Lubrificantes / Manutenção do Patrol (vs 2.00)

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 11 jan 2007, 18:38

Caro Brunoftt,

Exactamente.... isso é mesmo assim. Contudo a minha dúvida não é essa, mas sim mostrar o comportamento do meu motor, para que outros foristas possam comparar.

Eu tenho dúvida, por exemplo, que seja normal, o meu motor ao Relanti, depois de quente e ter feito uns "bons" quilómetros, o ponteiro da pressão do óleo estar quase, senão mesmo, no ZERO...

Por isso gostaria de saber se tal acontece com outros Patrol com o motor RD28T.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 jan 2007, 22:50

....
O problema estará sim, na temperatura do liquido de refrigeração que "acompanha" a temperatura do óleo, havendo serios problemas acima dos 120ºC.
...

Embora a agua ferva a 100ºC acontece que sobre pressão, tal só acontece a temperaturas maiores e acresce ainda dizer que o que circula no circuito de arrefecimento é liquido de refrigeração (LDR) ou seja água à qual é adicionada fluidos anti-congelantes e refrigerantes que contém aditivos com múltiplas funções, que para além de evitar o congelamento a 0ºC, protege o sistema interno contra corrosão e incrustações, aumenta o ponto de ebulição (até aos 120/128ºC) e diminui a tendência de formação de bolhas.

Ora se atingirmos elevadas temperaturas no motor, o mesmo acontecerá ao LDR. Se este atingir a temperatura de ebulição, dispara a válvula de segurança (se existir e funcionar) ou a cabeça do motor sofre deformações de tal ordem que a junta deixa de vedar ou ainda acontecem as duas situações em simultâneo, o que em qualquer dos casos dá direito a uma nuvem de fumo branco (LDR que se evapora ).
Se tal acontecer diminui o LDR e a pressão no circuito de arrefecimento que deixa de funcionar eficazmente, pelo que é importante nestas situações desligar imediatamente o motor, para que não aqueça ainda mais, sob pena de a cabeça do motor sofrer danos maiores e dilatações irreversíveis …

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 jan 2007, 23:00

...
Aliás o pequeno permutador agua/óleo, faz com que ao arrancar (motor frio) o liquido de refrigeração que aquece mais depressa ajude também o óleo do motor a atingir a temperatura ideal mais depressa e quando este já está quente cede as calorias ao liquido de refrigeração (permitindo ainda uma rapida recuperação quando o motor está parado por breves momentos, devido ao óleo demorar mais tempo a arrefecer que por sua vez vai aquecer o liquido de refrigeração mais rapidamente). Depois de o "motor" atingir a temperatura normal, a temperatura de ambos deverá estar em equilibrio.

Aqui está o dito cujo identificado como “Oil cooler element” (Y61 2.8 td6) :

Imagem

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 13 jan 2007, 13:39

Sobre este importante assunto - óleo de motor e pressões, sempre ando de olho no manómetro do meu 260 RD28T e sempre achei estranho, ainda que por aqui digam que é normal, que a pressão, depois de motor quente e ao relanti, seja tão baixa....

Dasse.... oh Gonçalo dissem que é normal?????

Mete mais 100.000Km em cima do que vez e tira conclusões ,se esses valores são normais então estes são anormais.

600rpm
Imagem
1000rpm
Imagem
1500rpm
Imagem
2000rpm
Imagem

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 13 jan 2007, 18:17

Boas

Welcome Back
Mister Guerra
:D :thumbsup:

BoaSorTTe

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 13 jan 2007, 19:07

Mr Guerra Escreveu:
se esses valores são normais então estes são anormais.

Boas Guerra, já sentiamos a tua falta.

Pressão a mais também não é nada bom, diga-se de passagem... e tu sabes disso!

O meu 260 no ralenti tinha valores à volta dos 3Kg, mas desde a última mudança de óleo no ralenti passou a estar mais abaixo, se bem que em andamento as pressões são normais. É apenas uma questão de características do óleo. Tenho a certeza.

Que óleo estás a usar para teres esses valores? Puseste algum aditivo?

Mensagem por Gonçalo F. » 14 jan 2007, 23:22

Caro Mr. Guerra,

Atenção à temperatura a que estava o teu motor.... inferior à do meu.

Quando o meu está a aquecer apartir de frio e passa por esse ponto, as pressões do óleo, tambem é mais alta (idêntica ao teu, dessas fotos).

Contudo, sei que o meu, ao relanti e à tenperatura normal, está muito baixo. Depois de fazer acima de 30km, ao Relanti, pousa mesmo no Zero :puke:

Mensagem por Manwell_Mayraids » 15 jan 2007, 12:00

Eu repito :

....
Não será um problema da sonda de pressão do óleo ?

PS: Isto sim, é que parece ser frequente .

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 15 jan 2007, 14:44

Então, já agora esclareçam-me se for possivel, tirem-me a dúvida.
Em que valores se deve situar o ponteiro da pressão do óleo, de um motor RD28T, obrigado .
Abraço.
slsb

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 15 jan 2007, 15:35

boas companheiros :thumbsup: :thumbsup: O meu rd 28 tambem apresenta as mesmas pressões que mostram as vossas fotos! Ou seja, quando está a baixa temp. "parece" que esta "normal" ,mas depois de aquecer BEM, até incomoda ver o ponteiro da pressao lá em baixo. mas parece que é mesmo assim , de outra maneira nossos motores já estariam gripados á muito tempo. De resto o meu 260 com oleo novo e a andar a 100 klm. por hora na estrada durante muitos klm. mantem a pressao nos 3 klg.; pressao esta que está a meio do manometro.; Logo acho eu que será a pressao normal a que o oleo deve andar a essa velocidade, que será considerada a velocidade de cruzeiro para um jipe de orijem. no entanto quem usar sempre o motor "no prego" deverá usar um oleo que mantenha a consistencia a elevadas temperaturas.

Registado: 16 ago 2005, 15:17

Mensagem por Luis Afonso » 15 jan 2007, 18:29

Acho que é perfeitamente normal essas diferenças de pressão consuante a temperatura... tenho um amigo que tem um pagero e em andamento a pressão de Oleo ficam entre os 3 e os 4 Kg... quando está ao "ralantim" a pressão baixa para quase 0... mas apenas quando está quente...
O meu 260 é igualzinho...

Bem Vindo Mr Guerra [wink]
Viriato = Nissan Patrol 92 2.8D

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 17 jan 2007, 11:49

Bem, reparei no meu 260, motor RD28T, que em frio, quando se põe a trabalhar, a pressão vai quase até ao maximo, depois de aquecer baixo quase até zero, tipo ponteiro do combustivel quando está a 1/4 depósito.
Depois, em andamento normal situa-se por volta dos 3 kg + -, variando consoante a acelaração, mas depois tiro umas fotos.
Abraço.
slsb

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 31 jan 2007, 20:17

Sergio Borges Escreveu:Bem, reparei no meu 260, motor RD28T, que em frio, quando se põe a trabalhar, a pressão vai quase até ao maximo, depois de aquecer baixo quase até zero, tipo ponteiro do combustivel quando está a 1/4 depósito.
Depois, em andamento normal situa-se por volta dos 3 kg + -, variando consoante a acelaração, mas depois tiro umas fotos.
Abraço.

Exactamente como o meu :thumbsup:

Amanhã saco umas fotos tb .

Mensagem por Paulo Lança » 01 fev 2007, 14:55

Quando o óleo está frio , a pressão é "ligeiramente" maior , quando aquece e se torna mais fluído , circula com mais facilidade , e logo a pressão diminui .
O que significa que não é só quando o ponteiro da temperatura da água está no nivel de funcionamento normal , que se pode puxar logo pelo carro , deve-se aguardar que o óleo tb esteja à temperatura ideal para efectuar uma boa lubrificação .
Corrijam-me se estiver a dizer algum disparate .

as fotos prometidas :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 01 fev 2007, 16:19

eu uso mobil one 5W55 e o comportamento do ponteiro da pressao de oleo é iguamente ao do paulo lanca.

tenho t montado manometro de temperatura de agua e oleo e a agua esta sempre estavel entre os 78º (kuando estou a descer por exemplo sem acelarar) e os 88º (num andamento vivo). sendo k o manometro de temperatura de oleo so passa dos 50º se eu estiver parado ou em trialeiras lentas com as lentas engrenadas, o maximo k atingiu foi 70º, mas mal ando cem ou duzentos metros o radiador de oleo arrefeceu para 50º novamente. as sondas estao colocadas no cartes (o do oleo, submersa) e a da agua á saida dos 5 e 6 cilindro.

no entanto o ponteiro da pressao de oleo comporta se como o do paulo.

abraço

Mensagem por Paulo Lança » 01 fev 2007, 22:01

Era isso mesmo que eu precisava , uns manometros desses :thumbsup:

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 fev 2007, 10:45

Paulo Lança Escreveu:Era isso mesmo que eu precisava , uns manometros desses :thumbsup:

é facil de aplicar. so tens k decidir kuanto keres gastar com os manometros, pois tens desde 25 aerios cada um ate cerca de 90 cada um :)

mas olha k dao mt jeito. abraço

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 11:05

Sr. lança
desculpe lá mas esses valores foi os que sempre viu não quer dizer que sejam os normais.

além do mais tenho a dar-le os parabéns porque foi o único que pôs o CR no valor onde realmente intressa.
Imagem

Parabéns

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 11:55

utilizadores em geral as minhas desculpas por só se ver na imagem alguns dados intressantes mas no monitor não cabia tudo.

Mensagem por Paulo Lança » 02 fev 2007, 14:02

Mr Guerra Escreveu:Sr. lança
desculpe lá mas esses valores foi os que sempre viu não quer dizer que sejam os normais.

Pelos vistos , estão dentro da normalidade correcto ?

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 02 fev 2007, 14:08

Guerra, que imagem é essa? Que software é esse?
Esclarece-me as dúvidas pf...

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 15:09

ás 3000!!! :thumbsup: e ao ralenti????terá só a ver com o tipo de óleo???
è que a hipotensão não é sinónimo de má pressão é é pouco caudal!!!!

Mensagem por Gonçalo F. » 02 fev 2007, 15:18

Mr Guerra, usando os seus CD`s AutoData.

Pelo aspecto já é uma versão bem actual :nod:

Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 15:29

pois é ,pois é, tá explicado o porquê do burro andar em pé?

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 02 fev 2007, 18:32

comman Escreveu:Guerra, que imagem é essa? Que software é esse?
Esclarece-me as dúvidas pf...

Comman se não me engano é mesmo este:

http://www.autodatapubs.com/pages/cd1.htm
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

AnteriorPróximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante