

E agora as perguntas estúpidas:

- sabem se a frente do 2.8 com os piscas em nos cantos, dá no meu 3.3 que os tem em baixo. Serão precisas muitas alterações? O que é que tenho de comprar e onde? Já que tenho de por dois farós novos por causa do espelhado, fazia já tudo.

- sabem se as bacquets passam na ipo? os sacanas até com os bancos rotos implicaram :grrr: . Aliás não bastou uma folha vermelha para anotações, foram precisas duas... ás tantas já eram 3 inspectores de volta do bruto, um lá dentro, um cá fora, outro por baixo... :nhnhn: espectáculo!!! Do género tinha o farol de trás esquerdo partido, nada trabalhava, poi em vez de anotarem que estava partido, não senhor: stop não trabalha, luz de presença não trabalha, pisca não trabalha, aquilo é que foi gastar tinteiros [bigsmile].

Bem, já repararam que eu para escrever vá lá vai, mas pronto, sempre se poupa no telemóvel.

Abraço e fico a aguardar.

Mensagem por a.viana » 29 mar 2009, 20:12

NOGUEIRA MARQUES Escreveu:Boas syxon e obrigado pelo tópico. De facto o Patrol do a.vieira está mesmo bruto [clap] , no entanto o meu orçamento são trocos. Assim vou-vos descrever o que está pensado fazer ao patrol e depois espero as vossas opiniões:

- primeiro que nada uma revisão a fundo, óleos, filtros de óleo, gasóleo, ar (já agora se souberem de algum filtro de ar de maior rendimento, por favor digam-me. Não sei se a KN terá algum...)
- muda de óleos de caixas, valvulinas, enfim toda a lubrificação...
- muda de todas as correias, distribuição, alternador, tensores, bomba de água...
- lavagem e parafinação integral de chassis e compartimento de motor
- esperto nas molas e casquilhos ás 4 ( agradeço a vossa opinião para outros brincos)
- precisa de 2 amortecedores à frente, no entanto já que é para pôr vai ás 4 ( agradeço opinião sobre a marca e o tipo, considerando que o jipe fará cerca e 70% alcatrão)
- revisão e avanço à bomba injectora
- revisão e aumento da pressão do turbo (agradeço que me indiquem valores sem por em causa a fiabilidade)
- 4 pneuzitos ( pelo que tenho lido talvez os 33. Aconselham alguma marca mais barata?)

Enfim vamos lá ver se há cheta para tudo. Ainda nem tenho orçamentos. Para já já está na pintura.

E agora as perguntas estúpidas:

- sabem se a frente do 2.8 com os piscas em nos cantos, dá no meu 3.3 que os tem em baixo. Serão precisas muitas alterações? O que é que tenho de comprar e onde? Já que tenho de por dois farós novos por causa do espelhado, fazia já tudo.

- sabem se as bacquets passam na ipo? os sacanas até com os bancos rotos implicaram :grrr: . Aliás não bastou uma folha vermelha para anotações, foram precisas duas... ás tantas já eram 3 inspectores de volta do bruto, um lá dentro, um cá fora, outro por baixo... :nhnhn: espectáculo!!! Do género tinha o farol de trás esquerdo partido, nada trabalhava, poi em vez de anotarem que estava partido, não senhor: stop não trabalha, luz de presença não trabalha, pisca não trabalha, aquilo é que foi gastar tinteiros [bigsmile].

Bem, já repararam que eu para escrever vá lá vai, mas pronto, sempre se poupa no telemóvel.

Abraço e fico a aguardar.

boas
pa começar e a.viana nao a.vieira [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

tensores nao gasta
correia de distribuiçao tb nao gasta
brincos ve se arranjas uns em bommerang como muita gente tem aqui no forum
amortecedores aconselho a toda a gente old man emu sao os melhores (para mim) relaçao preço/qualidade
bomba ta mexida por mim (das 4 voltas no parafuso do gasoleo , k ja notas diferença)
pressao do turbo o meu ta a 1 kilo (mas ainda vai subir)
pneus uns 33 fica-lhe muito bem

em relaçao aos farois eu nao faria isso um 3.3 e um 3.3 e um 2.8 e um 2.8 e melhor nao misturar as coisas
para mim o jipe fica muito melhor esteticamente com a frente que tens agora
as backets se forem homologadas nao tens problema nenhum

abraço

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 29 mar 2009, 21:21

Boas a.vieira, as minhas sinceras desculpas pelo engano, e já que descobri os smilies cá vai mais um perfeitamente aplicável :stupid: ! Espero estar desculpado!

Vocês são de facto formidáveis e sempre prontos a ajudar. Tiro-vos o chapéu e faço-vos uma vénia :thumbsup: . ainda bem que me respondeu, pois assim escuso de estar a inventar coisas para fazer ao jipe, ou de ser enganado.

Tenho só uma dúvida: os amortecedores que refere deverão ter alguma medida de curso especial, ou poderão ter as mesmas especificaçºoes que os de origem?

Já agora um problema: reparei quando experimentei o patrol que só tenho direcção assistida para a esquerda, para a direita tenho que comer um cozido à portuguesa. Acha que tenho a caixa de direcção estragada? O que fazer?

Abraço

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 29 mar 2009, 21:24

É pá mil desculpas outra vez :stupid: :ups: :stupid: :ups: :stupid: :ups:

Já percebi o nome A.VIANA A.VIANA A.VIANA A.VIANA.

Desculpe lá....

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 29 mar 2009, 21:49

epá tanta coisa de uma só vez...isso são muitos euros... :unibrow: :D
nada com ires para o monte com ele que vais logo percebendo as prioridades [wink] :okkk:

Mensagem por a.viana » 29 mar 2009, 22:59

boas :thumbsup:
amortecedores iguais aos de origem estao fora de questao :angry: :angry: pra isso fica com os teus ....
faz assim tiras os amortecedores fora e metes o jipe a cruzar ... medes.. e ai tens a medida dos teus novos amortecedores :unibrow: :unibrow: a old man emu tem muitas medidas :thumbsup:
a direcçao vai primeiro alinhar e eles dizem-te qual o defeito :nod:
abraço
dispoe

Mensagem por NOGUEIRA MARQUES » 29 mar 2009, 23:05

Boas Jose Barateiro,

Eu sei que são muitos euros, quero dizer pelo menos desconfio, mas repare que sou puto nestas andanças do TT. Ou seja o que eu gostava era de olhar para um monte e não ter dúvidas que a máquina sobe, até porque vou ter malta amiga com land rover à espera de uma oportunidade para me moer o sangue. Mas lá está ainda não o experimentei. Se calhar o mais certo é estar a substimar o bicho. Logo se vê.

Abraço e obrigado pela dica. Como se diz na minha terra "ao pé do pano é que se talha a obra". Nada como testar primeiro e ver o que há a fazer.

GraTTo pelo companheirismo. :sabe:

Mensagem por a.viana » 29 mar 2009, 23:11

nao presisas ter duvidas ela sobe sempre se nao for a bem e a mal [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

abraço :friends: :friends:

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 30 mar 2009, 09:09

NOGUEIRA MARQUES Escreveu:Boas Jose Barateiro,

Eu sei que são muitos euros, quero dizer pelo menos desconfio, mas repare que sou puto nestas andanças do TT. Ou seja o que eu gostava era de olhar para um monte e não ter dúvidas que a máquina sobe, até porque vou ter malta amiga com land rover à espera de uma oportunidade para me moer o sangue. Mas lá está ainda não o experimentei. Se calhar o mais certo é estar a substimar o bicho. Logo se vê.

Abraço e obrigado pela dica. Como se diz na minha terra "ao pé do pano é que se talha a obra". Nada como testar primeiro e ver o que há a fazer.

GraTTo pelo companheirismo. :sabe:

Na minha opinião...1º Pneus de tracção...de seguida, conforme as necessidades e os euros, de resto subir ou não subir, sem stress :unibrow: da próxima será melhor de certeza :nod: [wink]

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes