Se eu tivesse um 260...

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 12 fev 2008, 00:45

Re: Se eu tivesse um 260...

Mensagem por mol@s » 04 mai 2009, 10:44

MIGUEL BRAGA Escreveu:
mol@s Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:Ora pensa la de novo pfv... :rolleyes:

Eu não preciso de pensar , pois é o meu dia a dia lidar com molas e a minha experiencia ao longo dos anos diz-me que esta aplicação não serve para um jipe que ande na estrada e que que faça uns passeios TT , agora para fazer "só trial" penso que é mais uma invenção d´um xico esperto. :thumbsup:

Eu sei k o teu dia a dia é molas :) basta ver o teu nick e dar uma vista de olhos no teu perfil.

no entanto concordo com algumas partes do k disses te neste ultimo post... é k para fazer umas molas de laminas "iguais" as de origem vamos a uma casa de espcialidades... se kiremos dar um asso em frente temos k "ser xico esperto". é a mesma coisa k a mecanica... se keremos igual a de origem... vamos a origem... se keremos o carro a andar mais...la vem o "xico esperto" :)

Mas tb nao preciso falar muito mais sobre o assunto... alias basta ver k 90% do pessoal fica sempre desapontado kuando lhes mexem nas laminas portanto :) eskecem se é k o proprio angulo do brinco é importantissimo, e ao esperta-las as molas"encurtam" e o angulo do memso fica no zarelho.

Penso k esta adapdtacao fica ao criterio de cada um...

abraço :king:

Boas,
ainda bem que concordas comigo em alguns aspectos ,mas quando falo em "xico esperto" é no bom sentido nao no sentido de deitar "abaixo" alguma ideia ou alguem.
Agora tenho uns quantos clientes que não se queixam dos serviços por mim efectuado ,se calhar estão inseridos nos 10%,tambem nao quero dizer que nao tenha um ou outro que diga mal dos meus serviços "tem sempre um que diz mal né",agora quando reclamam do meu serviço feito eu procuro sempre rectificar o "mal" e tambem sei ouvir as ideias do "xico esperto" e dou a minha opinião para se conciliar as ideias, nada mais, que foi o caso.
abraço

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 04 mai 2009, 10:50

Boas,
ainda bem que concordas comigo em alguns aspectos ,mas quando falo em "xico esperto" é no bom sentido nao no sentido de deitar "abaixo" alguma ideia ou alguem.
Agora tenho uns quantos clientes que não se queixam dos serviços por mim efectuado ,se calhar estão inseridos nos 10%,tambem nao quero dizer que nao tenha um ou outro que diga mal dos meus serviços "tem sempre um que diz mal né",agora quando reclamam do meu serviço feito eu procuro sempre rectificar o "mal" e tambem sei ouvir as ideias do "xico esperto" e dou a minha opinião para se conciliar as ideias, nada mais, que foi o caso.
abraço

Agora concordo ctg a 100% :thumbsup: :friends: :king:

Mensagem por mol@s » 04 mai 2009, 11:12

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Boas,
abraço

Agora concordo ctg a 100% :thumbsup: :friends: :king:

Uffaaaaaaaaaa,
ainda bem ,é que por alguns minutos pensei que "estavas a dar-me na cabeça" :angry:

Ah, ja agora estou neste forum só para ajudar nada mais. :okkk:
Um abraço

Registado: 07 jan 2006, 02:55

Mensagem por Ruizixx » 09 mai 2009, 02:02

Boas sera que posso dar a minha opiniao sobre este assunto dos brincos de deslizamento , eu tenho um patrol 260 e no meu ver a melhor suspençao e a de origem , nao tenho brincos nem flecha , comportamento 5 estrelas.... em relaçao aos deslezamento acho no meu ver que so funciona a 100% com as molas por cima dos eixos , mas so jipes que facam trial pericia sem velocidade pq :

com as molas por cima dos eixos ao nao colocar os brincos o carro fica ligeiramente mais baixo acabando com o problema das alturas ajudando a isso as molas quase pasmadas , penso que ganha muita vantagem em cruzamentos temos de ter cuidado com comprimento do deslizamento para nao ser demais o cruzamento e para nao fazer de batente ao esticar a mola .... este sintema nas molas de origem acho que vai perder altura do chassi ao solo pq nao chega ao tamanho do brinco , se colocarmos uma altura vai na mesma ter o angulo de saida de um brinco .... esta e a minha opiniao ....

Cumprimentos a todos

Registado: 09 fev 2008, 22:30

Mensagem por _jpr_ » 09 mai 2009, 20:07

boas pessoal!
Expliquem-me la como se eu fouxe mt burro!!!!
Tenho um trol 260 TD brincos de origem laminas praticamente direitas uns amortecedores a gas assim meio po ranhoso! dou esperto nas molas pa fikar uns cm mais altos ou nao? fica mais instavel em estrada?

obrigado :matrix:

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 09 mai 2009, 22:02

_jpr_ Escreveu:boas pessoal!
Tenho um trol 260 TD brincos de origem laminas praticamente direitas uns amortecedores a gas assim meio po ranhoso! dou esperto nas molas pa fikar uns cm mais altos ou nao? fica mais instavel em estrada?

Queres um conselho? :rolleyes:

Não sei que pneus tens mas mete-lhe uns mais altos, a partir de 33 para cima. :eek: :D

Tira a barra estabilizadora à frente, aquela que prende perto dos amortecedores e que acompanha a ponte. :cool: [bigsmile]

Se ainda assim não ficares satisfeito, lê este tópico de início a fim com entrelinhas incluídas e tira a tua conclusão. :rolleyes: [}:)] [}:)]

Na minha opinião, existem várias formas de trabalhar toda a suspensão, irá depender muito do que queres fazer com a máquina e dos €uros que tens para gastar.... [wink]

Ena, foi mais do que um conselho [bigsmile]

CumprimenTTos,
:friends:
Ricardo

Registado: 09 fev 2008, 22:30

Mensagem por _jpr_ » 10 mai 2009, 20:07

podes crer k foi e agradeço-te mt por isso! tenho uns pneus 30-9.5-15"pequenos" :crybaby: sim vou tentar e ver o resultado o carro n fika inseguro para a estrada? quero o trol para dar uns passeios com malta porreira nada mt extrime... ja a questao dos €€ n sao assim mts para gastar...

mais uma vez obrigado :thumbsup:

Mensagem por Coyotte » 10 mai 2009, 20:38

_jpr_ Escreveu:podes crer k foi e agradeço-te mt por isso! tenho uns pneus 30-9.5-15"pequenos" :crybaby: sim vou tentar e ver o resultado o carro n fika inseguro para a estrada? quero o trol para dar uns passeios com malta porreira nada mt extrime... ja a questao dos €€ n sao assim mts para gastar...

mais uma vez obrigado :thumbsup:

Boas!

Bem, é como tudo na vida, para se melhorar aqui vai-se perder desempenho ali... :confused: :rolleyes:

Se te referes à barra (dita) estabilizadora, a máquina fica a adornar mais nas curvas e a adornar MUITO MAIS nas curvas com um cheirinho de travão. :angry: :nod:

Faz como eu, tiras e experimentas durante algum tempo; se te adaptares, ou preferires assim devido ao ganho no cruzamento, encostas a barra na garagem para "o que der e vier" :D

Agora atenção ao "Off Topic" aqui no post do Miguel. :leiam:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 29 nov 2005, 10:32

Mensagem por SOUSA VIEIRA » 10 mai 2009, 22:28

ricouto Escreveu:
_jpr_ Escreveu:boas pessoal!

Queres um conselho? :rolleyes:

Não sei que pneus tens mas mete-lhe uns mais altos, a partir de 33 para cima. :eek: :D

Tira a barra estabilizadora à frente, aquela que prende perto dos amortecedores e que acompanha a ponte. :cool: [bigsmile]

Se ainda assim não ficares satisfeito, lê este tópico de início a fim com entrelinhas incluídas e tira a tua conclusão. :rolleyes: [}:)] [}:)]

Na minha opinião, existem várias formas de trabalhar toda a suspensão, irá depender muito do que queres fazer com a máquina e dos €uros que tens para gastar.... [wink]

Ena, foi mais do que um conselho [bigsmile]

CumprimenTTos,
:friends:
Ricardo

:rolleyes: Ricardinho,Ricardinho,sem subires o jipe, e meteres de 33 para cima :eek: sem roçar ou bater, :rolleyes: não me parece,olha o Barbosa,o que já cortou,é que a medida que tu tens,não tem nada a ver com os 33 :rolleyes:
cumprimenTTos
Sousa Vieira
tlm:917492926

Mensagem por Coyotte » 10 mai 2009, 22:49

Sousa Sousinha... :) não viste a referência ao "off topic"? :rolleyes:

Este tópico é sobre suspensão, molas de lámina e brincos versus aquele dispositivo que não sei o nome. :nod:

Se quiseres falar de pneus abre lá um tópico (onde diz PNEUS E JANTES) que eu com muito gosto te respondo. :rolleyes:

Sabes muito bem que já andei com uns 280-85 R16 (sim, é mesmo 280) e só encostava nas láminas... nada que um ajuste nos batentes/limitadores da abertura das rodas não resolva.... e não tive que cortar nada :rolleyes: :rolleyes:

Agora se fosse com as jantes de origem, não ia longe :confused:

No Frontera não sei como é mas no y260 sei e como tal.... [:p]

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Vai lá ver os tópicos que existem mais os programas por aí disponiveis de conversão de medidas e depois falamos... :nod:

tu és duro como isto---------->>> :stupid: :stupid: :stupid:

:nhnhn:

Abraço,

Ricardo

Registado: 29 nov 2005, 10:32

Mensagem por SOUSA VIEIRA » 10 mai 2009, 23:38

ricouto Escreveu:Sousa Sousinha... :) não viste a referência ao "off topic"? :rolleyes:

Este tópico é sobre suspensão, molas de lámina e brincos versus aquele dispositivo que não sei o nome. :nod:

Se quiseres falar de pneus abre lá um tópico (onde diz PNEUS E JANTES) que eu com muito gosto te respondo. :rolleyes:

Sabes muito bem que já andei com uns 280-85 R16 (sim, é mesmo 280) e só encostava nas láminas... nada que um ajuste nos batentes/limitadores da abertura das rodas não resolva.... e não tive que cortar nada :rolleyes: :rolleyes:

Agora se fosse com as jantes de origem, não ia longe :confused:

No Frontera não sei como é mas no y260 sei e como tal.... [:p]

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Vai lá ver os tópicos que existem mais os programas por aí disponiveis de conversão de medidas e depois falamos... :nod:

tu és duro como isto---------->>> :stupid: :stupid: :stupid:

:nhnhn:

Abraço,

Ricardo

peço desculpa pelo off-topic :ups: mas não podia deixar de responder :rolleyes:

amiguinho,os meus equivalem a uns 305-75-15,se não estou em erro,se os quizeres experimentar no teu,é na boa,e vais ver que vai roçar,podemos experimentar,lá na pedra,á beira da oficina do Carlos :rolleyes:

e se os quizeres,tb te vendo,junto com as jantes,é que quero meter 35-12,5-15 :unibrow:
como tu sabes FRONTERÃO ALLSTAR
[hum] :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn: :nhnhn:
cumprimenTTos
Sousa Vieira
tlm:917492926

Mensagem por Coyotte » 14 mai 2009, 00:05

Boas!

Ficam aqui algumas considerações...
Falo a título pessoal e com opinião pessoal ( e não do pessoal [bigsmile] )

Este sistema apresentado pelo Miguel funciona 5 estrelas para molas colocadas em cima dos eixos. Com a altura obtida, eliminam-se os brincos, aplica-se a peça soldada na longarina e depois de uns ajustes, o sistema fica com um cruzamento fenomenal. Há contudo que limitar o cruzamento antes de a peça funcionar como "batente" e consegue-se atravez do uso de cintas (como nos Ranges) ou correntes que seguram o eixo no limite dele "batentear" :)

Com as molas na posição original, o sistema funciona bem mas...

Há que "corrigir" a altura que se perde ao eliminar os brincos. Há que considerar as molas que irão ser usadas para o efeito e sobretudo neste caso há que ponderar se nas molas da frente, em vez de anular os brincos, fixa-los e colocar a peça na parte de trás (da mola da frente). neste caso há que ponderar também o movimento da ponte "para a frente e para trás" com as devidas consequências no deslizamento/acção das molas.

Dito isto, passo à conclusão:

Se tivesse um Patrol só para o monte, dedicado, digamos, não hesitaria em lhe colocar as molas por cima da ponte e alterar o sistema de brincos. Ficaria um verdadeiro aranhiço [bigsmile] :okkk:

Como o meu Patrol é máquina do dia-a-dia, tenho que ser mais suave nas alterações, embora nunca se consiga um meio termo. Neste caso e à falta de capital, aumentar ao comprimento das molas parece ser a solução mais viável.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por mol@s » 14 mai 2009, 10:21

ricouto Escreveu:Como o meu Patrol é máquina do dia-a-dia, tenho que ser mais suave nas alterações, embora nunca se consiga um meio termo. Neste caso e à falta de capital, aumentar ao comprimento das molas parece ser a solução mais viável.

CumprimenTTos,

Ricardo

E ja pensaste que em vez de aumentares ao comprimento das molas, podes recuar para o lado do eixo a base fixa dos brincos e assim ganhares altura e sem correres o risco de quando partir uma mola e te deslocares a uma oficina e estares a espera que te façam uma igual (só se tiveres um feixe completo suplente) ao invés se partir existe sempre (ou quase sempre em stock).

Abraço

Mensagem por Coyotte » 14 mai 2009, 14:05

mol@s Escreveu:
ricouto Escreveu:Como o meu Patrol é máquina do dia-a-dia, tenho que ser mais suave nas alterações, embora nunca se consiga um meio termo. Neste caso e à falta de capital, aumentar ao comprimento das molas parece ser a solução mais viável.

CumprimenTTos,

Ricardo

E ja pensaste que em vez de aumentares ao comprimento das molas, podes recuar para o lado do eixo a base fixa dos brincos e assim ganhares altura e sem correres o risco de quando partir uma mola e te deslocares a uma oficina e estares a espera que te façam uma igual (só se tiveres um feixe completo suplente) ao invés se partir existe sempre (ou quase sempre em stock).

Abraço

Boas!

De facto ponderei essa situação, não agora, mas quando estava a "estudar" :nod: uma forma de colocar o tal sistema de deslizamento sugerido pelo Miguel.

Quanto às molas, se uma partir, ou encontro outra com a mesma medida ou então regresso ao tamanho de origem. :D Espero é que para já não parta nada [bigsmile] [bigsmile]

Contudo, neste tópico foi dito que quanto mais a mola estiver a caminho de pasmar, maior é o conforto e respectivo cruzamento; o problema é que se perde em altura e para obter um efeito similar, aumentar ao comprimento das molas parece-me uma opção viável. Já lá estão no sítio, agora só no fim de semana é que vou poder tirar as dúvidas, ou seja, no local onde a máquina pertence... na TTrialeira :thumbsup: [bigsmile] [bigsmile]

A propósito, quando souber o preço dos casquilhos de poliuretano, agradecia envio de PM.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 25 jul 2007, 23:49

Mensagem por Andre 260 » 20 mai 2009, 23:15

Depois de aprender mais umas coisas neste tópico, deixo aqui mais uma invenção,

Imagem

Cumprimenttos

Mensagem por Coyotte » 20 mai 2009, 23:31

Pois...

O que mostras na foto, e se eu percebi bem, todo o sistema foi alterado; e quando digo alterado, significa que, a julgar pela foto, as molas seriam o mínimo do trabalho. :nod:

A julgar também pelo cruzamento de eixos, posso garantir que está aí muito trabalho investido assim como umas ideias muito bem aplicadas. :nod: Quanto ao material, penso não seja de grande investimento.

Estamos sempre a aprender :thumbsup:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 25 mai 2009, 17:46

Mensagem por mendonçaTT » 27 mai 2009, 01:04

desculpem a minha pergunta maçarica mas la terá de ser,visto o meu cunhecimento TT ser muito limitado(ainda).... :nod:
passar as molas para a parte de cima da ponte implica acabar com os brincos?ou ficam?(falando nos de origem) :confused:
passar as molas para a parte de cima das molas nao da "chatisses" na inspeccao?
se bem li por ai atras,passar as molas para a parte de cima da ponte convem ser feito com amotecedores de maior percurso se n é trabalho desnecessario certo?(para se poder tirar full profit no cruzamento?)

Mensagem por Coyotte » 27 mai 2009, 01:34

mendonçaTT Escreveu:desculpem a minha pergunta maçarica mas la terá de ser,visto o meu cunhecimento TT ser muito limitado(ainda).... :nod:

Espero bem que sim :okkk:

mendonçaTT Escreveu:passar as molas para a parte de cima da ponte implica acabar com os brincos?ou ficam?(falando nos de origem) :confused:

Não necessáriamente; podes mante-los, altera-los, eliminar-los ou optar por uma situação referida neste tópico. :nod:

mendonçaTT Escreveu:passar as molas para a parte de cima das molas nao da "chatisses" na inspeccao?

Depende da disposição do inspector, (nunca faças uma inspecção à Segunda de manhã) [bigsmile] se o trabalho na máquina está bem feito e se sobretudo tens alguém que conhece alguém que é conhecido do inspector... :rolleyes:

mendonçaTT Escreveu:se bem li por ai atras,passar as molas para a parte de cima da ponte convem ser feito com amotecedores de maior percurso se n é trabalho desnecessario certo?(para se poder tirar full profit no cruzamento?)

Com esta me lixaste... :eek:

Obviamente que para teres melhor desempenho necessitas de uns amortecedores com maior curso mas há sempre que estudar ben a coisa pois se assim não for, corres o risco de que ao fechar, os amortecedores "batam"

Espero ter ajudado.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 04 ago 2008, 12:06

Mensagem por Vitor Mig-L » 28 mai 2009, 18:11

Então e o que dizem de brincos articulados? Trancados pouco diferem das caracteristicas de origem e destrancados deixam a mola trabalhar bastante.

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Registado: 05 set 2007, 15:44

Mensagem por Joao Silva » 24 jul 2009, 10:42

Estava eu a seguir biblicamente este topico, pois muito já se aprendeu com o que aqui foi dito, quando repenteeste quase que morre quando aparece uma solução interessante....
Não conhcia a existencia destes brincos...

Abraços a todos :thumbsup:
Patrol 3.3 td/Patrol Y61 2.8 se/Discovery 300/Terrano II

http://www.pizzapedra.com

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 25 jul 2009, 01:09

Boas

Estes brincos são mais velhinhos que a carraça, não é nada de novo...
Inovador é o sistema colocado iniçialmente pelo MiguelBraga, quanto a uma comparação entre os dois sistemas não faço ideia do resultado, mas de uma coisa sei, para mim se tivesse uma "carroça" qualquer dos dois chegava bem....
BoaSorTTe

Registado: 05 set 2007, 15:44

Mensagem por Joao Silva » 25 jul 2009, 10:07

E a viabilidade destes brincos desdobraveis...???

Alguem pode dizer alguma coisa para utilização 50/50?
Obrigado.Saudacões

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 06 ago 2009, 10:36

Ainda sobre o assunto origem do tópico: Brincos deslizantes.

Em minha opinião, é uma solução com muitas vantagens e que deverá ser, seguramente, melhor que espertar molas ou crescer aos brincos, mas tem um aspecto que, de certeza, é a razão para, por exemplo, não ser adoptado pelas marcas:

o ATRITO

Existe um enorme atrito no deslizamento do veio em relação às calhas e isso limita muito a fiabilidade/durabilidade do sistema - o tempo (espectavelmente curto) aparecerão folgas nas calhas e com isso as normais "pancadas".

Existem outras pormenores, como o ruído - basta ver que nos tradicionais brincos, em que a mestra roda em torna do veio, ao fim de algum tempo faz aqueles ruídos indesejados, imagine-se este sistema deslizante.

Ficamos a agurdar que algum avance com esta alteração.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 06 ago 2009, 19:56

se me é permitido... discordo na totalidade :rolleyes:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 06 ago 2009, 23:19

MIGUEL BRAGA Escreveu:se me é permitido... discordo na totalidade :rolleyes:

YA...feito com os materias certos nao vejo stress....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

AnteriorPróximo

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante