Calibragem (Equilibragem) de pneus Fedima (recauchutados)

Tudo sobre ....... ( Não é um tópico de VENDAS !!! )

Registado: 16 fev 2006, 22:19

Calibragem (Equilibragem) de pneus Fedima (recauchutados)

Mensagem por mandrake » 17 ago 2007, 12:24

Ontem depois de ter colocado uns pneus usados fedima trial com a medida 33x12,5x15 fui pedir para calibrar (ou equilibrar-não sei qual a designação correcta), pois a direcção tremia muito por volta dos 60 km/hora. Quando fui levantar o carro o técnico da casa de pneus disse-me que não tinha sido possível calibrar os pneus tendo em conta que os mesmos são recauchutados, e logo não são os ideias para uso no dia a dia. Esta situação pareceu-me estranha pois já tive fedima extreme num UMM e nunca tive problemas de calibrar os pneus. Além disso o GR Y60 continua a tremer a direcção imensamente a partir dos 60 km/hora.
O carro foi adquirido agora e é de 1994 tem cerca de 260000 mil quilometros e foram-lhe colocadas molas OME com mais 5 cm assim como amortecedores OME, com mais 5 cm e ainda levou o amortecedor de direcção OME novo. Para além disso coloquei ainda o kit de rebaixamento da caixa.
O que acham que devo fazer? Acham que devo consultar outras casas de pneus? Dêm-me as vossas opiniões, principalmente quem já sofreu do mesmo.

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 17 ago 2007, 14:05

Eu tenho uns Fedima Extreme Evolution que, claro, são tambem recauchutados.

Tinha o mesmo problema mas por volta dos 120.
Fui a uma casa de pneus e pedi-lhes para me calibrarem as coisas.

A converseta foi a mesma: "Ah e tal, são recauchutados, não dão para calibrar e tal..."

E eu virei-me pró homenzinho e disse-lhe:
- Ó amigo, faça-me a vontade e ponha isso na máquina antes que eu me chateie e parta esta me*da toda, ca*alH0!!! (isto já é invenção... :D ).

Meu amigo, ficou que parecia novo! Nem treme, vibra ou estremece!

Aperta com eles. Dão mais luta a calibrar que os novos MAS CALIBRAM!!
Pedro Silva
Imagem

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 17 ago 2007, 14:11

Boas, São Recontruídos e não recauchutados, coisas muito diferentes :D .
Vale sempre a pena equilibrá-los, mas levam pesos e mais pesos e nunca ficam a 100% devido em parte também ao seu tamanho.
Podes tentar outra casa e dizer que sabendo que é dificil equilibrá-los pretendes que fiquem o melhor que for possivel. Já passei pelo mesmo com extreme e fronteira. Agora tenho Insa turbo Dakar são reconstruídos mas foram equilibrados na boa.

Bons TTrilhos :nod:

Registado: 19 mar 2007, 19:51

volante

Mensagem por father » 17 ago 2007, 18:03

isso tem de levar uns sacos de areia dentro .

se mesmo assim eles continuarem a vibrar e porque estao ovalizados

eu tenho pneus 235/85/16 montados que acabao por ser maiores que os teus devido ao facto de ser jante 16 estao calibrados con sacos de areia posso ir ate aos 180 que aquilo nunca vibra gastei 30 euros a calibrar mas esta impecavel

posso andar com as jantes cheias de lama que aquilo esta sempre calibrado

Registado: 17 mar 2006, 15:59

Re: volante

Mensagem por _InSaNe_ » 17 ago 2007, 20:32

father Escreveu:isso tem de levar uns sacos de areia dentro .

se mesmo assim eles continuarem a vibrar e porque estao ovalizados

eu tenho pneus 235/85/16 montados que acabao por ser maiores que os teus devido ao facto de ser jante 16 estao calibrados con sacos de areia posso ir ate aos 180 que aquilo nunca vibra gastei 30 euros a calibrar mas esta impecavel

posso andar com as jantes cheias de lama que aquilo esta sempre calibrado

A mim tb me "enrabaram" com os sacos de areia.... pior dinheiro que ja alguma vez gastei.

Nunca calibraram nada e o carro tremia todo, tirou-se la o raio da areia e calibroou-se normal..... nao vibra nada.

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 17 ago 2007, 23:57

eu tambem ja passei por isso. mas como meto muito pneu nos veiculos da empresa . o gajo dos pneus lá tem que me aturar, e vai pondo pesos na jante a olho até que a maquina começa a deixar de dar erro e permite a leitura da calibraçao. o problema das maquinas é que a maioria só vai até 250 gramas. a partir dai dá erro , mas a maquina apesar de dar erro assinala onde á falta de peso. só que os TECNICOS não tão para se chatear e dizem logo que não dá calibraçao.
tenho uns fedima siroco e estão bem calibrados, apesar de aver pelo menos um que tem quase meio quilo de chumbo na jante.
outra coisa que se pode faser é ,o caso de serem 4 pneus iguais ,escolher dois para a frente que estejam melhores.

Registado: 14 mai 2006, 14:10

Mensagem por ALVESNU » 18 ago 2007, 16:40

Coloquei ontem os tais saquinhos de "areia" que por sinal são bastante caros em relação ao seu tamanho mas a verdade é que resultou. :nod:

Registado: 15 out 2005, 11:29

Mensagem por paulo moraes » 20 ago 2007, 11:53

boas.
passou-se o mesmo comigo faz um ano em out. comprei uns fedima fronteira e no algarve a caminho de marrocos a direcção começou a tremer mas aos 80 kms fui a uma casa de pneus e verificaram que um pneu da frente estava com as telas partidas!!!
a treta do gajo dos pneus foi logo que aquilo não ia aguentar a viagem e tál...
não fiquei muito convencido e como éra sábado de manhã não havia nada a fazer!!!
lá teve de ir assim !
foi e veio e depois na recauchutagem31 em alcobaça trocaram-me sem qualquer entrave os 4 pneus em garantia :eek: :eek:
mesmo com uns bélos duns 5000 kms em cima!!!
já antes tinha uns extreme e foram calibrados sem problemas!

Registado: 16 fev 2006, 22:19

Mensagem por mandrake » 28 ago 2007, 18:44

DIgam-me mais uma coisa, principalmente o pessoal que já tem ou teve pnues 33 montados nas suas máquinas.
É possível calibrar e alinhar a direcção normalmente com pneus 33, se forem de marcas como a goodyear ou a bfgoodrich, ou o problema de calibragem e alinhamento mantem-se somente pela dimensão dos pneus.
Obrigado pela vossa pronta ajuda.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 28 ago 2007, 19:15

eu calibrei e alinhei cons uns pneus 33 velhos....rectifiquei 1º as ponteiras de direcçao e ficou top...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 26 dez 2007, 17:23

Re: Calibragem (Equilibragem) de pneus Fedima (recauchutados

Mensagem por pintor » 04 dez 2011, 13:40

Boas a todos
Adquiri recentemente um pneus Super Swamper TSL nas medidas 34/9,5 /16 e ao monta-los tenho o mesmo problema
Sera que essa historia dos saquinhos de areia resolve o tremer da direção
No mato não tenho problema mas no alcatrão ui ui ate doi :crybaby:
E ja agora onde posso comprar os ditos sacos ???
Obrigado
Pedro

Registado: 06 dez 2010, 07:40

Mensagem por Vitor Tavares » 04 dez 2011, 14:25

pintor Escreveu:Boas a todos
Adquiri recentemente um pneus Super Swamper TSL nas medidas 34/9,5 /16 e ao monta-los tenho o mesmo problema
Sera que essa historia dos saquinhos de areia resolve o tremer da direção
No mato não tenho problema mas no alcatrão ui ui ate doi :crybaby:
E ja agora onde posso comprar os ditos sacos ???
Obrigado
Pedro

Quanto ao tremer da direcção, tenho uns SS TSL 36 e resolvi com um amortecedor de direcção, um SEMEX RTC e reduziu bastante, não ficou perfeito mas é uma diferença como da noite para o dia....
:okkk:
Cumprimentos

Acabou o alcatrão, começou a diversão
Estrelas no céu, GR's na terra

Meus tópicos - viewtopic.php?f=1&t=23025
viewtopic.php?f=34&t=27343

Registado: 16 out 2006, 09:00

Mensagem por pedromaiawr » 04 dez 2011, 18:05

mandrake Escreveu:calibrar (ou equilibrar-não sei qual a designação correcta) .

Equilibrar é o termo correcto.

O procedimento passa por equilibrar uma determinada secção do pneu com outra.

Calibrar significa comparar os valores obtidos com o valor de um padrão (algo que conhecemos a mesuranda).

Desculpa só poder ajudar neste ponto... :D

Registado: 17 out 2009, 21:13

Mensagem por botafumo » 04 dez 2011, 22:48

Boas,o que se passa é que os pneus reconstruidos ou recauchutados,nunca são completamente perfeitos e são sempre mais pesados,e claro que a máquina de equilibrar sofre mais um bocadito e então o pessoal ás vezes corta-se um bocado em equilibrar esses pneus maiores.
Mas isso com uns pesos á home consegue-se por bem,uns a zero e outros quase que não se chega a notar,por isso o que tens a fazer é arranjar alguem que te equilibre os pneus. :okkk:

Voltar para Pneus e Jantes

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes