Intercooler...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 21 fev 2008, 01:03

Mensagem por Machibombo » 06 jun 2008, 09:53

O meu é um Y60, diz Turbo Intercooler na carroceria mas não o encontro em lado nenhum... Dizem-me que o Y60 não trazia. Será que foi o antigo dono que colou lá o autocolante, ou sairam alguns Y60 com intercooler? Nesse caso onde estará instalado?

Abraço a todos

Registado: 18 ago 2005, 19:09

Mensagem por FilipePinto » 06 jun 2008, 11:57

Machibombo Escreveu:O meu é um Y60, diz Turbo Intercooler na carroceria mas não o encontro em lado nenhum... Dizem-me que o Y60 não trazia. Será que foi o antigo dono que colou lá o autocolante, ou sairam alguns Y60 com intercooler? Nesse caso onde estará instalado?

Abraço a todos

inclino-me para o autocolante [bigsmile]
Filipe Pinto
Patrol 260 TDi Peste Negra
viewtopic.php?t=67

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 06 jun 2008, 15:05

y60 nao conheço nenhum de orige....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 21 jan 2008, 13:06

Mensagem por _2 » 06 jun 2008, 19:35

FilipePinto Escreveu:
Machibombo Escreveu:O meu é um Y60, diz Turbo Intercooler na carroceria mas não o encontro em lado nenhum... Dizem-me que o Y60 não trazia. Será que foi o antigo dono que colou lá o autocolante, ou sairam alguns Y60 com intercooler? Nesse caso onde estará instalado?

Abraço a todos

inclino-me para o autocolante [bigsmile]

Subscrevo plenamente :thumbsup:

Registado: 19 fev 2007, 21:05

Mensagem por stonebumble*rider » 08 jun 2008, 01:39

Provavelmente terá sido mesmo autocolante!
Mas em vez de tirar o autocolante, mete um Intercooler...
é o mais sensato..lol :D
Se precisar de alguma coisa a PWR tem material de boa qualidade para si...
Um abraço,

Alexandre Leite
há os 4x4 e dpois há os 2x1, de futuro um 4x4 ;)

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 08 jun 2008, 21:45

MOntei o meu, de um pagero, esta semana que passou. Segunda quero ir buscar o bitxooo para ver resultados.

Assim que tenha feedback, comento!

Abraço
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Mensagem por stonebumble*rider » 08 jun 2008, 22:39

Viva Terleira,

Entao ja montou um IC...Espero que tenha bons resultados, mas esse IC deixa me com algumas duvidas quanto a performances...
Assim que possa deixe o resultado...

Abraço,

Alexandre Leite

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 08 jun 2008, 22:59

Boas

É possivél que até seja mesmo adequado...já ouvi dizer que o intercooler mais adequado para o GR era o do R5 GT turbo...será :confused: ???

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por stonebumble*rider » 08 jun 2008, 23:09

Hmmmm nao me parece...
O r5 tem uma cilindrada muito inferior...o GR tem mais caudal de ar...

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por Eduardo » 08 jun 2008, 23:46

Boas

Pois é....mas tambem é muito mais rotativo...n percebo nada disto, mas quem me falou do IC do Gt turbo talvez perceba, só estou a tentar ver a coisa pela lógica, e sinceramente pareçe-me bem possivél que um turbo para um carro a gazolina com 1400cc seja adequado em termos volume de ar para um motor diesel de 2800cc...ou talvez não :confused: ??

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 09 jun 2008, 08:16

Eu apostava mais no intercooler da iveco turbo daily 2800, já vi alguns com esse intercoler montado á frente e fica fixe, ou então arranjar colectores e intercooler de um y61

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 09 jun 2008, 09:12

acrvr Escreveu:(...)
ou então arranjar colectores e intercooler de um y61

Isso sim, parece-me uma opinião sensata :nod:

Apesar de vir de quem vem [:p]

Mensagem por stonebumble*rider » 09 jun 2008, 16:05

Pois,
Eu nao concordo tanto, meter um IC de um carro a gasolina num diesel, por si só já é asneira... Cada peça foi estudada para um determinado uso, e em veiculos diferentes, resultados diferentes! E normalmente é para pior...
Nao digo que nao há nada que aprove, mas é complicado!
No meu caso optei logo por um IC de alto rendimento, desenhado especialemente para competiçao...E os resultados estao á vista e comprovados com testes MAHA...

Assim só gastei € uma vez e fiquei com o problema mais do que resolvido!

Assim que receber uns videos de umas pionadas no Encontro LandCruiser eu posto aqui para que possam confirmar aquilo que digo...

Um abraço,

Alexandre Leite

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 10 jun 2008, 01:07

stonebumble*rider Escreveu:Viva Terleira,

Entao ja montou um IC...Espero que tenha bons resultados, mas esse IC deixa me com algumas duvidas quanto a performances...
Assim que possa deixe o resultado...

Abraço,

Alexandre Leite

Ja estou a por no meu post!

Passa por la! Agora, depois da proxima prenda, vou pensar no radiador da frente :P :thumbsup:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Mensagem por CrazzyMax » 11 jun 2008, 20:54

Eduardo Escreveu:Boas

É possivél que até seja mesmo adequado...já ouvi dizer que o intercooler mais adequado para o GR era o do R5 GT turbo...será :confused: ???

BoaSorTTe

Epáaa, nao estas a ver bem o tamanho de um IC de um R5 GT Turbo.

Mensagem por Eduardo » 11 jun 2008, 21:50

Boas

Epáaa, nao estas a ver bem o tamanho de um IC de um R5 GT Turbo.
Secalhar não....secalhar sim...

N será deste tamanho??
Imagem

Fica mesmo bem....
Imagem

Cortas aqui para passar os tubos
Imagem

E montado, fica com as entradas assim...
Imagem

E as canalizações assim....
Imagem

..............
Imagem

Quanto á performançe...n faço ideia, pois para mim ou é com dados da makina ou experimentando, mas confio mais na makina [bigsmile]

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Mensagem por CrazzyMax » 11 jun 2008, 22:00

Pois, mas tens a entrada do mesmo lado da saida, logo ai a circulacao do ar é um bocado estranha, pois faz um U, depois a parte em plastico dos bocais é aberta, tem passagem da entrada á saida, logo pode entrar ar quente e voltar a sair juntamente com o ar que ja teria sido refrigerado, nao percebo essa concepcao.

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 11 jun 2008, 22:06

muitos jipes tem o IC ai na frente,por vezes mais o do AC,e por tras o de oleo,por mim e bom para criar abelhas e outras bicharadas...quanto a esse,parece um pouco pequeno e as saidas sao inferiores ao de origem,mas pode ser truque de fotografia.poe la isso na maquina...eu estou mais habituado a camioes,que tem bocas de 80 ou mais...mas o motor puxa sempre o mesmo ar. :thumbsup: ,se o IC for maior sobra caixa,mas se for menor nao respira,e atençao ao caudal,que pode ser menor com o comprimento e as curvas dos tubos.para engenheiros e fazer as contas,para os curiosos,e esperimentar de todas as formas possiveis... :D

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 12 jun 2008, 12:47

CrazzyMax Escreveu:Pois, mas tens a entrada do mesmo lado da saida, logo ai a circulacao do ar é um bocado estranha, pois faz um U, depois a parte em plastico dos bocais é aberta, tem passagem da entrada á saida, logo pode entrar ar quente e voltar a sair juntamente com o ar que ja teria sido refrigerado, nao percebo essa concepcao.

Se nao estou em erro o intercooler do r5 apesar de a entrada e saida ser do memso lado possuia uma valvula que fazia a separação dos gases... e apenas abria quando necessaria. Mas vou ver se confirmo isso. Ou se alguem souber que se manifeste . [:p]

Mensagem por stonebumble*rider » 12 jun 2008, 13:42

Um IC tao pequeno! Eu nao percebo, com um IC desse tamanho vai ganhar 5 ou 10 cv...mas com mais algum € compra-se um IC maior e apropriado (com bocais de entrada e saida bastante mais largos e com um fluxo de ar melhorado) que lhe vai fazer tirar muito mais partido da potencial cavalagem e binario do carro....
Com um bom IC pode-se chegar a ganhos de 50cv ou mais, provados em dyno...

Muito sinceramente, para mim, a ideia dos IC's dos renaults 5 e Ivecos e etc. sao meros remendos...e no final quando se faz contas gastou-se quase o mesmo dinheiro e o carro nao ficou como devia!

Continuo a achar que a melhor soluçao é o ar/agua...mas para quem nao quer, pelo menos procurem IC's maiores e com maiores capacidades...
Um IC proprio para os vossos motores tem que ter pelo menos 60mm de diametro nos bocais!

Alexandre Leite
Editado pela última vez por stonebumble*rider em 12 jun 2008, 13:50, num total de 1 vez.

Mensagem por stonebumble*rider » 12 jun 2008, 13:49

CrazzyMax Escreveu:Pois, mas tens a entrada do mesmo lado da saida, logo ai a circulacao do ar é um bocado estranha, pois faz um U, depois a parte em plastico dos bocais é aberta, tem passagem da entrada á saida, logo pode entrar ar quente e voltar a sair juntamente com o ar que ja teria sido refrigerado, nao percebo essa concepcao.

Boas crazzymax,

A concepçao deste IC é muito simples... O unico senao é mesmo o facto de obrigar o ar a fazer um "U"...
Nao existe passagem directa da entrada para a saida porque existe uma especie de parede central que obriga o ar a deslocar-se no mesmo sentido!

No entanto a minha opiniao mantem-se....isto nao é um IC proprio para um 2.8td...
As pessoas podem fazer isto e dizer que obtiveram ganhos...mas tenho a certeza que se fizerem as coisas bem feitas com material apropriado poderao ter ganhos muito superiores! Um IC destes origina perdas de pressao na admissao e uma perda de tempo de resposta ao acelerador!
Já vi casos em que montaram IC's de outros carros e o carro em causa perdeu potencia...

Por esta hora já esta tudo inventado, nao vale apena arriscar!

Abraço,

Alexandre Leite

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 12 jun 2008, 20:31

Amigo, esses tubos estão DEMASIADO compridos!

Vais sentir muito pouca diferença mesmo! Esse mesmo intercoller com um palmo de tubo, tem excelente performances.

Para além de que à frente te vai tapar ar importante para arrefecer o radiador da frente.

Deixas também de ter espaço para uma ventoinha para o IC só para o buraco.

Mas nada melhor do que experimentares de depois contar resultados! [wink] :thumbsup:

GRande abraço!
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por stonebumble*rider » 12 jun 2008, 23:02

Eduardo Escreveu:Boas

Pois é....mas tambem é muito mais rotativo...n percebo nada disto, mas quem me falou do IC do Gt turbo talvez perceba, só estou a tentar ver a coisa pela lógica, e sinceramente pareçe-me bem possivél que um turbo para um carro a gazolina com 1400cc seja adequado em termos volume de ar para um motor diesel de 2800cc...ou talvez não :confused: ??

BoaSorTTe

É preciso lembrar que de 1400 para 2800 é o dobro da cilindrada...e o r5 nao faz o dobro das rotaçoes...E mesmo que fize-se o ponto de potencia maxima ja vai bem la atras!

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por Eduardo » 13 jun 2008, 09:45

Boas

Deixem-me esclareçer que eu n tenho intercooler nenhum no meu jipe, este das fotos n é meu, apenas falei nisso (r5 gt turbo) pois tambem achei estranho e como n sou nenhum expert no assunto, pus a hipótese de o raçiocinio do moço n estar errado de todo...

Para já n sinto a minima necessidade de meter um IC...
Mas se algum dia achar que está na altura, certamente meto um ar/agua, pois tambem acho que é uma solução muito mais eficás...

Já ouvi falar de alguem que num ar/agua usava o retorno dos injectores para arrefeçer o circuito do ar, tipo ar/gazoleo, penso que seria uma qustão de fiabilidade..no caso de o circuito da agua romper seria apenas gazoleo a entrar na admissão...alguem conheçe este sistema??

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por stonebumble*rider » 13 jun 2008, 13:47

Isso depende do sistema que estivermos a falar...a maioria dos IC ar/agua sao vulgares IC's metidos numa caixa de aluminio onde leva agua dentro...Um IC ar/ar pode muito facilmente rebentar com altas pressoes...
Mas o IC por exemplo da PWR tem um desenho muito diferente e muito mais resistente do que um IC ar/ar, onde ocorrer uma fuga num sistema destes é impossivel...vejam a seguinte foto:

Imagem

Este desenho de favos é muito rigido e a probabilidade de ocorrer uma fuga é praticamente nula...

Penso que com gasoleo o sistema irá perder...porque neste sistema nao é utilizada agua, mas sim liquido de refrigeraçao de motor que contem uma substancia chamada glicol...que torna o arrefecimento do liquido na passagem pelo radiador mais rapida...Logo torna o sistema mais eficaz...

Com o IC da PWR nao se poe o problema de fuga...vejam a diferença dos favos da PWR em comparaçao com outra marca:

Imagem

Imagem

É perfeitamente perceptivel que este segundo IC é muito mais fragil em relaçao ao PWR e a sua eficacia é claramente menor devido á pequena area de contacto directa do ar com a superficie onde corre a agua fresca!

Eu nao estou a difamar ninguem nem nenhuma marca, por favor nao me intrepretem mal...apenas estou a ilustrar alguns factos que podem ser constatados por pessoas que façam pesquisas e comparaçoes neste ambito...

Claro Eduardo, nao me leve a mal...nada do que estou a dizer é para o enfrentar ou gerar confusao...Apenas estou a partilhar aquilo que sei...

Eu sou uma pessoa que se dá bem com toda a gente...E a minha intençao esta a milhas de querer arranjar qualquer tipo de conflito... :thumbsup: :thumbsup:

Um Abraço,

Alexandre Leite

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes