A saga das temperaturas!

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 14 abr 2008, 13:23

A saga das temperaturas!

Mensagem por Raul Costa » 19 mai 2011, 21:41

Muitos têm falado da temperatura que os motores dos patrois atingem, muitos têm o mesmo problema em outras marcas como por exemplos os Toyotas, muitos já fizeram alterações atrás de alterações que vêm resolver o problema e que normalmente associam a algo como o radiador, ou alteração de turbo para TGV, outros dizem, resolvi, questiona-mos e o que fizestes?... “troquei o radiador, meti um TGV e ainda fiz o by-pass no bloco”, ficámos a saber que estas alterações todas juntas resolvem, a questão é se era necessário todas elas?!?!?... e a resposta é NÃO.

Assim vou contar a alteração que a minha viatura sofre e que acabou por completo com as temperaturas, aguardo ainda dias de mais calor para o teste ser feito até à exaustão e tudo se resolve com 1,5m de tubo, uma soldadura e 2 horas de mão de obra.

Efectivamente o que sempre tem sido associado às altas temperaturas que os motores atingem é a água proveniente do turbo e a prova é que alteram para turbos de geometria variável e o problema fica resolvido... será necessário mudar de turbo para resolver o problema???... NÃO

O nosso turbo é arrefecido com água proveniente do motor, agua essa que à passagem do turbo atinge temperaturas elevadíssimas (200º) e volta a entrar dentro do bloco, ora, se não a voltarmos a colocar dentro do motor, deixamos de ter aquecimento e foi essa mesma alteração que fiz, a água entra no turbo e a saída foi alterada, não para o bloco mas sim para o sítio da purga antes de entrar no radiador, trabalho este executado pela oficina XS5 (Xico do Sarge) e ficou tão perfeito mais parecia de origem.

Resultado do teste, primeiro foi levar um aquecimento a umas rampas que segundo o mecânico é a primeira vez que vai lá com um GR e que não aqueceu, mas, não fui eu que certifiquei, peguei no carrinho, entrei na Auto Estrada, circulei a uma velocidade de 120 / 130 e normalmente quando chegava às subidas mais longas e quase a chegar ao final, tinha de tirar um pouco pé para baixar um pouco a pressão do turbo porque a temperatura chegava aos 86º/88º, embora não fosse grave, era para evitar que a mesma continuasse a subir e estamos a falar com o turbo a fazer 0,4bar.

Desta vez e confiante no trabalho executado, antes mesmo das subidas, abri o turbo para 1,8bar e carreguei um pouco para circular a 130Km/h e o resultado final foi simplesmente fascinante, o carro não passou dos 75º!!!... simplesmente fantástico.

Velocidade normal, turbo a fazer 0,4/0,5 bar a temperatura anda nos 72º / 73º, não sobe nem desce, turbo a 1,8bar o máximo que consegui nas condições descritas... 75º!

Dou assim por terminada a saga das temperaturas e quem quiser ver com os próprios olhos é só combinar, não fiz qualquer outra alteração, não mexi em débitos... nada, somente isto.

Mais uma vez, um excelente trabalho do XS5 que fez todas as medições de temperatura após o primeiro teste, desde caudal e circulação de água do turbo, temperatura do turbo, bloco e tubagem... o resultado final é meus amigos excelente.

Este post não e para fazer publicidade nem a carros nem a oficinas, é simplesmente para ajudar todos os amantes dos jipes a resolver um problema que muitos tem atormentado.

Espero ter ajudado.

Registado: 13 jan 2010, 15:34

Re: A saga das temperaturas!

Mensagem por Santana do Mato » 19 mai 2011, 21:50

É claro que ajuda. Já fiquei com a ideia e decerto que que tenho que fazer a passagem na traseira do 6 cilindro e por acaso quando o meu motor foi reparado, como não percebo muito de mecânica, fui sempre fazendo perguntas de como funcionavam as peçes que se ia montado e fiquei na ideia que a agua vai do turbo para o bloco sem arrefecimento. Ora aí está uma boa resolução que talvez já alguém tenha feito mas não se descose.

:respct: :respct: :respct: :respct:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Mensagem por Raul Costa » 19 mai 2011, 21:56

Santana do Mato Escreveu:É claro que ajuda. Já fiquei com a ideia e decerto que que tenho que fazer a passagem na traseira do 6 cilindro e por acaso quando o meu motor foi reparado, como não percebo muito de mecânica, fui sempre fazendo perguntas de como funcionavam as peçes que se ia montado e fiquei na ideia que a agua vai do turbo para o bloco sem arrefecimento. Ora aí está uma boa resolução que talvez já alguém tenha feito mas não se descose.

Um pequeno à parte, a água vai do turbo para o bloco, mas deixa de ir... vai diretinha para depois do motor, esquece o by-pass e essas coisas, não é necessário nada disso, esta alteração não deve custar em material, 20€ e em mão de obra uns 30€ sei lá... ou seja, com um valor tão baixo não façam outra coisa, querem ir medir o meu, combinem... experimentem e digam algo.

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 19 mai 2011, 22:00

o teste até pode ser a subida da A8 em direcção a Montachique. vou tratar disso o quanto antes, pois o meu com os 35" fica logo de boca aberta :okkk:

Mensagem por Raul Costa » 19 mai 2011, 22:01

Outra coisa, os carro de origem vêm assim porque não era suposto andar-mos com os turbos a debitar 1,8bar, a bombas a debitar este mundo e o outro e pneus que parecem tractores... queremos alterar os carros, teremos de adaptar a mecânica para tais alterações.

Obviamente que se tiverem um radiador todo tapado, o termostato trancado etc, não há alteração que funcione e por fim, a minha sugestão, não façam esta alteração sem termostato, se não o têm, coloquem-no.

Mensagem por Santana do Mato » 19 mai 2011, 22:03

Raul Costa Escreveu:
Santana do Mato Escreveu:É claro que ajuda. Já fiquei com a ideia e decerto que que tenho que fazer a passagem na traseira do 6 cilindro e por acaso quando o meu motor foi reparado, como não percebo muito de mecânica, fui sempre fazendo perguntas de como funcionavam as peçes que se ia montado e fiquei na ideia que a agua vai do turbo para o bloco sem arrefecimento. Ora aí está uma boa resolução que talvez já alguém tenha feito mas não se descose.

Um pequeno à parte, a água vai do turbo para o bloco, mas deixa de ir... vai diretinha para depois do motor, esquece o by-pass e essas coisas, não é necessário nada disso, esta alteração não deve custar em material, 20€ e em mão de obra uns 30€ sei lá... ou seja, com um valor tão baixo não façam outra coisa, querem ir medir o meu, combinem... experimentem e digam algo.

Já tinha percebido o raciocinio. Então quer dizer que o turbo aquece a agua de CARA###! e depois não arrefece o bloco em condições.

Por acaso tenho andado esta semana para esses lados, mas ia mas era medir a temperatura das minis. :D

Mensagem por Raul Costa » 19 mai 2011, 22:06

andremota77 Escreveu:o teste até pode ser a subida da A8 em direcção a Montachique. vou tratar disso o quanto antes, pois o meu com os 35" fica logo de boca aberta :okkk:

André, só estou à espera de um dia bem quente para acreditar, pois a temperatura exterior devia rondar os 26º e o carrito não passou dos 75º, quero voltar à A8 com temperaturas acima dos 32º.

De qualquer das formas, no estado normal aquecia mais... :nhnhn:

Mensagem por Raul Costa » 19 mai 2011, 22:08

Santana do Mato Escreveu:

Já tinha percebido o raciocinio. Então quer dizer que o turbo aquece a agua de CARA###! e depois não arrefece o bloco em condições.

Por acaso tenho andado esta semana para esses lados, mas ia mas era medir a temperatura das minis. :D

Quer dizer que o turbo leva a água a temperaturas extremas, que por sua vez entra dentro do bloco e se junto com a água quente do motor, formando assim uma temperatura média elevada.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 20 mai 2011, 09:47

Obrigado pelo testemunho Raul :olaaaa:

Entre outras é esta a razão de ser de um fórum/comunidade :nod:

GD Abraço :okkk:

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 20 mai 2011, 09:59

Obrigado Raúl!
Excelente contributo. :respct:
Eu era céptico quanto a essa alteração ter efeitos profundos, mas pelos vistos, valeu a pena.
No meu caso com o TGV é que começou a aquecer, mas havia outras invenções...
Obrigado, companheiro!
:clapp:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 19 jul 2007, 13:13

Mensagem por NSF » 26 mai 2011, 16:19

E umas "fotitas" não se arranja? :fiuu:

Registado: 13 ago 2008, 11:02

Mensagem por Sergio F » 26 mai 2011, 18:18

NSF Escreveu:E umas "fotitas" não se arranja? :fiuu:

Pois isso é que era de valor, mas na mesma muito obrigado por partilhar. Vou fazer isso no meu.
MADEIRAOFFROAD

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Mensagem por father » 26 mai 2011, 22:24

epa desculpa la mas isso ja nao e novidade.

eu ja a 5 anos que sei da existencia desse metodo, foi o que fiz no honda para nao haver sodre aquecimento da agua bem como do oleo que em vez de fazer retorno ao carter ia direto ao radiador de oleo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

sory as fotos no teu topico

mas euma coisa banal nos tunings :)[/quote]

Mensagem por father » 26 mai 2011, 22:24

claro que resulta :)

ha pequenas coisas qu adianta muito e a malta nao liga

quer tudo baixar a temperatura da agua mas esquece do oleo :)

do tipo a agua anda a 70 graus o oleo passa 3 milimetros mais ao lado a 180 ou 200, mas isso ta-se bem.

por iso e que as cabeças estalao sem aquecer.

se a malta pensar em arrefecer o oleo a agua por sua vez tambem baixa, ha gajos a meter radiadores maiores, relas ao 6 cilindro,bombas eletricas.etc etc

e nem radiador de oleo tem, ou entao tem coisas miniaturas.

isso ja foi aplicado em aguns patrois so que nunc aqui foi comentado.

porque o segredo e a alma do negocio, porque o que e de todos nao e de ninguem.

sao essas pequenas diferenças de conhecimentos que nos torna diferentes, e que se todos forem mecanicos, morrem todos a fome :) lolololool

por isso e que ha patrois que vao a 160/170 na auto estrada e nao aquecem, outros acima dos 120 começao logo a aquecer[/quote]

Mensagem por father » 26 mai 2011, 22:25

alm disso existe outro sistema diferente do todos esses

que era o caso do honda

radiador de agua com circuito independente do resto do motor, ou seja

interculer ar/agua/oleo arrefecido eletronicamente por uma bomba de rifregiraçao, onde o circuito de agua do turbo era alimentado, que por sua tinha palhetas intercaladas onde passa o oleo para tambem ser arrefecido.

radiador de arrefecimento de combustivel,
injeçao de agua para arrefecimento dos pistons e aumento de potencia,visto a agua ter oxigenio e hidrogenio, o que aumenta a potencia do motor

injeçao de agua direta sobre a superficie do interculer:exemplo

no filme fast as furios ha la uma parte em que aparece um carro a deitar agua dos lados, isso e injeçao de agua direta sobre os interculer ou radiadores de arrefecimento

isto e interculer ar/agua

Imagem

radiador de oleo areffecido a agua

Imagem

sistema de arrefecimento da agua que alimenta o interculer e o radiador de oleo para manter a temperatura imovivel,tanto con injeçao de nitro ou turbinado

Imagem

e muito mais material para controlar a temperatura[/quote]

Mensagem por father » 26 mai 2011, 22:25

sistema independente de alimentaçao de agua ao turbo

Imagem

tambem pode ser utilizado comco injeçao de agua aos pistons[/quote]

Mensagem por father » 26 mai 2011, 22:26

como podem ver existe maneira de contronao o problema de temperatura ao patrol.

ou seja isso nao e problema, o problema e andarem todos atraz de conversas uns dos outros e nao tentaem obter respostas.

o jipe e um carro tunnig mas em vez de ser para estrada e para monte

ou seja os procedimentos a ter sao os mesmos de um carros de corridas de rua

mais potenci , travoes melhores e fiabilidade

ou seja civic 1600 com 523 cv sem nitro e 700 com nitro

[/quote]

Registado: 18 set 2007, 10:13

Mensagem por Edgar Ferreira » 27 mai 2011, 10:49

Granda Father! :clapp:

Mensagem por Santana do Mato » 29 mai 2011, 14:07

Quem sabe, sabe! :king:

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 01 jun 2011, 16:45

Edgar Ferreira Escreveu:Granda Father! :clapp:

bem este topico já cá devia estar há bem mais tempo! [hum]
e como se diz, estamos sempre a aprender :sabe:

sobre o Father e mais alguns que aqui param, :respct: eles :sabe: !
sou do Vitória até morrer!

Mensagem por father » 01 jun 2011, 17:55

SE ESTE TOPICO ESTIVESSE AQUI HA MAIS TEMPO EU NA TINAH FEITO EUROS A FAZER ESSAS ALTERAÇOES LOLLOLOLO

Registado: 03 abr 2009, 13:29

Mensagem por pedroarca » 01 jun 2011, 18:14

antes de mais parabens raul por compartilhares a informaçao..

felizmente nunca tive problemas da aquecimento no meu faisca :dance: :dance: :dance: :dance: mas essa peça que father mostra que arrefeçe o oleo penso que se chama bostercooler , o meu toy vai leva le antes de qualquer upgrade no motor, que axam disso os entendidos? ja ha um aplicado aki num toy e possovos dizer que autoestrada a malhar a 160 mais de 100km seguidos e o toy nem mexe a temperatura, haver se da resultado no meu :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:
http://www.arcalda.com
soluçoes de aquecimento
911174965
toy power

Mensagem por father » 01 jun 2011, 18:29

mas atençao que o vx estala cabeças sem aquecer loloolol

Registado: 03 abr 2009, 13:29

Mensagem por pedroarca » 01 jun 2011, 19:31

esplica la isso father que eu nao entendi mesmo sao fracas? a algo para reforçar?

se puderes nao quero estragar o negocio a ninguem

abraço :olaaaa: :olaaaa: :olaaaa: :olaaaa: :olaaaa:
http://www.arcalda.com
soluçoes de aquecimento
911174965
toy power

Mensagem por father » 01 jun 2011, 19:52

lloloolol nao ha nada apra melhorar mas tem defeito no 4 cilindro hihihihi e mal de nascença

a unica soluçao e meter um radiador so ao 4 cilindro

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes