Folgas na direcção

Registado: 04 ago 2006, 16:38

Folgas na direcção

Mensagem por marioferreira » 04 ago 2006, 17:17

Boas a todos,
Sou novo por estas "bandas" e por isso começo por cumprimentar todos os membros deste forum.
Bem a meu Patrol é um GR de 93 e tou com alguns problemas na direcção do dito.
O que acontece é o seguinte:
Em tempos acontecia-me que após fazer uma viragem( tipo fazer uma manobra num estacionamento) e ao retomar o andamento gerava-se um vibração forte na direcção que chegava a parecer que a rodas da frente estavam "soltas" ou desalinhadas. O mesmo acontecia por vezes ao passar num buraco ou saliência da via. Para que volta-se ao normal era obrigado a travar algumas vezes para que a direcção estabeliza-se.
Num oficina Nissan detectaram que teria o amortecedor da direcção estradado e uma ligeira folga na barra de direcção e rotulas da direcção.
Dizem-me ainda que para reparar a referida folga a barra da direcção só se vende inteira (parece que será verdade e, como é costume, custa mts €). Assim parece que terei que investir neste material e gostaria antes disso de saber a opinião dos amigos que eventualmente tenham passado por situações idênticas ou tenham algo de util que possam partilhar.
Gostaria portanto de saber se existe forma de reparar a barra da direcção e conselhos e opções disponiveis para o amortecedor de direcção.
Se alguém já passou por um problema similar e entende que não será apenas um probelma relacionado com estas pequenas folgas de direcção, agradeço também os comentários.
Antecipadamente agradeço a todos a atenção e ajuda que possam dispensar.

Cumprimentos
Mário :thumbsup:

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 04 ago 2006, 17:20

Amigo, antes de mais MUITO BEM VINDO!!!! [clap] [wink] Depois EXIGE-SE a sua apresentação e claro a da máquina!!! Quanto à folga da barra de direcção, um bom torneiro faz isso sem demorar muito e fica como nova! Tive esse problema na IPO o mês passado e mandei ao torneiro... nem abana!!! É uma questão também de aguardar pelos Técnicos do Fórum que têm sempre a solução melhor possivel!!! GRande abraço! [wink] :thumbsup:

Mensagem por Carlos Novo » 04 ago 2006, 17:21

Ah, o amortecedor de direcção, existe o OME (Old Man Emu) que todos dizem ser bom na casa dos cento e alguns €! [wink]

Registado: 27 nov 2005, 23:05

Mensagem por joao santos » 04 ago 2006, 19:12

boas antes de mais bem vindo, em relação a folga na barra de direçção pode ser os casquilhos, se for so os casquilhos podes comprar na loja tt por 50€, pois tambem me aconteceu isso , a nissan não tem so os casquihos a venda tens de comprar a barra com os casquilhos, por uisso a que e caro.( atenção que pode ser tambem folga na barra panhar)
em relação ao amortecedor podes meter ome pois dizem muito bem deles [wink]
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
[img]http://img848.imageshack.us/img848/5230/snorkelheader.jpg[/img]

Registado: 27 nov 2005, 23:05

Mensagem por joao santos » 04 ago 2006, 19:12

boas antes de mais bem vindo, em relação a folga na barra de direçção pode ser os casquilhos, se for so os casquilhos podes comprar na loja tt por 50€, pois tambem me aconteceu isso , a nissan não tem so os casquihos a venda tens de comprar a barra com os casquilhos, por uisso a que e caro.( atenção que pode ser tambem folga na barra panhar)
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
[img]http://img848.imageshack.us/img848/5230/snorkelheader.jpg[/img]

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 04 ago 2006, 20:12

se a folga for nas ponteiras da barra da direcao vais a uma casa da especialidade e compras 2 ponteiras iguais. dp é so mandar colocar. tens umas de soldar e outras de roscar.

podes ver kual melhor te serve.

pois a barra completa deve doer nos bolsos.

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 05 ago 2006, 09:45

Boas, sê bem-vindo, a mim acontece-me isso sempre k passo os 80 km/h e passando por alguma irregularidade do piso e segundo o mecânico deve-se ao facto de as telas dos pneus estarem partidas.

Um abraço :thumbsup:

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 06 ago 2006, 15:55

Boas, o que costumamos fazer para tirar a folga das rotulas, é bater na parte de trás da rotula com uma chave de caixa para ajustar a folga. Fiz ás minhas e até ver está OK.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 06 ago 2006, 22:13

boas ja k estamos numa de direçao a minha caixa de direcao tb apresenta alguma folga... mas o k me esta a preocupar é a fuga de oleo k ela tem agora.. á partida resolvo isso com 1 kit de vedantes mas alguem ja teve este prob...????

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 07 ago 2006, 02:07

Boas
Amortecedor OME direcção GR 90 €.
Caro Joao, geralmente a mudança dos vedantes resolve.
Caro Miguel se me permite completar as de roscar sao sempre preferiveis porque em caso de se voltarem a estragar, é tao simples como desapertar uma porca e substituir, nao exigindo nenhuma ferramenta ou maquina em especial, alem do que fica um trabalho mais profissional e perfeito. Sem duvida é ligeiramente mais caro, mas o mais caro de hoje pode vir a tornar -se o barato de amanha.
Espero ter sido util
Nuno

Mensagem por marioferreira » 07 ago 2006, 11:14

joao santos Escreveu:boas antes de mais bem vindo, em relação a folga na barra de direçção pode ser os casquilhos, se for so os casquilhos podes comprar na loja tt por 50€, pois tambem me aconteceu isso , a nissan não tem so os casquihos a venda tens de comprar a barra com os casquilhos, por uisso a que e caro.( atenção que pode ser tambem folga na barra panhar)

Boas, antes de mais obrigado a todos.

Amigo João, uma vez que me parece que estamos a falar do mesmo, e uma vez que já compraste os ditos casquilhos, podes por favor dizer-me a refª dos mesmo ou a melhor forma de os identificar.
Quanto ao amortecedor de direcção vi na loja tt um tal de "Pro Comp", alguém tem conhecimentos acerca da qualidade deste produto.

Mais uma vez Obrigado :thumbsup:
Mário

Mensagem por marioferreira » 07 ago 2006, 11:21

nunofvc Escreveu:Boas
Amortecedor OME direcção GR 90 €.
Caro Joao, geralmente a mudança dos vedantes resolve.
Caro Miguel se me permite completar as de roscar sao sempre preferiveis porque em caso de se voltarem a estragar, é tao simples como desapertar uma porca e substituir, nao exigindo nenhuma ferramenta ou maquina em especial, alem do que fica um trabalho mais profissional e perfeito. Sem duvida é ligeiramente mais caro, mas o mais caro de hoje pode vir a tornar -se o barato de amanha.
Espero ter sido util
Nuno

Amigo Nuno,
Antes de mais obrigado.
Parece que todos concordam acerca da qualidade desse amortecedor.
Podes por favor dar indicações onde poderei encontra-lo á venda.
Considerando que o meu Patrol é fundamentalmente usado no dia a dia e em estrada será também este amortecedor a melhor opção?

Obrigado a todos
Mário

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 07 ago 2006, 21:14

Amigo Mario,
Quanto ao quem, eu vendo, quanto ao ser uma viatura utilizada mais em Dia a dia, não é qualquer problema, a unica coisa que eu aconselharia, em caso de ser para utilização massiva de TT era retirar a "campana" ( tubo metalico que movel, exterior ao veio do amortecedor) pois estes nao sao necessarios, alias em TT puro e duro, só prejudicam, p.ex: pancadas empenam a campana e esta danifica o amortecedor, em outros casos, quem gosta ( como uma grande parte de nos ) de lama com fartura, esta começa a acumular se dentro da campana e em menos de nada, so se consegue virar para um lado..
Resumindo, acho ser uma boa escolha, e talvez uma das melhores na relação preço qualidade.
Espero ter sido util.
Nuno Correia
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Mensagem por marioferreira » 08 ago 2006, 11:46

Carlos Novo Escreveu:Amigo, antes de mais MUITO BEM VINDO!!!! [clap] [wink] Depois EXIGE-SE a sua apresentação e claro a da máquina!!! Quanto à folga da barra de direcção, um bom torneiro faz isso sem demorar muito e fica como nova! Tive esse problema na IPO o mês passado e mandei ao torneiro... nem abana!!! É uma questão também de aguardar pelos Técnicos do Fórum que têm sempre a solução melhor possivel!!! GRande abraço! [wink] :thumbsup:
[img][img]http://img83.imageshack.us/img83/6545/patrolgr93gb1.jpg[/img][/img]

Amigo,
A folga de que estou a falar é a assinalada na foto.Estamos a falar da mesma coisa?
Em caso afirmativo como fez o torneiro, tiveste que fornecer-lhe algum caquilho?

Obrigado a Todos
Mário

Mensagem por Carlos Novo » 08 ago 2006, 14:01

É exactamente a mesma coisa que estamos a falar amigo... Não, não tive que fornecer nada... Ele fez tudo... Ficou assim!

Imagem

Imagem

Registado: 06 jun 2006, 15:52

Mensagem por Benjamim Nunes Bento » 29 ago 2006, 11:34

Amigo Mario
Já tive um dilema desses para resolver no meu 160 e em vez de gastar cerca de 600 oiros em duas barras de origem :crybaby: mandei faze-las num torneiro, muito mais baratas.
Tive a sorte de arranjar duas barras dessas na sucata para servirem de "molde" ao torneiro e comprei apenas as quatro rótulas, que são todas iguais. :confused:
Na altura a maior dificuldade, no meu caso, foi a aplicação da fixação do amortecedor de direcção mas com muita técnica e pachorra da parte do "mestre" que fez o trabalho tudo se resolveu. :confused:
É que comprar esse material de origem é "fogo" :angry: e não se percebe porque razão o sitema não vem preparado para se poder substituir apenas o que está usado e não toda a barra de direcção. :unibrow:
Como não faço monte, apenas dou uns passeiozitos "terra adentro" quando posso, nunca tive problemas de espécie alguma com as barras, estão lá direitinhas a mostrar serviço, e até passam na inspecção.
[bigsmile]
Um grande abraço
Bento

Registado: 09 jan 2006, 18:59

Mensagem por miguel » 30 ago 2006, 09:16

Embora possa ter folga nas rotulas,o teu carro deve ter as rodas descalibradas ou algum pneu deformado,digo isto porque já me aconteceu o mesmo e era um pneu deformado :nod:

Registado: 18 out 2006, 09:03

Mensagem por xabregas » 20 mai 2008, 21:18

boas pessoal...

comprei o meu patrol há bem pouco tempo...

tb tenho um problema parecido:

-> uma grande folga na direcção... ou seja... qdo vou a direito quase que dá para rodar um pouco o volante para os lados, que nem se sente a ter efeito na direcção, ou seja... tenho de andar sempre a corrigir a trajectória... :eek:

parece aqueles filmes antigos qdo filmam a parte dos volantes... os gajos sempre pa um lado e para o outro... :D :eek:

já tenho lido aí o pessoal a falar de apertar um parafuso da caixa de direcção...

mas... pa quem não percebe lá muito disso... onde fica essa caixa???

é de fácil acesso??? qualquer um pode corrigir essa dita folga de que falo?

alguma sugestão?

abraço

:D
Imagem

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 20 mai 2008, 23:17

a direcçao faz as folgas nos dias que quer...agora o povo,nem folgas tem.pa... :D

Registado: 25 mar 2008, 23:02

folgas

Mensagem por Manek » 25 mai 2008, 11:39

[clap] [clap] :D

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 25 mai 2008, 19:45

nao se esqueçam do pendural da direcçao... :D

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes