SUBIR A LIMO/MANTER O CONFORTO

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 22 ago 2006, 00:17

SUBIR A LIMO/MANTER O CONFORTO

Mensagem por ralmeida » 15 mai 2007, 23:24

Boas Pessoal,

Gostaria da vossa ajuda sobre, como subir um Y61 Limo e manter o conforto que tem de origem.
Fui a uma oficina que me aconselhou a fazer o seguinte:
Rancho 9000 com reg.interior + molas de 100
bodylift de 5cm ou mais
pneu 35x12,5x15

As minhas preocupações são:
não queria ficar com uma suspensão muito dura e estar sempre a levar porrada nas costas.
não queria perder a velocidade de ponta que tenho 160..... mesmo que isto seja só o que marca e que na realidade seja menos :D é psicologico.

Não vou vazer grandes trialadas com ele, 70% estrada e 30% passeios. Mas uma limo lá nos pincaros é outra coisa.

obrigado

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 16 mai 2007, 00:49

Boas noites... Antes de mais a ver se entendo bem... Manter a mesma velocidade de ponta com uns 35" não é lá muito fácil... só dando um toquezinho no motor.... Quanto ao conforto, nunca mais vai ficar igual... tem obrigatóriamente que ficar mais duro... Quanto ao Bodylift... para montares os 35" só mesmo indo por aí... ainda assim eu ía pelos 33" e sem bodylift...

Nas molas, penso que queiras dizer + 10cm... será isso? Acho muito atendendo ao que desejas...

Nos amortecedores não comento pois nunca experimentei mas do que ouço falar é que são muito bons...

Cumprimentos e boa sorte!
[wink] :thumbsup:
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Mensagem por ralmeida » 16 mai 2007, 01:02

Carlos Novo Escreveu:Boas noites... Antes de mais a ver se entendo bem... Manter a mesma velocidade de ponta com uns 35" não é lá muito fácil... só dando um toquezinho no motor.... Quanto ao conforto, nunca mais vai ficar igual... tem obrigatóriamente que ficar mais duro... Quanto ao Bodylift... para montares os 35" só mesmo indo por aí... ainda assim eu ía pelos 33" e sem bodylift...

Nas molas, penso que queiras dizer + 10cm... será isso? Acho muito atendendo ao que desejas...

Nos amortecedores não comento pois nunca experimentei mas do que ouço falar é que são muito bons...

Cumprimentos e boa sorte!
[wink] :thumbsup:

Obrigado pelas dicas.

o que me foi dito é que com os rancho o conforto se mantinha. As molas ouvi dizer que existem vários graus de dureza e que poderia optar por 50 ; 100 ou 150.

os 33'' cabem na cava da roda ou ficam a bater no interior quando viram?

Mensagem por Carlos Novo » 16 mai 2007, 01:07

Então estás a dizer que as molas manteriam o mesmo tamanho e apenas se alterava o grau de dureza?

Mensagem por ralmeida » 16 mai 2007, 01:20

Pelo que me foi dito sim.

Eu tinha um outro jipe com molas ome que dava cada porrada..... e este mecanico o que me disse foi isso, que dependia da mola.

Mensagem por Carlos Novo » 16 mai 2007, 01:25

Sim, concordo com isso da rigidez das mesmas... até na OME se pode escolher... mas mantendo as molas com o mesmo tamanho... não percebo o porquê do BodyLift quando para subir 5/6 ou mesmo 10cm se podem utilizar molas...

Eu pessoalmente ía por umas +5cm... a marca... a mais barata!!! [wink]

Mensagem por ralmeida » 16 mai 2007, 01:33

E será que os 33'' tb vão retirar muita velocidade?
o que na teoria não deveria acontecer porque a roda dá menos voltas para percorrer os mesmos metros.
ok , aumenta a suprefice de contacto no solo e o peso.

Mensagem por Carlos Novo » 16 mai 2007, 01:38

É mesmo por aí... pelo peso!!! Mas em comparação com os 35" ainda é uma diferençazita... a não ser que sejam recauchutados... mas aí os 35" também equivalem quase a uns 37" !!!

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 27 mai 2007, 17:23

Se fosse eu, começava por um body-lift de 5cm e mantinha a suspensão e pneus de origem.

só depois pensaria em alterar a suspensão.

mas aí já temos mais do que molas para alterar: amortecedores com mais curso, as molas mais altas, rebaixe da caixa ou adaptação de uma cruzeta dupla no veio de transmissão, correcção do caster, afinação da barra panhard, etc, etc, etc.

corrijam-me se estiver a extrapolar muito!!

P.S. eu tenho uma limo Y60, e está como digo. Só tem o lift de 5cm, por enquanto.
Pedro Silva
Imagem

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 27 mai 2007, 17:50

As limo n precisam de rebaixar a cx de velocidades.
Como são mais compridos, o ângulo do veio da transmissão n se altera muito, comparando com os curtos.

Em relação da velocidade de ponta eu digo q aumenta mas em contrapartida o arranque fica mais lento!

Pq? Porque os pneus são maiores logo a relação da cx de velocidade é mais longa, é como mudar uma cremalheira de uma mota.

Eu mudei os meus pneus de origem para um 285/75/R16 equivalente a um 33'

Ora dantes o meu 3.0 Di não passava dos 170 mesmo numa longa descida. Deve ter um corte de injecção qd chega aos 170.
Qd estava nos 170 o meu GPS dizia q eu ia a 160!
Qd mudei os pneus, o GR continua a ir até aos 170 no conta kms mas agora o GPS diz vou a 170 tb!
Ou seja se estivesse um GR ao meu lado com pneus de origem para ele o conta km's diria q estava nos 180.

Espero terem entendido o q eu escrevi :thumbsup:

P.S. Eu mudei os amortecedores de origem para uns OME, o confortoe mantem-se, claro q ficou um pouco mais firme, mas tb fica mais seguro.

Se eu subisse o GR punha umas molas de OME progressiva, estas molas qd mais se comprime mais rijas ficam, qd n estão comprimidas, ficam confortaveis.

Os Rancho 9000, se puseres, mete com regulação exteriores. Pq todos os rancho 9000 q tem regulação interior sempre deram problemas pq tem sempre fugas de ar atraves das tubagens
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 31 mai 2007, 19:51

suspençao

Mensagem por psikboy » 06 jun 2007, 11:09

olá! olha para resolver o teu problema e sem gastar muito compra uma suspensão ome de 5cm e uns pneus 33/12.5-15 em jantes de 8 polegadas! fica ligeiramente mais lento mas pouco perde na velocidade de ponta!

Abraço

suspensão para Limo

Mensagem por ralmeida » 14 jun 2007, 12:29

Pessoal,

Obrigado pelas vossas sugestões, na realidade quando um gajo está a pensar alterar a máquina surgem logo montes de dúvidas e este forum ajuda mesmo na tomada de decisões.

Neste momento acho que estou mais inclinado para mexer só na suspensão e pneus.
Acho que os rancho serão a melhor opção para quem quer manter algum conforto, se calhar por terem 9 posições de regulação podem ser uma boa escolha e aumentar alguma coisa nos pneus ainda não sei quanto.

Acham que deveria colocar umas jantes com off set negativo para compensar a altura?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Re: suspensão para Limo

Mensagem por Filipe Loureiro » 14 jun 2007, 12:41

ralmeida Escreveu:Acham que deveria colocar umas jantes com off set negativo para compensar a altura?

Precisamente :nod:

Compensar em largura, o acréscimo de altura, para que se mantenha a estabilidade!

Registado: 24 ago 2006, 16:36

Mensagem por eFly » 16 jun 2007, 14:54

Hello.
Para o que pretendes, subiria apenas 5 cm com a suspensão a marca??? A que o orçamente permitir, OME é bom mas é muito duro e cruza pouco. Rancho regulável seria um must... Mas é de orçamente generoso... Ironman é bastante polivalente e com uma relação qualidade/preço interessante. Procomp aprenta tb bons cumpromissos... Quanto ao body-lift- não sou muito a favor, mas para 35'' tem que ser.
Pode subir com os pneus tipo formula eficaz que poupa mecanica: 235/85R16 para o look 255/85R16 e sobes só com pneus...

O meu troll é um Y60 longo e mudei a suspensão recentemente:

https://patrolaventura.pt/forum/vie ... hlight=y60

Boas modificações :D

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante