por MiguelGomes » 29 set 2010, 23:29
Boas a TTodos.
Realmente existem certos argumentos que eu nunca vou conseguir entender, por muito que me expliquem.
Isto da bomba do Y60 ser melhor que a do Y61, é uma delas.
Em relação ao Turbo, o TGV ser melhor que o Turbo de origem, acho que sim, na teoria e mesmo na prática o TGV enche mais rapidamente devido à baixa inércia, ele é de Geometria variável mesmo para isso, com poucos gases de escape ele começa logo a meter pressão mais cedo e assim aproveita o gasóleo e inclusivamente faz menos fumo em baixas.
Em relação a esta alteração entendo, agora passarem de bomba injectora electrónica para uma mecânica é que por amor de deus.
A meu ver só faz esta alteração e defende esta alteração quem não está minimamente à vontade com a electrónica dos automóveis.
Ora vejamos; o que faz os motores terem mais força é o gasóleo que metemos lá dentro, até aqui todos de acordo.
Por isso é que se faz a barbaridade de meter bombas mecânicas e alterar os débitos. Abre-se o gasóleo nas bombas mecânicas, e depois lá vem o fumo, mas isso é outro problema.
Agora pergunto eu, se a bomba electrónica também faz isso, porque é que gostamos mais das mecânicas.
Dizem os entendidos que os motores ficam mais rápidos, mas as electrónicas até pudemos afinar em que posição do acelerador é que queremos que elas metam mais gasóleo!!!
Não entendo porque é que são melhores!!!
Mas pudemos dizer não temos pessoas que saibam fazer essa afinações. Não é verdade. Qualquer pessoa que programe centralinas faz uma cartografia para o Y61 como queremos e melhor, faz sem por o carro a deitar fumo.
Agora falando das BOX's.
Existem no mercado um número enorme de Box's, mas como tudo na vida umas boas umas menos boas.
Para mim as melhores são as RAPID, isto porquê porque as RAPID lêem a pressão do Turbo e jogam com ela para debitarem mais ou menos gasóleo, e assim alterarmos a sensibilidade do acelerador, mas estas boxes têm de ser afinadas como deve de ser, não basta montar e já está, e com estas boxes podes pôr o motor a fazer fumo como uma bomba mecânica, até podes meter tanto gasóleo que o motor acaba por deixar de andar, isto tudo apenas com afinação.
Agora dizerem-me que a bomba do Y60 é melhor...isso não.
Acreditem que eu já tive a oportunidade de andar com um Y61 com TGV e bomba do Y60 e não achei nada de espectacular, apenas achei que em baixa sai-se melhor, mas isso é devido ao TGV, não á bomba.
Mas quero alertar para uma situação que acho que merece alguma atenção.
Os motores são feitos para terem uma determinada potencia, e têm uma margem de segurança para não se danificarem e para terem alguma fiabilidade. Quando se mete os motores com mais potência, temos que meter mais gasóleo lá para dentro e quando se mete mais gasóleo lá para dentro a temperatura na cabeça do piston aumenta drasticamente. O que eu quero dizer com isto é que os pistons não foram pensados para essas temperaturas, e muito menos as cabeças do motor, o que vai acontecer é que em pouco tempo vamos ter problemas. Ou os pistons vão fundir (tenho fotos caso queiram ver),é o que acontece frequentemente com as programações, ou as cabeças estalam rapidamente devido ao calor dentro da câmara de combustão.
Enfim, já vai longo o testamento, acho que quem quer um motor a fazer alguns Km’s sem problemas pense bem antes de se pôr a alterar.
No meu caso tenho uma box desligada que apenas ligo em situações de necessidade e mesmo assim...muito cuidado.
Atenção que não vendo Boxes, apenas é uma opinião e vale o que vale
Um abraço a todos e bom TT
MiguelGomes