T61 ZD30 - q motor substituiriam?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

T61 ZD30 - q motor substituiriam?

Mensagem por rs2 » 31 ago 2013, 14:37

Como me apareceu novamente a fuga do liquido de refrigeração, e nao percebi se é da bomba de água (já agora por onde é suposto aparecer liquido quando a bomba de agua do zd30 se avaria?)
...ou se será da junta da tampa das correntes; ando a fazer contas.

Ou vendo o GR por tuta e meia a alguem que se entretenha com ele, ou aturo mais esta dor de cabeça, dependendo do orçamento até ponderei se valeria a pena comprar outro motor.

Num campo realista, e visto q não ando por ai no TT duro, não falo de um V8 ou coisas assim talvez algo tipo um 3.0 mas nao um ZD30 flor de estufa... ex este Nissan Patrol (BMW M57 3.0 240KM 650Nm):
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=MHfOtUzhASs[/youtube]
por outro lado teria que recorrer a alguem para fazer a adaptação.

gostaria de ouvir opiniões de alguem com ym Y61 mas com outros corações transplantados...

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Re: T61 ZD30 - q motor substituiriam?

Mensagem por MiguelGomes » 01 set 2013, 00:49

Nao estou a acreditar!!! :eek:
Estas a pensar em trocar de motor ou vender o Patrol por causa de uma fuga de agua?

Isso nao deve de ser nada de complicado, numa oficina metem o circuito sob pressão e identificam o problema, antes uma fuga de agua para o exterior que para o interior, isso sim seria muito complicado, é preciso é ter calma e leva isso a uma oficina. :relax:

Abraço
Miguel Gomes

Mensagem por rs2 » 01 set 2013, 10:32

MiguelGomes Escreveu:Nao estou a acreditar!!! :eek:
Estas a pensar em trocar de motor ou vender o Patrol por causa de uma fuga de agua?

Isso nao deve de ser nada de complicado, numa oficina metem o circuito sob pressão e identificam o problema, antes uma fuga de agua para o exterior que para o interior, isso sim seria muito complicado, é preciso é ter calma e leva isso a uma oficina. :relax:

Abraço
Miguel Gomes

é que estou danado com isto!
tive uma trabalheira com o carro...
mudei o radiador este ano, com todos os cuidados limpezas, mudei o termóstato, substitui parafusos que encontrava q estavam "feios", fiz tudo com calma em casa, fui fazendo estive 2 semanas sem o GR. Apertos todos pelo manual e liquido refrigeração Nissan ja misturado e tudo. alias tenho usado tudo de origem . incluido o dispendioso radiador. Entretanto nessa muda resolvi tmb uma fuga do colector de escape que andava a "grillar" a frio, junta nova, parafusos etc... muito trabalho, palavrões e muita paciência.

depois de tudo ok, passados uns 2 mil e tais kms, em trajetos curtos aparece agua verde a pingar em cima do eixo da frente... desmontei, reapertei tubos, voltei a desmontar o termóstato não fosse o novo ter defeito ou assim, comprei tubos novos (não fossem ter cama) montei tudo novamente...

fui de ferias este agosto com ele e 100% ok, maquina nova

vim de ferias novamente as pingas :-(
ontem sem desmontar e na garagem coloquei o GR "a pingar" a ver se via de onde vinha... nao encontro nada, alias nao consigo ver, andei com a câmara do telemovel e tudo... por baixo pinga em cima do eixo da frente, sao pingas que escorrem para cime do compressor do ar-condicionado ou seja nao consigo confirmar visualmente mas desconfio e parece-me ser a unica situacao previsivel ser de uma junta que esta entre a frente do motor e o bloco.
encontrei na net uma pessoa com o mesmo problema e parece ser uma carga de trabalhos para mudar essa junta, geralmente saca-se o motor ca para fora :-(

esgotei a minha paciencia, se calhar vou a Nissan saber um orcamento.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 02 set 2013, 03:26

Boas Rs2

Eu trocei o meu motor pelo bd30 do cabstar, que tambem da uma enorme trabalheira e ate agora estou satisfeito,

O motor é muito simples, gasta pouco e tem muita força, mas em termos de velocidade maxima anda bem menos.

As dores de cabeça e o stress de o motor avariar acabaram e estou satisfeito.

Mas não troces de motor só pela fuga de agua eu se tivesse esse problema não o metia na nissan, ou arranjava um mecanico em conta ou andava assim. O meu só trocei porque o pistao partiu. Ainda tenho o motor antigo se precisares de alguma coisa apita.

Bruno Coelho

Registado: 11 nov 2011, 09:52

Mensagem por Nuno.sa » 02 set 2013, 22:14

Bruno Coelho Escreveu:Boas Rs2

Eu trocei o meu motor pelo bd30 do cabstar, que tambem da uma enorme trabalheira e ate agora estou satisfeito,

O motor é muito simples, gasta pouco e tem muita força, mas em termos de velocidade maxima anda bem menos.

Mas não troces de motor só pela fuga de agua eu se tivesse esse problema não o metia na nissan, ou arranjava um mecanico em conta ou andava assim. O meu só trocei porque o pistao partiu. Ainda tenho o motor antigo se precisares de alguma coisa apita.

Bruno Coelho

E quando é que vamos ouvir o som dessa máquina?? :respct: :okkk:
Nuno Santos
Patrol 260 RD28(quase)T

Material Patrol para venda http://santoantonio.olx.pt/vendo-materi ... -436307015

Mensagem por Bruno Coelho » 02 set 2013, 22:49

Nuno.sa Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Boas Rs2

Bruno Coelho

E quando é que vamos ouvir o som dessa máquina?? :respct: :okkk:

Vou buscar o meu troll no fim de semana, foi abrir a bomba e afinar o turbo.

O teu já anda ou ainda te da dores de cabeça...

Abraços

Registado: 11 nov 2011, 09:52

Mensagem por Nuno.sa » 02 set 2013, 23:56

Ainda não comecei no meu,mas ta para breve,quando tiver novidades boto no meu tópico :okkk:
Fico a espera para ouvir essa máquina :relax:
Nuno Santos
Patrol 260 RD28(quase)T

Material Patrol para venda http://santoantonio.olx.pt/vendo-materi ... -436307015

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 04 set 2013, 16:37

Isso não deve ser nada de especial, vai a um mecanico de confiança, não te metas na Nissan (pagas um balurdio)

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Mensagem por super » 04 set 2013, 18:35

Tens soluções aí para o sul de pessoal entendido nesses motores que te resolvem bem isso, não é na nissan de certeza! Calma que não me parece grave...

Mensagem por rs2 » 05 set 2013, 08:23

Boas,
Fui ao Luis da LM4TT que é aqui bem perto de mim. Infelizmente não é a bomba de água, aparentemente é da tal manhosa junta da tampa da distribuição, não é bem essa mas uma fica atrás... tem de sair o motor para arranjar etc...
disse-me que podia preparar uma "milena".
Quando ele voltar das férias o GR vai para lá.

Como já alguém me disse é um problema "bom" pois se fosse para dentro do motor era muito mau assim é só uma junta que para se chegar lá é que é manhoso de se fazer.

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 05 set 2013, 09:12

rs2 Escreveu:Boas,
Fui ao Luis da LM4TT que é aqui bem perto de mim. Infelizmente não é a bomba de água, aparentemente é da tal manhosa junta da tampa da distribuição, não é bem essa mas uma fica atrás... tem de sair o motor para arranjar etc...

Como já alguém me disse é um problema "bom" pois se fosse para dentro do motor era muito mau assim é só uma junta que para se chegar lá é que é manhoso de se fazer.

menos mal, mas mesmo assim custa a dar :confused:

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 05 set 2013, 11:40

1000€... :eek:
Eu ouvia outra opinião primeiro. :sabe:

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Mensagem por super » 05 set 2013, 11:59

MiguelGomes Escreveu:1000€... :eek:
Eu ouvia outra opinião primeiro. :sabe:

Mais de 600 paus é caro!

Registado: 11 mar 2008, 22:23

Mensagem por tiagoremo » 05 set 2013, 12:25

Ainda assim 1000 euros para mudar uma junta... mesmo tendo que tirar o motor estamos a falar de muitas horas de mão de obra...

Mensagem por rs2 » 05 set 2013, 12:53

Pois... Nao custada nada perguntar a mais uma casa ou outra...

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 05 set 2013, 13:44

rs2 Escreveu:Pois... Nao custada nada perguntar a mais uma casa ou outra...

e daí de perto, liga para o Nuno: 969 137 592

Abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Bruno Coelho » 05 set 2013, 16:23

Olha amigo se o jipe fosse meu guardava o dinheiro, andava assim ia juntando e trocava de motor.

Assunto resolvido. :nod:

Acredita tive um era só problemas

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 05 set 2013, 23:32

Boas, (peço desculpa pelo off-topic)

Hó bruno conta lá à "malta" se o 3.0 DI ficou canhão com o Cab, se justifica, qt em numeros redondos, eletronicas e total de periféricos trocados.
Bora lá é altura de revelar toda a verdade de como montar um Cab num Y61 3.0 DI de origem.

GR abraço e boa sorte com a maquina.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 06 set 2013, 09:08

rs2 Escreveu:Pois... Nao custada nada perguntar a mais uma casa ou outra...

:nod: :nod: :nod:

Registado: 05 dez 2010, 11:56
Localização: Pais das Maravilhas (Na casa mesmo ao lado da Alice)

Mensagem por Blacktrol » 06 set 2013, 13:46

Boas. Só uma opinião eu pessoalmente andava assim mais uns tempos ia estando atento ao nível de agua , e se gostas mesmo da maquina que tens para futuro junta uns trocos ``Trocos valentes´´ e aplica ai um 15bft. Fica um grande canhão e problemas só se for mal aplicado, mas para ficar um trabalhinho 5 estrelas tens ou a Tuff 4x4 ou Father Motor Sport ambos de confiança. Abraço e espero que tudo se resolva por o melhor mas não vendas a maquina vais te arrepender logo de seguida.

Mensagem por rs2 » 06 set 2013, 20:18

Blacktrol Escreveu:Boas. Só uma opinião eu pessoalmente andava assim mais uns tempos ia estando atento ao nível de agua , e se gostas mesmo da maquina que tens para futuro junta uns trocos ``Trocos valentes´´ e aplica ai um 15bft. Fica um grande canhão e problemas só se for mal aplicado, mas para ficar um trabalhinho 5 estrelas tens ou a Tuff 4x4 ou Father Motor Sport ambos de confiança. Abraço e espero que tudo se resolva por o melhor mas não vendas a maquina vais te arrepender logo de seguida.

É isso,
curiosamente neste momento estou a meio de uma viagem de 250km (paramos para jantar) levo o carro com 5 adultos e 2 pequenotes... Como so a frio é q estava a perder trouxe-o. Trago por precaução uma reserva para acrescentar.
Mas estou a fazer isto tmb porque colocaram-me no liquido um identificador químico de fugas (uma ampola) depois de umas viagens vou remover o alternador e tentar ver exactamente de onde sai.

Depois logo se vê, mas se a cadencia for esta, umas pingas a frio, nem mando mexer. Um dia até lhe mudo o motor quem sabe.

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 09 set 2013, 01:53

O meu já anda assim há mais de 3 anos e enquanto a fuga for mínima não lhe mexo (só algumas pingas no chão). Pelo que já li na net andam por aí muitos zd30 com o mesmo problema...
Quanto a viagens curtas e longas tens razão, no meu se não aquecer o motor quando parar pinga, se fizer uma viagem maior a folga desaparece e não pinga nada.
Dá para resolver o problema sem tirar o motor mas é preciso desmontar a parte de cima toda e tirar a cabeça. A outra hipótese é desmontar pela frente mas tem muito mais peças para tirar e tem que sair o motor fora.
A junta é esta:

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por rs2 » 09 set 2013, 09:04

Estou certo que é o mesmo! Ontem voltei da viagem de fim de semana. Ao todo foram cerca de 600km.
Quando chegou nao pingava nem nada, nem quando arranquei com ele frio. Alias o liquido manteve-se praticamente no mesmo nível desde q sai na sexta de casa até hoje segunda de manha.
No entanto hoje de manha peguei nele para ir ao trabalho, uma viagem curta onde o ponteiro so vai até 1/4 da temp. Cheguei e desliguei, tive de agra sair novamente (ai 1 hora depois) e ja la tinha uma pocinha verde.

Parece-me que se continuar o motor a trabalhar acaba por até ser so umas pingas e depois fecha. Mas se parar a folga mantém-se e como a agua continua a aquecer e a ganhar pressão (mas o motor ja parou) ela vai sair um pouco mais.

Agora substituir so pela parte de dsemontarem a cabeça seria o ideal... Bom era encontrar um artista q ja o tenha feito :-)
Porque nestes últimas semanas tenho falado com alguns mecânicos recomendados mas ainda nenhum me disse que ja tinha mexido num zd30... Ou são os TD6 ou são adaptações...

Mensagem por rs2 » 09 set 2013, 09:15

Edu Escreveu:O meu já anda assim há mais de 3 anos e enquanto a fuga for mínima não lhe mexo (só algumas pingas no chão). Pelo que já li na net andam por aí muitos zd30 com o mesmo problema...
Quanto a viagens curtas e longas tens razão, no meu se não aquecer o motor quando parar pinga, se fizer uma viagem maior a folga desaparece e não pinga nada.
Dá para resolver o problema sem tirar o motor mas é preciso desmontar a parte de cima toda e tirar a cabeça. A outra hipótese é desmontar pela frente mas tem muito mais peças para tirar e tem que sair o motor fora.
...

Essas imagens são daquele CD com os PDFs... Por acaso nao tens ai à mao o número da pagina? I

Mensagem por rs2 » 09 set 2013, 09:22

Blacktrol Escreveu:Boas. Só uma opinião eu pessoalmente andava assim mais uns tempos ia estando atento ao nível de agua , e se gostas mesmo da maquina que tens para futuro junta uns trocos ``Trocos valentes´´ e aplica ai um 15bft. Fica um grande canhão e problemas só se for mal aplicado, mas para ficar um trabalhinho 5 estrelas tens ou a Tuff 4x4 ou Father Motor Sport ambos de confiança. Abraço e espero que tudo se resolva por o melhor mas não vendas a maquina vais te arrepender logo de seguida.

Eu conheço esse motor mais pelo que leio do que ao vivo, é um trator (no bom sentido), no entanto uso o GR para o dia a dia, cidade, umas saídas para as "terras" dos pais ouvidos sogros, e eventualmente uns TTs mais de ir aos morangos, se bem que ja usei para acartar (mais arrastar) pedras de moinhos abandonados hehe... Pelo q tenho lido em algumas opiniões é que para um patrol mais versátil com uma vertente mais para o dia a dia torna-se desconfortável de andar e guloso!...
Mas isso claro são opiniões em papel :-)

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante