Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 set 2007, 22:53

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 12 fev 2011, 19:26

cristiano Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Bem, o GR em estrada já não aquece, ontem fiz 250kms em alcatrão com os TSL 36", sempre a 110Km/h 120kmh/h, e o ponteiro já nao passa do meio.

O que fiz!!

- Rela no 6º cilindro

- Radiador do GR y60 de 1997(aluminio)
:nod:

como o meu...mas gino melhor fica com o do y61 em aluminiu o prelo é igual....

abç

Pois tambem já ouvi falar, que o do Y61, fica melhor!! :nod: Mas por enquanto vai ficar assim! :okkk: Hoje tive lhe a afinar a BI, :unibrow: Ainda tinha a capsula de origem :dance: Agora parece outro [:p]

Abraço
Cumprimenttos

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 16 mai 2011, 09:57

Ora pois o meu já está nas invenções novamente, partindo do princípio que o aquecimento dos motores GR adevem essencialmente da temperatura que o Turbo atinge, vau alterar o sistema de funcionamento de forma a que o aquecimento do turbo não intervenha com o motor... mais uma para testar e se der resultado fica resolvido o "problema" destes motores com uma alteração de custos reduzidos. :D

A água do turbo de origem, já não vai para o motor [clap]

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 16 mai 2011, 10:08

Raul Costa Escreveu:Ora pois o meu já está nas invenções novamente, partindo do princípio que o aquecimento dos motores GR adevem essencialmente da temperatura que o Turbo atinge, vau alterar o sistema de funcionamento de forma a que o aquecimento do turbo não intervenha com o motor... mais uma para testar e se der resultado fica resolvido o "problema" destes motores com uma alteração de custos reduzidos. :D

A água do turbo de origem, já não vai para o motor [clap]

Raúl, tudo ok?
Eu já resolvi o problema do meu com o TGV e mais invenções...
Radiador alumínio!
Já nem precisei das ventoinhas Kenlowe.
Como tu gostas de estradões, mete-lhe umas ventoinhas eléctricas semelhantes. Aprova e se aprova! Esquece as adaptações dos Renaults 19 e afins. :okkk:
O maior problema não é do turbo... é da quantidade de gasóleo que lhe espetamos lá para dentro.
Mais gasóleo, mais esforço e sobretudo mais calor na combustão. Tira-lhe gasóleo e experimenta a ver se ele aquece...
Tira-lhe turbo e mantém o débito de gasóleo e às tantas aquecerá ainda mais do que quando tinha o turbo com mais pressão... Amigo, é matemático, não falha!
:sabe:
Ando cá um bitaites...
:D
Bonne chance!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Mensagem por Raul Costa » 16 mai 2011, 10:33

Poderá ser... mas repara!

Tens os GR's normais com o turbo mexido etc, os carros aquecem um pouco, quando passam para geometria, metem mais gasóleo ainda e o carro deixa de aquecer... porque será?!?!?!?!?!

Tinha a ideia e segundo alguns mecânicos a temperatura deve-se essencialmente a temperatura da água do turbo que depois de mexido aquece muito mais, agua essa que passa para dentro do bloco provocando o aquecimento.

Também já verifiquei que vou em estrada, numa subida, se levar o turbo a 0,4bar tenho um aquecimento, se levar a 1,8 bar, à mesma velocidade tenho outra temperatura... por isso também atribuo a temperatura do mesmo ao turbo.

Para eliminar isso, elimino a água do turbo para dentro do bloco e logo vejo o resultado. :D... por outras palavras, fica tipo TGV que não leva a água para dentro do bloco, ou seja, possivelmente obtenho o mesmo resultado que tu no que diz respeito a temperatura quando montaste o TGV.

Mensagem por Raul Costa » 16 mai 2011, 10:38

PJHO Escreveu:Eu já resolvi o problema do meu com o TGV e mais invenções...

É isto mesmo, o TGV resolve o problema do sobreaquecimento porque não é arrefecido a água, se eu fizer com que a água do turbo de origem não vá para o bloco, poderei obter resultado idêntico a um custo bastante baixo.

Mensagem por PJHO » 16 mai 2011, 10:47

Raul Costa Escreveu:Poderá ser... mas repara!

Tens os GR's normais com o turbo mexido etc, os carros aquecem um pouco, quando passam para geometria, metem mais gasóleo ainda e o carro deixa de aquecer... porque será?!?!?!?!?!

Tinha a ideia e segundo alguns mecânicos a temperatura deve-se essencialmente a temperatura da água do turbo que depois de mexido aquece muito mais, agua essa que passa para dentro do bloco provocando o aquecimento.

Também já verifiquei que vou em estrada, numa subida, se levar o turbo a 0,4bar tenho um aquecimento, se levar a 1,8 bar, à mesma velocidade tenho outra temperatura... por isso também atribuo a temperatura do mesmo ao turbo.

Para eliminar isso, elimino a água do turbo para dentro do bloco e logo vejo o resultado. :D... por outras palavras, fica tipo TGV que não leva a água para dentro do bloco, ou seja, possivelmente obtenho o mesmo resultado que tu no que diz respeito a temperatura quando montaste o TGV.

Raúl, há casos em que o jipe não aquecia com turbo original e começou a aquecer e de que maneira com TGV.
Foi, por exemplo, o meu caso.
Acontece que eu meti a cabeça da bomba injectora com 12 mm. Gasóleo com fartura. Mete no teu a bomba de origem e depois falamos... [wink] Aposto que resolves os aquecimentos. Aliás, se não me engano, só lhe consegues meter 2 Bar de pressão de turbo por teres tanto gasóleo.
Bom, tenho um amigo do Norte que meteu o mesmo TGV que eu, mas não aumentou o débito da bomba através do êmbolo de 12mm e como tal o Y60 dele não aquece. Se eu colocasse a bomba de origem também não tinha experimentado os aquecimentos... Disso, tenho a certeza absoluta!
Aliás, até podes ter 2 Bar de pressão de turbo, ou mais, mas se não tiver gasóleo qb, essa pressão de nada serve. Não vais tirar proveito dela e/ou nem a consegues "esmifrar" do turbo.
Quando lhe mandas gasóleo com fartura lá para dentro... Aí sim, vêm os problemas...
Mas... é a minha opinião, baseada nas minhas experiências e nalguma pesquisa e "estudos" próprios.
E mais... cada caso é um caso. O que funciona para um, às vezes não dá nada noutro...
:okkk:

Pessoalmente acho que o pessoal anda a inventar muito com alterações em turbinoses... (contra mim falo) E depois é ver os "grandes canhões" à venda. Porque será?
[wink]
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Raul Costa » 16 mai 2011, 10:56

Pois... eu já estou a fazer esta experiência... quanto gastas a montar o TGV?, esta alteração deve custar uns 50€ +-.

É uma experiência e que não se perde nada, obviamente que o sucesso ainda não é garantido, mas segundo os mecânicos que falei, a resposta é... "faz toda a lógica"...

Repara, o meu carro não aquece a não ser que puxe bem por ele, chega ao verão, aquece um pouco se não tiver cuidado, nunca passou dos 90º, o que eu quero é que ele se mantenha nos 82 durante mais tempo.

Vamos a ver os resultados.

Mensagem por PJHO » 16 mai 2011, 10:59

Raul Costa Escreveu:
PJHO Escreveu:Eu já resolvi o problema do meu com o TGV e mais invenções...

É isto mesmo, o TGV resolve o problema do sobreaquecimento porque não é arrefecido a água, se eu fizer com que a água do turbo de origem não vá para o bloco, poderei obter resultado idêntico a um custo bastante baixo.

Sim, provavelmente. Mas não te esqueças do reverso da medalha.
Num TGV tens pressão alta mais cedo, logo puxas mais pelo motor muito mais cedo.
Se por um lado já não sobreaqueces a água, por outro introduzes muito mais esforço no motor logo a baixos regimes. Algo para que estes blocos não estão dimensionados. Isso não é assim tão líquido... (Passo a expressão.)
O pico de origem (0,8 Bar), com o meu TGV, por exemplo, é atingido quase de imediato. Num turbo original, com o motor de origem, esse pico só é atingido a rotações muito mais altas.

Não te esqueças ainda que o TGV que já não é arrefecido a água, tem a contrapartida do óleo ser mais aquecido do que originalmente. Para a água tens um radiador que facilmente aumentas. Para o óleo já não é tão fácil...

Penso sinceramente que o problema não reside aí. Poderá eventualmente haver alguma melhoria, mas não te vai resolver o problema em pleno. E também não vai ser o intercooler que vai resolver isso. Posso garantir.
Amigo... Queres resolver em definitivo? Radiador de água em alumínio (bem feito, e à medida - 500€) e ventoinhas eléctricas Kenlowe (2x14"-250€). Mais mão de obra, derretes mais de 1000€, mas resolve. Ah... e cabecinha com as pressões da turbinose e débito de gasóleo. End of story.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por PJHO » 16 mai 2011, 11:06

Raul Costa Escreveu:Pois... eu já estou a fazer esta experiência... quanto gastas a montar o TGV?, esta alteração deve custar uns 50€ +-.

Certo.
Eu arrependi-me de ter montado o TGV.
Montei-o apenas porque o meu turbo de origem deu o berro e pediam-me mais por um original do que o TGV. Resolvi experimentar. Agora está bom, mas deu-me muitas dores de cabeça. Não coloquei o TGV para resolver problemas de aquecimento. O meu com o turbo de origem já dava bom pastel e não aquecia nada...

Bom, experimenta lá isso e depois diz alguma coisa. Eu acho que não é por aí. Aliás, o tempo que a água demora a passar pelo turbo não é significativo para contribuir assim tanto para o aquecimento da água, quando comparado com a contribuição do calor do motor.
Eu cá acho que não vais notar diferença nenhuma.
Depois partilha a informação...
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Raul Costa » 16 mai 2011, 11:12

Pedro, és mesmo animador!!!!!!!! :matrix:

Eu não me queixo do meu carro a andar nem a puxar, sei que com o TGV, fica muito melhor mas para já não quero gastar 2.000,00€ a montar TGV, quero primeiro descobrir se esta situação resolve para poder ajudar quem neste espaço tem esse problema, depois poderei vir a trocar o radiador e fica resolvido.

Atenção, nada tenho contra o TGV e sei que resolve... só que por valores elevados.

Mensagem por PJHO » 16 mai 2011, 12:40

Raul Costa Escreveu:Pedro, és mesmo animador!!!!!!!! :matrix:

:D :cool:
Raul, é o que eu acho...
Penso que não vai dar em nada, mas atendendo ao baixo custo e risco, acho que é capaz de compensar, quanto mais não seja pela experiência.
Um conselho de amigo... esquece os TGVs.
Já vi muito patrolito de origem a dar ratada a TGVs que a única coisa que fazem é esgaravatar e fazer um barulhinho mais giro. Penso eu de que...
Força amigo. Boa sorte.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 16 mai 2011, 14:43

os tgv desde que correctamente aplicados e AFINADOS nao dá hipóteses...isto aliado á saude do motor

e as unhas...

abraço

Mensagem por Raul Costa » 16 mai 2011, 14:51

GGinó_PAJERO Escreveu:
dartist Escreveu:boas o teu é o 2.8 td Não é?
Desde que meti um intercooler nunca mais tive problemas de temperatura... não sei, pode ter sido coincidência... não percebo grande coisa de mecânica.... boa sorte

Sim é o 2.8Td! Pois tambem penso meter um daqui a uns tempos, mas ele dantes nao aquecia quase nada, e agora é que começou a aquecer... :confused:
obrigado

Tens um manómetro da temperatura à parte ou estás a falar no manómetro de origem?????

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 16 mai 2011, 18:59

E se deixassem isso dos TGV´s :zumm: e metessem nos vossos "todo-terreno" grupos cónicos reduzidos. Isso sim. [hum]

Para a estrada há aí bons Audi´s a ripar bem.. :pop:

Deixai-vos disso. :som:

Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por PJHO » 16 mai 2011, 19:12

TiagoFerreira Escreveu:E se deixassem isso dos TGV´s :zumm: e metessem nos vossos "todo-terreno" grupos cónicos reduzidos. Isso sim. [hum]

Para a estrada há aí bons Audi´s a ripar bem.. :pop:

Deixai-vos disso. :som:

Tiago, estás bom?
Quanto aos GCs, o meu já os tem há anos... 5,43.
Com GCs reduzidos é que não aconselho mesmo TGV.
Um puxa, outro "trava"...
:D
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Raul Costa » 17 mai 2011, 08:41

Onde isto já vai, ninguém quer mais power, quer-se é arrefecer o que já se tem.

Mensagem por PJHO » 17 mai 2011, 09:22

Raul Costa Escreveu:Onde isto já vai, ninguém quer mais power, quer-se é arrefecer o que já se tem.

Eu cá não quero mais. Eu queria era poder fazer mais e melhor TT, hoje e amanhã... :respct:
Penso cá para os meus botões que de uma forma geral, não há falta de power nos xárutos, acho é que anda muita malta com a ânsia de ter a "palhinha" maior e com isso o espírito do TT vai ficando para trás... :zumm: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol:

(A nossa comunidade em geral nem conseguiu juntar assinaturas suficientes para a petição do Dia Nacional do TT...)
:fiuu:

Bom... isto está a ficar off-topic! :oops:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Raul Costa » 17 mai 2011, 09:29

PJHO Escreveu:
Raul Costa Escreveu:Onde isto já vai, ninguém quer mais power, quer-se é arrefecer o que já se tem.

Eu cá não quero mais. Eu queria era poder fazer mais e melhor TT, hoje e amanhã... :respct:
Penso cá para os meus botões que de uma forma geral, não há falta de power nos xárutos, acho é que anda muita malta com a ânsia de ter a "palhinha" maior e com isso o espírito do TT vai ficando para trás... :zumm: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol:

(A nossa comunidade em geral nem conseguiu juntar assinaturas suficientes para a petição do Dia Nacional do TT...)
:fiuu:

Bom... isto está a ficar off-topic! :oops:

Tens razão... quanto à petição, está a decorrer... ainda não acabou.

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante