Vitaminas para o 3.0 Di

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 22 ago 2005, 14:13

Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por alfamaniaco » 21 out 2008, 23:18

boas,

A nivel electronico, qual a melhor solução para vitaminar os 3.0 Di?!
Box adicional ou reprogramação de raiz da centralina?!
E onde posso fazer isso, ou comprar as box´s?!
:unibrow: :thumbsup:
Bruno Pereira @ alfamaniaco

Registado: 21 set 2007, 16:49

Re: Vitaminas para o 3.0 Di

Mensagem por sotero » 22 out 2008, 11:42

imforma-te bem,pois parece que nem tudo e fiavel [wink] :confused: :D ,pelo que ouvi,existe uma box,e so uma que nao compromete...

Mensagem por alfamaniaco » 22 out 2008, 12:50

sotero Escreveu:imforma-te bem,pois parece que nem tudo e fiavel [wink] :confused: :D ,pelo que ouvi,existe uma box,e so uma que nao compromete...

Pois, daí perguntar se a melhor solução não será mesmo reprogramar de raiz!
A box que falas deve ser a dimsport!
O que eu queria mesmo era eliminar os "cortes" electronicos do bicho...Quero esmagar e ter disparo imediato!
E ele, se acelerar a fundo em vez de disparar, parece que abafa...
Porcarias de controlos de injecção electronicos!! :grrr:

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 22 out 2008, 17:51

parece ser o unico senao...bomba electronica...ja tapaste a EGR?eu aconselho a box pois nao mexes na programaçao de origem,engana-la... [wink] :D ,depois ,para por de origem,e so desligar a box :thumbsup: .e gastas o mesmo.abraço

Mensagem por alfamaniaco » 23 out 2008, 11:58

sotero Escreveu:parece ser o unico senao...bomba electronica...ja tapaste a EGR?eu aconselho a box pois nao mexes na programaçao de origem,engana-la... [wink] :D ,depois ,para por de origem,e so desligar a box :thumbsup: .e gastas o mesmo.abraço

O jipe está ainda todo de origem!
Vi que a Vilauto tem um programa para este carro. alguém já experimentou?!

Registado: 28 ago 2008, 22:37

Mensagem por Canais » 27 out 2008, 23:29

sinto o mesmo no meu
ando sempre a dizer na brincadeira onde estao os 160cv
o pagero so com 90 e com 270mil tem mais disparo

ja me informaram para tapar a EGR e que o sensor de massa de ar desses carros vem com defeito
a por ai umas alteraçoes a parte electrica
mas eu nao quero que ele de 200km
mas que tenha força numa subida por exemplo
Joao Canais
Vila Cha de Ourique
http://terraclubevco.blogspot.com/

Mensagem por alfamaniaco » 28 out 2008, 01:16

viva,

Se o seu for anterior a 2005 pode muito bem ter o problema de MAF.
O meu anda bem, simplesmente noto que, se acelerar a fundo ele hesita, parece que abafa momentaneamente.
Já sentia isto no terrano, mas como era muito mais leve não incomodava tanto.
Por exemplo, sempre que se puxa uma velocidade até as 4500, quando se mete a velocidade seguinte sem tirar o pé do acelerador, ele em vez de dar um "esticão"...corta o gasoleo momentaneamente.
Eu acho que isto tem a haver com a gestão electronica.
Já sondei várias empresas, e já me foi proposto diversas soluções.
Todas elas passam pela box adicional, e ainda ninguém propos uma reprogramação de base.
Gostava era de ouvir relatos de quem já tenha reprogramado estes carros!

Registado: 05 mar 2006, 08:51

Mensagem por Navegador » 08 nov 2008, 22:53

Eu no meu sinto exactamente a mesma coisa. Ás vezes tem que reduzir no acelarador e voltar a dar-lhe para ele disparar. Melhorou com a retirada do catalizador mas ainda não está a 100%. Se alguém souber forma de dar a volta a isso que avise...
Navegador / Luis Menezes

Registado: 12 set 2008, 10:48

Mensagem por fabioquerido » 19 nov 2008, 15:17

Boas, também sinto que o meu mesmo com a válvula EGR tapada, sem catalizador, e com uma MAF nova, parece que ao pisar o pé o bicho não tem uma resposta imediata... os mais entendidos do assunto que opinem sobre este problema...

caso tire a panela central nota-se alguma diferença significativa?!?!
que preferem, reprogramação ou box?!?

saudações!!

Registado: 22 out 2006, 21:39

Mensagem por Vasco Pinto » 07 dez 2008, 19:30

fabioquerido Escreveu:Boas, também sinto que o meu mesmo com a válvula EGR tapada, sem catalizador, e com uma MAF nova, parece que ao pisar o pé o bicho não tem uma resposta imediata... os mais entendidos do assunto que opinem sobre este problema...

caso tire a panela central nota-se alguma diferença significativa?!?!
que preferem, reprogramação ou box?!?

saudações!!

Bem pessoal mais um para o clube.... o que fazer para resolver estes problemas dos nosso carros não desenvolverem logo?? isso numa picada ou corta fogo é mesmo para esquecer porque morrendo tanto acabou ali a subida... :stupid: :stupid: :stupid:

Retirar o catalisador ajuda?
Reprogramação?
Anular algum controlo electronico de gasoleo que esteja a fazer isto?
Egr tapada?

Sugestões....
abraço,

VP
Rapiteste Rotações

Mensagem por Navegador » 07 dez 2008, 20:35

Remover o catalizador ajuda bastante porque a resposta do motor fica mais rápida. No entanto, queremos sempre mais e o meu próximo passo será mexer na gestão electrónica, vulgo chip. Em principio irei optar por uma centralina adicional que permita desligar/ligar, porque na maioria das situações tem motor que chegue e sobra, mesmo com pneus 35 como os meus...
Navegador / Luis Menezes

Mensagem por Vasco Pinto » 07 dez 2008, 20:50

Amigo Navegador acho que realmente vou optar por retirar o catalisador.
Visto que comprei o meu jipe á 2 semanas e após ter feito um teste electronico ter acusado defeciencia no MAF vou tambem substituilo já que se encontra em garantia!!

O meu com 305/75/16 não me aguenta uma 2ª baixa mesmo depois de puxar a 1ª a fundo numa subida com inclinação apesar de bastante acentuada o y61 td6 com 35 algum poder de bomba se aguenta na boa!!

Sinceramente espero ver muitas melhoras com a substituição do MAF mas o catalisador tambem vai ser para sair fora. Chipar tenho medo devido ao que se fala destes motores darem o berro!

Abraço

VP
Rapiteste Rotações

Mensagem por Navegador » 07 dez 2008, 20:58

Quando substitures a MAF vais sentir uam grande diferença. O meu quando o comprei também tinha a MAF pifada e só a andava a partir das 3.ooo rpm. Com a nova MAF desenvolve muito melhor. Quanto ao motor há que ter os cuidados habituais. Segundo sei o problema com o motor normalmente acontece quando se circula muito tempo acima das 3500 rpm e normalmente em auto estrada. Normalmente em auto estrada evito andar acima dessa rotação e até agora "no problem". Este é o terceiro 3.0 Di que tenho e o último vendi-o com 130.000 km e nunca teve qualquer problema.
É uma questão de dosear o acelarador em auto-estrada. Fora disso nunca ouvi que desse problemas e prefiro-em relação ao TD6 (também já tive 3) pois tem mais binário e gasta muito menos.
Navegador / Luis Menezes

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 08 dez 2008, 01:48

Vasco Pinto Escreveu:.... o que fazer para resolver estes problemas dos nosso carros não desenvolverem logo?? isso numa picada ou corta fogo é mesmo para esquecer porque morrendo tanto acabou ali a subida... :stupid: :stupid: :stupid:

Reprogramação?
Egr tapada?

Sugestões....
abraço,

VP

Pede ao vizinho para experimentar o dele... o 3.0 Di dele não anda... voa [wink] EGR eliminada, catalizador na garagem, o escape tem apenas a panela + pequena, chip potência...

Abraço e não inventes muito que ele é sensivel [wink]

Mensagem por Vasco Pinto » 08 dez 2008, 17:50

Pedrowolf Escreveu:
Vasco Pinto Escreveu:.... o que fazer para resolver estes problemas dos nosso carros não desenvolverem logo?? isso numa picada ou corta fogo é mesmo para esquecer porque morrendo tanto acabou ali a subida... :stupid: :stupid: :stupid:

Reprogramação?
Egr tapada?

Sugestões....
abraço,

VP

Pede ao vizinho para experimentar o dele... o 3.0 Di dele não anda... voa [wink] EGR eliminada, catalizador na garagem, o escape tem apenas a panela + pequena, chip potência...

Abraço e não inventes muito que ele é sensivel [wink]

Amigo Pedro para ja vai ser o MAF e tirar o catalisador e chega de alterações de motor!! So quero que fique com o andamento considerado normal para estes carros.
O do vizinho voa mas tambem voa muitas vezes para a oficina, acho que chipar estes carros é praticamente meia certidão de obito caso não haja MUITO juízo!!

Amigo Navegador obrigado pelo conselho, finalmente alguem com experiencias possitivas em relação a este carro, tava a ver que era tudo mau...

Abraço

VP
Rapiteste Rotações

Mensagem por fabioquerido » 08 dez 2008, 23:28

[/quote]
Amigo Navegador obrigado pelo conselho, finalmente alguem com experiencias possitivas em relação a este carro, tava a ver que era tudo mau...

Abraço

VP[/quote]

bem, no que diz a tudo no geral, este carro é muito bom, com uma excepçãozinha ao motor que devia de ser menos frágil... [wink]

abraço

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 05 jan 2009, 15:17

Boas
A quem remover o catalizador ou quem ja removeu:

Gostava de saber onde pode ser feita essa alteracao aqui na zona de Lisboa, se o tubo que colocam no lugar (ou a alteracao) pode ser facilmente trocada para o estado original, por exemplo, para a altura das inspecções.
Ah ja agora, alguma ideia de quanto podera ficar esta pequena alteracao? e qaunto tempo ficamos sem GR?

obrigado
vcosta

Registado: 28 ago 2008, 22:37

Mensagem por Canais » 05 jan 2009, 19:27

o meu fez agora 100mil km cada vez anda pior
foi a maquina era o MAF
pedi aquelas referencias que ja se falou por aqui pedira-me 503.98 +iva tenho que falar com outro concesionario

aconselharam-me a por uma box e nao mexer na centralina ao tapar a EGR alterar o turbo um pouco
do catalizador nao falei
Joao Canais
Vila Cha de Ourique
http://terraclubevco.blogspot.com/

Mensagem por Navegador » 05 jan 2009, 21:12

Retirar o catalizador é muito boa ideia, ganha sobretudo em baixas mas a sua reposição só para ir ás inspecções é dificil uma vez que está muito perto do turbo.
Outra das alterações que fiz com bons resultados foi retirar a panela central e colocar lá a panela pequena ques está na traseira. Há também que tire a do meio e simplesmente mantém a traseira.
Com estas duas alterações o carro ficou muito melhor. Num 3.0 Di que tive anteriormente tapei a EGR e compensei na afinação do turbo mas não gostei nada do resultado.
De qualquer forma estou seriamente a pensar colocar uma centralina adicional com botão ligar/desligar e só para utilizar em situações extremas, ou seja, subidas acentuadas onde seja preciso mais motor. Para andar no dia a dia e na maioria das situações tem motor que chega e sobra.
Alguém me sabe dizer qual a melhor centralina adicional para este carro?. Alguém conhece alguém especializado nestes carros para fazer esta alteração sem estragar? agradeço contributos...
Navegador / Luis Menezes

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 06 jan 2009, 00:20

Canais Escreveu:o meu fez agora 100mil km cada vez anda pior
foi a maquina era o MAF
pedi aquelas referencias que ja se falou por aqui pedira-me 503.98 +iva tenho que falar com outro concesionario

aconselharam-me a por uma box e nao mexer na centralina ao tapar a EGR alterar o turbo um pouco
do catalizador nao falei

não pode. São cento e qq coisa euros, atraves de uma ref. Curiosamente que me deram num fórum australiano . ( não tenho agora aqui comigo). Na Nissan disseram depois "ah, é o elemento da massa de ar!"
depois tmb disseram tmb que era só por encomenda, e eu encomendei...

Mensagem por Navegador » 06 jan 2009, 09:10

Comprei a menos de 1 ano uma MAF para o meu 3.0 Di e a referência é 22680-AD21A e custa cerca de 125 euros + Iva.
Navegador / Luis Menezes

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 06 jan 2009, 11:03

Tambem dei à um ano +-160aerius por uma MAF, só o sensor interior(penso eu),

o retirar o catalizador e meter a panela pequena no lugar da do meio ou simplesmete meter um tubo e deixar a ultima panela, resulta muito bem mesmo.

Tapar a EGR não aconselho, já o fiz e não gostei do resultado, por isso voltei a destapar.

De resto, é meter uns grupos conicos reduzidos e ficam com todos os problemas resolvidos em relação à falta de potência nas subidas com pneus 35 ou mais.
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار
http://asminhassaidas.blogspot.com

Mensagem por fabioquerido » 06 jan 2009, 19:02

Boas a todos, e já agora bom 2009!!

Eu à pouco mais de 2 meses comprei uma MAF e o preço era o à volta de 120€ + IVA, retirei o catalizador, ou seja, cortei mesmo a panela do catalizados, retirei aquela porcelana toda ou lá o k é, soldei-a e voltei a colocá-la, e tb tapei a EGR.
Fui à cerca de uma semana à inspecção, e não houve qualquer reclamação, e mesmo eu admiro-me de o carro não deitar nenhum fumo...
Confesso que nunca cheguei a experimentar o carro com a EGR a funcionar, por isso não sei se está melhor com EGR, ou com ela tapada.

o objectivo agora é então substituir a panela central por um tubo adaptável, para no caso da ida à inspecção, e também já pensei no chip...

que chip aconselham??

Abraço!!

Mensagem por Vasco Pinto » 08 jan 2009, 23:17

boas pessoal, em relação ao MAF, é um problema pelo qual ja passei uma vez queja comprei o meu jipe com esse defeito á cerca de um mês e como tal ao abrigo da garantia foi para a nissan substituir e não me admiram os valores que falam porque ao dono do stand levaram-lhe pelo maf, diagnostico e substituição 638,50€, pagos á minha frente.

Os medidores que se arranjam cá fora na concorrência são de longe muito mais baratos, mas tambem aviso ja o pessoal, e falo por experiencia propria que adquiri na minha oficina, não é em todos os modelos de carros que aprovam esses MAF´s de concorrência!! :nod:

Abraço,

VP
Rapiteste Rotações

Mensagem por fabioquerido » 09 jan 2009, 12:14

Vasco Pinto Escreveu:boas pessoal, em relação ao MAF, é um problema pelo qual ja passei uma vez queja comprei o meu jipe com esse defeito á cerca de um mês e como tal ao abrigo da garantia foi para a nissan substituir e não me admiram os valores que falam porque ao dono do stand levaram-lhe pelo maf, diagnostico e substituição 638,50€, pagos á minha frente.

Os medidores que se arranjam cá fora na concorrência são de longe muito mais baratos, mas tambem aviso ja o pessoal, e falo por experiencia propria que adquiri na minha oficina, não é em todos os modelos de carros que aprovam esses MAF´s de concorrência!! :nod:

Abraço,

VP

Boas,

discordo do que dizes, pois a MAF que comprei e apenas a MAF é de origem para o modelo Nissan Patrol Gr 3.0Di, pois fui eu mesmo comprá-la e substitui-la pela antiga...
Agora pode é acontecer que as MAF's de outros modelos sejam mais caras, mas o preço da que comprei foi cerca de 120€+IVA, e é claro que não inclui os tubos de ar do respirador, nem da caixa para o filtro de ar.

Abraço

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante