Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada? help

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Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada? help

Mensagem por rs2 » 15 mai 2013, 09:53

Olá todo

Sempre quis ter um veículo durável, confiável e que leve quase todos o lado, tenho tratado o meu GR melhor que a mim mesmo!não me considero um zero em mecânica de garagem :-P mas sempre que faço eu as intervenções leio muito, procuro concelhos, uso os apertos todinhos dos manuais do fabricante etc... e levo o tempo que for preciso.

Hoje estou decepcionado, zangado, eu não sei ... Eu mudei recentemente do radiador usando peças originais Nissan incluindo o liquido refrigerante, também aproveitei e mudei o tensor da correia, correia, termóstato, encontrei uma fuga no colector de escape, desmontei tudo, novos parafusos, novos juntas ... etc. Tudo arrumadinho e bonitinho! Instalei um provent 200, e ja ha algum tempo tenho uma válvula de Dawes limitado a 0,9bar no maximo para poupar motor (não preciso de mais).
Isso foi feito cerca de um ou dois meses atrás, fiz cerca de 2.500 km e nunca tive qualquer problema com vazamento de líquido de arrefecimento anteriormente, exceto no momento em que o velho radiador morreu :-)

O carro tem andado tão bem, ficou tudo ok... tenho elogiado bastante a maquina pois esta muito porreirinha... mas acho q falei cedo de mais.

Ontem eu achei liquido de refrigeracao verde na garagem ...
Todas os tubos estão secos e limpos, exceto o de cima do motor (esquerda) que vai para o topo do radiador que eu reapertei.

Encontrado liquido verde em:

- Na parte do motor tubo que vai para o topo da radiador., eu voltei a apertar, mas parece que ainda tem sai qq coisa:



- Por cima da bomba de injecção. É possível haver ali fugas? Ou terei sorte e é a partir da mangueira em cima que cai ali? Não consigo descobrir exatamente: : (




- No outro lado do motor perto do alternador do lado do bloco do motor, parece haver uma junta que tem la vestigios de verde e liquido. Aquilo ali haverá junta do que? A bomba de agua vai até ali?:



- Debaixo de carro sobre o eixo dianteiro achei respingos, pinga da borda da junta do cárter... (??) Presumo que escorria de cima - eu espero. Será que a ali no cárter a junta tem canais de refrigeração da agua do motor?

É possível existir sobrepressão no circuito de arrefecimento? o que origina?

Quais são os sintomas comuns de falha da bomba de água, além de ruído ou vazamento a partir do furo habitual nas bombas de água?

tenho receio pq se for da bomba ja vi que ha muito para desmontar e acho q nao me vou meter nisso.

se for do raio do tubo da esquerda, q espalharia por ali o liquido estou com sorte, mas duvido pq nao vejo forma de o liquido do radiador vertendo da zona esquerda no bloco passar para a zona da direita no lado do alternador.


obrigado... agora vou ali chorar um bocado.
: (

 
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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por andremota77 » 15 mai 2013, 10:16

é complicado ter esse trabalho e dedicação e depois estas surpresas.

eu não posso ajudar-te pois os meus conhecimentos de mecanica é ZERO.

aconselho a passagem por um especialista na materia.

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 15 mai 2013, 20:36

Acho... e espero :rolleyes: , que tenha sido do tubo mal apertado! Depois de o apertar nao vi mais gotas, o estranho foi ter vestigios de liquido noutro lado do motor. Ja me disseram é plausível pois com o motor a trabalhar a ventoinha espalha tudo!

 
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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por andremota77 » 15 mai 2013, 21:45

rs2 Escreveu:Acho... e espero :rolleyes: , que tenha sido do tubo mal apertado! Depois de o apertar nao vi mais gotas, o estranho foi ter vestigios de liquido noutro lado do motor. Ja me disseram é plausível pois com o motor a trabalhar a ventoinha espalha tudo!


é bem provável. lava o motor e depois olho nisso :nod:

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por Edu » 19 mai 2013, 03:03

Boas,

Quanto à fuga no tubo superior do radiador acho que é pacifico, repara bem se a abraçadeira está a apertar no mesmo sitio. Esses tubos têm mais de 10 anos portanto já têm "cama".

A fuga no lado do alternador essa conheço-a bem porque no meu também a tenho desde que comprei o Patrol.
Já pesquisei e falei com outros utilizadores lá fora e embora não seja muito comum existem alguns casos.
Desmontei tudo nessa zona pois no início julguei que era a ponta de tubo de borracha que vai à sofagem mas não, a fuga é entre a cabeça e o cárter da distribuição (ver fotos). Ainda dei um aperto ligeiro nos parafusos que apertam o cárter mas não resolveu.
Só para teres uma ideia se encher o vaso de reserva no nível máximo demora +/-10000km a atingir a marca de mínimo e só pinga com tempo mais frio, no Verão é raro pingar (dilatação com o calor). Como não é uma fuga grande não estou para desmontar a cabeça e meter as juntas todas novas pelo menos para já...

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 19 mai 2013, 12:37

Edu Escreveu:Boas,

Quanto à fuga no tubo superior do radiador acho que é pacifico, repara bem se a abraçadeira está a apertar no mesmo sitio. Esses tubos têm mais de 10 anos portanto já têm "cama".

A fuga no lado do alternador essa conheço-a bem porque no meu também a tenho desde que comprei o Patrol.
Já pesquisei e falei com outros utilizadores lá fora e embora não seja muito comum existem alguns casos.
Desmontei tudo nessa zona pois no início julguei que era a ponta de tubo de borracha que vai à sofagem mas não, a fuga é entre a cabeça e o cárter da distribuição (ver fotos). Ainda dei um aperto ligeiro nos parafusos que apertam o cárter mas não resolveu.
(...)

Olá Edu
Obrigado pela dica, eu ja tinha investigado por aí :-) e tinha ficado mesmo desanimado pois nao me apetecia ter aquela trabalheira toda para mudar essas juntas a frente do motor.
Como reapertei o tubo (na saída do bloco) que vai para o radiador cá em cima lavei o verde e nunca mais apareceu estou com esperança que tenha sido do tubo e o motor com a ventoinha salpicou... espero.
Como mudei o radiador recentemente pode esse tubo ter ficado mal apertado.
É que o carro nunca teve sinais de fugas, mesmo quando mudei a junta do colector, naquela zona não havia indicios de fugas ou cor de liquido refrigerante.


esperemos :-)

abraços
Vitor

 
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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs patrol » 19 mai 2013, 15:00

Boas tu quando mudaste o radiador tambem meteste anti-congelante novo nao foi? E esse anti-congelante era da nissan correto? Agora a pergunta que te faço é: O anticongelante que compraste nao era do concentrado? fizeste bem a dosagem dele quando o meteste no motor?É que se o meteste em estado puro entao nao admira que essas fugas apareçam é que esses anticongelantes em estado puro sao muito fortes e onde houver um vestigiozinho vai logo aparecer manchas.

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 19 mai 2013, 19:45

rs patrol Escreveu:Boas tu quando mudaste o radiador tambem meteste anti-congelante novo nao foi? E esse anti-congelante era da nissan correto? Agora a pergunta que te faço é: O anticongelante que compraste nao era do concentrado? fizeste bem a dosagem dele quando o meteste no motor?É que se o meteste em estado puro entao nao admira que essas fugas apareçam é que esses anticongelantes em estado puro sao muito fortes e onde houver um vestigiozinho vai logo aparecer manchas.


disseram-me que nao era para misturar, comprei 12L.
ainda tenho um restinho amanha vejo a "lata"...

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por Edu » 19 mai 2013, 22:03

rs2 Escreveu:disseram-me que nao era para misturar, comprei 12L.
ainda tenho um restinho amanha vejo a "lata"...


Deve ser o mesmo que eu comprei: Nissan L248 Premix

 
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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por nuno toribio » 20 mai 2013, 20:37

boas tenho de te dar os parabéns pela dedicação pela maquina.

espero que resolvas tudo sem problemas de maior.
4X4= PATROL GR.... " 4 cilindros É para MENINOS"

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 20 mai 2013, 23:22

nuno toribio Escreveu:boas tenho de te dar os parabéns pela dedicação pela maquina.

espero que resolvas tudo sem problemas de maior.


Até agora pelos vistos foi o susto. Parece mesmo q era do tubo mal apertado.

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 01 jun 2013, 09:33

Lá voltaram as pinguinhas a aparecer.
Fui ver o tubo, esta novamente com liquido a volta que depois, e espero eu, escorre para cima da bomba de injecção e com a ventilação espalha-se tudo que escorre pelo motor abaixo.
Será que tenho de comprar outro tubo? estes tubos estragam-se assim? tenho a braçadeira tão apertada! e este tubo já é o segundo (ha uns 100.000km comprei um novo -Nissan- quando mandei recuperar o radiador)
nao tem aparentemente nenhum estrago visivel...
não me apetecia andar com trabalhos novamente, tinha o GR a andar tão bem.


fica aqui um movie novo:





:crybaby: :crybaby: :crybaby:

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por Blacktrol » 01 jun 2013, 13:32

Boas! Tenta meter uma abraçadeira das outras e limpa bem todos os vestígios de anticongelante que possas ver. Essas abraçadeiras de origem para mim não são das melhores tem tendência em trilhar muito os tubos.
Boa sorte!!!!

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 01 jun 2013, 20:05

Blacktrol Escreveu:Boas! Tenta meter uma abraçadeira das outras e limpa bem todos os vestígios de anticongelante que possas ver. Essas abraçadeiras de origem para mim não são das melhores tem tendência em trilhar muito os tubos.
Boa sorte!!!!


Hoje so de colocar o jipe na garagem (+/- 1min) deixou no chão uma dúzia de pingas bem verdinhas (estou a usar so liquido original Nissan). Ja o encostei na garagem. Vou agora com o tempo livre depois do trabalho desmontar os plásticos do radiador, retirar a ventoinha e o tubo e se calhar o alternador para inspeccionar as zonas todas para tirar as duvidas.

Alguém recomenda algum sítio ou marca boa para braçadeiras?

 
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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por jorgenog » 01 jun 2013, 22:33

Boas,

Eu no meu já desapertei/apertei essa braçadeira pelo menos 5 vezes e nunca a substitui ,nem o tubo, e nunca tive fugas de anti-congelante.
Esse tubo aperta numa "curva" a 90° de aluminio que liga à cabeça, essa "curva" tem uma junta, analisa tambem esse ponto.
Sugiro tambem que analises se não existe pressão a mais nos tubos do radiador, vendo tambem a pressão a que abre a mola do vaso de expanção.

Boa sorte.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 03 jun 2013, 13:44

jorgenog Escreveu:Boas,

Eu no meu já desapertei/apertei essa braçadeira pelo menos 5 vezes e nunca a substitui ,nem o tubo, e nunca tive fugas de anti-congelante.
Esse tubo aperta numa "curva" a 90° de aluminio que liga à cabeça, essa "curva" tem uma junta, analisa tambem esse ponto.
Sugiro tambem que analises se não existe pressão a mais nos tubos do radiador, vendo tambem a pressão a que abre a mola do vaso de expanção.

Boa sorte.

Jorge Nogueira.


É o que vou tentar averiguar.
O GR já esta na garagem a "modo sleep"... agora durante esta semana tirar o tubo do topo os plásticos, ver bem.
Em tempos antes do radiador de origem dar o berro pensava que era do tubo pois ficava com umas marcas de agua no final do tubo, e mudei por um novo de origem. Mas percebi que era de chapinar e pouco depois descobri que era agua que saida do ninho do radiador quando parava o carro e a agua estava ainda quente.
Isto foi ha uns 110.000km mais ou menos.
Na altura reconstruí o radiador que durou até há uns kms atras (210000km) quando comprei um de origem e aproveitei e mudei termóstato, resolvi uma fuga de colector etc... o carro andou uns 2000 a 3000 km depois comecou a aparecer liquido de um lado do motor q escorria em baixo e do lado da bomba de gasoleo.
Percebi que era o perto do tubo do topo que depois de lavar tudo e apertar bem durante bastantes kms andou seco.

Ainda pensei q fosse por azar alguma pressão excessiva mas acho que antes de deitar agua pelas juntas que muita pressão fará saltar algum tubo primeiro certo??? tmb pensei que fosse a tampa do vaso de expansao que comprei nova da Nissan e poderia estar com defeito... torquei pela anterior mas aparentemente não era.

Ha pouco tempo reparei novamente em agua verde. pronto, ja ando a bater mal... esta agora na garagem e espero ser do tubo e que a agua espalha depois por ali.

Ja agora se for da bomba de agua sabem por onde escorrerá a saida? sera que cai para cima e em direcao da polie principal do motor??? é que nao vejo la vestigios. :-(

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por Edu » 05 jun 2013, 02:41

Boas,

Será que essa braçadeira não esta cansada e vai desapertando ao longo do tempo com as dilatações/contracções?

Também pode ser a junta da "curva" de aluminio tal como o Jorge referiu, mas pelo video parece que as manchas de anticongelante começam entre o tubo e o bocal da curva.

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 06 jun 2013, 20:47

estou triste, tenho chegado tarde e nao tenho tido tempo de ir a garagem sequer... ainda nem mexi no meu patrolzinho :crybaby:

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por McM » 14 jun 2013, 10:45

Viva, pelo que li, só te pinga a quente i.e. sob pressão, falaste na tampa do vaso de expansão, mas já viste a tampa mesmo do radiador. Não estará com algum problema e a permitir fazer pressão a mais no circuito?

ZD30 é andar com o coração nas mãos, sei bem o que é isso. Boa sorte.
Devagar devagarinho, parado!

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas...

Mensagem por rs2 » 30 jun 2013, 00:06

Este fim de semana não estou de serviço e lá aos poucos vou desmontando a ver se descubro de onde raio vem o verde...
Do lado esquerdo a saída para o tubo - que é em alumínio - estava com uma espécie de "sal", dai que provavelmente não vedava uniformemente...


limpei essa curva de alumínio (até com um disco próprio para limpeza e rebarbadora), mas na parte que havia o calcário ou corrosao ficou irregular e tem uma zona que nao tem sequer o rebordo - aparentemente aquilo é um tipo de corrosão - pelo que acho q terei de comprar outra peça dessas, pois nao vejo o tubo de borracha evitar de escapar mesmo que aperte bem a braçadeira.

o tubo de borracha, nao sei se compre outro, tenho ainda o de origem que uma vez substitui a pensar q tinha defeito (afinal nao era) ambos parecem bem.


Do lado direito (lado do alternador) tmb havia liquido mas ve-se mal...


Hoje removi o alternador para ver melhor e nao percebi nada, pq as zonas que estavam verdes (tingidas do liquido) nao vinham de lado nenhum, isto é de juntas ou tubos. Apertei uma braçadeira de um tubo pequeno aí com uns 4cm, um parafuso q tinha qq coisa la à volta... amanha ponho um video aqui.

o mais estranho é este mistério ter aparecido 4 a 5 semanas depois de ter instalado o radiador (ai uns 2000km) ate la o carro andou sequinho, bolas.

eu estou a apontar para apertos de braçadeiras e aquele tubo de alumínio manhoso.

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 30 jun 2013, 23:04

ora ca está a tal peça depois de limpa

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 31 ago 2013, 09:29

Ora boas,
Acabei por comprar um tubo do topo novo, um tampão do vaso de expansão novo (aquele te abre depois dos 0,9bar), desmontei tudo, até o termóstato (que era novo) para verificação não fosse estar preso ou mal instalado, tudo que levava juntas levou novas... tudo de origem Nissan. Mas uns litros que nao se conseguiram aproveitar de liquido original Nissan também.
Mudei o oleo, filtros, ar e gasoleo.
Fiz as férias de GR mais a pequenada, cerca de 3000 km, andou bem, não gastou uma gota de agua... hoje de manha no trabalho, reparo q tenho umas pingas verdinhas novamente a cair em cima do eixo da frente!
Parte-se-me o coração não entendo... alias tenho uma teoria. Eu de casa ao trabalho é relativamente perto e o GR nem chega a ficar com o manómetro da temperatura a meio. Depois desligo-o e vou trabalhar :-P
Reparei passado um pouco que tinha essas pingas. Só pode ser uma junta, não consigo ver qual.... :-(

Será da bomba de àgua?
Alguém aqui me pode dar uma ideia de quando é da bomba de agua para onde escorre?
É que geralmente é um furo debaixo da bomba, mas da zona por onde pinga nao vem bem debaixo da bomba, so se escorrer para ali.

Neste momento sinto-me muito desanimado, nao estou com tempo para deixar o carro na garagem e mexer nele, e nao estou com $ e confiança para deixar o carro numa oficina. Substitui muitos parafusos por novos (alguns estavam la meio aldrabados por eventuais anteriores mecânicos menos perfeccionistas), tenho instalação do provent200, valvula Darwin etc... e sei que depois mexem-me naquilo e nao me poem como estava.

Estou a ponderar seriamente em vender (tentar) o GR e por um ponto final com a Nissan... com muita pena, pois ha muitos anos que tenho andado de Nissan (260, Terrano, 2 GRs) e ha muito boas memórias. Mas a única memória que me vem agora é de quando tinha o UMM que chegou a um ponto que andava sempre como o coração nas mãos.

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por José M Barateiro » 03 set 2013, 21:54

Alguma rela ??

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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por rs2 » 03 set 2013, 23:42

José M Barateiro Escreveu:Alguma rela ??

desculpa José M, não entendi...

 
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Re: Y61, ZD30. liquido refrigeracao, fugas, bomba avariada?

Mensagem por andremota77 » 04 set 2013, 12:08

rs2 Escreveu:
José M Barateiro Escreveu:Alguma rela ??

desculpa José M, não entendi...


rela , são tampas que existem no bloco do motor. no ano passado tive esse problema, o Gr esteve 2 meses parado e após pegar nele ganhou uma folga, quando vi melhor tinha uma rela marada e logo do lado do turbo, lá teve de sair colectores e turbo fora.

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