por raul silva » 11 mai 2007, 21:34
"Na escola faltaste ás aulas de física e depois queixas-te com a mesma cilindrada e menos cilindros, vais ter pistões maiores, bielas mais compridas, logo mais binário, é a mesma coisa quando se vai buscar um tubo para enfiar numa chave para conseguires fazer mais força e desapertares um parafuso"
Rocha, parece que também andaste a faltar às aulas, então não
sabes que bielas mais compridas equivale a menos curso do piston
para o mesmo piston, com a consequência de menor binário?
Já há algum tempo que não te mandava uma boca mas como tenho
aqui um patroleiro que costuma andar com um y61 na competição
e quer que lhe instale um motor de camionete, vi dar aqui uma vista
de olhos e não resisti.
A minha dúvida é se para o tipo de provas no norte de África, será
esse um motor interessante, tirando é claro o menor aquecimento
pois ele costuma andar com a chofagem no máximo para o 6 cilindros
arrefecer nas dunas, além binário elevado a baixa rotação o que pode
trazer dificuldades.
Cumpts.
raul