soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por andremota77 » 13 fev 2013, 17:44

Bruno Coelho Escreveu:
andremota77 Escreveu:se queres manter o jipe original procura um motor igual mas de um ano mais recente, já deixaram de dar esse problemas.

se queres mudar de motor, depende do uso que queres dar.


Pois é amigo mas já viste os preços dos motores zd30???

E os motores mais fiaveis já nao sao iguais ao que eu tenho como tal a eletronica nao é igual.

Para que complicar se o bd30 é fiavel e muito bom.


tens toda a razão. esse motor arranjas barato.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 13 fev 2013, 22:45

andremota77 Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:
andremota77 Escreveu:se queres manter o jipe original procura um motor igual mas de um ano mais recente, já deixaram de dar esse problemas.

se queres mudar de motor, depende do uso que queres dar.


Pois é amigo mas já viste os preços dos motores zd30???

E os motores mais fiaveis já nao sao iguais ao que eu tenho como tal a eletronica nao é igual.

Para que complicar se o bd30 é fiavel e muito bom.


tens toda a razão. esse motor arranjas barato.


Pois mas ainda ando a procura. Isto nao esta facil os euros nao abundam!!!

 
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por andremota77 » 14 fev 2013, 22:07

pensa bem e toma uma decisão a frio... depois vai partilhando :pop:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 14 fev 2013, 22:48

andremota77 Escreveu:pensa bem e toma uma decisão a frio... depois vai partilhando :pop:


pois para ja ando tentar saber se a caixa aperta directa ou será preciso cloche do terrano?

e tambem precisava de saber qual o melhor turbo para uma condução mista?

q

 
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Pedrowolf » 16 fev 2013, 09:24

Independentemente do motor que comprares, não esqueças factura, um dia qq podes precisar dela [wink]

Boa sorte com a compra/reparação :okkk:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 17 fev 2013, 02:52

Bruno Coelho Escreveu:
andremota77 Escreveu:pensa bem e toma uma decisão a frio... depois vai partilhando :pop:


pois para ja ando tentar saber se a caixa aperta directa ou será preciso cloche do terrano?

e tambem precisava de saber qual o melhor turbo para uma condução mista?

q


ja andei a pesquisar e pelo vistos o melhor turbo será o do bmw x5 mas continuo sem ter a certeza se o bloco do bd30 encaixa directo na caixa de velocidades do meu patrol uma vez que o meu bloco é o zd30.

Sera que alguem aqui no forum me pode ajudar??? :help:

porque senão sera mais uma despesa :angry:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 24 fev 2013, 11:13

Bruno Coelho Escreveu:
cristiano Escreveu:https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=82&t=27727


Boas

Pois é meus amigos mais um 3.0 di que partiu desta vez a rifa calhou a mim. :stupid:

Eu ia a circular devagar e o motor começou a deitar uma fumarada que até assustava quem passava, por momentos pensei que tinha partido o turbo mas depois de se tirar os tubos do intercooler se soube que o problema esta dentro do motor. Acho que nem me vou dar ao trabalho de abrir , como devem saber vou ter de colocar outro motor.(cabstar)

Mas uma coisa é certa a pé nao fiquei, um patrol nunca deixa ninguem a meio do caminho, veio até casa com tres cilindros e a cuspir oleo pelo escape.

Por isso aceito concelhos quanto a aplicação. :leiam:

Por isso cuidado com os vossos motores

boas bruno
um motor de 2004 nao seria soluçao??
ou de 2004 para cima??
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 25 fev 2013, 15:28

cristiano Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:
cristiano Escreveu:https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=82&t=27727


Boas

Pois é meus amigos mais um 3.0 di que partiu desta vez a rifa calhou a mim. :stupid:

Eu ia a circular devagar e o motor começou a deitar uma fumarada que até assustava quem passava, por momentos pensei que tinha partido o turbo mas depois de se tirar os tubos do intercooler se soube que o problema esta dentro do motor. Acho que nem me vou dar ao trabalho de abrir , como devem saber vou ter de colocar outro motor.(cabstar)

Mas uma coisa é certa a pé nao fiquei, um patrol nunca deixa ninguem a meio do caminho, veio até casa com tres cilindros e a cuspir oleo pelo escape.

Por isso aceito concelhos quanto a aplicação. :leiam:

Por isso cuidado com os vossos motores

boas bruno
um motor de 2004 nao seria soluçao??
ou de 2004 para cima??


Boas Cris

O motor de 2004 seria uma boa solução mas dava muito mais trabalho e despesa porque o motor é diferente do meu .
Os motores a partir de 2004 ja são diferentes já tem injecçao common rail o que tinha de mudar tudo.

E depois os preços.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 25 fev 2013, 15:44

sei de um com 100.000 kms de 2004 mas sem ser common rail...
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 25 fev 2013, 15:46

cristiano Escreveu:sei de um com 100.000 kms de 2004 mas sem ser common rail...


E preços?

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 25 fev 2013, 15:51

mando link em PM :)
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 25 fev 2013, 15:54

cristiano Escreveu:mando link em PM :)


Obrigado

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 25 fev 2013, 16:00

ja seguiu
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 02 mar 2013, 07:21

Amigos andava pesquisar na net e encontrei este documento de um menbro de um forum australiano que vez uma lista de pessoal que partiu motores iguais aos nossos. Ja conta com um grande numero e temos motores de 2004 o que contra diz todo sobre problemas resolvidos por parte da nissan.

Malcolm here's my "list" that I keep updating about ZD30 blowups, it may save you time looking up other forums for people in the same dilemma as yourself.
It's over 100 now and only includes the dreaded engine blow up not any other issues.
There may be some double posting between forums but I delete them as soon as I am made aware them.
Regards Andrew.

ZD 30 Engine Failures.

Explore Oz Forum.

Daggs.
Blown_zd30-------------------------- 244K
Roly.
AJB------------------------------------196K
Pud & Barb--------------------------165K
Bulla. (daughters car)
Yakodi--------------------------------130K
Plugger.
JR -------------------------------------130K
Mike.
B & M. -------------------------------126K
Emackj--------------------------------157K
Fourstall2000-------------------------118K
Donald A-------------------------------50K 2004 STL
Old Johno---------------------------------------2000
Ron 2006-------------------------------152K
BushMark-----------------------------109K---2001
Ted--------------------------------------170K---2000
Piggy------------------------------------106K---2001
Rob------------------------------------------------2001
Trevmari-------------------------------141K---2000
Muckrunner-------------------------------------2000
Ppk--------------------------------------160K---2000
Rapid-------------------------------------60K---2004
BittenbyZD30-----------------------------------2000
Alex V------------------------------------84K---2001
Jo64-----------------------------------------------2000
Hen Pecked-----------------------------135K—2003
Mick O-----------------------------------
Sharyn---------------------------------------------2001
Void246----------------------------------150K—2000
Drilly-------------------------------------165K---2000
On Patrol--------------------------------182K---2003
Christa-----------------------------------62K----2005 Navara
Captain Chaos--------------------------141K
MalcolmC--------------------------------112K---2005
Jonesy65----------------------------------200K

Nissan Club members.

Graeme Wise. -----------------------72K
Ken Beard.
James Watson.


Outerlimits members

Manno74
Poo-trol-------------------------------66K
Wendle--------------------------------115K 2001
Rustys---------------------------------67K 2001
deanchristensen0001---------------31K 2005
Ergjan19------------------------------190K------2000
GUFun--------------------------------127K------2004
Crazynut------------------------------100K------Dec2003



Patrol 4x4.com forum

Mickyd-------------------------------- 2002
Waveriders--------------------------- 98K 2002
Redeye---------------------------------190K
Link-------------------------------------82K 2000
Pat3L
LesleyPerry---------------------------83K 2001
Scratch---------------------------------89K 2002
Stephan--------------------------------150K
JimmyB--------------------------------
Phyrebug (brother’s car)----------210K
Dirty Wheels-------------------------246K-------2001
Phoenie--------------------------------145K-------2003
Ramas----------------------------------231K------2001
Bigal------------------------------------
Martyn79-----------------------------96K
Extreme1-----------------------------140K
Revs-------------------------------------------------2000
Mick013------------------------------157K
jwmr----------------------------------130K-------2001
GUhoon------------------------------150K-------2000
Kirbs----------------------------------150K-------2000
Graham Slater------------------------27K-------2001
G Gudmundsson (Iceland)--------121K-------2002
Tourman
Jack3ld--------------------------------90K---------2002
Kleinstroops-------------------------104K
GUGreat (brother in law’s car)-180K--------2000
Aljohno-------------------------------140K--------2000
Hungry--------------------------------118K--------2001
Maddog1980-------------------------190K--------2000
PC1958--------------------------------190K--------2002
Fuzz------------------------------------190K--------2000
Tony Howe-----------------------------95K
Hodgo----------------------------------162K--------2000
Schommy-----------------------------160K--------2000
Websavages--------------------------
Stressed-----------------------------------------------2001
Walters--------------------------------147K--------2000
Ttam------------------------------------146K-------2000
Pist’n broke---------------------------100K-------2004
Peterfraser3---------------------------120K-------2000
GU Mick-------------------------------150K------2002
Gibbsy---------------------------------
Roger Brown-------------------------
Carljohn-------------------------------141K--------2000



MSN Caravanners Forum.

Ddarren11-----------------------------155K------2002
Ron Shirley-----------------------------------------2000


Yahoo Group. Patrol 4wd. & GU Patrol.

Jtbattau---------------------------------133K------2000
Nomad441946--------------------------------------2000
Paul Julian-----------------------------255K------2000
Paul Julian engine No 2--------------98K-------2003
Redeye141
Coight4wd------------------------------186K
Patrol444--------------------------------161K-----2001
little pn-----------------------------------190K----2000



Overlander 4wd Forum.

Dopey------------------------------------90-100K---
Weekend Maverick (parents car)—124K----2002

Com isto não quero assustar niguem só coloquei porque acho engraçado alguém que se dá a cada trabalho.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por rs2 » 02 mar 2013, 13:36

E a nível europeu, ha relatos?

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Night Wolf » 03 mar 2013, 21:46

rs2 Escreveu:E a nível europeu, ha relatos?

O problema é sempre as elevadas temperaturas de EGT.
Com IC maior, um melhor arrefecimento do motor e uma atenção alargada na MAF, a fiabilidade aumentada, mas não deixa de ser um motor complicado :/
"AbraTTos"
Night Wolf´s TT, "Onde a noite ganha vida" ;)

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Night Wolf » 03 mar 2013, 21:48

Bruno Coelho Escreveu:
cristiano Escreveu:mando link em PM :)


Obrigado

Boas.
Por acaso viste em que temperaturas andavas na EGT, quando isso aconteceu?
"AbraTTos"
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 04 mar 2013, 07:05

Night Wolf Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:
cristiano Escreveu:mando link em PM :)


Obrigado

Boas.
Por acaso viste em que temperaturas andavas na EGT, quando isso aconteceu?


Boas

Atenção que o motor para mim continua a ser dos melhores em termos de potencia binario e consumos mas é muito fragil nem parece ser um nissan.

Olha o meu egt nao estava com temperaturas altas até porque eu andava sempre muito atento, eu ia a circular devagar cerca +-40km/h quando o motor começou a bater, foi muito rapido nem sequer das conta quando te apercebes ja esta a largar uma fumaçada que parece uma locomotiva.
A unica coisa que eu posso adiantar mas não tenho a certeza é que dias antes o jipe custava a pegar em frio, pegava sempre a primeira simplesmente o motor de arranque virava mas vezes.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 04 mar 2013, 21:24

SINTOMA DE QUE ALGO ESTA MAL...PEGAR MAL A FRIO....JA SAO MUITOS CASOS COM ESTES SINTOMAS...HOJE FOI MAIS UM COMEÇOU A PEGAR MAL A FRIO A 2 SEMANAS E DEVAGAR CEDEU UM PISTAO......COM 98.000 KMS REAIS DE ORIGEM O MOTOR....JA SEM CATALIZADOR , EGR ETC...ELES COMEÇAM A RACHAR NA PARTE INFERIOR...VAO PERDENDO COMPRESSAO VAO PEGANDO MAL EM FRIO E ACABAM POR PARTIR....IMPRESSIONANTE....PARA JA O MEU PEGA DE ESTALO EM FRIO PARADO A 2 SEMANAS MAS NAO TOU SUJEITO...O QUE ME DEIXA BOCA ABERTA É QUE ESTES MOTORES SAO MUITA PORREIROS E COM 200.000 KMS POR EXEMPLO NAO MOSTRAM DESGASTES INTERNOS...A NAO SER O PISTAO....DA-SE....
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 05 mar 2013, 18:43

Bruno Coelho Escreveu:
andremota77 Escreveu:pensa bem e toma uma decisão a frio... depois vai partilhando :pop:


pois para ja ando tentar saber se a caixa aperta directa ou será preciso cloche do terrano?

e tambem precisava de saber qual o melhor turbo para uma condução mista?

q



Mas será que ninguem aplicou um motor cabstar no troll 3.0di. :rolleyes:

Vou ser o primeiro???? :angry:

ou será segredo.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 07 mar 2013, 00:33

cristiano Escreveu:SINTOMA DE QUE ALGO ESTA MAL...PEGAR MAL A FRIO....JA SAO MUITOS CASOS COM ESTES SINTOMAS...HOJE FOI MAIS UM COMEÇOU A PEGAR MAL A FRIO A 2 SEMANAS E DEVAGAR CEDEU UM PISTAO......COM 98.000 KMS REAIS DE ORIGEM O MOTOR....JA SEM CATALIZADOR , EGR ETC...ELES COMEÇAM A RACHAR NA PARTE INFERIOR...VAO PERDENDO COMPRESSAO VAO PEGANDO MAL EM FRIO E ACABAM POR PARTIR....IMPRESSIONANTE....PARA JA O MEU PEGA DE ESTALO EM FRIO PARADO A 2 SEMANAS MAS NAO TOU SUJEITO...O QUE ME DEIXA BOCA ABERTA É QUE ESTES MOTORES SAO MUITA PORREIROS E COM 200.000 KMS POR EXEMPLO NAO MOSTRAM DESGASTES INTERNOS...A NAO SER O PISTAO....DA-SE....


É isso mesmo os motores até são bons, a lubrificação e arrefecimento dos pistons é que é fraca. A Nissan alterou a referencia dos pistons e dos jactos lubrificadores de óleo dos mesmos mas não conseguiu resolver o problema a 100%

Outro sintoma que me disse um proprietário dum Patrol 3.0Di cá de Braga que estourou o motor com 70000km é para ter atenção aos consumos. No caso dele o motor começou a gastar 13,5l/100km sem razão aparente e passado pouco tempo estourou o motor.

O que algum pessoal do forum francês está a fazer por precaução é mudar os injectores antes dos 200000km. É um facto que os injectores do zd30 são de duplo estágio (abrem o 1º aos 190bar e o 2º aos 400bar) e que só há um banco de testes da Bosch que consegue fazer o teste completo (e são poucas empresas que o têm). No meu caso se o meu chegar aos 200000km provavelmente vou largar 500€ para novos injectores...

 
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 07 mar 2013, 01:57

Boas,

Fenomeno curioso, o facto de começar a custar a pegar, esta é uma nova informação que ainda não tinha colhido na base de dados ZD30 (forum 4x4 Australiano).

É uma realidade que o custar a pegar está associado a falta de compressão, mas não sofre o ZD30 de problemas com as velas de incandescencia??? onde já foi aqui falado e mostrado imagens do estado de um piston depois de submetido a funcionamento com residuos ceramicos???? não estará associado o facto de pegar mal com velas deformadas e já partidas onde os seus residuos se acumulem na parte superior do piston e com a pressão e temperatura da combustão levem à sua perfuração?????

Enfim uma serie de questões sem resposta mas o certo é que estes motores continuam a entrar em colapso e a ser uma dor de cabeça e um custo inesperado aos seus proprietarios, para não falar que temos um Todo o Terreno que no meu caso qd ando com ele parece que eu é que o "levo ao colo" e não o contrario como deveria de ser.

Uma questão para o membro Bruno, sempre deixaste o motor como estava, ou analisaste a area afetada??, confirmaste (ou podes confirmar) o estado da velas de incandescencia para ver se estão deformadas, seria uma informação importante para a despistegem deste fenomeno.

Cumps. a todos e melhores sortes para quem já "ficou com o menino ao colo".

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 07 mar 2013, 22:03

Boas,

Para mim o problema das velas até é pacifico porque a VW também lançou recalls em modelos equipados com velas cerâmicas. Julgo que o temporizador e intervalos de substituição mais curtos poderão dar alguma paz de espírito...
Uma coisa que me espantou no meu foi que a vela do 4º cilindro tinha erosão mas só de um lado o que poderá indicar algum problema no perfil de atomização do injector, ou seja a "mijar" gasóleo sobre a ponta da vela e também do pistão.

Em baixo está foto da minha vela, a segunda e terceira são de um pistão de um patroleiro australiano que após ter estourado o motor decidiu mandar cortar um pistão para analisar a estaladela. Também é visível a mancha de queimadura por baixo, exactamente no local em que o pistão é banhado com óleo que depois entra por um dos buracos para a cavidade de arrefecimento. Na altura discutiu-se bastante mas como sempre não é possível chegar a grandes conclusões, no entanto as opiniões eram mais ou menos unânimes no sentido de haver deficiências no arrefecimento dos pistons o que poderá levar a degradação da liga de alumínio dos mesmos e posterior destruição.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 07 mar 2013, 23:09

jorgenog Escreveu:Boas,

Fenomeno curioso, o facto de começar a custar a pegar, esta é uma nova informação que ainda não tinha colhido na base de dados ZD30 (forum 4x4 Australiano).

É uma realidade que o custar a pegar está associado a falta de compressão, mas não sofre o ZD30 de problemas com as velas de incandescencia??? onde já foi aqui falado e mostrado imagens do estado de um piston depois de submetido a funcionamento com residuos ceramicos???? não estará associado o facto de pegar mal com velas deformadas e já partidas onde os seus residuos se acumulem na parte superior do piston e com a pressão e temperatura da combustão levem à sua perfuração?????

Enfim uma serie de questões sem resposta mas o certo é que estes motores continuam a entrar em colapso e a ser uma dor de cabeça e um custo inesperado aos seus proprietarios, para não falar que temos um Todo o Terreno que no meu caso qd ando com ele parece que eu é que o "levo ao colo" e não o contrario como deveria de ser.

Uma questão para o membro Bruno, sempre deixaste o motor como estava, ou analisaste a area afetada??, confirmaste (ou podes confirmar) o estado da velas de incandescencia para ver se estão deformadas, seria uma informação importante para a despistegem deste fenomeno.

Cumps. a todos e melhores sortes para quem já "ficou com o menino ao colo".

Jorge Nogueira.


Amigo Jorge e Edu

Como sabem o meu motor foi a vida e só agora é que eu percebi os sintomas:

Começou a pegar mal

Sim realmente gastava mais um pouco gasóleo.

Mas não subia as temperaturas no egt

Tinha velas todas novas.

Penso que começou a gastar mais oleo mas nao fazia fumo.

Tudo indica que será o pistão do quatro cilindro partido, o jipe trabalha (embora manque) deita oleo pelo respiro do motor e pelo escape, quando desmontar o motor vou tirar umas fotos para o pessoal ver e tirar duvidas.

Eu acho sinceramente que quando tiver de partir, parte e não dá muitas hipóteses, mas tambem deixa de dar dores de cabeça é que realmente cansa estar sempre a pensar quando é que vai partir.

Porra a nissan devia ter vergonha e colocar uma solução para os proprietários dos 3.0 di, e não me venham dizer que os nissan de 2003 estam resolvidos porque tambem partem.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Edu » 08 mar 2013, 00:17

Boas Bruno,

Acho que deves abrir o motor para ver com está o interior. Se o teu bloco der para aproveitar (não tiver cilindros arranhados) e tiveres a sorte de a cabeça não estar estalada nem danificada (isso acho mais difícil) então talvez compense reconstruir.
Quanto a meter um bd30 é possível porque já vi um á venda no standvirtual. Não sei que alterações ou peças seram necessárias porque nunca vi nenhum ao vivo.

Se um dia o meu estourar das duas uma, ou vou reconstruir eu o motor, ou então com paciência vou arranjar um salvado no estrangeiro de um common rail de 2008 ou 2009 que tenha a mecânica boa. A nível de mecânica aperta tudo no mesmo sítio, a electrónica é que é diferente mas desde que tenha as cablagens é fácil. Já há alguns Patrois assim lá fora.

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